O que fazer em Vacaria RS: Turismo e dicas

Vacaria é conhecida como a “Porteira do Rio Grande”, terra da maior Festa Tradicionalista da América do Sul, e maior produtor nacional de maçã.

Vacaria RS
Praça e catedral de Vacaria RS
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Vacaria RS, cidade conhecida como a “Porteira do Rio Grande”, localizada no Nordeste do Rio Grande do Sul, próximo à divisa com Santa Catarina.

Vacaria é uma das cidades mais frias do Brasil, terra do Rodeio Internacional, considerada a maior Festa Tradicionalista da América do Sul, e também uma das cidades que mais produzem maçã no Brasil.

O nome de Vacaria se originou da expressão espanhola “baqueria de los piñares” (vacaria dos pinhais), denominação que os jesuítas espanhóis atribuíram aos Campos de Cima da Serra, onde iniciaram a criação de gado que abasteceria as reduções jesuíticas.

Vacaria - maior produtor de maçã do Brasil
Pomar de maçã na zona rural de Vacaria RS

Turismo em Vacaria RS

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Vacaria RS

Navegue por este post

Quando ir a Vacaria – Rio Grande do Sul

É uma das cidades mais frias do Brasil, aliás, o recorde de acúmulo de neve no Brasil, com dois metros de espessura, aconteceu em Vacaria, no dia 7 de agosto de 1879. A última grande neve com acúmulo aconteceu no dia 29 de julho de 2021.

Neve no Rio Grande do Sul - Vacaria RS
Neve em Vacaria RS, que ocorreu em julho de 2021

O clima do município é subtropical e apresenta grande amplitude térmica durante o dia.
No verão (entre novembro e março) as temperaturas médias variam de 15 a 25 °C.
No inverno, a temperatura máxima média está em torno de 16 °C e a mínima média em torno de 7 °C, chegando a -5 °C nas madrugadas mais frias do ano (entre maio e agosto).

Se pretende apreciar o frio, vá para Vacaria entre maio e agosto.
Para curtir o Rodeio, a maior festa tradicionalista da América Latina vá no início de fevereiro, em anos pares.
Para visitar os pontos turísticos de Vacaria, vá em qualquer época do ano.

Voltar ao índice

Como chegar em Vacaria

O que fazer em Vacaria RS
Vista aérea do centro da cidade de Vacaria RS

Vacaria se localiza a 955 metros de altitude, na região dos Campos de Cima da Serra, a 240 km ao Norte de Porto Alegre, capital gaúcha, a 110 km de Caxias do Sul e 105 km ao Sul de Lages SC.

Vacaria conta com duas importantes rodovias federais: A BR-116 que corta o Brasil de norte a sul e a BR-285 que liga o Litoral Gaúcho com a Argentina.

  • Para quem vem de Porto Alegre ou Caxias do Sul basta seguir pela BR-116 sentido Norte.
  • Quem chega por Santa Catarina e norte do país é só seguir pela BR 116, sentido Sul, passando por Lages.
  • Para quem vem do Litoral, pela BR-101, basta subir pela BR-285, a partir de Araranguá.
  • Quem chega do Oeste do Rio Grande do Sul e da Argentina é só seguir pela BR-285, passando por Passo Fundo.

O aeroporto de Vacaria recebe três voos semanais da Azul (domingo, terça e quinta), com ida e volta para Porto Alegre.

Para quem chega pelo aeroporto de Caxias do Sul (116km) ou Porto Alegre ou aeroporto de Porto Alegre (232km) em dias que não há voos para Vacaria, o ideal é alugar um carro.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Vacaria

Pousada das Pipas
Pousada das Pipas

A cidade de Vacaria conta com um bom número de hotéis e pousadas, sendo que a maioria deles fica ou no centro ou às margens das duas rodovias (BR-116 e BR-285). Conheça algumas das melhores opções de hospedagem em Vacaria:

Voltar ao índice

O que fazer em Vacaria: Pontos turísticos urbanos

Ponte do Rio Pelotas - Vacaria
Rio Pelotas e ponte ao fundo – Vacaria

Entre os principais pontos turísticos de Vacaria, se destacam: A Catedral de Pedra de Nossa Senhora da Oliveira, a histórica Fazenda do Socorro, o Vale do Rio Pelotas e o Parque das Cachoeiras, a Vinícola Campestre, e o Rodeio Crioulo internacional, principal evento da cidade.

