O que fazer em Urubici SC – 30 Pontos turísticos e dicas

Urubici é o mais belo destino da Serra Catarinense, conhecida por suas belezas naturais; cachoeiras, cavernas, cânions e serras.

O que fazer em Urubici SC
  Por Jair Prandi
 

Urubici é o mais belo destino da Serra Catarinense. Conhecida por suas belezas naturais; cachoeiras, cavernas, cânions e serras, tem como principal atração o Morro da Igreja, considerado o local mais frio do Brasil.

Urubici despontou como principal destino da Serra Catarinense. Faz parte de um roteiro que inclui também, Lages, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, onde fica a espetacular Serra do Rio do Rastro.

A cidade de Urubici fica num vale plano a 915 m de altitude, rodeado de montanhas. Nelas se espalham as belas atrações naturais, como o Morro da Igreja e a Pedra Furada, a 1822 m de altitude.

Além dos pontos turísticos mais explorados e conhecidos, há muitos outros lugares para visitar em Urubici, que ficam em propriedades particulares, que aos poucos vão se tornando disponíveis para o turismo.

O nome correto Urubici, é muitas vezes confundido com Ubirici, Uribici, Urubuci. esta confusão se dá com a troca das letras “U” e “I”.

Dicas de onde ficar em Urubici: Conheça 14 ótimas opções!

Neste post iremos destacar o que fazer em Urubici, como chegar, quando ir, além de dicas de hospedagem.

Urubici SC
Cidade de Urubici fotografada por nosso drone

Turismo em Urubici

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Urubici SC

Navegue por este post

Quando ir a Urubici SC – Tempo e clima

Suas atrações podem ser visitadas em qualquer época do ano. Para quem quiser pegar frio, ver geadas e possivelmente neve, deve ir no inverno, entre junho e agosto. Nesta época as temperaturas na cidade podem chegar a -5 graus, e no alto das montanhas ainda menos.

Eu particularmente prefiro ir em outras épocas (primavera, verão ou outono). Nestas épocas os dias são mais longos e quentes, melhor para fazer as trilhas, visitar os lugares e fazer turismo em Urubici.

Voltar ao índice

Onde fica Urubici: Como chegar

Para quem vem de longe o aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, situado a 200 km, e o caminho é pela BR-282, passando por Alfredo Wagner e Bom Retiro.

O ideal é estar de carro para circular entre as atrações, que são bastante espalhadas e distantes da cidade. Outra opção (se não estiver de carro) é contratar os passeios com uma das agências local.

Morro do Campestre - Urubici
Bela vista do vale a partir do Morro do Campestre

Na nossa opinião se você chegar de avião no estado, deve alugar um carro!

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Para quem está hospedado em Florianópolis ou Balneário Camboriú, e está com pouco tempo disponível, há a opção de tour de 1 dia (16 horas) pela Serra Catarinense.
O tour leva a Urubici, São Joaquim e passa pela espetacular Serra do Rio do Rastro. Para mais detalhes, acesse os links abaixo!

Obs: Se você estiver sem carro em Urubici, há um tour que leva a várias das principais atrações.

Reservar tour completo em Urubici

O que fazer em Urubici
Vale Rio Canoas, caminho para o Cânion Espraiado

Voltar ao índice

Onde ficar em Urubici: Dicas de hospedagem

Hoje, Urubici conta com um grande número de pousadas espalhadas mais pelo interior do que na cidade. Há tanto hotéis na cidade, como pousadas simples e charmosas pousadas localizadas entre belíssimas paisagens naturais.

Atenção! Se vai buscar hospedagem em Urubici em finais de semana do inverno e feriados prolongados, reserve com pelo menos um mês de antecedência, pois costuma lotar.

Hotéis e pousadas na cidade

Nas duas últimas visitas a Urubici ficamos na cidade, uma vez no Urubici Park Hotel, outra no hotel Aconchego. os dois hotéis são bastante aconchegantes, oferecem uma ótima estrutura e um excelente café da manhã.

Hotel em Urubici
Café da manhã no Hotel Aconchego

Verificar disponibilidade no Hotel Aconchego

Urubici park hotel
Fachada do Urubici Park Hotel

Consultar disponibilidade no Urubici Park Hotel

Cabanas Xokleng
Pousada Cabanas Xokleng

Verificar disponibilidade na Pousada Cabanas Xokleng

Se considerar pela distribuição dos pontos turísticos, podemos dizer que é melhor ficar no centro da cidade, pois há atrações para todos os lados. Porém muitas pousadas ficam em lugares incríveis rodeadas por araucárias e belos cenários naturais.

Pousadas em meio à natureza

Abaixo há uma pequena lista de opções que são muito bem avaliadas e uma lista geral de opções, confira e reserve!

Ainda não escolheu o local de sua hospedagem? Escrevemos também um artigo bem detalhado mostrando 14 ótimas opções, confira!

Dicas de onde ficar em Urubici: Conheça 14 ótimas opções!

Voltar ao índice

Onde comer em Urubici

Posto serra Azul - Urubici
Posto serra Azul, bar, café e restaurante tematizado

Urubici oferece ótimas opções de restaurantes em estilo variados. A cidade é estreita e comprida, acompanhando a SC-110, que se tornou a principal avenida da cidade. Nesta avenida, num raio de 3 km, está a maioria das opções de restaurantes, cafés e lanchonetes.

Em nossa visita experimentamos três restaurantes e recomendamos: O Zecas Bar, com seu ótimo Buffet; o Bodegão da Serra, com serviço à la carte e ótimos pratos variados; e o Posto Serra Azul, com sua temática incrível.

O Posto Serra Azul possui uma temática retro toda estilizada no automobilismo. O local conta com bar, café, restaurante, lojinha de souvenirs, além do próprio ambiente que é um show.

