Praias de Palhoça SC: O que fazer, trilhas e dicas

Palhoça é um destinos de lindas praias e paisagens incríveis ao Sul de Florianópolis

Praias de Palhoça - Praia do Maço e Vale da Utopia
Vista aérea da Praia do Maço e o Vale da Utopia
  Por Jair Prandi
 

Palhoça é um destino do litoral de Santa Catarina com belas praias e paisagens belíssimas, repleto de trilhas incríveis.

Palhoça é ofuscada por vários destinos próximos mais famosos, como Florianópolis, Garopaba, Itapema, Bombinhas e Balneário Camboriú. Porém possui praias com águas transparentes e paisagens belíssimas de campos verdes, penínsulas e formações rochosas à beira mar.

Guarda do Embaú, com sua vila rústica, é sua praia mais famosa, bastante procurada por surfistas e adeptos da natureza. Já a praia Pinheira, Praia de Cima e Praia do Sonho são mais buscadas por moradores da região.

O que fazer em Palhoça SC

Saiba o que fazer em Palhoça. Conheça suas praias, trilhas e pontos turísticos. A lista abixo mostra suas principais atrações.

  • Guarda do Embaú
  • Praia da Pinheira
  • Praia do Sonho
  • Praia de Cima
  • Praia do Maço
  • Ponta do Papagaio
  • Morro do Cambirela
  • Morro da Pedra Branca
  • Parque estadual da Serra do Tabuleiro
Vista aérea da Praia Pinheira - Palhoça
Vista aérea da Praia de Cima em baixo e Praia Pinheira ao fundo

Quando ir a Palhoça – Santa Catarina

Para aproveitar as praias vá na temporada de verão, entre o final de dezembro e final de março. Nesta época a água está com boas temperaturas para banho de mar.

Porém nesta época de férias até a metade de fevereiro os preços de hospedagem sobem bastante pela alta procura. O mês de março é uma ótima alternativa.

Mas se sua intenção for somente curtir as belas paisagens através das diversas trilhas, vá em qualquer época do ano.

Praia do Maço no Vale da Utopia
Praia do Maço no Vale da Utopia, uma das mais belas paisagens de Palhoça

Como chegar em Palhoça SC

A BR-101, que corta o litoral catarinense é a rodovia que leva a cidade e passa perto de todas as suas praias. A partir dela há outras curtas estradas pavimentadas que dão acesso ás praias.

Se você chegar de avião, o aeroporto de Florianópolis é o mais próximo. Fica a 61km da praia da Pinheira e 65km de Guarda do Embaú.
A partir do aeroporto recomendamos alugar um carro para se deslocar até palhoça e conhecer todas as suas atrações.

Alugue um carro em Florianópolis!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve agora!

Onde ficar em Palhoça

Não recomendamos ficar na cidade de Palhoça, onde não há atrativos e fica distante das praias, a não ser se viaje a negócios.

A área do litoral entre a praia do Sonho e Guarda do Embaú é a que oferece mais opções de hospedagem. Ficando em qualquer uma destas áreas, os deslocamentos entre as praias e trilhas ficam fáceis.

As áreas mais turísticas, com mais opções de bares, restaurantes e lojinhas, são: centrinho de Guarda do Embaú e a área entre o canto direito da Praia Pinheira e a Praia de Cima.
Confira algumas dicas de ótimas opções de hospedagem nas praias de Palhoça:

Residencial Vila das Flores – Nota: 9,0 – Praia Pinheira

Hotel Pousada Santos Nota: 8,8 – Canto da Praia Pinheira

Moradas Dona Dálcema Nota: 9,5 – Guarda do Embaú

Mais opções de hospedagem

Praias de Palhoça

As praias propícias para banho de mar no município iniciam 26km ao Sul da cidade de Palhoça. A primeira é a praia de Araçatuba, na Foz do rio Maciambu, e a última, a praia de Guarda do Embaú, na divisa com Paulo Lopes.

No mapa acima pode-se observar a localização de cada praia e atração. Conheça as praias do município listadas no sentido Norte – Sul:

Praia de Fora

Praia de Fora
Foto: Elusa Barreto / Local Guides

A Praia de Fora de Palhoça é bastante frequentada por moradores da cidade e pouco conhecida por turistas. Não é das melhores praias de palhoça, mas possui águas calmas, sem ondas, agradáveis para famílias com crianças. Fora da temporada fica praticamente deserta.

A praia é extensa, com areia dourada e grossa, e o pessoal aproveita das águas paradas para passear de caiaque e jet ski. É a praia balneável que fica mais próxima ao centro de Palhoça.

Praia de Araçatuba – Foz do Rio Maciambu

Foz do Rio Maciambu - PalhoçaA vila de Araçatuba fica junto à foz do rio Maciambu, um rio formado por áreas de mangue, que deságua na baía Sul da ilha de Florianópolis. O acesso até a foz é todo asfaltado.

Esta praia de águas muito calmas é indicada para quem gosta de um lugar bem sossegado em meio à natureza. É bastante procurada por adeptos da pesca e ideal também para esportes aquáticos.

