São José dos Ausentes: O que fazer, pontos turísticos e dicas

São José dos Ausentes é considerada a cidade mais fria do Rio Grande do Sul, e também onde se encontra o Pico Monte Negro, ponto mais alto do estado.

Cânion Monte Negro - São José dos Ausentes
Penhascos do cânion e pico do Monte Negro ao fundo
  Por Jair Prandi
 

São José dos Ausentes é considerada a cidade mais fria do Rio Grande do Sul. É também, onde fica o ponto mais alto do estado, o Pico Monte Negro, com 1403 metros de altitude.

A cidade é pequena e sem muitos atrativos, porém o interior do município reserva recantos de grande beleza cênica. O que mais impressiona nas paisagens de Ausentes são seus 8 cânions, as cachoeiras e os belos rios que cortam os campos com araucárias.

Os cânions e paisagens de São José dos Ausentes já foram cenário de várias novelas e séries da Globo. No inverno, a cidade se destaca por registrar constantemente as menores temperaturas do estado, com geadas frequentes e até neve.

Em nossa opinião é o melhor destino de ecoturismo do Rio Grande do Sul. Neste post iremos mostrar o que fazer em São José dos Ausentes, mostrando todas as suas atrações, confira!

Monte Negro - São José dos Ausentes

Turismo em São José dos Ausentes:

O quer fazer, quando ir, como chegar, onde ficar, pontos turísticos e passeios

>

Como chegar a São José dos Ausentes

São José dos Ausentes fica o extremo Nordeste do estado. A divisa do município, que é também a do estado, são as bordas dos cânions. A parte de cima pertence ao Rio Grande do Sul e a de baixo, a Santa Catarina.

São José dos Ausentes

Para quem chega de avião, os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul (202 km), aeroporto de Porto Alegre (295 km) e o aeroporto de Florianópolis (312 km) pela serra da Rocinha.

A partir de Porto Alegre a melhor rota toda asfaltada é ir até Taquara, depois seguir pela RS-020, passando por São Francisco de Paula, até a Rota do Sol. Depois pegue a esquerda até o acesso para a RS-110 até Bom Jesus. Por fim siga à direita pela BR-285 até São José dos Ausentes.

Vista aérea do Distrito de Silveira
Vista aérea do Distrito de Silveira

Até o momento o único acesso asfaltado é pela BR-285 que vem de Vacaria e passa por Bom Jesus. Mas o trecho entre Araranguá e Ausentes, incluindo a Serra da Rocinha está em obras de pavimentação. Se você chegar de avião por Caxias do Sul, Porto Alegre ou Florianópolis alugue um carro.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como circular em São José dos Ausentes

Para chegar às principais atrações você terá que circular por estradas de terra. Algumas atrações ficam no sentido da serra da Rocinha, mas a grande maioria fica nos arredores do distrito de Silveira, situado a 21 km da cidade de São José dos Ausentes RS. As estradas são bem sinalizadas, com placas indicativas dos pontos turísticos.

Estrada em São José dos Ausentes
Placas de sinalização nas estradas de São José dos Ausentes

Nos principais pontos turísticos de Ausentes você conseguirá ir por conta própria, com seu carro, sem problemas, mas por estradas pedregosas. Já para ir a alguns dos belíssimos canyons menos visitados, contrate um guia, com carro 4×4.

Fizemos alguns passeios com a Condor Ecotur, que oferece vários roteiros diferentes e até passeio de quadriciclo.

Para fazer cotação clique no botão do abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Condor Ecotur

De 4×4 pelas estradas precárias dos canyons menos conhecidos

Voltar ao índice

Quando ir a São José dos Ausentes

Se sua intenção é passar frio, ver geada e possivelmente neve, vá no inverno, entre junho e agosto. Nestes meses as geadas são frequentes pela manhã e costuma haver precipitação de neve em pouca quantidade ao menos uma vez ao ano. Mas não é uma regra, já fomos no inverno, pegamos um friozinho moderado á noite e calor no decorrer do dia.

Se você que apenas curtir as paisagens de cânions, campos e cachoeiras, ou ainda se hospedar em um hotel fazenda ou uma boa pousada, pode ir em qualquer época do ano.

Trilha cânion do Tabuleiro
Belíssimas paisagens na trilha cânion do Tabuleiro

Voltar ao índice

Pousadas em São José dos Ausentes

Esta questão de onde ficar depende da intenção de sua visita ao destino. Se você pretende ficar num hotel fazenda ou pousada no campo os preços são mais salgados, mas inclui todas as refeições.