Voltar ao índice

O que fazer em Urubici – Pontos turísticos

Urubici - Mirante de vidro Altos Corvo Branco
Segundo mirante

Existem muitas atrações a serem exploradas em 4 direções diferentes, partindo da cidade:

  • No sentido Grão Pará está o maior número de atrações: Morro da Igreja e Pedra Furada, Serra do Corvo Branco, Cascata Véu da Noiva, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Pedra da Águia e Cânion do Espraiado.
  • Pela SC 430, rodovia que liga São Joaquim, Urubici e a Serra do Rio do Rastro, as atrações são: Cascata do Avencal, Cascata Papuã, Cascata Mundo Novo, Inscrições Rupestres e mirante da cidade.
  • Pela estrada Urupema Urubici (estrada de terra) as atrações, são: Morro do Campestre, Cascata do Vacariano e parque Sete Quedas.
  • No sentido do distrito do Baianos há algumas cachoeiras: Cachoeira da Neve, Cachoeira do Pinheiro, Cascata da Barra e do Segredo e Cascata Bailarina.
  • No sentido norte está o acesso asfaltado e sinuoso para BR-282, onde praticamente não existem pontos turísticos, somente o portal turístico e as belas paisagens com araucárias e a sinuosa Serra do Panelão.
Portal de Urubici SC
Portal localizado no acesso principal da cidade

Voltar ao índice

O que fazer em Urubici: Sentido Grão Pará e Serra do Corvo Branco

Morro da Igreja e Pedra Furada

O Morro da Igreja é o ponto culminante habitado da Serra Geral com 1822 m de altitude. No local funciona uma base de monitoramento aéreo dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a Aeronáutica instalou o CINDACTA II.

Do alto do morro é possível enxergar o Litoral Sul Catarinense. Na sua frente, chama a atenção a Pedra Furada. Escultura natural cartão-postal da cidade. O portal da pedra tem uma abertura de 13×6 metros.

Morro da Igreja - Urubici
Mirante do Morro da Igreja e a Pedra Furada ao fundo

Todos os anos no inverno há ocorrência de neve. Em 1996 foi registrada a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8ºC negativos, e 40ºC negativo de sensação térmica por causa dos ventos. Baixas temperaturas são comuns no local, mesmo no verão.

Não há cobrança de ingressos, porém, o acesso ao Morro da Igreja é limitado e feito sob agendamento, devido à pequena quantidade de vagas de estacionamento.

As autorizações devem ser realizadas através do site da ICMBIO e depois retiradas em Urubici, na sede do Parque Nacional de São Joaquim. Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542, entre as 08:00 e as 12:00 e entre as 14:00 e as 16:00.

O Morro da Igreja é o mais conhecido dos lugares para visitarem Urubici, fica a 26 km do centro, com acesso todo asfaltado.

Trilha da Pedra Furada

Pedra Furada – Urubici

A trilha para a Pedra Furada tem 8,5 km de extensão (ida e volta).
As altitudes variam de 1767m a 1583m. A caminhada dura em torno de 5 horas e é de nível moderado, atravessando matas, campos, pedras e penhascos.

A caminhada começa na penúltima curva da estrada que dá acesso ao mirante do Morro da Igreja. Depois segue contornando o cume do Morro da Igreja (1822m), passando por serras, montanhas, vales e cânions magníficos.

Trilha da Pedra Furada - Urubici
Pedra Furada – Urubici

O destaque final é a chegada à pedra Furada, formação rochosa que é avistada à frente do Morro da Igreja.

O acesso é autorizado mediante agendamento antecipado. É permitido somente com o acompanhamento de condutores cadastrados no Parque Nacional de São Joaquim.

Guia autorizado na trilha da Pedra Furada

Fizemos a trilha com o experiente guia Moacir, condutor autorizado do parque. Para agendar esta trilha fantástica, basta entrar em contato com o Moacir pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp do guia Moacir. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!

Saiba tudo sobre o Morro da Igreja e a trilha da Pedra Furada

Trilha do Cânion Três Barras e Nascentes do Rio Pelotas

Cânion Três Barras - Serra Catarinense
Cânion Três Barras e o Morro da Igreja no topo da montanha

O Cânion Três Barras é onde se encontra o Morro da Igreja e a Pedra Furada, porém, esta trilha leva ao lado direito, no lado oposto destas atrações, mas que revela uma grande beleza cênica.

Além do cânion e as paisagens das montanhas, a trilha leva às nascentes do Rio Pelotas, importante rio da Serra Catarinense e Serra Gaúcha, que faz parte da divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para depois se junta com o Rio Canoas para formar o Rio Uruguai.

A trilha tem aproximadamente 9 km de extensão e é de média dificuldade, pois há morros para subir. É altamente recomendado ir com um guia, pois é comum fechar de neblina e que não conhece pode ficar totalmente desorientado no local.

Fizemos essa trilha também com o guia Moacir e o botão abaixo leva direto no WhatsApp dele. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!

Mais sobre a trilha do Cânion Três Barras e Nascentes do Rio Pelotas

Serra do Corvo Branco – Urubici

Serra do Corvo Branco - Urubici
A enorme fenda na rocha da Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco é uma estrada cênica, formada por um emaranhado de escarpas e montanhas na divisa de Urubici e Grão Pará. No início da descida fica o maior corte em rocha no Brasil, com 90 metros de altura.

Vista aérea de cima da serra

Apenas 600 metros da serra são pavimentados, em sua parte mais crítica. Antes da primeira curva fechada, há um mirante para se tirar belas fotos. Não é possível passar com veículos de grande porte por causa de suas curvas fechadíssimas de 180 graus.

A Serra do Corvo Branco faz parte da SC 439, rodovia que leva a Grão Pará. Fica a 30 km do centro de Urubici, sendo 24 km de asfalto e 6 km de estrada de terra.

Altos do Corvo Branco

Vista aérea da Serra do Corvo Branco
Vista aérea da Serra e do platô no alto

No início da descida, à direita, foi aberta uma estrada que sobe ao alto das montanhas. Lá no alto há trilhas que levam a lugares com pontos de vistas fantásticas.
Os proprietários (que abriram esta estrada) estão cobrando R$ 50 por pessoa pelo acesso (ref. nov. 2022).

Urubici - Mirante Altos Corvo Branco
Mirantes de vidro no parque Altos Corvo Branco

Nota! Em maio de 2022 foi inaugurada no parque Altos Corvo Branco, uma plataforma de vidro suspensa acima do abismo. A atração é a mais nova sensação para fotos em Urubici. O parque abre das 8h30 às 18h.

Saiba mais sobre a Serra do Corvo Branco

Cascata Véu da Noiva, cachoeira dos Namorados e Três Irmãs

Urubici - Cachoeira Véu da noiva
Cachoeira Véu da noiva

Véu da Noiva é uma bela cachoeira onde a água escore por uma parede de pedra parecendo o véu de uma noiva. A cascata é parte de um parque numa propriedade particular, que conta com mais duas cachoeiras acessíveis por trilhas, além de uma tirolesa, pousada e restaurante.

Urubici - Cachoeira dos Namorados
Cachoeira dos Namorados

As outras duas cachoeiras são acessíveis através de uma trilha suspensa de madeira de 300 metros que passa por uma floresta de xaxins gigantes com uma longa escadaria no final.

