O Santuário de Aparecida é a segunda maior basílica e o maior santuário mariano do mundo. A igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora.

Localizada no Vale do Paraíba, entre as duas cidades mais importantes do país, São Paulo e Rio de Janeiro, possui acesso muito fácil, às marges da Rodovia Presidente Dutra.

Pontos turísticos de Aparecida

Santuário de Aparecida

Aparecida vista do mirante do Cruzeiro
A cidade e a basílica vista do mirante do Cruzeiro – Imagem: Wikimedia

O Santuário Nacional é o maior centro de evangelização católica do Brasil, recebe cerca de 12 milhões de peregrinos por ano, seu interior acolhe 30 mil devotos em torno do Altar Central e nas celebrações externas, a capacidade é para 300 mil pessoas.

A área específica da basílica compreende quase 72 mil m², e inclui os pavimentos inferior e térreo, arcada e Tribuna sul, a Cúpula Central e as Capelas da Ressurreição e do Batismo, além da Torre Brasília.

Passarela da Fé

A Passarela da fé une a Matriz Basílica antiga e o Santuário Nacional num percurso de aproximadamente 400 metros.

Matriz Basílica Velha

Basílica Velha de AparecidaMarco religioso da cidade, a antiga igreja, construída em 1745 em estilo barroco, foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Mirante da Torre

Vista da Torre de AparecidaO Mirante da Torre, que fica no 18º andar da torre, é um dos locais preferidos pelos visitantes para fotos. De lá, tem-se uma visão privilegiada de grande parte do Vale do Paraíba, bem como do Rio Paraíba e da Rodovia Presidente Dutra, que corta a cidade. No segundo andar da torre, também existe um museu que pode ser visitado.

Porto Itaguaçu

Porto Itaguaçu - AparecidaO Porto Itaguaçu marca o ponto do Rio Paraíba do Sul onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1717. O visitante pode ainda fazer um passeio de barco pelo rio.

Aquário de Aparecida

Aquário de AparecidaO Aquário de Aparecida, com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, conta inclusive com uma piscina de tubarões, que podem ser tocados pelos visitantes.

Mais sobre esta viagem:
Roteiro de viagem: Caverna do Diabo, Aparecida e Paraty
O que fazer em Paraty
Caverna do Diabo – Eldorado – SP

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here