Cambará do Sul: 17 melhores atrações e passeios

Cambará do Sul é conhecida como a cidade dos cânions no Rio Grande dos Sul, com destaque para o Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza.

Mirante do Cânion Itaimbezinho
Mirante do no centro do cânion
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Cambará do Sul, destino conhecido como a cidade dos cânions. A pequena cidade localizada nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, abriga os maiores cânions do Brasil.

Os cânions de Cambará do Sul fazem a divisa natural entre a Serra Gaúcha e a Planície Catarinense. A parte de cima dos cânions fica no Rio Grande do Sul e a parte de baixo, em Santa Catarina. As bordas dos penhascos dividem os dois estados.

Além dos imensos paredões com quase 1000 metros de altura, Cambará do Sul tem belas cachoeiras, rios e coxilhas verdejantes. O destino oferece também várias opções de passeios, como voo de balão, passeio 4×4, quadriciclo, cavalo, trilhas, entre outros…

Neste post iremos mostrar o que fazer em Cambará do Sul, dar todas as dicas sobre os cânions, pontos turísticos, passeios, e a cidade, confira!

Passeio de balão em Cambará do Sul
Passeio de balão em Cambará do Sul

Turismo em Cambará do Sul: Navegue por este post

O que fazer em Cambará do Sul: Cânions

Sem dúvida, os principais pontos turísticos de Cambará do Sul são os cânions gigantes, que dividem os estados de RS e SC. Esta região, junto com São José dos Ausentes e Bom Jardim da Serra, forma o maior conjunto de cânions da América do Sul.

Cânion Itaimbezinho - Cachoeira das Andorinhas
Cachoeira das Andorinhas e o vértice do cânion Itaimbezinho

Ao contrário do que muita gente imagina, há vários desfiladeiros em Cambará do Sul, e não somente o Itaimbezinho e o Fortaleza. Porém, alguns deles são pouco conhecidos por ter acessos mais complicados, através de longas caminhadas ou acesso não permitido.

Os outros cânions de Cambará são: Índios Coroados, Faxinalzinho, Malacara, Molha Coco e Churriado, entre outros.

Nota! No início de 2021, O Parque Nacional aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral (onde estão os cânions) foram concedidos à iniciativa privada. Com isso, veio a cobrança de ingresso, porém, os cânions vem ganhando melhores condições de infraestrutura e acesso.

Conheça os principais cânions de Cambará do Sul!

Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho - Mirante do Cotovelo
Mirante do Cotovelo

O cânion Itaimbezinho é o mais famoso do Brasil e o que chama mais a atenção por suas paredes paralelas e verticais. O desfiladeiro Itaimbezinho mede 5.800 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura.

Está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 km do centro de Cambará do Sul. O acesso é por estrada de terra, no sentido litoral, para Praia Grande.

Para mais informações, acesse: Cânion Itaimbezinho – Detalhes das trilhas, cachoeiras e acesso.

Cânion Fortaleza – Cambará do Sul

O que fazer em Cambará do Sul: Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza é o maior de todos em Cambará do Sul. O desfiladeiro tem 7.500 m de extensão e, em alguns pontos, chega a 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza.

O cânion fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro. A estrada de acesso é de 15 km de asfalto e 8 km em estrada de terra, que vem sendo pavimentada.

Para mais informações, acesse: Cânion Fortaleza – Detalhes das trilhas, cachoeiras e acesso.

Cânion Índios Coroados

O que fazer em Cambará do Sul: Cânion Índios Coroados
Mirante do Cânion Índios Coroados

Este cânion é bem menor, mas possui fácil acesso. Oferece um belo visual de frente para as cachoeiras Gêmeas dos Índios Coroados.

A partir da portaria do Itaimbezinho basta seguir mais 5,5 km pela estrada que leva à Praia Grande. O acesso à trilha fica junto a uma construção à esquerda na beira da estrada, no início da Serra do Faxinal. Basta caminhar por 600 metros para ir até a borda do cânion.

Saiba mais sobre o Cânion Índios Coroados

Outros cânions em Cambará do Sul

Cânion Molha Coco - Cambará do Sul - Praia Grande
Vista aérea do Cânion Molha Coco

Como mencionamos há outros cânions em Cambará do Sul, são eles: Faxinalzinho, Malacara, Molha Coco e Churriado.
Porém, não possuem acesso por estradas e para chegar, somente através de longas caminhadas. Para visitar, consulte um guia ou agência para saber se está sendo permitida a visita.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Cambará do Sul além dos cânions

Além dos cânions há belas cachoeiras e lugares com paisagens belíssimas, além de algumas atrações na cidade, confira!