Urubici - Cachoeira Três Irmãs
Cachoeira Três Irmãs vista do mirante superior

No local há dois decks de madeira que servem de mirantes. A cachoeira dos Namorados tem acesso em baixo dela, já a das Três Irmãs, por cima, onde há também um belo cânion. Há também uma trilha mais longa para ir em baixo dela.

Fica no caminho para o Morro da Igreja, a 29 km do centro da cidade. O acesso é todo asfaltado.
Entrada: R$20 por pessoa (ref. dez. 2022).

Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Urubici

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Urubici
É uma gruta natural encravada nas rochas que também conta com uma pequena queda d’água sobre ela. No local foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes.

O incrível é que a capela fica atrás da cascata. Além da parte inferior há um outro nível, acessível por uma escadaria, onde é possível subir.
O acesso é fácil, fica a 500 m da rodovia que leva para Serra do Corvo Branco, a 11 km do centro. A entrada gratuita.

Pedra da Águia

Pedra da Águia - Urubici
Pedra da Águia, a caminho do Cânion Espraiado

A Pedra da Águia é uma enorme formação de arenito que se assemelha ao formato de uma águia com as asas abertas. Fica a 26 km de Urubici, no caminho para o Cânion do Espraiado.
Seguindo pela estrada um pouco à frente dela se forma um cenário belíssimo, com a vista do rio Canoas, as araucárias ao redor e a pedra ao fundo. A visita é livre.

Cânion Espraiado

Cânion Espraiado - Urubici
Belíssimas formações rochosas do Cânion Espraiado

Localizado na parte sul do Campo dos Padres, a mais de 1500 metros de altitude, este cânion apresenta grande beleza cênica. Possui altos penhascos, escarpas, e várias cachoeiras, lugar top para trilhas e longas caminhadas.

O Cânion Espraiado fica em propriedades particulares, sendo necessário pegar autorização para visitar. A autorização custa R$30 (ref. ano de 2023) por pessoa e é cobrada no receptivo do cânion.

Obs: A estrada havia sido arrumada e dava acesso a carro comum, porém, voltou a ficar bem ruim dando acesso somente a veículos altos com tração 4×4 (o motorista precisa ter experiência) ou caminhando.

Passeio 4×4 ao Cânion Espraiado – Há opção de fazer o passeio ao Cânion Espraiado com guiamento e transporte 4×4. Para agendar esta aventura, basta entrar em contato com o Moacir pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp do guia Moacir. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!

Saiba tudo sobre o Cânion Espraiado

Montanha Infinita e balanço

Balanço Infinito - Cânion Espraiado - Urubici
Balanço Infinito e o Cânion Espraiado ao fundo

A Montanha Infinita e o Balanço Infinito ficam no topo do Campo dos Padres, no alto da Serra Catarinense, a 1600 m de altitude. Além do balanço ser muito fotogênico, lá do alto se tem uma vista espetacular do Cânion Espraiado lá em baixo e do vale abaixo.

Fica a 3 km do cânion Espraiado e o acesso se dá somente caminhando ou de 4×4. No link acima do artigo do Espraiado também detalhamos informações desse atrativo, que está incluído no passeio 4×4.

Dicas de onde ficar em Urubici: Conheça 14 ótimas opções!

Voltar ao índice

O que fazer em Urubici: Sentido Rio dos Bugres

Cachoeira do Rio dos Bugres – Abrigo 1500

Cachoeira do Rio dos Bugres
A cachoeira do Rio dos Bugres é a mais alta queda d’água de Urubici, e também a mais bonita. A queda tem 220 m de altura, um belo paredão de arenito e uma grande gruta na parte inferior. Fica a 28 km do centro da cidade.

Anteriormente havia uma trilha pela parte de baixo, que leva até a base da cachoeira. Porém, o acesso foi fechado pelos proprietários e não é mais possível realizar esta aventura.

A visitação ocorre pela parte de cima através de uma nova estrada que leva até o camping Abrigo 1500 e ao mirante à sua frente. Do local se tem a vista frontal desta cachoeira espetacular que está entre as mais belas e imponentes de Santa Catarina.

Leia nosso post completo sobre a Cachoeira dos Rio dos Bugres

Cânion do Rio dos Bugres

Cânion do Rio dos Bugres - Urubici
Um pouco antes de chegar ao Abrigo 1500, há uma bifurcação à esquerda que leva à Estância Bonin, onde fica o vértice do Cânion do Rio dos Bugres e a Cachoeira Bonin. Lá há mirantes naturais, que proporcionam uma bela vista panorâmica do cânion e da cachoeira.

Mesmo como uma bela vista do cânion, não dá para visualizar a cachoeira do Rio dos Bugres deste ponto.

Cachoeira Bonin

Cachoeira do Rio das Cobras e cânion do Rio dos Bugres
Cachoeira Bonin e cânion do Rio dos Bugres

Próximo ao mirante do cânion do Rio dos Bugres, mais à direita, tem também o mirante da Cachoeira Bonin. Esta queda tem em torno de 200 metros de altura e marca o início do vértice do cânion do Rio dos Bugres.

A Estância Bonin é a propriedade particular que permite a visitação ao cânion do Rio dos Bugres e a Cachoeira Bonin, com a cobrança de uma taxa de apenas R$10 por pessoa (ref. Set 2021). Além das atrações naturais a estância oferece algumas formas de hospedagem, refeições e opções de atividades. Confira as opções:

  • Duas tyne houses para hospedagem, com teto de vidro para quem gosta de ver o céu estrelado ou acordar com o lindo nascer do sol.
  • Área de camping coberta com estrutura de banheiros com ducha a gás e cozinha com churrasqueira.
  • Área para camping selvagem.
  • Estrada demarcada especialmente para grupos de 4×4.
  • Trilhas diversas e com diferentes níveis de dificuldade.
  • Recebem grupos para almoço, churrasco, pão e salada ou tábua de queijos (serviço a combinar previamente).

Whatsapp: (48) 99655-8315

Caverna Rio dos Bugres

Caverna Rio dos Bugres
Foto: Prefeitura de Urubici

A caverna é um antigo abrigo de índios em uma montanha com vários corredores estreitos e várias saídas. Não são tão interessantes, vá apenas se sobrar tempo. Leve uma lanterna junto pois não há iluminação em seu interior.

Para chegar lá, é preciso enfrentar 11 km de estrada de terra. Próximo à caverna é preciso enfrentar uma trilha na subida.

Abre de segunda a domingo e o valora da entrada é de R$5

Voltar ao índice

O que fazer em Urubici: Sentido São Joaquim

Cascata do Avencal – Parque Mundo Novo

Cascata do Avencal - Urubici
Vista aérea do parque da Cascata do Avencal

A cachoeira tem 100 metros de queda livre, pode ser visitada por cima e por baixo. Na parte de cima há várias atrações e atividades, são 4 mirantes nos 2 lados da queda (um deles de vidro), além de uma réplica da Pedra Furada para fotos.

