O que fazer em Foz do Iguaçu: Pontos turísticos e dicas

Foz do Iguaçu se localiza na divisa Brasil com o Paraguai e a Argentina, se destaca no turismo por conta das Cataratas do Iguaçu e as compras no Paraguai.

Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçú
  Por Jair Prandi
 

Foz do Iguaçu é um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros por conta das Cataratas do Iguaçu. Está localizada no extremo oeste do Paraná, na chamada Tríplice Fronteira, divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, é o principal ponto turístico de Foz do Iguaçu e um dos principais do Brasil, recebendo mais de 1 milhão de turistas por ano.

As Cataratas ficam na fronteira entre Brasil e Argentina, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Nas Cataratas, é muito comum ver pessoas de todas as partes do mundo fazendo o passeio.

Outras duas grandes atrações em Foz do Iguaçu, são a monumental Usina Hidrelétrica de Itaipu e as compras em Ciudad del Este, atrações compartilhadas entre Brasil e Paraguai. Além destas atrações principais, há uma lista enorme com o que fazer em Foz do Iguaçu que iremos mostrar neste post.

Cataratas do Iguaçu
um dos vários mirantes das Cataratas do iguaçu

Turismo em Foz do Iguaçu

Navegue por este post

Voltar ao índice

O que fazer em Foz do Iguaçu: Pontos turísticos

Cataratas do Iguaçu

Considerada uma das maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, é a atração número 1 na lista do que fazer em Foz, uma experiência única em meio a imensidão das quedas d’água do Rio Iguaçu.

São 275 quedas reunidas na divisa entre Brasil e Argentina, local onde o rio se alarga e enfrenta um grande desnível, formando as quedas.

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu

As Cataratas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a 20 km do centro da cidade. Deixe o carro no estacionamento, compre o ingresso e pegue o ônibus turístico que faz o percurso de 6 km dentro do Parque. Depois, é só caminhar pelas trilhas e curtir o visual. No final, tem um elevador panorâmico que leva até os mirantes do alto.

Ônibus Cataratas do Iguaçu
Ônibus panorâmico que leva no percurso dentro do parque

O parque nacional do Iguaçu, no lado brasileiro, possui uma estrutura qualificada para receber os turistas, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, e lojas.

O acesso do centro de visitantes até o início das trilhas e passarelas das Cataratas é feito por ônibus turísticos de dois andares, próprios do parque.

Cataratas do Iguaçu

As trilhas, passarelas e mirantes se distribuem em vários níveis, ângulos e posições entre as quedas. Em alguns pontos, as quedas produzem uma névoa formando arco-íris e molhando os visitantes.

A maior parte dos saltos está no lado argentino, porém de frente para o lado brasileiro, proporcionando uma melhor visão.

Passarela Cataratas do Iguaçu

Também é possível visitar as Cataratas no lado argentino, mas é no lado brasileiro que se tem as mais belas vistas.

Também visitamos o lado argentino. Saiba mais sobre Puerto Iguazu e as Cataratas do lado argentino.

Além do passeio tradicional, existem outros passeios alternativos adicionais dentro do parque.

Passeio de helicóptero: A Helisul realiza voos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu e Usina Hidrelétrica de Itaipu. As opções de voos são de 10 minutos sobre o Parque Nacional e as Cataratas do Iguaçu e 35 minutos sobre O Parque Nacional do Iguaçu, Usina Hidrelétrica de Itaipu e Marco das Três Fronteiras.

Reservar passeio!

Macuco Safari: O Macuco Safari inicia com uma trilha na mata atlântica, percorrida em carreta puxada por carro elétrico. Depois tem mais 600 metros de caminhada pelas trilhas até o Salto Macuco. Por último vem a grande aventura onde os barcos infláveis chegam bem próximo a Garganta do Diabo, as quedas mais fortes das Cataratas.

Reservar passeio!

Não fizemos este passeio, mas o Flávio, do blog Viajando na Janela mostra em detalhes como é o passeio Macuco Safári.