Cachoeira dos Venâncios

O que fazer em Cambará do Sul: Cachoeira dos Venâncios
Cachoeira dos Venâncios – Segunda queda

Esta é uma das mais lindas cachoeiras do Rio Grande do Sul. Possui quatro quedas d’água e corredeiras em sequência o que proporciona massagens relaxantes. Suas águas são cristalinas, formadas pelo Rio Camisas.

Fica a 23 km do centro da cidade, na Fazenda Cachoeira, na divisa entre os municípios de Cambará do Sul e Jaquirana. Os proprietários cobram uma taxa de visitação.

Cachoeira do Tio França e Cascata do Sossego

Cachoeira Tio França - Cambará do Sul
Cachoeira Tio França

A Cachoeira do Tio França tem em torno de 15 metros de altura, abastecida pelas águas do Arroio Campo Bom, situada em uma área cênica, repleta de araucárias, rochas, xaxins e campos nativos.

Antes da cachoeira principal, se tem uma vista da Cascata do Sossego através da trilha, no campo.

Fica na propriedade particular da Estância felicidade, que permite a visitação autoguiada através de uma curta trilha com o pagamento de uma taxa. Fica a pouco mais de 3 km da cidade.

Cachoeira Ouro Verde

Cachoeira Ouro Verde - Cambará do Sul
Cachoeira Ouro Verde

A Cachoeira Ouro Verde tem em torno de 15 metros de altura e seu principal destaque é a sua piscina natural que forma uma verdadeira prainha, ideal tanto para adultos como para crianças, pois possui uma área rasinha.

Fica na localidade de Ouro Verde, logo depois da fábrica de papel, a 15 km de Cambará do Sul. O trecho é todo pela RS-020 pavimentada, chegando na guarita, há apenas 200 metros de trilha até a queda.

Fica numa propriedade particular que está sendo preparada para receber visitantes (ref. fev. 2024).

Passo da Ilha

O que fazer em Cambará do Sul: Passo da Ilha
Vista do Passo da Ilha, chegando pelo lado de Cambará do Sul

O Passo da Ilha é um lugar de grande beleza, um enorme lajeado do Rio Tainhas, localizado na divisa entre Cambará do Sul e São Francisco de Paula, onde há uma ilha com mata de araucária.

No local não há ponte, a passagem de veículos é por dentro do rio em duas etapas, tendo que passar pela ilha. Fica a 40 km da cidade, sendo 17 km por estrada de terra.

Saiba mais sobre o Passo da Ilha

Lajeado da Margarida

Pontos turísticos de Cambará do Sul: Lajeado da Margarida

Formado pelo Rio Camisas, o lajeado tem mais de 50 metros de extensão. Possui pequenas quedas d´água e piscinas naturais que são um convite para o banho.

Ao redor há muito campo e árvores nativas, ideal para piqueniques no local que é aberto ao público. Fica a 12 km do centro da cidade, com acesso por estrada de terra.

Serra do Faxinal

Serra do Faxinal
A Serra do Faxinal liga Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, com a planície de Praia Grande, litoral de Santa Catarina.
A estrada de chão batido proporciona belas vistas das escarpas da Serra Geral, enfrentando um grande desnível em pouca distância.

Saiba mais sobre a Serra do Faxinal

Pontos turísticos de Cambará do Sul (cidade)

Igreja matriz de Cambará do Sul RS

Pontos turísticos de Cambará do Sul: Igreja matriz
Vista aérea da Igreja matriz e da praça

Construída em 1945, a Igreja Matriz São José se localiza em frente à praça principal, no centro da cidade. Sua torre possui 32 metros de altura e em seu interior possui pinturas, além de belíssimos vitrais.
Em sua torre há um relógio que mostra a hora, a temperatura, e o nome da cidade.

Museu Irmã Tarcila Afonso

Pontos turísticos de Cambará do Sul: Museu Irmã Tarcila Afonso
Praça de Cambará do Sul e Museu Irmã Tarcila Afonso

O museu foi criado em 2001, instalado em um antigo casarão de madeira, com dois pisos, no centro. Possui mais de 400 peças, a maior parte delas doada por moradores, que ajudam a contar um pouco da história de Cambará do Sul.