Hotéis fazenda em São José dos Ausentes

O hotel Fazenda Monte Negro e a Pousada Fazenda Aparados da Serra são boas opções de hotel fazenda com atendimento familiar e restaurante anexo, próximo ao cânion Monte Negro, com opção de passeios a cavalo. Há também o Hotel Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues e Hotel Fazenda Potreirilhos, cada uma situada junto à uma atração diferente.

Pousada Fazenda Aparados da Serra - São José dos Ausentes
Pousada Fazenda Aparados da Serra

Pousadas em Ausentes

Se sua intenção é conhecer as belas atrações naturais do destino, a melhor localização não é na cidade de São José dos Ausentes, mas sim, no distrito de Silveira. Há dois hotéis na cidade, mas para conhecer os cânions e cachoeiras o distrito de Silveira fica mais próximo de quase tudo.

Pousada Altos da Serra - Silveira
Pousada Altos da Serra – Silveira

Ficamos algumas vezes na pousada Altos da Serra e recomendamos. Uma excelente pousada em estilo rústico, com restaurante anexo, bons preços e um casal nota 10 para atender e dar dicas dos lugares e passeios.

Consultar disponibilidade

Outra opção são a pousada Ecológica dos Cannyons, no cânion Boa Vista e o Vale das Trutas, na saída para a Serra da Rocinha, onde também há atrações importantes. Por fim, há também opção de hostel na Toca da Onça e o Camping da Condor Ecotur em Silveira.

Hotéis em São José dos Ausentes

Há cidade é pequena e conta com três hotéis. O Hotel Cesa é uma opção para se hospedar logo na entrada da cidade, anexa a um restaurante e posto de gasolina.

Mais opções de hospedagem em Ausentes

Camping em Ausentes

O Camping Condor Ecotur é uma alternativa econômica para quem gosta de acampar. Fica no Distrito de Silveira em meio a uma bela floresta de pinus, com as belas corredeiras do Rio Silveira ao fundo do terreno.

Conheça o Camping Condor Ecotur

Voltar ao índice

Onde comer

Durante seus passeios em São José dos Ausentes recomendamos dois excelentes lugares para comer.
Um é no restaurante da pousada Altos da Serra, no distrito de Silveira, que servem variados tipos de refeições, em qualquer horário. Desde um sanduíche para levar em uma trilha até uma Truta na Chapa, que comemos à noite e estava divina.

Almoço na Fazenda Monte Negro

Outro é na fazenda Monte Negro, onde é servido almoço com comida caseira e churrasco, no almoço, todos os dias. Já, na Toca da Onça é servido um ótimo hambúrguer em qualquer horário.

Voltar ao índice

Mapa São José dos Ausentes pontos turísticos

Saiba o que fazer em São José dos Ausentes. Conheça as principais atrações naturais do destino. Confira no mapa abaixo a localização de cada canyon, cachoeira e pontos turísticos.

Voltar ao índice

Cânions de São José dos Ausentes RS

Os cânions gigantes são os principais pontos turísticos de São José dos Ausentes Ausentes. Alguns são mais conhecidos como o Monte Negro, outros menos e com acesso mais difícil, como o Cânion do Tabuleiro.

Há algumas controvérsias com nomes e composição de alguns cânions, mas podemos dizer que há pelo menos oito cânions em Ausentes, no sentido Norte Sul: Cruzinha, Monte Negro, Coxilha, Boa Vista, Realengo, Amola Faca, Tabuleiro e Rocinha.

Cânion Monte Negro

Vista aérea do Cânion Monte Negro
Vista aérea do Cânion Monte Negro

O Cânion Monte Negro é a mais conhecidaentre as atrações de São José dos Ausentes RS. Ao lado dele fica também o Pico Monte Negro que é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 metros de altitude. A visão do alto é fantástica, parece que o chão foi literalmente cortado.

Pico Monte Negro - São José dos Ausentes - RS
No topo do Pico Monte Negro, localizado ao lado do canyon

Os campos de cima da serra terminam abruptamente na borda do cânion. De cima dá para ver a planície e em um dia de boa visibilidade é possível avistar o mar. No local há várias nascentes, onde a água brota no meio das pedras e logo despenca no penhasco.