Trilha do Poço Preto e das Bananeiras: São duas opções de trilhas que podem ser realizadas no parque nacional, a primeira com duração de 4 horas e a segunda 2,5 horas.

Para mais informações sobre preços, opções e horários, acesse o. site oficial das Cataratas.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Usina de Itaipu - Foz do IguaçuItaipu foi por longos anos a maior hidrelétrica do mundo (hoje é a segunda maior). É um empreendimento binacional entre o Brasil e Paraguai, uma gigantesca obra de engenharia, que pode ser admirada de perto, através do tour organizado.

A visita panorâmica à usina inicia-se com a projeção de um vídeo de 30 minutos, depois, começa um passeio de ônibus, que passa por baixo do complexo, vai até o lado paraguaio e depois retorna por cima da barragem.

Há várias opções de passeios e atrações na Usina de Itaipu, além da tradicional Visita Panorâmica. Há um Circuito Especial, a Iluminação da Barragem, o Refúgio Biológico, o Ecomuseu, o Polo Astronômico e o Test Drive do Veículo Elétrico.

Reservar tour panorâmico!

Reservar tour completo!

Ponte da Amizade

Paraguai - Ciudad del Este
Ponte da Amizade e Ciudad del Este ao fundo

A famosa Ponte da Amizade liga Foz do Iguaçu, no Brasil com Ciudad Del Este, no Paraguai. A ponte possui uma extensão de 552 metros, um vão livre de 303 metros, 13,5 metros de largura, 78 metros de altura a partir do fundo do rio e 32 metros acima do nível da água.
O movimento de travessia na ponte é sempre intenso, tanto com veículos, como por pedestres.

Compras no Paraguai

Ciudad del Este
As compras na zona de livre comércio de Ciudad Del Este, no Paraguai, atraem milhares de visitantes, uma opção do que fazer em Foz do Iguaçu. O acesso acontece através da Ponte Internacional da Amizade, sobre o rio Paraná, que pode ser atravessada de várias formas: A pé, de carro, táxi, transporte turístico ou transporte público.

As principais lojas se concentram nas ruas próximas a Aduana do Paraguai e vão desde shoppings de lojas especializadas a ambulantes. Os produtos são muito variados, vão desde roupas, perfumes e brinquedos, até eletrônicos e produtos de informática, com preços abaixo dos praticados no Brasil.

Reservar tour de compras!

Saiba tudo sobre Ciudad Del Este e as compras no Paraguai

Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras
Foto: Henrique Wajrberg

O Marco das 3 fronteiras é um monumento que simboliza o encontro das fronteiras dos 3 países: Brasil, Argentina e Paraguai, separadas pela foz do Rio Iguaçu, que deságua no Rio Paraná. Do local se tem uma bela vista do encontro dos 2 rios e dos marcos no extremo de cada país.

Inaugurado em 1903, o espaço foi completamente revitalizado no ano de 2015, e no final de 2016 foi implantado um novo projeto turístico. O novo passeio, agora com a cobrança de ingresso, conta com novas construções que homenageiam as Missões Jesuíticas, com espaços com ambientação visual e sonora, restaurante, entre outros.

O Marco das Três Fronteiras está localizado a 6 km do centro da cidade, com acesso pela Avenida General Meira.

Parque das Aves

Parque das Aves - Foz do Iguaçu
Parque das Aves – Imagem: Wikimedia

Localizado próximo as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves é um dos maiores parques de aves da América Latina. Lá o visitante tem a oportunidade do contato direto com aves de diversas partes do Mundo, em um passeio que coloca o visitante dentro de viveiro.

O passeio tem duração de uma a duas horas de caminhada em trilhas de acesso aos viveiros em meio a mata nativa. Alguns viveiros são de observação, enquanto em outros o visitante pode entrar.

Comprar ingresso básico!

A Luciana Freitas do blog Lets Fly Away visitou o Parque da Aves e seu post mostra mais detalhes sobre o local.

Templo Budista de Foz do Iguaçu

Templo Budista de Foz do IguaçuLocalizado em uma região alta, o Templo Budista, oferece um vista de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai).

