Urubici está localizada na Serra Catarinense. Muito conhecida por suas belezas naturais; cachoeiras, cavernas, cânions e serras. Mas principalmente por abrigar o local mais frio do Brasil. O Morro da Igreja.

Existem muitas atrações a serem exploradas em 3 sentidos diferentes:

No sentido Grão Pará, por estrada de terra, estão localizadas o maior número de atrações: Morro da Igreja e Pedra Furada, Serra do Corvo Branco, Cascata Véu da Noiva e Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Pela SC 430, rodovia que liga Urubici à São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro as atrações são: Cascata do Avencal, Inscrições Rupestres e mirante da cidade.

Na direção de Rio Rufino, por estrada de terra a atração é o Morro do campestre.

No sentido norte está o acesso asfaltado e sinuoso para Br 282, onde não existem pontos turísticos, mas belas paisagens com araucárias.

Vista do alto do Morro da Igreja - Urubicí
Vista do alto do Morro da Igreja – Urubici

Pontos turísticos de Urubici

Morro da Igreja

Ponto culminante habitado da Serra Geral com 1822 m de altitude, local em que a Aeronáutica instalou o CINDACTA II ,base de monitoramento aéreo dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Alto do Morro da Igreja, Pedra Furada ao fundoTodos os anos no inverno há ocorrência de neve. Em 1996 foi registrada a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8 ºC negativos, e 40 ºC negativo de sensação térmica por causa dos ventos. Baixas temperaturas são comuns, mesmo no verão.
A visitação e das 09:00 h às 16:00 h.
Neve no Morro da IgrejaFica a 26 km do centro, sendo 10 km de estrada de terra (plana) e 16 km pavimentada (subida).
Do alto do morro é possível enxergar o Litoral Sul Catarinense. Na sua frente, chama a atenção a Pedra Furada. Escultura natural cartão-postal da cidade. A pedra tem uma abertura de 30 metros de circunferência.

Morro do Campestre

Morro do Campestre - UrubicíLocalizado um 8 km do centro, por estrada de terra, é uma imponente formação de arenito com, 1,380 metros de altitude. De cima do morro se tem uma ótima vista do Vale do Rio Canoas.
O acesso é pela estrada para Rio Rufino e numa fazenda particular. Dá para chegar perto do topo de carro.

Cascata do Avencal

Cascata do Avencal, vista da parte superiorA cachoeira tem 100 metros de queda livre, fica a 7 km do centro, no sentido São Joaquim, por estrada pavimentada e pode ser visitada por cima e por baixo.
Na parte superior o acesso é fácil. Dá para chegar com o veículo na beira do precipício e tem 2 mirantes para se tirar belas fotos.
Na parte de baixo o acesso final é feito a pé (cerca de 800 metros), sendo que grande parte da trilha é sobre as pedras e elas se tornam bastante escorregadias próximo à cascata.

Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco, UrubicíUma linda estrada, formada por um emaranhado de escarpas e montanhas.
Possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros. Apenas 600 metros da serra são pavimentados. Possui um mirante para se tirar belas fotos. Não é possível passar com veículos de grande porte por causa de suas curvas fechadíssimas.
O acesso de 30 km é de terra, pela SC 439, estrada que liga Urubici a Grão Pará, pela Serra Geral.

Cascata Véu da Noiva

Cascata Véu da Noiva, UrubicíFica no caminho para o Morro da Igreja, onde é só seguir a placa indicativa e andar não mais de 300 m em estrada de terra. A cascata fica em propriedade particular, onde também há uma tirolesa para os mais aventureiros.

Gruta N° Senhora de Lourdes

Gruta N° Senhora de Lourdes - UrubicíÉ uma gruta natural encravada nas rochas, onde existe a imagem da Santa e uma espécie de Igreja, por trás de uma cascata.
O acesso fácil, na beira do caminho para o Morro da Igreja, a 10 km do centro.

Mirante da cidade

Mirante de UrubicíFica às margens da SC 430 a 4 Km do centro, no sentido São Joaquim. Do local, se tem uma vista completa da cidade de Urubici.

Inscrições Rupestres

Inscriçoes Rupestres - UrubicíFica às margens da SC 430, no sentido São Joaquim, a 3 km do centro. São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos.

Cânion do Espraiado

Cânion do Espraiado - UrubicíLocalizado na parte sul do Campo dos Padres, a 1500 metros de altitude, este cânion apresenta grande beleza cênica, com escarpas, penhascos e cachoeiras, lugar ideal para trilhas e longas caminhadas. O local está sendo indicado para ser o mais novo Parque Nacional catarinense.
Fica a 39 km do centro, sendo 30 km pela SC 439 no sentido Serra do Corvo Branco, ate o começo da trilha que tem 9 km de extensão até o cânion.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here