Cânion Monte Negro - Rio Grande do Sul
Fica a 42 km da cidade e 21 km do distrito de Silveira. A estrada é toda de terra e leva até a um estacionamento. Depois basta caminhar 700 m até a borda do cânion. Você poderá caminhar mais 1 km acompanhando a borda para ter vários pontos de vista.
O acesso é livre.

Saiba tudo sobre o Cânion Monte Negro, com mais detalhes.

Cânion Amola Faca (Encerra)

O Cânion Amola Faca, também conhecido como Cânion Encerra, é o que considero o mais bonito de São José dos Ausentes. Além do cânion que é belíssimo, tem ainda a cachoeira Amola Faca, com 241 m de altura.

Cânion Amola Faca - São José dos Ausentes
Cânion Amola Faca e Cachoeira Amola Faca

Fica a 33 km da cidade e 17 km do distrito de Silveira. A estrada é toda de terra, sendo que a parte final é ruim. O acesso final se dá por uma caminhada de 1,1 km até a borda do cânion.

Na portaria do cânion é cobrada uma taxa de visitação de R$20 (ref. ano de 2023).

Saiba tudo sobre o Cânion Amola Faca

Cânion da Boa Vista

Vista aérea do Cânion da Boa Vista
Vista aérea do Cânion da Boa Vista – Drone Viagens e Caminhos

O cânion da Boa Vista é mais amplo e possui várias atrações interessantes. Na parte central há duas quedas d’água que estão entre as cachoeiras mais altas do Brasil. A Cachoeira da Boa Vista, com 310 metros e a Cascata Diagonal, com 257 m.
Já em sua extremidade direita fica o Pontão e à esquerda a Pedra da Catedral, que também iremos mostrar mais adiante.

Cânion da Boa Vista - São José dos Ausentes
Platô central e cachoeira da Boa Vista ao fundo

Dá para chegar de carro até a parte central do cânion. Poucos metros abaixo há um platô natural com uma vista completa da cachoeira e de todo o cânion.

Fica a 43 km da cidade e 22 km do distrito de Silveira. A estrada é toda de terra, sendo que a parte final é ruim. O acesso é liberado, sendo necessário pagar uma taxa de R$20 na pousada Ecológica dos Cânions (ref. ano de 2023).

Tudo que você precisa saber sobre o Cânion Boa Vista

Cânion do Tabuleiro

Vista aérea da parte central do Cânion do Tabuleiro com o platô no centro

O cânion do Tabuleiro um é um dos maiores de São José dos Ausentes, com quase 5 km de largura. Localizado na propriedade de uma fazenda, é bem pouco visitado, sendo necessário o acompanhamento de um guia autorizado.

Cachoeira do Escorpião
Vista aérea da cachoeira do Tabuleiro

Bem no centro da parte inicial do cânion fica a enorme cachoeira do Escorpião, com aproximadamente 170 m de altura.

Fica entre a Serra da Rocinha e o Cânion Amola Faca, a 33 km da cidade e 17 km do distrito de Silveira. A visitação pode ser feita tanto pelo lado da Rocinha e Vale das Trutas, como pelo Silveira, mas somente com acompanhamento de um guia.

Saiba mais sobre o Cânion do Tabuleiro e Cachoeira do Escorpião

Cânion Realengo

Cânion Realengo - Morro Grande SC
Cânion Realengo

O Realengo fica entre o Amola Faca e o Boa Vista. É um cânion menos imponente, mas que possui um platô central que oferece belas vistas. Este platô, que fica em lado catarinense é acessível pelo lado gaúcho, por São José dos Ausentes, através uma estreita passagem.

O acesso é o mesmo do cânion Amola Faca, seguindo por seu lado esquerdo. A caminhada é de 3,5 km (7 ida e volta) e pode ser visitado em conjunto como Amola Faca, junto com um guia.

Quem leva é agência Condor Ecotur e você pode entrar em contato pelo botão abaixo:

 Contato Condor Ecotur

Cânion Coxilha

Cânion Coxilha e Monte Negro
Vista aérea com nosso drone. À esquerda, o Cânion Coxilha e ao fundo o Cânion Monte Negro

O Cânion Coxilha é quase que uma ramificação do cânion Monte Negro, localizado de frente para ele. Ao chegar no ponto de acesso (onde se chega de 4×4) já se tem uma bela vista da coxilha verde que antecede os penhascos.

Na mesma visita dá para ir também na Pedra da Catedral, que pertence ao cânion Boa Vista, mas é pelo acesso ao Coxilha o ponto mais próximo.