Construído em 1996, o local oferece um contato mais próximo com a filosofia Budista. O local conta com um templo de bela arquitetura, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e 120 estátuas espalhadas pelos jardins.

O Thiago do blog Vida de Turista escreveu um post mostrando o que fazer no Templo Budista.

Mesquita Muçulmana

Mesquita de Foz do Iguaçu
Foto: Samir Nosteb – Wikipédia

A mesquita muçulmana Omar Ibn Al-Khattab foi inaugurada vem 1983 e representa a cultura da comunidade árabe de Foz do Iguaçu. O belo prédio branco de arquitetura típica, apresenta também uma bela decoração em seu interior.

As visitações são gratuitas e abertas a todos os interessados. Porém, há algumas normas para entrar na mesquita, em horários determinados. É preciso tirar os calçados, aguardar o fim das orações antes de entrar, e as mulheres deverão vestir um véu.

A visitação é permitida de Segunda à Sexta, das 9:00 às 11:30 h e das 14:00 às 16:30 h. Sábados das 9:00 às 11:30 h.

Vale dos Dinossauros (Dreams Park Show)

Vale dos Dinossauros - CanelaO Vale dos Dinossauros é uma atração recente na cidade, semelhante ao Vale dos Dinossauros de Canela. A atração leva o visitante para uma caminhada em um parque ao ar livre, entre dinossauros que se movimentam e emitem sons.

Os dinossauros fazem simulações robóticas em tamanho real de diversas espécies de dinossauros, com destaque para um T-Rex com 12 metros de altura.
O Vale dos Dinossauros faz parte do Foz do Iguaçu Park Show, um complexo que está sendo construído e terá diversos atrativos.

Museu de Cera (Dreams Park Show)

Museu de Cera de Foz do Iguaçu
Museu de Cera de Foz do Iguaçu – Imagem de divulgação

O Museu de Cera Dreamland é semelhante ao Museu de Cera de Gramado, com esculturas de cera em tamanho real, divididos em 16 cenários com dezenas de estátuas, que levam o visitante de um mundo de fantasia.

Inaugurado em 2014, o prédio também faz parte do Foz do Iguaçu Park Show, o passeio dura aproximadamente 1 hora.

Maravilhas do Mundo (Dreams Park Show)

Parques Maravilhas do Mundo

Maravilhas do Mundo é um museu anexo ao prédio do Museu de Cera. O destaque são as miniaturas de monumentos e construções famosas de todo o mundo.
Entre as réplicas, se destacam: O Cristo Redentor (Brasil), a Torre Eiffel (França), a Estátua da Liberdade (EUA), o Palácio Taj Mahal (Índia), a Esfinge de Gizé (Egito), a Pirâmide de Chichén Itzá (México), entre outras…

Motor Show (Dreams Park Show)

Misto de bar e museu com temática das lendárias motos Harley-Davidson. A atração conta com um cenário de espetáculos e uma barra de bar para que você possa desfrutar de uma refrescante cerveja de torneira.

Dreams Ice Bar (Dreams Park Show)

Dreams Ice Bar
Imagem de divulgação

O Dreams Ice Bar é o maior bar de gelo do Brasil, localizado em uma caverna a 11ºC negativos. Todas as paredes e a decoração são de gelo e o visitante tem um open bar de 30 minutos para degustar de incríveis licores e coquetéis artesanais.

Não se preocupe que o Dreams Ice bar disponibiliza jaquetas e luvas, para você aguentar o frio congelante.

Funcionamento: Das 08:00 às 23:00 horas.
Nota: Após a compra do ingresso é obrigatório o agendamento pelo Whatsapp: (45)3527-8100.

Comprar ingresso do bar!

Atenção! Recomendamos comprar o combo de ingressos para os 5 parques do grupo Dreams Park Show que sai pela metade do preço. Comprando um deles você irá pagar R$75, enquanto o combo dos 5 custa apenas R$150.

