18/07/2010

Cambará do Sul - RS

Cambará do Sul é conhecida como a cidade dos cânions, é uma cidade tranqüila, com aproximadamente 7.000 habitantes, localizada nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande dos Sul.

Canyon Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS
Canyon Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS

Os cânios fazem a divisa natural entre a Serra Gaúcha e a Planície Catarinense, sendo que a parte de cima dos cânions, ficm no Rio Grande do Sul e a parte de baixo em Santa Catarina.

Canyon Fortaleza - Cambará do Sul - RS
Canyon Fortaleza - Cambará do Sul - RS

Cânion Itaimbezinho - O Itaimbezinho é o cânion mais famoso de Cambará do Sul e o que chama mais a atenção. Suas paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. Está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 km do centro de Cambará do Sul, por estrada de terra, no sentido litoral, para Praia Grande.

Cânion Itaimbezinho - Detalhes das trilhas, cachoeiras e acessos.

Cachoeira das Andorinhas - Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS
Cachoeira das Andorinhas - Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS

Cânion Fortaleza - O Fortaleza é o maior de todos os cânions de Cambará do Sul. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza. O cânion fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro.

Cânion Fortaleza - Detalhes das trilhas, cachoeiras e acessos.

Cachoeira do Tigre Preto - Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS
Cachoeira do Tigre Preto - Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS

Lajeado da Margarida - Fica a 12 km do centro da cidade, é formado pelo Rio Camisas, tem mais de 50 metros de extensão. As pequenas quedas d´água e as piscinas naturais são um convite para o banho. Ao redor há muito campo e árvores nativas ideal para piqueniques. Algumas fazendas e agências de turismo realizam caminhadas e passeios a cavalo no local. O local é aberto ao público. Acesso por estrada de terra.

Lajeado da Margarida - Cambará do Sul - RS
Lajeado da Margarida - Cambará do Sul - RS

Cascata dos Venâncios - Esta é uma das mais lindas cachoeiras da região. Fica a 23 km do centro da cidade, na Fazenda Cachoeira, divisa entre os municípios de Cambará do Sul e Jaquirana. Possui quatro quedas d'água o que proporciona massagens relaxantes. Suas águas são cristalinas e formadas pelo Rio Camisas.

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul - RS
Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul - RS

Existem outros cânions, menos famosos em Cambará, mas, com acessos bem mais complicados. Faxinalzinho, Malacara e Churriado.

Veja também:
Mapas de Cambará do Sul

Organize sua viagem | Viagens e Caminhos indica:

 Oferta de hotéis e pousadas Booking
Reserve seu com a Latam
Monte seu pacote de viagem na Decolar


Viagens e Caminhos | Mais destinos e aventuras:

5 comentários:

RATT8 disse...

Olá JP, parabens pelo blog, estarei indo para Cambara nos proximos dias, sei que as trilhas não são sinalizadas, corro risco de se perder se for sem guia? As trilhas são abertas ou em mata fechada?

Abraço
João PAulo

RATT8 disse...

....Trilhas do Fortaleza.

Abraço
João Paulo

Jair Prandi disse...

Não há perigo de se perder e irá encontrar outras pessoas no caminho. As trilhas são todas em campo aberto.

Sarah Gomes disse...

Nossa muitas paisagens e lugares lindos para se visitar, nem cheguei a olhar tudo mas têm alguns lugares aqui no Rio Grande do Sul que não fizemos ainda, parabéns pelas fotos, belíssimas !!!

Jair Prandi disse...

Obrigado Sarah!
Estas paisagens dos câninos são mesmo fantásticas!