Fica a 42 km da cidade e a 21 km de Silveira. Nos 2 últimos quilômetros do acesso, só é possível com 4×4. Do ponto onde deixa o veículo é preciso caminhar 2,5 km (5 km ida e volta) até a ponta do penhasco. É indicado o acompanhamento de um guia.

Cânion da Cruzinha

Passeio a cavalo na fazenda Morro da Cruzinha - Ausentes
Belas paisagens do Cânion da Cruzinha

O cânion da Cruzinha é o último antes da divisa com Santa Catarina. Fica logo depois do cânion Monte Negro. O acesso é pela pousada Fazenda do Morro da Cruzinha.

Conhecemos o cânion através da fazenda, de onde seguimos em uma cavalgada até ele. Fica a 3 km de distância da fazenda, com opções de caminhada, cavalgada ou 4×4.

Saiba tudo sobre a pousada fazenda Morro da Cruzinha e os passeios a cavalo

Cânion da Serra Velha / Rocinha

Cânion da Rocinha / Serra Velha - Ausentes
Cânion da Rocinha / Serra Velha

O Cânion da Serra Velha é também conhecido por Cânion da Rocinha, por ser onde passa a sinuosa estrada da serra. Este cânion possui belas formações rochosas e oferece belíssimas vistas da Serra da Rocinha e do vale de Timbé do Sul.

Pode ser visitado em conjunto com o cânion do Tabuleiro, já que fica no caminho e é um dos pontos de visitação através do tour pelo lado Sul.

Pedra da Catedral

Cânion Boa Vista
Pedra da Catedral – Cânion da Boa Vista

A Pedra da Catedral é uma bela formação rochosa que se destaca no vale, bem próxima à parede norte do Cânion da Boa Vista. A estrada de acesso é a mesma do cânion Coxilha, ou ainda caminhando a partir da parte central do Cânion Boa Vista.

Para chegar ao ponto da foto são 1,4 km (2,8 ida e volta) ou 2,1 km até o ponto mais próximo à pedra. É indicado o acompanhamento de um guia com carro 4×4 ou precisa fazer uma caminhada mais longa.

Voltar ao índice

Cachoeiras de São José dos Ausentes

Depois dos canyons de São José dos Ausentes, são as cachoeiras e as paisagens de campos e araucárias as paisagens mais marcantes. Já mostramos algumas cachoeiras gigantes que ficam junto aos cânions. Conheça as principais fora deles:

Cachoeirão dos Rodrigues

Cachoeirão dos Rodrigues - São José dos Ausentes
Vista aérea do Cachoeirão dos Rodrigues

É uma bela cachoeira com 28 m de altura e 100 m de largura, que deu nome à Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues, onde ela se localiza. Esta fazenda é na verdade um Hotel Fazenda que oferece hospedagens com todas as refeições inclusas e passeios a cavalo.

Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues - São José dos Ausentes
Paisagem da Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues

Além da cachoeira, o próprio rio Silveira forma lajeados e corredeiras no meio de campos de araucárias formando cenários fantásticos. Há trilhas nos dois lados do rio que levam até a queda.

Cachoeira na Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues
Cachoeira na Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues

Há também uma outra bela cachoeira, 500 m para baixo de um afluente do rio Silveira, no ponto onde os rios se juntam.

Fica a 34 km da cidade e 12 km do distrito de Silveira. A estrada vai até a fazenda e é toda de terra. Para chegar à cachoeira são apenas 300 m. Para quem não está hospedado, a visita à cachoeira custa R$10 (ref. ano de 2023).

Cachoeira do Perau Branco e Lindaura

Cachoeira do Perau Branco
Cachoeira do Perau Branco

A Cachoeira do Perau Branco é uma bela queda de 25 m situada em um vale no meio do campo com araucárias de cenário de fundo. Á sua direita há um paredão branco e a à sua frente há uma formação rochosa apelidada de sentinela.
A 500 m rio abaixo fica a Cachoeira Lindaura, com 40 m de altura.

Cachoeira Linda Áurea
Vista aérea da Cachoeira Lindaura e parte do Perau Branco acima

Fica a 40 km da cidade e 19 km do Silveira por estrada de terra no sentido a Bom Jardim da Serra. Você deve deixar o carro logo depois da ponte do Rio Sepultura, subir o morro à esquerda e acompanhar o mato por 1 km até a queda.