Dentro da área do parque, um pouco mais distante fica a Cachoeira Mundo Novo, que iremos mostrar logo abaixo. Tem também, balanço, um lago e pousada.

Tirolesa Cascata Avencal - Urubici
Tirolesa da Cascata do Avencal

O parque da Cascata do Avencal dispõe também de atividades radicais (pagas à parte). Há uma tirolesa menor, uma maior que passa acima da cachoeira e um pêndulo no penhasco da queda, para os mais corajosos.

A entrada no parque custa R$40 por pessoa (ref. ano de 2023) e dá direito a visitar a Cascata do Avencal, por cima e por baixo, além da Cachoeira Mundo Novo.

Cascata do Avencal por baixo
trilha da Cascata do Avencal por baixo

Na parte superior o acesso é fácil. A cascata do Avencal fica a 7 km do centro, no sentido São Joaquim, por estrada pavimentada. Há estacionamento dentro do parque.

Na parte de baixo o acesso é por uma estrada de terra de 4 km, próximo à entrada da cidade. O final é por uma trilha de 400 metros sobre pedras que se tornam escorregadias próximas à cascata.

Saiba mais sobre a Cascata do Avencal e suas atrações

Cachoeira Mundo Novo

Cachoeira Mundo Novo - Urubici
Cachoeira Mundo Novo vista ada trilha entre os xaxins

A Cachoeira Mundo Novo é uma queda de aproximadamente 50 metros, com acesso pelo parque da Cascata do Avencal. O destaque desta cachoeira é a trilha para chegar a ela, repleta de uma floresta com enormes xaxins.

Cachoeira Papuã

Cachoeira Papuã - Urubici
Vista aérea da Cachoeira Papuã e mirante

A cachoeira Papuã é das últimas novidades como ponto turístico de Urubici. A queda d’água, anteriormente escondida ganhou um parque e um mirante espetacular.

Passarelas com 300 metros de extensão terminam em um mirante de vidro para cachoeira e cânion. A plataforma fica acima de um penhasco de 120 metros de altura e de onde se avistam as duas belíssimas quedas d’água.

Em 2022 o parque ganhou uma nova atração, essa mais radical, um Sky Bike de 150 metros de altura e 460 metros de extensão. A atração atravessa o precipício e provoca alta adrenalina nos aventureiros.

O parque fica a 10 km do centro de Urubici, a 2,4 km da Cascata do Avencal. Possui excelente infraestrutura e funciona todos os dias, das 08 às 18h. O ingresso custa R$35 por pessoa (ref. ano de 2023).

Mirante da cidade de Urubici – Santa Catarina

Mirante Urubici
O mirante da cidade fica às margens da SC 430 a 4 Km do centro, no sentido São Joaquim. Localizado em uma curva fechada, na descida da serra, o local oferece uma vista completa da cidade de Urubici.

Inscrições Rupestres

Inscrições rupestres - Urubici
São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos. Fica num penhasco de arenito cor laranja, onde se tem também a vista da Cascata do Avencal, ao longe.
Não é tão interessante, porém, como fica às margens da rodovia, vale a pena conferir, no local funciona o Bar Café Guardião do Avencal. Rodovia SC 430, no sentido São Joaquim, a 3 km do centro.

O acesso custa R$10 por pessoa (ref. ano de 2021).

Voltar ao índice

O que fazer em Urubici: Sentido Urupema

Morro do Campestre

Morro Campestre - Urubici
Formações de arenito do Morro do Campestre (imagem drone)

O Morro do Campestre é uma imponente formação de arenito a 1380 metros de altitude. De cima do morro se tem uma ótima vista do Vale do Rio Canoas.

Fica a 8 km do centro com acesso pela estrada de terra para Rio Rufino e Urupema. O morro fica dentro de uma fazenda particular, onde tem uma estrada de concreto que leva até um estacionamento bem próximo das formações.
A entrada custa R$30 por pessoa (ref. ano de 2023).

Leia nosso posts com mais informações do Morro do Campestre

Sítio Sete Quedas

Rio Sete Quedas
Quarta cachoeira do Rio Sete Quedas – Foto: Divulgação do parque

A Trilha do Rio Sete Quedas é uma atração de Urubici que fica em uma propriedade particular. Boa parte do percurso é realizada pelo leito do rio que leva a uma sequência de sete pequenas cachoeiras, de grande beleza natural.

As quedas, na sequência, são: Peixinho, Arco-Íris, Paixão, Pé de Cortiça, Surpresa, Saudade e Vitória. O ideal é ir em um dia quente, pois dá para tomar banho em todas elas.

A trilha completa pelas Sete Quedas tem em torno de 1,8 km, e é cobrada uma taxa de R$20 por pessoa (ref. ano de 2023). Se localiza a 7 km do centro da cidade, sentido Urupema e o sítio oferece pousada também.

Cachoeira do Vacariano

Urubici SC - Cachoeira do Vacariano
Cachoeira do Vacariano – Crédito: @julia.lippi

A Cachoeira do Vacariano tem 40 metros de altura e fica no rio de mesmo nome. É uma bela queda que fica espremida entre dois paredões de cor alaranjada.

A partir do ponto onde dá para deixar o carro, a caminhada é de 1,5 km, com duração aproximada de 45 minutos, com trechos de muitas pedras e travessias no rio onde molha o calçado.

Fica a 18 km do centro, sentido Rio Rufino, por estrada de terra e o trecho final bem ruim. É recomendado o acompanhamento de um guia, mas dá para ir sozinho, o acesso é livre.

Atenção! Cuide para não passar do local de acesso à trilha, até há placa sinalizando, mas é muito pequena.

Voltar ao índice

Cachoeiras em Urubici: Sentido distrito do Baiano

Cachoeira da Neve e Cachoeira das Araucárias – Sítio Arroio do Engenho

Cachoeira da Neve - Urubici
Cachoeira da Neve

O Sítio Arroio do Engenho possui duas belas cachoeiras. Oferece caminhada ecológica de 25 minutos até as quedas, rapel e camping com piscinas abastecidas com água corrente.

A Cachoeira da Neve possui 85 m de altura. Ganhou este nome porque nas noites de frio intenso, sem muita umidade, solta gotículas congeladas que se acumulam aos pés da cachoeira.
É possível acessar a gruta atrás da queda, na metade de sua altura, onde a trilha leva a uma santa e se tem uma vista diferenciada.

