07/08/2010

Paranaguá - PR

Paranaguá é uma cidade portuária e antiga (356 anos), por isso tem seu Centro Histórico com casario antigo, muito lindo.

Rio Itiberê
Está ligado à colonização paranaense, pois foi às suas margens que se fixaram os primeiros colonos. É navegável em uma extensão de 2 km e deságua na baía de Paranaguá. Em suas margens se desenvolveu o antigo núcleo colonial dando origem ao casario da Rua da Praia.

Centro Histórico, visto do Rio Itiberê, no passeio de barco

Rua da Praia
Local onde se encontra a maior concentração de sobrados coloniais. Estes seculares casarios da Rua da Praia mostram ainda linhas e formas de colonização portuguesa. Localiza-se em paralelo com a margem esquerda do rio Itiberê.


Casario colonial na Rua da Praia

Visitamos o Centro Histórico, onde fizemos um passeio de barco, que segue pelo rio Itiberê, passa por manguezais e segue até o Porto, onde se pode observar o processo de carga e descarga dos navios deste enorme complexo. O barco passa a poucos metros dos “gigantes” cargueiros. Com um pouco de sorte dá para ver cardumes de golfinhos que costumam aparecer no local.

Passeio de barco pelo Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá é o quarto maior porto do mundo e o maior porto graneleiro da América Latina.

Porto de Paranaguá

Ilha do Mel
A ilha conta com belas paisagens e construções históricas, que remontam ao século XVIII. A Fortaleza da Barra, foi construída em 1767 por ordem do rei de Portugal. O Farol das Conchas, situa-se no morro das Conchas, desde 1872 até nossos dias, orienta os navegadores que adentram a baía de Paranaguá. A Gruta das Encantadas está envolta em lendas e histórias fantásticas sobre lindas mulheres que encantavam a todos que delas se aproximavam.
A travessia para a Ilha do Mel é feita em barcos que saem de Pontal do Sul ou de Paranaguá numa duração de 30 minutos.

Ilha do Mel - PR

Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba
A Ferrovia Paranaguá - Curitiba que liga o litoral ao planalto é uma verdadeira obra de engenharia que vence os contrafortes da Serra do Mar, numa extensão de 110 km. Construída no período de 1880-1885, possui 14 túneis escavados na rocha, 41 pontes e viadutos de estrutura metálica.

O magnífico panorama dos contrafortes da Serra do Mar com paisagens como o "Véu de Noiva", o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado, aliado à técnica do arrojado traçado da estrada continuam sendo uma atração emocionante, mesmo depois de um século.

Passeio de Trem - Curitiba-Paranaguá


Leia também:
Mapas de Paranaguá e Ilha do Mel

Um comentário:

amorelus disse...

Adoro o seu Blog.
Consigo rastrear muito material para minhas pesquisas de turismo.
Gostaria de poder viajar o tanto que você viaja, mas, um dia eu chego...perto...
abração e feliz Ano Novo, com mais viajens.
Você ainda não veio conhecer o Pantanal do MS. Eu moro em Corumbá.