Esta possui acesso difícil por ficar no meio da mata. Se quiser visitar recomendamos contratar um guia. Enviamos apenas nosso drone para fotografara a queda.

Saiba mais sobre a Cachoeira do Perau Branco

Cachoeira do Dez

Cachoeira do Dez - São José dos Ausentes
Cachoeira do Dez vista do morro

A cachoeira do Dez fica no rio Divisa, a 1 km de distância do Desnível dos Rios, rio acima. A bela queda d’água fica em um vale, onde de um lado há uma mata de araucárias e do outro, campo aberto.
Fica a 6 km do Silveira por estrada.

Cachoeira das Sete Mulheres

Cachoeira das Sete Mulheres - São José dos Ausentes

Esta cachoeira tem cerca de 30 m de altura e ganhou este nome por ter sido cenário da série “A Casa das Sete Mulheres”.
Fica a 16 km da cidade a 1 km da Cascata Juvenal. Após passar a ponte de madeira onde se encontra a Cascata do Juvenal, basta seguir à esquerda, subindo junto com rio por 1 km.

Cascata do Seu Juvenal

Cachoeira do Seu Juvenal

A Cascata Juvenal tem 15 m de altura e fica junto ao Sítio Vale das Trutas. A parte de baixo pode ser visitada a partir do Vale das Trutas, onde há cabanas de aluguel, lanchonete e restaurante.

A parte superior fica praticamente à beira da estrada logo depois do Vale das Trutas, junto a uma pequena ponte de madeira.

Fica a 12 km da cidade no sentido Serra da Rocinha.
A visita é gratuita.

Cachoeira do Despraiado

Cachoeira do Despraiado e o Despraiado acima dela

O Despraiado é um enorme lajeado do Rio das Antas (que divide os municípios de São Jose dos Ausentes e Cambara do Sul), que nesse ponto chega a 100 metros de largura. O local indicado e dá para atravessar com água em meia canela, pois seu fundo é de laje basáltica.

Logo abaixo fica a cachoeira com aproximadamente 10m de altura e 100m de largura. No verão é possível tomar um bom banho de rio no local.
Fica a 15 km do centro, por estrada de terra.

Cachoeira Los Grecas

Cachoeira Los Grecas - Rio das Antas
Cachoeira Los Grecas, segunda queda do passeio

Após uma segunda travessia pelo rio, chegamos à segunda cachoeira do roteiro Vale do Rio das Antas. É a Cachoeira Los Grecas, situada entre uma área rochosa de bela paisagem.
A queda possui um ângulo um pouco inclinado em diagonal, que se divide em dois entre as pedras. Abaixo da cachoeira forma-se uma pequena ilha fluvial. Acesso somente através de passeio guiado.

Cachoeira Índios Xokleng

Cachoeira Índios Xokleng - Roteiro do vale do Rio das Antas
Cachoeira Índios Xokleng (imagem de drone)

A terceira cachoeira do roteiro Vale do Rio das Antas é a Cachoeira Índios Xokleng. Com aproximadamente 40 metros de altura, é a mais alta cachoeira do Rio das Antas em todo o seu percurso.

Cachoeira Índios Xokleng - Cambará do Sul - São José dos Ausentes
Cachoeira Índios Xokleng, a mais alta cachoeira do Rio das Antas

Uma pequena trilha pela encosta leva até o topo da cachoeira e ao mirante lateral em cima dos rochedos. Lá do alto se tem uma ótima vista do rio e da grande piscina natural que se forma lá embaixo.

Obs: Estas duas últimas cachoeiras mostradas ficam em propriedades particulares e só podem ser visitadas através de um tour 4×4.

Saia tudo sobre o Roteiro Vale do Rio das Antas – Cachoeiras Gigantes

Desnível dos Rios Silveira e Divisa

Desnível dos Rios - São José dos Ausentes
O Desnível dos Rios Silveira e Divisa compreende 2 rios paralelos, que quase se unem. Ficam apenas uns 5 metros distantes um do outro, mas com diferença de 18 m de altura. Os rios se separam novamente é só irão se unir 2 km para frente.

São separados por uma parede de rocha e para ver os dois é necessário atravessar o primeiro, com a água no joelho. Subindo nas pedras dá para ter esta visão incrível, de um rochedo mais alto.

Fica na Fazenda Potreirilhos a 34 km da cidade e 12 km do distrito de Silveira. A estrada vai até a fazenda e é toda de terra. Para chegar ao desnível são apenas 400 m de caminhada. É cobrada uma taxa de R$10 (ref. ano de 2023).