Cachoeira das Araucárias - Urubici
Cachoeira das Araucárias

Já a cachoeira das Araucárias, com 50m de altura, fica a apenas 150 metros à esquerda da cachoeira da Neve. A trilha entre a Cachoeira da Neve e cachoeira das Araucárias é curta, mas passa por pedras muito lisas, onde é preciso ter muito cuidado para não cair.

O sítio Arroio do Engenho, que dá acesso às duas cachoeiras, fica a 4,5 Km do centro da cidade, com acesso por estrada de terra.

Cachoeira da Bailarina

Cascata Bailarina - Urubici
Cascata Bailarina – Foto: @edeniom

A Cascata Bailarina fica na propriedade da pousada Encantos da natureza, no distrito do baiano, a 14km da cidade de Urubici, por estrada de chão. A cachoeira tem em torno de 80m de altura e na mesma trilha, antes dela tem a cachoeira Dança das Águas, com 15m.

A trilha tem 1,5km de extensão e é toda em meio a mata, passa por xaxins gigantes, pequenas pontes, pedras escorregadias e pontos com auxílio de cordas.
Os proprietários não cobram um valor fixo, mas uma contribuição espontânea.

Cascata da Barra e Cascata do Segredo

Cascata da Barra - Urubici
Cascata da Barra – Foto divulgação

A Cascata da Barra e a Cascata do segredo são duas belas cachoeiras de Urubici que são pouco conhecidas. Ficam na mesma propriedade a 9km do centro de Urubici.

Cascata do Segredo - Urubici
Cascata do Segredo – Foto de divulgação

Não chegamos a visitar estas cachoeiras e não temos muitas informações, mas sabemos que é preciso agendar a visitação, que custa R$20 em um dos contatos abaixo:
Sr. Givanildo – 49 9185-5469
Sra. Patrícia – 49 9924-9723
Neste post do Wikiloc tem mais informações.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Urubici na cidade

Igreja matriz de Urubici

Igreja Urubici
Inaugurada em 1973, em estilo gótico, a igreja matriz de Urubici, Nossa Senhora Mãe dos Homens, é uma das maiores do estado. Depois de 8 anos da pedra fundamental, a igreja foi concluída graças às doações e empenho da comunidade.

Um detalhe curioso é que a igreja possui 4 entradas semelhantes. Na sua parte frontal há uma bela praça.

Morro do Parapente

Urubici - Morro do Parapente
Mirante do Morro do Parapente

O Morro do Parapente é uma atração aberta recentemente. O morro situado ao lado da cidade, proporciona uma bela vista panorâmica de Urubici de seu mirante.

Lá no alto há vários balanços do infinito em diferentes direções. Há também vários decks para piquenique, um bar e estrutura para camping.

O morro oferece boas vistas para os dois lados, sendo possível apreciar tanto o nascer como o pôr do sol. Há opção de voo de parapente e passeios a cavalo.

Morro do Parapente - Urubici
Morro do Parapente com o tempo fechado

A estrada que contorna o morro e leva ao topo tem 4km de extensão e o ingresso custa R$30 por pessoa (ref. dez. 2023). Abre todos os dias das 5h às 20h.

Voltar ao índice

Mapa de Urubici – Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Urubici e desta forma estipular o melhor roteiro pelas atrações.

Vídeo dos pontos turísticos de Urubici

Ainda não escolheu o local de sua hospedagem? Escrevemos também um artigo bem detalhado mostrando 14 ótimas opções, confira!

Onde ficar em Urubici: Conheça 14 ótimas opções!

Voltar ao índice

Passeios em Urubici: Agência de ecoturismo

Para um tour guiado por algumas das principais atrações de Urubici, há uma opção de reserva online com a Civitatis.

Reservar tour completo em Urubici

Leia também


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

92 COMENTÁRIOS

  1. Olá, obrigada por compartilhar!! Eu gostei bastante das suas dicas!!
    Gostaria de saber quantos dias você recomenda ficar em Urubici, se vale a pena ir no frio para esses pontos turísticos e se vale a pena ir para São Joaquim.

    • Olá, Lia! Considere no mínimo 2 dias em Urubici, e 3 dias se for subir ao cânion Espraiado.
      Se tiver de carro não custa conhecer São Joaquim, pois a estrada é bonita também, mas a cidade não tem atrativos interessantes.
      Faz frio nas duas cidades no inverno, sendo que a cidade de São Joaquim é mais alta e teoricamente mais fria, porém em lugares como o Morro da Igreja, em Urubici que são recordistas de frio.

    • Nossa… vale muito a pena. Tem pousadas incríveis, o povo aqui são muitos acolhedores! No inverno tem neve… Se vc der sorte e o tempo estiver limpo verá paisagens incríveis… fiquei 3 dias e posso garantir fui na maioria dos lugares lindos !…

  2. olá.
    Gostaria de saber da dificuldade de conhecer o canion espraiado
    até que ponto o jipe alcança?
    tenho 56 anos e minha mulher 60 e adoramos canions.
    Mas ela fez uma cirurgia recentemente e não temos muita resistência para trilhas.
    É possível chegar próximo do canion com o jipe?
    Na verdade, nos contentamos em chegar em algum lugar que tenha uma vista geral do canion
    Grato pela atenção

    • Olá, Fernando!
      Com um jipe você chega até o refúgio da foto acima! Dai já se vê o cânion ao longe. Para chegar no início dele são apenas 400 m caminhando, tem apenas um trechinho ruim no início, depois é plano.

  3. Estava pensando em passar 1 mês em Urubici, gosto de frio e essa cidade me conquistou, o que você acha ?

    • Olá, Carla! Acho uma semana suficiente para percorrer as trilhas e pontos turísticos. Em um mês você pode conhecer toda a região da Sera Catarinense e mais!

  4. Olá !Em outubro pretendo ir a Blumenau e Pomerode.Estando em Blumenau é possível ir a Urubici? Fiquei encantada com suas dicas de Urubici.Estando em Urubici é fácil contratar uma agência de turismo para fazermos rodos os passeios? Por favor, me dê uma resposta para eu e minhas amigas nos programarmos. Obrigada!

    • Olá! Sem dúvida vale a pena ir a Urubici!
      De Blumenau a Urubici são 240 km, tudo asfaltado. Se estiver de carro, em Urubici, é possível ir a quase todos os lugares por conta própria, com exceção do Cânion Espraiado. Se não estiver de carro há agências na cidade, sim!

      • Olá, Caroline! Os hotéis e pousadas estão recebendo turistas com os devidos cuidados. os passeios em sua maioria são ao ar livre e liberados. Porém nas atrações particulares não temos informações. Mas acredito que estejam funcionando.