O Museu Municipal Irmã Tarcila Afonso abre todos os dias, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

Voltar ao índice

Passeios em Cambará do Sul RS

As agências oferecem várias opções de passeios e atividades, como caminhadas, passeios 4×4, cavalgadas, tirolesas, passeios de quadríciclo, trilhas, e até passeio de balão, entre outros.

Recomendamos o serviço da agência Guia Aparados, que leva também a trilhas, passeios e lugares incríveis que iremos mostrar alguns logo abaixo.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos”. Depois combine este ou outro passeio na data desejada!

Entrar em contato com a agência!

Passeio de balão em Cambará do Sul

Passeio de balão em Cambará do Sul
Passeio de balão em Cambará do Sul

Voar de balão é uma das experiências mais incríveis a se fazer. O passeio é operado pela Cambará Balonismo, sobrevoa a cidade e as paisagens dos Campos de Cima da Serra, em Cambará do Sul.

O passeio acontece ao amanhecer quando as condições do tempo são as mais adequadas. O voo dura em média 45 minutos e o tempo total do passeio é de cerca de 2h30 a 3h.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da Cambará Balonismo. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos”, depois combine o passeio!

Agendar passeio!

Saiba mais sobre o passeio de balão em Cambará do Sul

Rota das Cachoeiras – Cambará do Sul RS

Cachoeira do Passo do S - Jaquirana RS
Cachoeira do Passo do S, uma das atrações do roteiro

Também conhecido como Circuito das Águas, a Rota das Cachoeiras é um passeio 4×4 imperdível com duração de 5 horas. As atrações são a Cachoeira dos Venâncios, Passo da Ilha e também o Passo do S, passeio que contempla duas das cachoeiras mais incríveis do Rio Grande do Sul.

O roteiro tem um trajeto de 90 km, a maior parte em estrada de terra por belas paisagens dos Campos de Cima da Serra. Contempla também duas travessias de rio com a camioneta entre os municípios de Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula.

Passo do S - Jaquirana RS
Passo do S – Jaquirana RS

A Cachoeira dos Venâncios e a do Passo do S estão entre as mais bonitas e imponentes do estado do Rio Grande do Sul. Se a visita for durante o verão, aproveite para um bom banho de rio.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos”. Depois combine o passeio!

Entrar em contato com a agência!

Leia o post completo sobre o Passeio 4×4 Rota das Cachoeiras

Passeio de quadriciclo em Cambará do Sul

Passeio de quadriciclo em Cambará do Sul
Travessia de rio no passeio de quadriciclo

O passeio de quadriciclo tem em torno de 1h30 de duração e acontece em estradas rurais com passagem por um rio. O ponto final do passeio se dá em uma bela cascata.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos”. Depois combine o passeio!

Entrar em contato com a agência!

Cavalgada no Cânion Pineirinho – Cambará do Sul

Cânion Pinheirinho - Cambará do Sul
Cânion Pinheirinho

Cavalgada de 20 km (ida e volta) com duração de 3 a 4 horas por estrada de fazenda e campos nativos até a borda do cânion Pinheirinho. Há também a opção de ir ao cânion Cambajuva, um pouco mais distante.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos”. Depois combine o passeio!

Entrar em contato com a agência!

Tirolesa do Cânion Fortaleza: Tirolesa mais alta das Américas

Tirolesa mais alta das Américas - Cânion Fortaleza
Tirolesa mais alta das Américas – Foto de divulgação Urbia

A mais alta tirolesa das Américas foi inaugurada em 2023 no Cânion Fortaleza. A partida está na parte mais alta do cânion, com travessia do abismo, passando em cima da cachoeira, até aterrissar numa área mais baixa.

Tirolesa do Cânion Fortaleza
Desci a tirolesa com neblina, o cânion fechou pouco antes de eu descer

O percurso de 720 metros proporciona uma experiência que dá a sensação de estar voando a uma grande altura, numa velocidade média de 30 km/h, com muita adrenalina.

A tirolesa permite que três pessoas voem juntas, a adrenalina começa durantes os preparativos dos equipamentos, que oferecem segurança total, a descida dura em torno de 1 minuto.