Voltar ao índice

Outras trilhas e passeios em Ausentes

Passeio de quadriciclo em São José dos Ausentes

Passeio de quadricíclo em São José dos Ausentes RS
Passeio de quadricíclo da Condor Ecotur

Esse passeio tem saída do Camping Condor, no distrito de Silveira e segue por uma estrada de campos e belas paisagens numa área menos conhecida do interior do município.
O passeio passa por uma bela área de floresta de pinus, por pontos de riachos e leva até um belo mirante no topo de um morro. A duração é de aproximadamente 3 horas.
Quem leva é agência Condor Ecotur e você pode entrar em contato pelo botão abaixo:

 Contato Condor Ecotur

Rafting no Rio Pelotas

Rafting no Rio Pelotas
Rafting no Rio Pelotas, trecho após uma pequena queda

A atividade é realizada eventualmente em um trecho de 6 km do Rio Pelotas, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre São José dos Ausentes – RS e São Joaquim – SC.

É uma aventura para iniciantes, possui duas corredeiras com um bom nível de adrenalina, porém, a maior parte do percurso é contemplativa em trechos de águas calmas do rio Pelotas.

Saiba como é e como reservar a aventura de rafting no Rio Pelotas

Trilha das 5 Quedas

Cachoeira da Tapera - Trilha das 5 Quedas
Cachoeira da Tapera – Trilha das 5 Quedas

A Trilha das 5 quedas é um trekking de 8 km que desvenda belíssimos cenários de vales de araucárias e 5 cachoeiras. Além da Cachoeira das Sete Mulheres e do Juvenal (já citadas acima), a trilha contempla também a cachoeira da Tapera, cachoeira do Jacu e cachoeira da Piscina.

A trilha tem início no Vale das Trutas e passa também pelo belo Vale do Rio das Antas, próximo à sua nascente. Quem conduz esta caminhada é a Ausentes Ecoturismo e Aventura, agência autorizada com sede no vale das Trutas.

Veja mais detalhes sobre a Trilha das 5 Quedas

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de São José dos Ausentes

Mirante e Serra da Rocinha

Rampa de voo livre da Rocinha
Rampa de voo livre no topo da Rocinha

A Serra da Rocinha é uma estrada sinuosa, parte da rodovia BR-285 que atravessa um trecho muito bonito, ligando os Campos de Cima da Serra ao Litoral Sul Catarinense. No momento (2018) a rodovia está sendo pavimentada neste trecho.

Na parte de cima, antes de começar a descida, há um mirante junto a uma antena na borda do cânion. Do local se tem uma ampla vista da planície litorânea abaixo. No local há também uma rampa de voo livre.

Saiba mais sobre a Serra da Rocinha

Sítio Vale das Trutas

Vale das Trutas - São José dos Ausentes

O Vale das Trutas é um belíssimo lugar localizado no vale do rio das Antas, no distrito de Bom Jardim. O complexo oferece pousada em cabanas, restaurante e tanques e açudes com água corrente com trutas.

É realmente um belíssimo lugar para descansar e ficar em contato com a natureza entre belas paisagens.

Museu Waldemar Santos Boeira

Museu Waldemar Santos Boeira
O museu Waldemar Santos Boeira fica dentro da histórica Fazenda Silveira. É um dos museus particulares mais completos do Brasil, com mais de 5.000 itens. A coleção pertence ao proprietário da fazenda, que por si só vale a visita.

Não deixe também de subir ao topo do morro da Boa Vista, onde há uma capela, uma bela mata de araucárias e uma bela vista panorâmica.

Queijaria da família Pereira Lopes e Fazenda Rincão Comprido

Queijaria da Fazenda Rincão Comprido
A família Pereira Lopes e a Fazenda Rincão Comprido tem mais de 200 anos de tradição na fabricação do Queijo Artesanal Serrano. Os proprietários são apaixonados pela produção e história do produto e seus queijos já receberam diversos prêmios e são bastante conhecidos, inclusive fora do estado.

Durante a visita, os simpáticos proprietários, contam histórias e fatos curiosos sobre o mundo do queijo e da história da fazenda.
Fica a 31 km de Ausentes e 10 km da vila Silveira.

Vale do Rio Silveira

Mirante do Pôr do Sol - São José dos Ausentes
Pôr do Sol no Vale do Rio Silveira

O belo vale do rio Silveira fica logo após a vila do Silveira, ao lado da estrada, no caminho para Bom Jardim da Serra e também para o cânion Monte Negro. Do alto do morro se tem uma vista espetacular do vale e dos morros ao fundo.