  5. Olá Jair!
    O que você pode dizer-me de ir de Urubici a Bento Gonçalves-Rs, passando por Lages, Vacaria?
    Vale a pena?

    • Olá, Amaury!
      Se tiver tempo disponível, viaje, conheça! Em Bento visite especialmente o Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. Lages e vacaria ficam no caminho, então acesse nossos posts destes destinos e escolha os lugares que mais lhe agradam para visitar. No caminho poderá visitar também Caxias do Sul, Flores da Cunha e Antônio Prado.

  6. Show Jair, adorei as dicas! Bem descritivo teus comentários. Viagem já marcada para Junho… assim ficou fácil de planejar e definir passeios. Muito obrigado! Sucesso.

  7. Jair, parabéns pela página. Dicas incríveis. Estou planejando de ir agora em julho porém viajarei sozinho. Vou até Florianópolis de avião e pretendo chegar em Urubici de ônibus.
    Eu consigo na cidade um serviço que me leve em todos esses pontos, ou em grande parte deles? Estou pensando em passar três noites na cidade.

    • Olá, Alexandre! Existe agências, sim, porém as atrações turísticas são todas espalhadas. Se for somar os valores das passagens de ônibus e dos passeios, talvez saia até mais em conta alugar um carro e ir por conta nos lugares.
      Vai de você entrar em contato com as agências e fazer as contas.
      Algumas agências de Urubici: Graxaim, Serra Sul e Tribos da Serra.
      Se precisar reservar hospedagem e alugar carro, faça pelo nosso site. temos parceria com a Booking e Rentalcars, com os melhores preços.
      Abraço!

  8. Muito, muito legal a matéria! Parabéns! Estou com muita vontade de visitar essa região, já neste inverno; falta apenas convencer minha esposa, pois ela tem aversão ao frio (eu amo!). Espero que mostrando todo o material, em fotos e comentários, que você disponibilizou, ela tome coragem, pois ama a natureza e a contemplação de paisagens. Valeu! Uma última pergunta: Nas opções de hospedagens há bom conforto (TV, WI-FI. etc)? Sabe como é, à noite, na volta dos passeios…. Rs rs

    • Olá, Valmyr!
      As pousadas são muito confortáveis. Em nosso post tem dicas de ótimas pousadas. Basta clicar e reservar. ficamos no Urubici park hotel, localizado no centro, próximo a ótimos restaurantes.

  9. Amigo, gostaria de fazer a trilha da Pedra Furada e a trilha do Cânion Espraiado, pode me passar informação de tempo e distância percorrida para fazer essas duas trilhas? E tb se possível os tramites e valores para cada uma. Desde já agradeço.

    • Olá, Silvio! No post tem bem explicado a descrição das duas trilhas, com tempo de caminhada e distâncias, assim como os telefones de contato.

    • Estou me programando para ir a Tubarão Santa Catarina exatamente 23/10 com retorno Rio de Janeiro 30/10, gostaria de conhecer a serra catarinense, gostei das suas dicas. A minha pergunta e: somos em seis pessoas, tem outras agências com preço mais barato para ir aos Kenios do espraiado. Em um dia dar para conhecer outros lugares com um guia.

      • Olá, João! Não há outras, somente a dos proprietários do cânion. A maneira de economizar é subindo a pé ou com 4×4 próprio.
        No mesmo dia dá para conhecer a Serra do Corvo Branco, que fica próximo e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que fica no caminho.

  10. Pretende passar dois dias em urubici, gostaria de ir até o canion espraiado mas acredito que rouba muito tempo. Quais os passeios aconselha fazer no primeiro dia? Seguindo uma ordem? Pois vi que bastante são no mesmo caminho.

    • Olá, Joana! Se for no final de semana, agende com antecedência para ir ao Morro da Igreja.
      Dia 1 – Gruta Lourdes – Morro da Igreja – Cachoeira Véu da Noiva – Serra do Corvo Branco – Altos da Serra do Corvo Branco
      Dia 2 – Cascata do Avencal nos dois lados – Morro do Campestre
      Cachoeira do Rio dos Bugres e cânion Espraiado demandam mais tempo, talvez a cachoeira seja possível encaixar no dia 2.
      Pode reservar seu hotel ou pousada em nosso site mesmo.
      Abraço!

  11. Olá Jair! Eu tenho muita vontade de conhecer Urubici, mas agora com essas suas fotos estou mais encantada ainda e super ansiosa por ir logo. Estou planejando ir (fugir) no Carnaval hehe será uma boa data? Vi que os preços dos atrativos são bem baratos e uns até gratuitos, mas e quanto as agências, cobram um valor acessível? Obrigada pelas dicas!!!

    • Olá, Luciana! O carnaval é sempre uma data onde as hospedagem se tornam mais caras e haverá bastante gente visitando as atrações.
      Se você for de carro consegue visitar a maioria das atrações por conta própria. os dois lugares que precisará obrigatoriamente de agência são o cânion Espraiado (se for de 4×4) e a cachoeira do rio dos Bugres. Para estas duas opções tem o Whatsapp das agências neste post.

  12. Muito interessante seu site, estou indo pela segunda vez a Urubici e agora quero conhecer o morro da Igreja. Depois de agendar eu consigo visitar no mesmo dia?

    • Com o agendamento em mãos é muito fácil visitar o Morro da Igreja. Tudo asfalto até lá em cima, bem tranquilo. Em poucas horas você faz a visita!

    • Sim, Gisele! para quem gosta de atrações naturais, vale muito a penas. Lá estão os cânions mais incríveis do Brasil!

  13. Olá,

    No Mirante do Morro da Boa Vista, em rancho queimado, vejo uma cordilheira bem serrada na direção de Urubici. O final dessa formação é o Campo dos Padres? E os diferentes morros, posso saber o nome deles em algum lugar?

    Tenho a imagem deles.

    • Olá! provavelmente os morros que você vê são os do pontão do Cânion Espraiado, Serra do Corvo Branco e mais ao fundo o Morro da Igreja.

  14. Olá amigo. Irei dia 13/06 para comemorar o dia dos namorados na cidade, e voltamos no dia seguinte. Quais passeios vc aconselharia? Sendo que, chegaremos em urubici por volta das 17:30h, e nosso caminho já é passando pelo serra do corvo branco. Parabéns pelo trabalho!

    • Olá, George!
      Com apenas um dia você pode visitar o Morro da Igreja, Cascata Véu da Noiva e gruta de Lourdes pela manhã. à tarde vá ao Morro do Campestre e depois na Cascata do Avencal.