O combo inclui as atrações: Museu de Cera, Motor Show, Vale dos Dinossauros, Maravilhas do Mundo e Dreams Ice Bar. Há também a opção de reservar o transporte incluso.

Acesse o botão abaixo para mais informações, preços e reservar pela Civitatis!

Comprar ingresso das atrações Drems!

Blue Park: Parque aquático termal

Blue park - Foz do Iguaçu
Praia artificial de águas termais do Blue park – Imagem de divulgação – Foto-Marcos-Labanca

O Blue Park é uma nova atração de Foz do Iguaçu. Um parque aquático de águas termais, abastecido pelo Aquífero Guarani.

O parque vem ganhando novas atrações e a principal delas é nada menos que a Bubble Beach, a terceira maior praia termal com ondas do mundo. São 9 tipos de ondas que chegam a 1,20m de altura.

Além da praia com ondas há outras atrações, como toboáguas, twist tube, rio de água quente, áreas infantis e piscinas de águas termais.

O Blue Park funciona das 10h às 17h (fechado às terças-feiras).
Saiba mais sobre o parque.

Comprar ingresso + transporte!

Voltar ao índice

Passeios em Foz do Iguaçu

Além dos pontos turísticos há vários passeios que podem ser feitos na cidade e região da Tríplice Fronteira, confira:

City tour em Foz do Iguaçu

Se você não estiver de carro próprio, o city tour é uma boa forma de conhecer várias atrações que estão distantes umas das outras de forma econômica.

O city não leva às Cataratas e Itaipu, mas leva a lugares como o Marco das Três Fronteiras, templo budista, mesquita árabe, entre outros. O transporte deste passeio é em carro, van ou micro ônibus, com acompanhamento de um guia, com duração de 5:30h.

Reservar city tour!

City tour em Puerto Iguazú – Argentina

O city tour pela cidade argentina de Puerto Iguazu acontece em ônibus panorâmico. É uma ótima oportunidade para conhecer as atrações da cidade vizinha.

Inclui parada em três lugares: La Aripuca (incluindo o ingresso), Marco das Três Fronteiras (lado argentino) e centro comercial de Puerto Iguazu, incluindo paradas.
Atenção: Este passeio não inclui a visita às Cataratas do lado argentino.

Reservar tour a Puerto Iguazú!

Passeio das Águas

Este passeio de lancha acontece pelos enormes rios da Tríplice Fronteira: Rio Paraná e Rio Iguaçu.
Nele o visitante pode admirar as atrações como a Barragem de Itaipu, ponte da Amizade, ponte da Fraternidade e os marcos das Três Fronteiras, de um ângulo diferente.

Por estar na Tríplice Fronteira, quem visita Foz do Iguaçu pode também esticar um pouco a viagem e conhecer um pouco do Paraguai. O Rozembergue do blog Mochilão Barato aproveitou e conheceu as Ruínas jesuíticas do Paraguai, próximo à Encarnación e também foi até Assuncion, a capital do país.

Outros passeios em Foz do Iguaçu e região

Há várias outras opções de passeios em Foz do Iguaçu, como também pelas cidades vizinhas da Tríplice Fronteira, confira!

Voltar ao índice

Onde fica Foz do Iguaçu: Como chegar

Foz do Iguaçu fica no extremo oeste do estado do Paraná, na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai. Fica a 636 km de Curitiba, a 138 km de Cascavel e a 330 km de Assunción, capital paraguaia.

Pacotes para Foz do Iguaçu

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Foz do Iguaçu. Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Foz do Iguaçu

De avião

A cidade conta com o aeroporto das Cataratas que recebe milhões de turistas anualmente, onde 60% são estrangeiros. Os principais voos brasileiros vem de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
O aeroporto fica a cerca de 10 km do centro de Foz do Iguaçu e a 14 km das Cataratas.

Do aeroporto ao hotel ou às Cataratas

Para quem chega de avião, recomendamos alugar um carro, visto que as Cataratas do Iguaçu ficam longe da cidade, assim como as atrações são bem espalhadas. Somando as corridas de táxi ou Uber em longas distâncias, um carro alugado poderá custar mais barato. E ainda tem a questão da praticidade e liberdade.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Se não optar por alugar um carro, as opções são de táxi, Uber e translados com empresas turísticas.