Voltar ao índice

Vídeo dos pontos turísticos de São José dos Ausentes

Roteiro São José dos Ausentes – 3 dias

Como moramos próximo, já visitamos São José dos Ausentes várias vezes, em algumas repetimos os lugares e em outras conhecemos outras. Mas como conhecemos bem, iremos deixar uma sugestão de roteiro para 3 dias.

Primeiro dia
Neste dia você terá o deslocamento da cidade de origem, então visite as atrações mais fáceis de chegar, que são também as mais próximas da cidade. Conheça o Vale das Trutas e as cachoeiras do Juvenal e a das Sete Mulheres. Durma no Vale das trutas ou na pousada Altos da Serra que fica no caminho para os cânions.

Segundo dia
Pela manhã, siga em direção ao Cânion Monte Negro, mas visite primeiro a cachoeira do Perau Branco. Depois siga para o canyon e suba também no Pico Monte Negro. Almoce na fazenda Monte Negro e à tarde conheça o Cachoeirão dos Rodrigues e o Desnível dos Rios.

Terceiro dia
Contrate um guia e peça a ele para montar um roteiro nos cânions menos acessados. Recomendamos a seguinte sequência: Amola Faca, Boa Vista, Coxilha e Pedra da Catedral. Dá para conhecer todos no mesmo dia, mas você terá que caminhar em torno de uns 15 km.

Mais dias
Se você pretende ficar mais dias há outras atividades que pode fazer, como cavalgadas e outras atividades. Basta se informar com o guia ou em seu local de hospedagem.

Mirante do Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Visual dos Três Irmãos no Tabuleiro

Voltar ao índice

Passeios 4×4, de quadricíclo e trekkings com agência

A Condor Ecotur faz vários passeios 4×4, de quadricíclo e caminhadas por todos os cânions e atrações que vocês viram acima. É bastante indicado para as estradas ruins e para conhecer atrações diferentes, de difícil acesso. Alguns dos cânions e cachoeiras que visitamos, fomos de 4×4 com a agência.

Para fazer cotação clique no botão do abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Condor Ecotur

Dicas diversas sobre São José dos Ausentes

  • Para conhecer os pontos turísticos mais acessíveis de São José dos Ausentes reserve 2 dias inteiros. Se for fazer mais atividades como cavalgadas ou longas caminhadas, reserve mais dias.
  • Para acessar os cânions menos visitados, como Amola Faca, Realengo, Tabuleiro, Coxilha e Pedra da Catedral Recomendamos contratar um guia com carro 4×4.
  • Há várias encruzilhadas para se chegar aos pontos turísticos e pousadas, mas tudo é bem sinalizado com placas indicativas. Apenas os cânions menos conhecidos não oferecem sinalização e um guia é recomendado.
  • Recomendamos se hospedar no distrito de Silveira, que fica mais próximo e centralizado em relação às principais atrações. Ficamos na pousada Altos da Serra e recomendamos.
  • Se você gosta de atividades de aventura como rapel, escalada, trekkings, entre outros, o hostel e camping Toca da Onça oferece estes serviços. Telefone: 54 99705 5661.
  • Se não quiser colocar seu carro nas estradas de terra e cascalho do interior e preferir ir com uma agência, indicamos o guia foi o Guilherme da Condor Ecotur, com camioneta 4×4.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

31 COMENTÁRIOS

  1. Opa !!!!!!!!!! Estive em são José dos Ausentes e visitei o Cânion Boa Vista,muito show mwsmo me hospedei na pousada toca da onça muito rústico mesmo show de bola,visitei o Cânion Monte Negro tbmMuuuito show,fui sózinho ,na verdade não estava nos planos mas deu um tempo e fui curtir,volto com mais tempo,uma dica faça a visitação aos Cânions pela manhã,a tarde ficam encobertos pela neblina !!!!

  2. Oi Jair!

    Você já fez o trajeto entre São José dos Ausentes/RS e São Joaquim/SC? Sei que a estrada é de terra, mas queria saber das condições para não queria ter que dar a volta até Vacaria.

    Muito bons teus relatos de viagens, tens ótimas dicas. Abraço!

    • Olá, Felipe!
      Conheci recentemente este trajeto. É uma estrada razoável, por ser de terra. Pode ir tranquilo, é uma estrada bastante utilizada.