  15. Olá
    muito boa sua dicas, obrigada e Parabéns!
    Como é no morro da Igreja? consigo ir de carro? precisa de autorizacão?
    os outros passeios em Urubici também consigo fazer por conta própria?
    Sabe como está com a pandemia?

  16. Sabe informar se a estrada para o canion do espraiado foi reformada e se é possível agora acessar com carro próprio sem ser 4×4?

  17. Gostaria de passar uns 4 dias no Campo dos Padres.
    Estilo acampamento rústico.
    Tendo um rancho com fogão tradicional e pelo menos uma cama já estaria bom .
    Meu se criou lá e conhece muito bem .
    Partido deste ponto de apoio faríamos algumas caminhadas na região.
    Seria possível?

  18. Olá,

    Obrigado por compartilhar estas informações!

    Você sabe dizer se um carro 1.0 dá conta de subir as serras e chegar nos mirantes? Fico receoso de o carro não dar conta, com a chuvas nesta época do ano.

    Abraço e obrigado!

    • Olá, Matheus!
      Morro da Igreja é asfaltado, subida forte, mas vai embora.
      A Serra do Corvo Branco no trecho sem asfalto a última vez que passei estava complicado, mas você pode ir de Urubici até a fenda principal da serra tranquilo.
      Já as subidas do cânion Espraiado e a cachoeira do Rio dos Bugres não sei te informar, mas foi arrumada e cascalhada a estrada a não muito tempo.

  19. Ola Jair. obrigado pela qualidade do post. Muito válidas as informações. estaremos em SC neste mês de julho, e gostariamos de visitar Ubirici e arredores. Estaremos indo em 4 sendo dois adultos de duas criançasn de 4 e 9 anos. Temos um utv e gostariamos de fazer algumas trilhas na região. poderia me informar se as trilhas para as serras e canyons são liberadas para utv?

    • Olá, Igor! Se o veículo é emplacado creio que não haja problema, mas não tenho uma informação concreta pra você sobre isso.

  20. Olá, iremos para Urubici agora em Outubro, e levaremos nossa pet labradora. Conseguirei fazer os passeios tão indicados por vocês?

    • Olá, Adriana! Não tenho esta informação, mas muitas atrações são livres e acredito que nos parques pagos, também não haja restrições.

  21. Olá, Jair! Muito boas as dicas! Parabéns! Estou organizando uma viagem para Urubici, sendo 6 pessoas (3 casais) para a última semana de dezembro. Gostaríamos de visitar os principais pontos turísticos, fazer trilhas, e ir até a Serra do Corvo Branco e do Rio do Rastro… mas vi que essa última é mais longe, então estou em dúvida. Acha que vale a pena ir até a Serra do Rio do Rastro? E pensamos em tirar um dia para visitar vinícolas. Quantos dias acha que seria o ideal? Obrigada!

    • Olá, Jéssica! Alguns dos pontos turísticos são fáceis de visitar, creio que com 5 dias você consegue ir no Rio do Rastro e nas vinícolas de São Joaquim também.

  22. Olá Jair! Adorei suas dicas! Super completo! Estamos planejando ir no final de dezembro, casal com 2 crianças, 6anos e 1 ano e meio. Esses passeios, dá para ir com minha caçula? Quais passeios você acha que conseguimos fazer com ela e quais é melhor evitar? Pretendemos ficar uns 7-8 dias, vamos de carro.

    • Oi Mirian! Conseguirá fazer quase tudo, pois a maior parte das atrações é de acesso fácil. Somente o cânion Espraiado e algumas cachoeiras por baixo exigem caminhadas mais longas.

      • Obrigada Jair! Partiremos dia 29/12 cedo de Caxias até Urubici, mas pensamos em parar em algum lugar no meio do caminho, para a viagem não ficar cansativa para as meninas. Pensamos em Cambará do Sul, conhecer os Canions, passar uma noite e passar uma noite. Mas pelo que vi no mapa vamos sair muito do percurso e depois de Cambará até Urubici serão mais de 4h de viagem. Você acha que vale a pena? Qual melhor opção de estrada? Ou se tiver outra cidade para indicar, com outras atrações, eu agradeço.

        • Olá, Miriam! Sim, Cambará fica fora de rota e teria que enfrentar estradas de chão.
          Tem algumas atrações em Vacaria e Lages, alguns pontos turísticos rápidos. Outra opção é desviar o caminho por São Joaquim, tem algumas vinícolas por lá.
          Aqui no blog tem posts das 3 cidades, basta ir pesquisa!
          Abraço!

  23. Olá Jair. Muito boa a descrição
    Sabe dizer se é possível ir com um cachorro tão trilheiro quanto os donos? E se for, se há restrição em alguma atração que você mapeou…
    Obrigado!!

  24. Olá, Jair. Excelente seu post, muito obrigado por compartilhar essas ricas informações. Estou indo com meus 3 filhos pequenos. Quais destinos conseguimos acessar de carros, sem a necessidade de caminhadas?

    • Tirando o cânion Espraiado e algumas cachoeiras mais isoladas, consegue fazer quase tudo.
      Morro da Igreja vais de carro, mas precisa autorização prévia.
      Cascata do Avencal, Papuã, gruta Lourdes, Serra do Corvo Branco, catedral, inscrições rupestres, vai de carro até a atração.
      Cascata Véu da Noiva e Morro do campestre tem caminhada curta.

    • Olá, Bruna! Não sei como está a estrada atualmente, mas consome boa parte do dia, sim.
      O que dá para conciliar é a visita ao topo da Serra do Corvo Branco (que fica próxima) e a gruta N. Sr. de Lourdes, que fica no caminho e é uma visita rápida.

  25. Olá, sabe dizer se vale a pena passar o fim do ano em Urubici ou tem riscos de os parques fecharem nos dias 31 e 01?

    • Olá, Tay! Não tenho esta resposta. Acredito que não feche, mas o ideal é entrar em contato com alguém de lá.

  26. Olá Jair. Muito boa a descrição, gostei muito.
    Sabe dizer se é possível ir de moto ? E se for, se há restrição em alguma atração que você mapeio. Acredito de 3 a 5 dias e um tempo BOM.
    Obrigado!!

    • Sim, Lauricio! É comum ver muitos motoqueiros por lá, tive lá a poucos dias e vi muitos. Dá para ir em praticamente todas as atrações de moto. Uns 4 dias dá para visitar tudo!