Tirolesa do Cânion Fortaleza
Preparado para descer a tirolesa
  • A atração está disponível de quarta a segunda, das 09h30 às 16h. Só não funciona das terças, dia em que o parque está fechado.
  • A tirolesa está disponível para pessoas de 40 quilos a 110 quilos, e idade mínima de 8 anos.
  • O ingresso pode ser comprado online no site oficial ou diretamente no atrativo.

Trilhas em Cambará do Sul RS

A Guia Aparados tem guias e carros de apoio para acompanhar nas trilhas dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza.
A agência oferece uma caminhada diferente onde os aventureiros percorrem toda a encosta do cânion Fortaleza, num percurso de 14 km, que dura quase o dia todo.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos”. Depois combine o passeio!

Entrar em contato com a agência!

Voltar ao índice

Onde fica Cambará do Sul: Como chegar

Cambará do Sul
Vista aérea da cidade

Para quem vem de longe, as opções são o aeroporto de Caxias do Sul (137 km), o aeroporto Internacional de Porto Alegre (192 km) e o aeroporto de Florianópolis (334 km).

Cambará do Sul possui acesso pavimentado através da rodovia RS-020, que liga com São Francisco de Paula, Canela e se conecta com a Rota do Sol (RST-453), estrada que liga Caxias do Sul ao Litoral Gaúcho.

Portal de Cambará do Sul
Portal de Cambará do Sul

Outros acessos não pavimentados são por Praia Grande SC, cidade que fica em baixo da serra, no lado catarinense, por Jaquirana e por São José dos Ausentes, por longas estradas de terra.

Muita gente que chega de avião por Porto Alegre, aluga um carro e monta um roteiro por Canela, Gramado e Cambará do Sul.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Outra alternativa para quem vem de longe e está em Canela e Gramado, é o bate e volta de 1 dia ao cânion Itaimbezinho.
É muito comum que quem visite Gramado e Canela, aproveite para conhecer os cânions de Cambará do Sul. A melhor forma, para quem não está de carro é através de um tour bate-volta.

Recomendamos o passeio da Civitatis, que ser reservado online, com antecedência. Caso seja necessário, a reserva pode ser cancelada em até 48 horas de antecedência.

Reservar excursão ao Cânion saindo de Gramado

Acesso aos canyons de Cambará do Sul: Como chegar

Serra do Faxinal - Cambará do Sul - RS
Vista aérea da Serra do Faxinal que liga Praia Grande SC a Cambará do Sul RS

Muita gente pensa que os dois principais cânions de Cambará do Sul ficam juntos, porém, ficam em direções opostas. O Itaimbezinho a 18 km do centro e o Fortaleza a 23 km.

É possível conhecer os dois em um único dia (eu mesmo já fiz as trilhas dos dois no mesmo dia), mas é bem puxado. O melhor é visitar um em cada dia e curtir bem cada lugar.

As estradas de terra que dão acesso aos cânions geralmente são ruins, bem pedregosas em alguns trechos. Qualquer carro normal pode ir, porém terá que trafegar bem devagar.

Também há a opção de agências que oferecem transporte e guia para os passeios como já mencionamos acima.

Voltar ao índice

Onde ficar em Cambará do Sul RS

Parador Cambará
Hotel Parador

Cambará oferece uma boa estrutura de hotéis e pousadas, tanto na pequena cidade, como na zona rural, principalmente nas estradas de acesso aos cânions. As pousadas do interior oferecem belos cenários com campos e araucárias.

Confira abaixo algumas dicas de pousadas das pousadas fora da cidade, na zona rural, mais bem avaliadas:

Algumas das opções mais bem avaliadas na cidade de Cambará do Sul:

Onde comer

Restaurante Galpão Costanera - Cambará do Sul
Restaurante Galpão Costanera

Abaixo segue algumas dicas de ótimos lugares para comer na cidade. Comemos em alguns deles e outros foram indicados pelo pessoal da cidade, confira!

  • Restaurante Galpão Costaneira: restaurante com decoração rústica com um fato buffet de comida caseira. Na recepção do restaurante há um pequeno museu.
  • Rota 44: Ótimo local para comer uma alaminuta e lanches caprichados, tipo X Burguer e cachorro quente.
  • Galeteria O Casarão: Restaurante típico italiano com rodízio de trutas grelhadas e galeto ao primo canto.
  • Outros: La Cave Vinhos e Foude, Du Perau Gastro Pub, vento da Costa.