      • Olá Jair!

        Obrigado pela resposta. Como está as condições da ponte desta estrada?

        Não achei muita coisa sobre ela na internet, se está boa ou não, achei muito mais coisas sobre a ponte entre São Joaquim e Bom Jesus, que está em péssimas condições.

        • Quando passei, em setembro, a ponte estava em perfeitas condições. É toda de concreto e de baixa altura.

  3. Olá Jair!! Ótimo relato sobre São José dos ausentes!! Obrigada. Gostaria de passar uns dia por lá em breve, mas gostaria de levar meus dois cachorros, os cânions e cachoeiras estão dentro de parques que proíbem entrada de animais??

    • Olá, Jéssica!
      Os cânions ficam em propriedades particulares que permitem a visitação. Até onde eu sei, o único que não está sendo permitido é o Cânion do Tabuleiro.
      Com isso, creio que não haja qualquer restrição para levar os animais.

  4. Olá Jair ótimo blog !!!
    Estaremos em viagem e vamos ficar hospedados em Cambará do Sul num curto período de carnaval. Faremos 1 dia de Cânions na região e outro gostaria de visitar alguns pontos de São José dos Ausentes, nosso carro 4×4 preparado . Vimos no seu relatos que há parte do percurso de carro. Tem algum guia credenciado que possa indicar para ir conosco no nosso carro. Pretendemos fazer [ depende da logistica] os Cânions Monte Negro, Coxilha , Tabuleiro e/ou Amola Faca e Cruzinha + Ricão Comprido [queijos] , fico no aguardo Margareth, obrigada

    • Olá, Margareth! Indico o Guilherme Casagrande da condor Ecotur, que é nosso parceiro. Entre em contato pelo número 54 99968 0860 e comente que viu aqui no Viagens e Caminhos que ele faz um preço camarada.

  5. olá Jair
    Maravilha!
    Pretendo conhecer e gostaria de ir de moto bigtrail com minha mulher.
    Pergunto: é possível e qual o grau de dificuldade para ir de moto?
    Excelente blog.
    Parabéns.

    • Olá, Edson!
      Com este tipo de moto não terá problemas para percorrer as estradas de lá. Basta ter um pouco de cuidado com as pedras soltas.

  6. Olá Jair, passando para agradecer. Seu blog é maravilhoso. Estou me programando para conhecer a Serra Gaúcha e São José dos Ausentes em Julho/22 e suas informações me ajudaram bastante. Muuuuuito Obrigada.

  7. Olá Jair. ?
    Muito bom seu trabalho.
    Sou jornalista em vias de me aposentar.
    Pretendo morar em um lugar do tipo Ausentas.
    O que vc pode me dizer sobre as condições de lá residir ?
    Obrigado

  8. Parabéns pelo blog! Relatos muito bem escritos e fotos incríveis. Na sua opinião, partindo de Silveira, quais cânions é possível conhecer por conta, com carro comum? Obrigada

    • Olá, Priscila! Obrigado pelo reconhecimento!
      Com carro comum, o mais tranquilo é o cânion Monte Negro.
      Amola Faca e Boa Vista também é possível, mas as estradas são bem pedregosas e ruins.

  9. Parabéns pela postagem. Me ajudou muito a montar meu roteiro de viagem em S.J. Dos Ausentes. Vamos pra lá neste fim de semana.

  10. Olá Jair. Temos uma semana para viajar. Acha bom dividir tipo 3 e 3 dias entre Cambará e Ausentes? Ou qual seria a sua divisão? Outros lugares?

    • Olá, Franco! Ambas as cidades tem atrações para 3 dias.
      Dependendo do lugar que vai sair, também poderia reservar 2 dias cada e visitar outro destino no caminho. Descendo a serra por Cambará, tem Praia Grande também, que é repleta de atrações, dá uma olhada aqui no blog.

    • Olá, Verônica! Infelizmente é difícil prever a visibilidade dos cânions, pois devido à diferença de altitude se forma um microclima em seu interior e pode abrir e fechar com neblina de um momento em poucos minutos.
      Geralmente, nos meses de inverno a vista fica mais nítida, mas em qualquer época do ano pode fazer sol ou chuva e estar limpo ou fechado.

  11. Excelente relato da região. Mostra vários cânions e cachoeiras muito interessantes que a grande maioria dos turistas desconhece. Uma pena as estradas da região serem péssimas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here