  27. Bom dia.
    Vou em Janeiro. Vou seguir suas dicas de roteiro. Vou com minha filha de 7 anos e carro 4×4. Acha que consigo fazer bastante coisa em 3 dias?
    Parabenizar pelo site. Virei fã e estou me organizando pra fazer mais viagens seguindo suas dicas.

    Se puder passar o zap eu agradeço 24 99983-1240.

    Grande salve sucesso e parabéns pelo site!

    • Olá, Samir! Em 3 dias dá para conhecer grande parte das atrações e dá para levar sua filha, sim!
      Obrigado e continue acompanhando nosso trabalho!

  28. Bom dia!
    Deixando um elogio pelo ótimo trabalho. A explicação de cada lugar, com os mínimos detalhes fazem toda a diferença. Estou organizando uma viagem para os meus pais e o post foi muito útil. Parabéns!

  29. Gostaria de saber se em outubro ou novembro chove muito…Queria ir numa época que nao chova muito e de pra fazer os passeios com sol.

  30. Pretendo ir morar em urubici com meu esposo e meu filho de 4 anos em breve, gostaria de saber se vale a pena ir morar ai. Esta cidade me encantou muito..

  31. Olá Jair, gostei muito das suas postagens, tenho interesse em sair da cidade grande e procurar por sossego numa cidade pequena e mais tranquila tbem, vc sabe me informar se a cidade é boa para viver? Obrigada

  32. Olá Jair , tudo bem ?? Primeiramente sua matéria está incrível !
    Eu e meu noivo vamos a serra catarinense em fim de outubro / início de novembro, temos 10 dias. Vamos descer no aero de Floripa , destino já certo e Urubici e a serra do rio do rastro , quantos dias vc acha em cada local , mais alguma cidade interessante para conhecer e colocar no roteiro ?? Alugaremos carro , então teremos muita mobilidade. Desde já agradeço a atenção !

    • Olá, Camila! De Floripa já sobe pelo Rio do Rastro, 1 dia em Bom Jardim da Serra (Cânion do Funil), 4 dias em Urubici. Os outros dias vc pode escolher o que mais lhe agrade: Bom Retiro e Alfredo Wagner tem inúmeras cachoeiras, São Joaquim tem algumas vinícolas.Outras opções incríveis são os cânions de São José dos Ausentes e Cambará do Sul.
      Tem post de todos eles aqui no blog!

  33. Olá, sou de Itajaí e estou pensando em passar doías dias em Urubici, gostaria de conhecer os pontos turísticos mais visitados, você pode me dar uma dica de como otimizar o tempo pq vi que alguns pontos são no mesmo caminho

    • Olá, Taís!
      Em um dia vai rumo a Serra do Corvo Branco, visita a Gruta de Lourdes, Morro da Igreja, Cachoeira Véu da Noiva e a serra (se estiver acessível até a parte principal).
      No outro dia as atrações rumo a São Joaquim: Cascata do Avencal (tem tirolesa e várias coisas no parque), Cachoeira do Papuã e o Morro do Campestre, que fica uns 6 km para o lado de Urupema.

  34. Bom Diaaa!!
    Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho!!Moramos no norte do RS e estaremos indo comemorar nosso aniversário no dia 12 de agosto. Vamos ficar sábado o dia todo e domingo de manhã.
    gostaria muito de dicas por onde iniciar o passeio. Será possível incluir a serra do rio do rastro?

    • Olá! Acho melhor ir direto para a Serra do Rio do Rastro conhecer se for incluir no roteiro. Depois segue para Urubici e escolhe as atrações que mais lhe agradam pelo post.

  35. Meus parabens pelo seu trabalho! Tudo muito bem detalhado!! Estou com uma viagem marcada para Bom Jardim da Serra (mas tambem gostaria de conhecer Urubici). Vou ficar duas noites e vou ter dois dias inteiros para conhecer a area. Estarei de carro. Pensei em passar um dia em Bom Jardim da Serra e um dia em Urubici. Gosto muito de natureza, trilhas, passeio de quadriciclo e a cavalo. Qual seria a sua recomendacao de roteiro para eu aproveitar ao maximo esses dois dias na serra catarinense? Voce acha que vale a pena reservar algum dos passeios com guias turisticos? Muito obrigada!

    • Olá, Amanda! Se gosta de quadriciclo faça o passeio no Cânion do Funil, tem o contato ai no nosso post de Bom Jardim.
      Dia 01 – Em Bom Jardim, conheça a Serra do Rio do Rastro, o Cânion da Ronda e o quadriciclo no Cânion do Funil, soga para Urubici.
      Dia 02 – Conheça o parque da Cascata do Avencal, cachoeira do Papuã, depois siga para Serra do Corvo Branco e Altos do Corvo Branco, passando na gruta de Lourdes.

      • Bom dia, Jair. Primeiramente, parabéns pelos posts, está incrível. Estarei aí nós dia 1,2,3 de dezembro. Desço em Florianópolis e já queria alugar o carro e ir fazendo os passeios, quero aproveitar ao máximo. Qual seria o roteiro que você indicaria para esses três dias? Obrigado, desde já.

        • Dia 01 – recomendo que vá pela Serra do Rio do Rastro para conhecer
          Dia 02 – Gruta de Lourdes – Morro da Igreja (precisa agendar autorização) – Cascata Véu da Noiva – Serra do Corvo Branco e Altos do Corvo Branco
          Dia 03 – Cascata do Avencal – Cachoeira do Papuã – Morro do Campestre e Morro do Parapente

  36. Olá,
    eu vou me hospedar na pousada Quinta do rio do bispo, quais passeios vc indica para fazermos naquela região?

    • Nessa região há várias atrações: Morro da Igreja, Cachoeira Véu da Noiva, Serra do Corvo Branco, Altos do Corvo Branco, Cânion Espraiado e Gruta de Lourdes.

  37. Olá, Parabéns pela página. Já fui a Urubici, gostei tanto que voltarei esse ano. Mas tenho uma dúvida, o que se pode fazer em Urubici, caso o tempo seja chuvoso? Vi que tem muitos lugares que ficam fechados quando chove… Vou em julho, não tem como mudar as datas de estadia, de acordo com o clima. Você tem sugestões? Quando fui levei muita sorte e tinha sol, mas agora não sei se isso vai se repetir. Desde já agradeço!!!

    • Oi Claudia! Realmente, como é um destino de ecoturismo e as atrações são ao ar livre, praticamente não tem o que fazer com chuva, ainda mais no inverno que faz frio.

    • Olá Fernando! Visite a Serra no dia de ida ou no dia da volta de sua viagem, os outros 3 dias reserve para Urubici ou pode incluir também algum cânion de Bom Jardim da Serra, como o Cânion do Funil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here