Praia do Sonho

Praia do Sonho - PalhoçaA Praia do Sonho possui mar calmo, com suas águas ainda protegidas pela baía Sul de Florianópolis. Com 2,5 km de extensão, o mar límpido tem pequenas ondas, possui boa faixa de areia e uma larga faixa de dunas e vegetação natural entre o mar e as residências.

É uma praia bastante tranquila, com muitas residências de praia, bastante frequentada pelo pessoal da região, mas recebe também, turistas na temporada. Em seu canto direito fica a Ponta do Papagaio

Ponta do Papagaio

Ponta do PapagaioA Ponta do Papagaio é uma península onde há uma área de mata preservada, entre a praia do Sonho e a Praia Pinheira. Uma estreita faixa de areia leva até o local onde forma-se uma praia cada lado com mar muito calmo.

No lado direito fica a Ilha do Papagaio, acessível por uma travessia de 100 metros. No lado esquerdo há uma trilha entre as pedras que leva até imensas pedras, onde se avista a ilha de Araçatuba e o extremo Sul da Ilha de Florianópolis.

Praia Pinheira – Palhoça

Praia Pinheira - PalhoçaTambém conhecida como Praia de Baixo, a praia de 7 Km de extensão em formato perfeito de concha. Suas águas são calmas, ótimas para banho de mar e esportes náuticos. Possui uma larga faixa de areia ideal para prática de esportes e caminhadas.

O canto direito da praia é o ponto com mais opções de bares, restaurantes e pousadas, porém há mais opções espalhadas. Em seu canto esquerdo fica a Ponta do Papagaio.

Praia de Cima

Praia de Cima - PalhoçaEsta talvez seja a melhor praia de Palhoça para curtir no verão. Possui uma paisagem belíssima, águas límpidas, com mar calmo, com pequenas ondas. A qualidade do mar, a boa faixa de areia, a orla preservada e as áreas naturais são qualidades da Praia de Cima.

No lado esquerdo há belas áreas rochosas. No lado direito há áreas de mata e campos onde ficam as trilhas da praia do Maço, Vale da Utopia e Ponta das Andorinhas.
Há uma boa estrutura turística neste praia.

Praia do Maço

Praia do Maço - PalhoçaÉ sem dúvida a mais bela praia de palhoça, em nossa opinião. Porém é uma pequena praia deserta com apenas 35m de largura, mas belíssima. Se situa no vale da Utopia, entre rochedos e belas áreas de campos e montanhas.

O acesso a esta prainha se dá por uma trilha de 500m, atravessando o morro, a partir do canto direito da Praia de Cima. A partir dela é possível seguir a caminhada pelo costão até a Ponta das Andorinhas.

Prainha e praia Solita

Prainha - Guarda do EmbaúA Prainha é uma bela praia deserta localizada atrás da montanha de Guarda do Embaú. Tem 200m de extensão e mar transparente, em formato de concha, indicada para banho e surf. Possui belíssimas áreas rochosas nos dois lados, dunas e costões.

Um pouco à frente, separada por rochedos fica a pequena praia Solita. O acesso se faz pela trilha do morro (1 km) ou pela trilha da costa (1,6 km) a partir de Guarda do embaú.

Praia da Barra

Praia da Barra - Guarda do EmbaúA Praia da Barra fica em Guarda do Embaú, a 600m da vila, seguindo a trilha que margeia o rio. A pequena praia mistura as águas do rio com as águas do mar, possui áreas de pouca profundidade e áreas com correnteza na saída do rio.

Praia de Guarda do Embaú

Guarda do Embaú - SCO mar da praia da Guarda é propício à prática do surf sendo considerado um dos melhores locais do Brasil. Para chegar até lá é preciso fazer uma pequena travessia de canoa, à partir do Rio da Madre.

O rio divide dois municípios. O lado da vila pertence à palhoça, enquanto no outro lado, onde está a praia da Guarda, pertence a Paulo Lopes. A partir de Guarda do Embaú saem as trilhas da pedra do Urubu e da Prainha.

Leia nosso post completo sobre Guarda do Embaú

Trilhas em Palhoça

Depois das praias, as trilhas de Palhoça é que estão entre suas principais atrações. São muitas as opções de trilhas, tanto pela área costeira como pela serra.
No mapa anterior também indicamos a localização de cada trilha. Conheça as principais opções de trilhas de Palhoça:

Trilha da Ponta do Papagaio

Trilha da Ponta do PapagaioA trilha da Ponta do Papagaio leva até o final da península, entre enormes rochedos. Tem 500m de extensão e se torna um pouco cansativa porque o trecho é todo entre as pedras.

De lá se tem a vista panorâmica da ilha de Araçatua e a Fortaleza de Nossa senhora da Conceição. Ao longe se avista a Praia dos Naufragados, a praia selvagem que fica mais ao Sul da Ilha de Florianópolis.

Trilha da Praia Pinheira à Praia de Cima

Trilha da Praia da PinheiraEsta trilha de 600m leva de uma praia a outra através de belos cenários de rochedos e campos gramados. Pode ser iniciada no canto direito da praia Pinheira e finalizada no canto esquerdo da Praia de Cima, ou também pelo sentido contrário.

