São José dos Ausentes é considerada a cidade mais fria do Rio Grande do Sul, e também onde se encontra o Pico Monte Negro, com 1403 metros de altitude, ponto mais alto do estado.

A cidade é pequena e sem muitos atrativos, porém o interior do município reserva recantos de grande beleza cênica, com destaque para três lugares, que são: Cânion Monte Negro, Cachoeirão dos Rodrigues e o Desnível dos Rios.

Cânion Monte Negro – São José dos Ausentes

Passeio de domingo, à São José dos Ausentes – total de 300 km
Vamos descrever aqui um pequeno relato de nosso passeio, em um único dia, já que moramos relativamente perto. para quem vem de mais longe, é indicado se hospedar no local.

Cânion Monte Negro - São José dos Ausentes - RS

Em termos de hospedagens, São José dos Ausentes oferece várias opções de Hotéis Fazenda e pousadas rurais, todas situadas em belos cenários, entre campos e araucárias. Para quem preferir ficar na cidade também há um hotel.

Pousada Monte Negro - São José dos Ausentes - RS
Pousada Monte Negro – São José dos Ausentes

De Vacaria a São José dos Ausentes são 100 Km de asfalto com poucas curvas.

Chegando à cidade, deve-se acessar à esquerda, no trevo principal da cidade e seguir para o distrito de Silveira, numa ótima estrada de terra. Silveira é um vilarejo (distrito de São José dos Ausentes), na margem das corredeiras do rio de mesmo nome.

Seguimos adiante até uma encruzilhada, onde à esquerda vai para São Joaquim, Cachoeirão dos Rodrigues e Desnível dos Rios e à direita para o Monte Negro e Bom Jardim da Serra.

encruzilhada na estrada em São José dos Ausentes

Cânion Monte Negro

Pegamos a estrada da direita e mais adiante também à direita passando por duas pousadas e algumas porteiras até chegar a um ponto, onde termina o acesso por carro, a partir daí se chega ao Monte Negro com uma caminhada de 1 km aproximadamente.
O Pico do Monte Negro é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 metros, localizado ao lado do Cânion Monte Negro, que faz a divisa natural do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Cânion Monte Negro - São José dos Ausentes - RS

A visão do alto do Cânion Monte Negro é fantástica, parece que o chão foi literalmente cortado. Os campos de cima da serra terminam abruptamente na borda do cânion. De cima dá para ver a planície do litoral. Como o dia estava com uma visibilidade muito boa se avistava até o mar.

Ainda bem que eu tinha uma trava de segurança, kkk

Fomos caminhando e tirando muitas fotos pela borda do cânion, e ficamos um pouco curtindo o lugar. No local há várias nascentes, onde a água brota no meio das pedras e logo despenca no penhasco.

Cachoeirão dos Rodrigues

Voltamos e seguimos até a encruzilhada, onde pegamos a estrada para São Joaquim e logo a frente à esquerda pela estrada que segue até a Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues. Esta fazenda é na verdade um Hotel Fazenda que oferece hospedagens com todas as refeições inclusas e passeios a cavalo.

Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues - São José dos Ausentes - RS
Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues – São José dos Ausentes

O trajeto da estrada logo antes da fazenda passa por um largo lajeado do Rio Silveira que corre no meio do campo, entre as araucárias, formando um cenário fantástico. Ao chegar na fazenda, se segue por uma trilha de uns 500 metros primeiro no campo, com vista das corredeiras do rio até adentrar na mata e chegar ao mirante natural que dá em frente a cachoeira.

Cachoeirão dos Rodrigues - São José dos Ausentes - RS
Cachoeirão dos Rodrigues

Desnível dos Rios Silveira e Divisa

Voltamos 1 km e pegamos à direita, agora rumo a Pousada Fazenda Potreirinhos, onde se estaciona o carro para mais uma caminhada de uns 300 metros até o Desnível dos Rios Silveira e Divisa.

São 2 rios paralelos, que quase se unem, ficam apenas uns 5 metros distantes um do outro, só que um uns 20 metros acima do outro e não se juntam no local. São separados por uma parede de rocha e para ver os dois é necessário atravessar o primeiro, com a água no joelho, subir as pedras para ter esta visão incrível, de um rochedo mais alto.

Desnível dos Rios - São José dos Ausentes - RS
Desnível dos Rios Silveira e Divisa

Dicas diversas

• Fizemos esse passeio num único dia e valeu muito a pena. Fora os pontos turísticos, o caminho até eles já vale a pena, mas o ideal seria passar o fim de semana em uma das pousadas que são fazendas adaptadas.
  • Mesmo que você não se hospede nas fazendas ou pousadas, o acesso à estas atrações é livre e gratuito. Basta chegar e se informar sobre o caminho e seguir por conta própria.
  • A partir de São José dos Ausentes, as estradas são de terra, sendo que as maiores são boas e as de acesso à fazendas, com um pouco mais de pedras, sem problemas.
  • Há várias encruzilhadas para se chegar aos pontos turísticos e pousadas, mas tudo é bem sinalizado com placas indicativas.
  • Para visitar estes três pontos turísticas, você vai rodar um total de 100 km por estradas de terra.
COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.