Os Viaduto 13 e Mula Preta são os viadutos ferroviários mais instigantes do Brasil. Conheça esses dois viadutos incríveis do Rio Grande do Sul.
O Viaduto 13, com seus 143 metros de altura e 509 de comprimento, o 2º viaduto de trem mais alto do mundo, localizado no município de Vespasiano Correa; e o Viaduto Mula Preta, em Dois Lajeados.

Viaduto Mula Preta

Fomos eu, minha família e um casal de amigos. A nossa rota foi: Vacaria, Antônio Prado, Veranópolis, Dois Lajeados, Viaduto Mula Preta. Após Dois Lajeados se pega uma estrada de terra, que passa por dentro de um mato e dá para chegar de carro entre a boca de um túnel e o início do viaduto.

Viaduto Mula Preta - Ferrovia do Trigo

Viaduto Mula Preta é um dos grandes símbolos da Ferrovia do Trigo, construído pelo exército entre os anos 60 e 70. Sua altura máxima é de 98 metros no pilar central e seu comprimento é de 360 metros.

Viaduto Mula Preta - Rio Grande do Sul

O viaduto é fantástico, todo curvado, sem mureta de proteção e sem piso de concreto. Sua estrutura de metal sustenta os dormentes de madeira, distantes um do outro. Caminha-se enxergando o mato, lá em baixo. A cada 50 metros aproximadamente existem refúgios, para se proteger, se o trem vier.

Viaduto Mula Preta – Localização por satélite

Tiramos várias fotos, caminhamos em cima e no túnel e seguimos para pequena cidade de Vespasiano Correa, onde almoçamos, depois seguimos por uma boa estrada de terra até o famoso Viaduto 13 (o mais alto das Américas).

Viaduto 13 (Viaduto do Exército)

Viaduto 13 (Viaduto do Exército) - Vespasiano Correia - RS

O Viaduto do Exército, mais conhecido como Viaduto 13, é parte da Ferrovia do Trigo (EF-491), localizado no trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul. É chamado assim, por ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum. Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro na década de 1970.

Viaduto 13 - Viaduto do Exército

Atualmente, o local é muito procurado por turistas aventureiros e para a prática de rapel e bage jumping.
A chegada é por baixo dele, ao lado do Rio Guaporé. A visão é impressionante. Não parece possível que o trem passe lá em cima. Muita gente vai visitar o Viaduto nos fim de semana. Caminhamos por baixo dele, depois subimos com a camioneta por uma estradinha até a parte superior.

Assim como no viaduto Mula Preta, a estrada de acesso à parte de cima termina entre o viaduto e um túnel. A vista é linda e a altura impressiona.

Viaduto 13

Caminhamos em cima do Viaduto 13 e após muitas fotos resolvemos atravessar o túnel de 500 m na completa escuridão. Na verdade, não fomos até o final do túnel, mas de umas janelas onde o túnel é aberto em um dos lados e depois continua fechado.

Túnel com janelas junto ao Viaduto 13

Viaduto 13 – Localização por satélite

Viaduto de Muçum

Seguimos viagem, desta vez, rumo a Muçum. A estrada acompanha o Rio Guaporé, onde existem plantações de cana. Avistamos uma grande pinguela e fomos até ela. Muito divertido, caminhar se balançando.

Ponte de Muçum - Ferrovia do Trigo
Ponte de Muçum – Ferrovia do Trigo

Seguimos para Muçum, onde tem uma grande ponte sobre o Rio Taquari e grudada e paralela a ela (porem bem mais alto) o viaduto do trem, que atravessa toda a cidade.
Atravessamos a ponte e seguimos então para Caxias do Sul, passando por Bento Gonçalves onde passamos o resto do fim de semana com familiares.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.