Trilha da Praia do Maço e Ponta das Andorinhas

Ponta das Andorinhas
Vista aérea da Ponta das Andorinhas, com a Praia de Cima e Pinheira ao fundo

São duas trilhas que temo mesmo pontos de partida e compensa conhecer os dois lugares de uma só vez. São 1900m de extensão no total (ida e volta).
O ponto de partida é pelo canto direito da Praia de Cima. Logo no início há uma bifurcação: A da direita leva para praia do Maço e a da esquerda para Ponta das Andorinhas.

Trilha da Praia do Maço - Palhoça
Vista da praia de Cima no início da Praia do Maço

Inicie indo para praia do Maço, que consiste em atravessar o morro. São 500m, sendo que a metade é de subida e a outra metade de descida. A paisagem do lugar é uma das mais bonitas de Palhoça.

Praias de Palhoça - Praia do Maço e Vale da Utopia
Vista aérea da Praia do Maço e o Vale da Utopia

Na sequência siga pelo costão esquerdo por mais 700m até a Ponta das Andorinhas. Este percurso se dá por imensos costões e rochedos. Por final, basta retornar por mais 700m costeando o mar pela direita. Esta área é de belos campos gramados à beira mar.

Costão da Praia do Maço - Palhoça
Costão que leva da Praia do Maço à Ponta das Andorinhas

Trilha do Vale da Utopia

É a mais longa trilha de Palhoça pela área costeira. Porém existem diversas opções nesta trilha com diferentes extensões.

Vale da Utopia
Vale da Utopia e Prainha de Guarda do Embaú ao fundo

Para quem desejar fazer a trilha inteira saindo da Praia de Cima, passando pela Praia do maço, até a Guarda do Embaú (ou vice e versa) são cerca de 2,5 km (somente ida).
Porém há trechos mais curtos indo somente até um ponto de vista da Prainha, com 2,5 km ida e volta pela Praia de Cima.

Trilha da Pedra do Urubu

Pedra do Urubu - Guarda do Embaú
Mirante da Pedra do Urubu, em Guarda do Embaú

Trilha imperdível em Guarda do Embaú, de onde se tem a melhor vista panorâmica da praia e do rio da Madre. A trilha tem apenas 500m, porém a subida é íngreme, mas toda pela sombra da mata.

No final descortina-se uma vista maravilhosa de Guarda do Embaú e da Praia Pinheira e da região. O acesso é pela margem do rio no final da vila.

Trilha da Prainha e da Guarda do Embaú

Trilha de Guarda do Embaú
Paisagem do costão de Guarda do Embaú

O acesso a trilha da Prainha é por Guarda do Embaú. Recomendamos fazer a trilha indo pelo morro e voltando pela costa. Este percurso oferece belíssimas paisagens e tem 2,5 km.

Porém com o caminho inicial é o mesmo que leva à Pedra do Urubu, aproveite para fazer as duas em conjunto. O percurso até o mirante da Pedra do Urubu, Prainha pelo morro e depois a trilha do costão totaliza 3,2 km.

Leia mais sobre a Pedra do Urubu e trilha da Prainha

Trilha do Morro da Cambirela

Morro da Cambirela
Foto: Ismael Silveira / Local Guides

Localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o Morro da Cambirela possui 1043 metros de altitude. É o ponto culminante de Palhoça, oferecendo uma ampla vista panorâmica.

Do topo é possível se tem uma vista da ilha de Santa Catarina, da região metropolitana de Florianópolis e de várias praias. Porém esta trilha requer um ótimo preparo físico, pois é preciso enfrentar uma íngreme subida. São aproximadamente 2,5 km de subida (5 km ida e volta).

Trilha do Morro da Pedra Branca

Pedra Branca - Palhoça
Pedra Branca – Foto: Leônidas Yopan / Wikimedia

A Pedra Branca é uma enorme formação rochosa com 490 metros de altitude. Localiza-se entre os municípios de Palhoça e São José, e oferece uma ampla vista panorâmica da região litorânea da Grande Florianópolis.

Do alto do morro se avista a parte sul da Ilha de Santa Catarina, o Rio Cubatão, as cidades de palhoça e São José.
A trilha tem cerca de 2,5 km de extensão (somente ida) com trechos de subida íngreme. O acesso se dá pelo bairro do Sertão do Imaruim ou pela Colônia Santana, em São José.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Foto: IMA / Instituto do Meio ambiente de Santa Catarina

É a maior unidade de conservação do sul do Brasil, com quase 90.000 hectares. A área se espalha por 9 municípios, incluindo Palhoça, onde fica a sede do parque. Possui grande riqueza natural, incluindo nascentes de rios que abastecem cidades da região.

O parque conta com guias treinados e no local, é possível praticar atividades de ecoturismo, como caminhadas, rapel, voo livre, banhos de cachoeira, entre outros.
A sede do parque fica no km 238 da BR 101.

Horário: Quarta-feira a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita
Contato: 48 3286 2624

Mais Viagens e Caminhos na região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here