Voltar ao índice

Quando ir a Cambará do Sul – RS: Melhor época

Cânion Itaimbezinho
Parte da trilha do Vértice em frente à Cachoeira das Andorinhas

Em se tratando dos cânions e toda sua grandiosidade o que determina a melhor época é a melhor visibilidade. Geralmente a visibilidade nos cânions é maior durante os meses de inverno (maio a agosto), mas se prepare para o frio.

Já durante o verão há maior incidência de nevoeiros em Cambará do Sul RS. Mas isso não garante nada, em se tratando do tempo e da natureza, depende muito da sorte.

Tirolesa do Cânion Fortaleza
Descemos a tirolesa do Cânion Fortaleza com neblina

O fenômeno ocorre devido ao choque de correntes de ar frio e quente e não é possível saber com antecedência como estará a visibilidade no dia seguinte. Às vezes a neblina dissipa rapidamente e em outras pode durar horas.

Nos meses de inverno, as geadas são bem comuns pela manhã, proporcionando belos espetáculos. Já no verão, dá para aproveitar as cachoeiras e as piscinas naturais de algumas trilhas, como a do Rio do Boi, por dentro do cânion Itaimbezinho.

Voltar ao índice

Mapa de Cambará do Sul: Pontos turísticos

Para entender melhor as atrações e acessos, visualize o mapa abaixo, que contem a localização de cada um dos pontos turísticos de Cambará do Sul.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

26 COMENTÁRIOS

  1. Olá JP, parabens pelo blog, estarei indo para Cambara nos proximos dias, sei que as trilhas não são sinalizadas, corro risco de se perder se for sem guia? As trilhas são abertas ou em mata fechada?

    Abraço
    João PAulo

  2. Nossa muitas paisagens e lugares lindos para se visitar, nem cheguei a olhar tudo mas têm alguns lugares aqui no Rio Grande do Sul que não fizemos ainda, parabéns pelas fotos, belíssimas !!!

  3. Esse lugar é lindo demais! Fiz um bate e volta a Cambará do Sul partindo de Gramado, mas só deu pra conhecer um pouco do Itambezinho. Preciso voltar. Suas fotos tão lindas. Parabéns pelo post!

  4. Não sabia que dois caniôns fazem fronteira entre dois estados brasileiros. São deslumbrantes, se as entidades de turismo souberem promover, têm aí um motivo de atração de visitantes estrangeiros muito forte (se pensarmos na quantidade de turistas que procuram o Grand Canyon).
    Há muitos anos, visitei uma cascata de Itambé na fronteira entre SP e BH. É um nome por aí?

    • São vários cânions, existem outros menos conhecidos, entre os dois estados em que a borda faz a divisa natural. No alto o Rio Grande e o vale, santa Catarina.
      Itaimbezinho, em Tupi Guarani (língua indígena) significa pedra afiada.

  5. Quanto estive em Gramado fiquei com vontade de fazer as trilhas pelos canyons, porém não deu tempo. Preciso voltar urgente! Ótimas dicas no post! Já estou me programando. Obrigado por compartilhar

  6. Olá, é possível realizar alguma dessas trilhas e visitar algum dos cânions da região com cães? Sei que, por exemplo, no Itaimbezinho é proibido mas queria saber se tem algum que permite.

    • Não tenho uma informação concreta sobre isso, o que posso lhe dizer é que a trilha do cânion Índios Coroados tem acesso livre.

  7. Tem como conseguir um mapa ou chegar em alguns desses canyons de carro por conta própria sem ser por agencias de turismo?

    • Olá, Giorlana!
      O Itaimbezinho e o Fortaleza são muito bem sinalizados, basta chegar na cidade, que é pequena e seguir as indicações, ou ainda colocar no GPS do celular.

  8. Mto obrigada pelas dicas tão detalhadas e bem organizadas! Nos ajudou a elaborar nosso roteiro mto melhor!
    Estamos em Timbé do Sul e seguimos para Praia Grande para fazer a serra do faxinol!
    E vivvaaa esse nosso país cheio de belezas encantadoras!

    • Olá, Adriana! Dá para fazer, sim, basta tomar cuidado para eles não se aproximarem das bordas do cânion.

  9. Os cânions de Cambará do Sul são espetaculares. Só que o valor dos ingressos ao parque está caríssimo. Não compensa o tempo para chegar ao local, a gasolina gasta e o valor do ingresso. Provavelmente, quem conheceu na época em que o acesso era gratuito, não volta mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here