Reservar transfer do aeroporto ao hotel!

De carro

Para quem quer viajar de carro até Foz do Iguaçu, o principal acesso é pela rodovia BR-277 que corta o estado paranaense. São 640 km a partir de Curitiba, 940 km de Florianópolis e 990 km de Porto Alegre.

A vantagem de estar de carro é o deslocamento entre as atrações, que estão consideravelmente distantes umas das outras. As Cataratas ficam a 28 km do centro e Itaipu fica a 13 km, no sentido contrário.

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu PR

Del Rey Quality hotel - Foz do Iguaçu
Del Rey Quality hotel, ótima opção no centro da cidade – Imagem de divulgação

A melhor opção é mesmo ficar no centro de Foz do Iguaçu, já que as atrações são espalhadas. É também onde estão as melhores opções de transportes e restaurantes.

A outra região hoteleira fica na Avenida das Cataratas, que possui hotéis com ótima estrutura. Lá estão os melhores hotéis e resorts de Foz. Fica mais perto das Cataratas, porém, são mais caros e distantes de outras atrações.

Tem até mesmo, um hotel 5 estrelas dentro do parque, junto às cataratas. Os preços são salgados, mas é uma opção fantástica para pessoas com poder aquisitivo.

Conheça o Belmont Hotel das Cataratas.

Conheça alguns hotéis em Foz do Iguaçu que são bem avaliados, com preços variados.

Hotéis de alto padrão no centro:

Hotéis econômicos no centro:

Na avenida das Cataratas:

Voltar ao índice

Mapa de Foz do Iguaçu: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível saber a localização de cada um dos pontos turísticos da lista do que fazer em Foz do Iguaçu PR.

Voltar ao índice

Quando ir a Foz do Iguaçu – Paraná

As cataratas são um espetáculo incrível o ano inteiro, porém há épocas em que normalmente vai haver mais ou menos vazão de água.

Normalmente as quedas d’água atingem seu potencial máximo, com muito volume, entre outubro e janeiro. Já, no inverno (entre junho e agosto), as quedas ficam com menos águas, porém mais definidas.

Nem sempre o maior volume de água é a melhor opção, já que provoca muita intensidade de vaporização, prejudicando a visibilidade. Talvez a melhor época seja uma intermediária.

Outra questão é o fluxo de turistas, se possível, evite épocas de férias e feriados prolongados, quando se formam filas e as passarelas ficam super lotadas, prejudicando a vista e as fotos.

Cataratas Foz do Iguaçu

Voltar ao índice

Onde comer em Foz do Iguaçu

Há muitas opções de bons restaurantes em Foz do Iguaçu. Entre as principais e mais tradicionais, dois que se destacam são o restaurante Porto Canoas e o Rafain Restaurante.

Restaurante Porto Canoas – Este restaurante fica dentro do Parque nacional das as Cataratas do Iguaçu. Com isso, o ideal é que você coma neste restaurante no dia da visitação às Cataratas.

O Restaurante Porto Canoas é especializado na cozinha brasileira e oferece um excelente self service, com vista para a Garganta do Diabo.

Show Rafain restaurante
Um dos shows que acontece no restaurante Rafain – Imagem de divulgação

Rafain Churrascaria Show – Além do excelente e variadíssimo self-service, o rafain oferece shows de dança, o que o tornou um ponto turístico de Foz do Iguaçu.

Seu Buffet oferece grande variedade de pratos típicos brasileiros, e amostras da cozinha oriental, árabe, frutos do mar, sobremesas, entre outros. O Jantar com Show Latino conta com apresentações da cultura e o folclore de 8 países da América Latina.

Horários: Abre às 19:00 e o show latino americano tem início às 20h40min. De segunda a sábado.

Reservar jantar com show!

Voltar ao índice

Mais Viagens e Caminhos no Paraná:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here