Imbituba é famosa por suas belas praias de ondas perfeitas para o surf, como a Praia do Rosa, eleita por muitos, uma das mais belas baías do mundo.

As belas praias são suas maiores atrações. Todo verão, a cidade recebe milhares de turistas e esportistas em busca das boas ondas para a prática do surfe.

Observando baleias em Itapirubá - Imbituba
Observando baleias em Itapirubá – Imbituba

As praias de Imbituba são consideradas muito limpas pelo órgão ambiental do estado. Algumas delas são quase desertas, oferecendo ambientes perfeitos para quem quer relaxar à beira-mar. A cidade possui, ainda, lagoas, dunas, rios e ilhas.

Praia do Porto - Imbituba
Praia do Porto – Imbituba

Imbituba recebe visitantes ilustres entre julho e outubro. São as baleias francas, que podem medir até 18 m de comprimento e pesar aproximadamente 40 toneladas. Elas chegam em busca de águas mais rasas e quentes para ter e amamentar os seus filhotes. A área preferida delas abrange; Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba, Ibiraquera, e Laguna.

Baleia Franca em Imbituba
Baleia Franca em Imbituba

Fiz um passeio rápido pelas praias e consegui avistar baleias em Itapirubá. Praia mais ao sul, que fica entre Imbituba e Laguna. Subi o lindo morro que avança mar adentro e avistei cerca de 5 baleias.

Praias de Imbituba

Praia do Rosa

Praia do Rosa - Imbituba

Conhecida como o paraíso dos surfistas, a Praia do Rosa apresenta características ideais para a prática de surfe, windsurfe e vela. Possui sete quilômetros de areia, águas transparentes e é cercada pelo verde exuberante das montanhas cobertas de cactos e flores. O formato de meia-lua da praia separou naturalmente os cantos norte e sul como as áreas mais próprias para o surfe. No centro está a Lagoa do Meio, com água salgada e tranquila. Atrás dos morros ficam quatro lagoas também formadas pelo mar.

Praia da Vila

Praia da Vila - ImbitubaAs areias claras dessa praia são marcadas por grandes pedras brancas. Suas águas são tranquilas e ideais para o banho e a pesca esportiva.

Praia de Itapirubá

Praia de ItapirubáLocalizada entre as cidades de Laguna e Imbituba, a praia de Itapirubá apresenta uma das paisagens mais apreciadas em Santa Catarina. As duas metades da praia são separadas por um morro. O lugar é ideal para a prática de mergulho e da pesca, com águas límpidas e tranquilas.

Praia Ibiraquera

Praia Ibiraquera - ImbitubaConsiderada por esportistas como a melhor praia para a prática de windsurfe no Brasil, Ibiraquera possui dunas, rios, ilhas e lagoas. Uma das lagoas mais procuradas é a de Ibiraquera, onde se pratica o kitesurfe. Anualmente, no mês de outubro, atletas de vários países se encontram por lá para importantes competições. A lagoa também é conhecida pela pesca de camarão.

Praia Vermelha

A caminhada de 30 minutos necessária para chegar à Praia Vermelha compensa. O ambiente quase deserto e sem barracas ou restaurantes atrai os amantes da natureza, que encontram aqui o lugar perfeito para relaxar.

Praia Ribanceira

Praia RibanceiraAs águas azuis, transparentes e mornas da Praia da Ribanceira formam o lugar ideal para quem gosta de passar o dia à beira-mar. A pesca e o surfe são as atrações.

Praia do Porto

Outro lugar muito apreciado por surfistas, essa praia forma suas ondas ao lado dos destroços de um navio encalhado há anos. Da areia é possível avistar os navios que chegam ao Porto de Imbituba. No local existe ainda um museu dedicado à preservação das baleias.

Praia do Luz

A vegetação rasteira e as árvores encontradas nessa praia colorem a areia branca. A tranquilidade é a marca da Praia do Luz, de onde se avista a Ilha do Batuta. A dica é presenciar o pôr-do-sol em suas areias ou fazer um passeio de caiaque.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here