Outros pontos turísticos de menos destaque, são: Museu Municipal; Mercado Público Municipal, Atelier Livre e Associação dos Artesãos; Casa do Povo (obra de Oscar Niemeyer).
Abaixo iremos falar e mostrar um pouco de cada um dos principais pontos turísticos de Vacaria RS:

Catedral Nossa Senhora da Oliveira

Vacaria - Catedral Nossa Senhora de Oliveira
Catedral Nossa Senhora de Oliveira

A catedral de Vacaria, localizada no centro da cidade, é considerada símbolo do município. Projetada em 1912, foi construída em pedra moura, em estilo neogótico semelhante à Catedral de Notre Dame, de Paris. Seu interior também de grande beleza, apresenta colunas cilíndricas, bela pinturas e vitrais.

Praça Daltro Filho

Vacaria - Praça Daltro Filho
Vista aérea da Praça Daltro Filho

A praça central de vacaria (junto com a catedral) oferece um belo cenário, com um amplo calçadão, repleta de árvores e bancos, ponto de encontro para tomar um sorvete ou chimarrão.

Casa do Povo

Casa do Povo - Vacaria
Casa do Povo – Vacaria

Com característico estilo modernista, a Casa do Povo é uma construção cilíndrica de concreto, com janelas circulares ao longo de é um espaço destinado à variadas manifestações artísticas. O auditório tem capacidade para 400 pessoas

A obra foi projetada por Oscar Niemeyer e se tornou a maior herança deixada pelo arquiteto no Rio Grande do Sul.

Monumento ao Ginete

Monumento ao Ginete - VacariaO Monumento ao Ginete é uma obra que homenageia o Rodeio Internacional de Vacaria e aos ginetes, que montam os cavalos chucros sem encilha alguma, no pelo puro. O monumento se localiza no trevo de entroncamento da BR-116 com a BR-285, em frente ao São Bernardo Park Hotel.

Parque do Aeroporto

Vacaria - Parque do Aeroporto
Vista aérea do Parque do Aeroporto

Instalado na área do antigo aeroporto de Vacaria, o Parque foi inaugurado a pouco tempo, mas já conta com boas atrações e um enorme espaço para ampliações numa área total de 100 hectares.

Atualmente (ano de 2022) o parque do Aeroporto conta com atrações de lazer e esporte, com pista de caminhada, academia ao ar livre, parquinho infantil, chimarródromo, cachorródromo, e quadras de esportes.

No local está instalado também, o centro de atendimento ao turista de Vacaria, além do Parque Réplicas do Passado, que iremos mostrar abaixo. O acesso ao parque é livre.

Parque Réplicas do Passado

Vacaria - Parque Réplicas do Passado
Vista aérea do Parque Réplicas do Passado

O Espaço Cultural Réplicas do Passado é formado por uma vila com réplicas criadas por seu Pedro Vanaz, além de um acervo museológico que mostra como eram algumas construções do passado, como ferraria, moinho de roda d’água, entre outros.

Capela no Parque Réplicas do Passado - Vacaria
Réplica de uma capela no Parque Réplicas do Passado

O parque foi inaugurado em fevereiro de 2022 e já conta com 10 Construções específicas, mas está em constante ampliação. No local foram construídos também, 10 quiosques com churrasqueiras, mesas e bancos para quem quer passar o dia no local.

Moinho no Parque Réplicas do Passado - Vacaria
Réplica de um moinho no Parque Réplicas do Passado

Há também um espaço com várias miniaturas em funcionamento, como serraria, ferraria, moinho, entre outras instalações comerciais e construções do passado.

Abre aos domingos, das 9h às 18h. A visitação também pode acontecer sob agendamento em outros dias e horários pelo telefone: (54) 99976 7932.

Parque Santa Teresa

Parque Santa Teresa - VacariaO Parque Santa Teresa dispõe de uma bela paisagem em uma área de gramado com um lago que conta com quiosque e bar e cozinha de chão. No local funciona uma pousada que conta com uma grande infraestrutura para realização de eventos e área de esporte, como tênis, futebol e vôlei.

O que fazer em Vacaria: Pontos turísticos fora da cidade

Vinícola Campestre

Vinícola Campestre
Vista aérea do complexo da vinícola

Em março de 2019 foi inaugurada a belíssima Vinícola Campestre, em Vacaria depois de 6 anos de obras. A empresa que produz os vinhos e sucos de uva Pérgola e Zanotto investiu 30 milhões na unidade.

A vinícola, que fica às margens da BR-116, se tornou um cartão postal da cidade com jardins, parreirais, araucárias e um lago. As novas construções possuem um ambiente moderno e acolhedor.

Loja da Vinícola Campestre
Loja da Vinícola

A visita sem agendamento pode ser feita apenas na loja e no mirante no segundo piso. Para fazer o passeio enoturístico pelo interior da vinícola é preciso agendar nos contatos abaixo.

