Cambará do Sul é conhecida como a cidade dos cânions, é uma cidade tranquila, com aproximadamente 7.000 habitantes, localizada nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande dos Sul.

Os cânions fazem a divisa natural entre a Serra Gaúcha e a Planície Catarinense, sendo que a parte de cima dos cânions, ficam no Rio Grande do Sul e a parte de baixo em Santa Catarina.

Principais atrações de Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho

Mirante do Cânion Itaimbezinho
Mirante do Cânion Itaimbezinho

O Itaimbezinho é o cânion mais famoso de Cambará do Sul e o que chama mais a atenção. Suas paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. Está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 km do centro de Cambará do Sul, por estrada de terra, no sentido litoral, para Praia Grande.
Para mais informações, acesse: Cânion Itaimbezinho – Detalhes das trilhas, cachoeiras e acessos.

Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza - Cambará do SulO Fortaleza é o maior de todos os cânions de Cambará do Sul. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza. O cânion fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro. Para mais informações, acesse: Cânion Fortaleza – Detalhes das trilhas, cachoeiras e acessos.

Lajeado da Margarida

Lajeado da Margarida - Cambará do Sul - RSFica a 12 km do centro da cidade, é formado pelo Rio Camisas, tem mais de 50 metros de extensão. As pequenas quedas d´água e as piscinas naturais são um convite para o banho. Ao redor há muito campo e árvores nativas ideal para piqueniques. Algumas fazendas e agências de turismo realizam caminhadas e passeios a cavalo no local. O local é aberto ao público. Acesso por estrada de terra.

Cascata dos Venâncios

Esta é uma das mais lindas cachoeiras da região. Fica a 23 km do centro da cidade, na Fazenda Cachoeira, divisa entre os municípios de Cambará do Sul e Jaquirana. Possui quatro quedas d’água o que proporciona massagens relaxantes. Suas águas são cristalinas e formadas pelo Rio Camisas.

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul

Existem outros cânions, menos famosos em Cambará, mas, com acessos bem mais complicados. Faxinalzinho, Malacara e Churriado.

Mais Viagens e Caminhos na região das cânions

As 10 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul
Cânion Monte Negro – São José dos Ausentes
Passo da Ilha e Passo do S

Serra do Pinto e Rota do Sol

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá JP, parabens pelo blog, estarei indo para Cambara nos proximos dias, sei que as trilhas não são sinalizadas, corro risco de se perder se for sem guia? As trilhas são abertas ou em mata fechada?

    Abraço
    João PAulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here