Saiba mais sobre a Vinícola Campestre

Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras - Vacaria
Vista aérea do Parque das Cachoeiras – Vacaria

Localizado a 24 Km da sede do município, o Parque das Cachoeiras conta com uma sequência de belas cachoeiras do Rio Quebra Dente, boa infraestrutura, com trilhas, área de camping e acomodações rústicas.

Parque das Cachoeiras - Vera Tormenta
Vista aérea da área de acampamento e cabanas do parque

O parque é propriedade da família da Vera Tormenta, um estabelecimento com proposta de turismo sustentável, onde tudo é pensado em prol da natureza. Dá para visitar, passar o dia, como também se hospedar nas cabanas ou em barraca, sob agendamento.

Escrevemos um artigo bem completo mostrando as cachoeiras e instalações do parque com os valores e contato para reserva.

Saiba mais sobre o Parque das Cachoeiras de Vacaria

Fazenda do Socorro

Capela da Fazenda do SocorroA Fazenda do Socorro é uma das mais antigas fazendas do Rio Grande do Sul, tem sua origem no século XVIII, nos tempos dos tropeiros que vinham de Sorocaba para buscar gado em Vacaria e levar para Minas Gerais. No local, ao lado da residência, foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Socorro.

Imagem aérea drone - Fazenda do Socorro - Vacaria
Imagem aérea drone – Fazenda do Socorro – Vacaria

Hoje a Fazenda do Socorro recebe turistas as quartas e sábados a tarde sob agendamento.
Taxa de visitação: R$ 10,00 por pessoa acima de 12 anos
Telefone: (54)99465399
E-mail: fazsocorro@hotmail.com

Confira o artigo exclusivo que escrevemos sobre a Fazenda do Socorro.

Vale e ponte do Rio Pelotas

VacariaO rio Pelotas faz a divisa natural dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, denominando Vacaria como a Porteira do Rio Grande.
O vale do Pelotas proporciona uma bela paisagem junto a Ponte do Rio Pelotas, e poucos metros para o lado a Ponte do Rio Socorro, próximo a sua foz.

Cuia e Chaleira - Vacaria
Monumento da Cuia e Chaleira, junto à ponte do Pelotas

A Ponte do Rio Pelotas se localiza a 40 km da cidade, sentido Lages, e com o represamento do Rio Pelotas por conta da Hidrelétrica de Barra Grande, se tornou um local de pesca e esportes náuticos.

O local também se encontra o monumento da Cuia e Chaleira, símbolos do povo gaúcho e a Porteira do Rio Grande que simboliza toda a hospitalidade do povo gaúcho e vacariano.

Ponte ferroviária do Rio Pelotas

Viagem de Maria Fumaça de Vacaria a LagesA ponte ferroviária é um local de difícil acesso e pouco conhecida até mesmo pelos vacarianos, na verdade ela une os municípios de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, a Lages, em Santa Catariana.

Possui em torno de 100 metros de altura, é estreita e não possui muretas de proteção, existem apenas refúgios a cada 30 metros para escapar, caso o trem venha.

Saiba tudo sobre nossa viagem de Maria Fumaça entre Vacaria e Lages

A primeira vez, chegamos até ela através duma longa caminhada pelos trilhos, confira nossa expedição pelos trilhos do trem até o Rio Pelotas. Outra forma de chegar até ela é com barco a motor, a partir da ponte rodoviária (16 km).

Ponte Ferroviária do Rio Pelotas
Ponte Ferroviária do Rio Pelotas

Rodeio de Vacaria

O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é um evento esportivo e cultural que acontece em no Parque Nicanor Kramer da Luz, no final do mês de janeiro, a cada 2 anos, em anos pares.

O parque tem 75 hectares de área e durante o evento que dura 11 dias e se transforma em uma cidade de lona, onde são disputadas provas campeiras, torneios de laço, gineteadas, concursos de danças e da cultura gaúcha.

Dança gaúcha no Rodeio de Vacaria
Dança típica no Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

Mapa de Vacaria: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível localizar cada um dos pontos turísticos de Vacaria, e desta forma traçar um bom roteiro pelas atrações.

Voltar ao índice


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

7 COMENTÁRIOS

  1. Nossa cidade de Vacaria é linda, nosso Rio Grande do Sul é de ouro. Prá que os gaúchos saem do estado, sabendo que aqui tem tanta belezas naturais e também tantas riquezas prá admirar e
    Lugares belíssimos prá repousar. DEUS abençoe sempre nossa terra, é de um esplendor magnífico que tem que preserva.

  2. Moro em Rio grande RS bem no sul , cidade da praia do cassino , estou pensando em mudar de cidade minha preocupação e em relação a trabalho me pergunto se a ofertas de trabalho em vacaria ,pois a cidade e muito bonita e me.interessei em mudar praí

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here