O que fazer em Vitória ES: Pontos turísticos e praias

Vitória é uma das capitais brasileiras situadas em um ilha, formado por um arquipélago composto por 34 ilhas, das quais a maior é a Ilha de Vitória.

Terceira Ponte - Vitória
Terceira Ponte e a cidade de Vitória ao fundo
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Vitória ES, uma das três capitais brasileiras situadas numa ilha, e também a segunda capital mais antiga do Brasil.

O Município de Vitória é formado por um arquipélago composto por 34 ilhas, onde há 7 pontes que interligam ao continente. A maior delas a belíssima Terceira Ponte, com 3,5 Km de extensão lque liga as cidades de Vitória e Vila Velha.

A cidade de Vitória dispõe de belas paisagens que incluem praias, montanhas, parques, ilhas e manguezais. A culinária muito apreciada por quem gosta de peixes e frutos do mar, sendo a “Moqueca Capixaba”, o mais famoso prato local.

É impossível também visitar a capital do Espírito Santo e não dar um pulinho em Vila Velha. Lá está o mais importante ponto turístico do estado; o Convento da Penha, que também oferece a melhor vista de Vitória.

Vista aérea do centro de Vitória
Vista aérea do centro de Vitória

Na parte alta se localizam os monumentos históricos e reservas de área verde; na baixa, está o comércio, os portos e as praias.
Vitória também possui um belo Centro Histórico, com destaque para o Palácio Anchieta, a Catedral, o Teatro Carlos Gomes e o casario antigo.

Vitória vista do Convento da Penha
Vista de Vitória a partir do Convento da Penha

Turismo em Vitória

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Vitória ES

Navegue por este post

Quando ir a Vitória – Espírito Santo

Raramente faz frio em Vitória, portanto, a capital pode ser visitada o ano inteiro. Mas no verão, o fluxo de turistas é maior. O litoral capixaba recebe principalmente mineiros que descem a serra para aproveitar suas praias.

No verão, as temperaturas variam entre 23°C a 30°C; e no inverno, entre 18°C e 26°C. O período de chuvas vai de outubro a janeiro, principalmente em novembro.

Voltar ao índice

Como chegar a Vitória – ES

Terceira Ponte - Vitória Vila Velha
Terceira Ponte, ponte de 3,6 km que liga Vitória a Vila Velha

De avião

O Aeroporto Eurico Salles opera somente voos domésticos. Para sair do aeroporto, os visitantes contam com serviço de ônibus públicos, táxis, Uber e transfer.

De ônibus

A Itapemirim, Águia Branca e São Geraldo são as principais empresas de ônibus com linhas que ligam Vitória a outras capitais e ao interior do Espírito Santo.

De carro

Para quem vai de carro a principal ligação é a BR-101 que liga o Espírito Santo com o estado do Rio de Janeiro e ao Sul da Bahia.
Do Rio de Janeiro, são 533 km, pela BR-101.
De Belo Horizonte, são 544 km através da sinuosa rodovia BR-262.

De trem

Além dos meios tradicionais para se chegar à capital capixaba, quem viaja de Minas Gerais pode optar por ir de trem. É uma maneira alternativa que demora, mas tem um visual belíssimo das montanhas durante o trajeto. A viagem a partir de Belo Horizonte dura aproximadamente 13 horas.

De carro alugado

Para quem chega de avião, consideramos essencial alugar um carro para aproveitar ao máximo a viagem. Desta forma se torna fácil conhecer todos os pontos turísticos de Vitória e região.
Em nossa última viagem alugamos um carro e percorremos todo o estado, inclusive lugares como Pancas, nas montanhas capixabas.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Vitória: Dicas de hospedagem

Hotel Sheraton, uma boa opção na cidade

A maioria dos hotéis concentra-se na Praia do Canto e na orla da Praia de Camburi. Esta região das praias é repleta de restaurantes e estabelecimentos de comércio. Também conta com calçadão com várias possibilidades de esportes.
Confira algumas dicas de boas opções:

Ótimas opções entre a praia do Canto e Curva da Jurema:

Ótimas opções na praia de Camburi:

Se você prefere outras opções de hotéis e apartamentos de temporada, pesquise no mapa abaixo. Basta movimentar para ver as opções em cada região. Clique nos ícones para ver mais detalhes e reservar!



Booking.com

Voltar ao índice

Onde comer – Comidas típicas

Vitória, assim como o litoral capixaba oferece alguns pratos diferentes. Foram originados pela herança cultural, aliada à tradição pesqueira, como é o caso da Moqueca Capixaba e a Torta Capixaba.

Moqueca Capixaba
Moqueca Capixaba

Moqueca Capixaba

A moqueca é cozida em panela de barro, criada artesanalmente pelas paneleiras de Goiabeiras. É o prato mais tradicional da região um ensopado de peixe com inúmeros temperos e condimentos.

Torta Capixaba

Na torta são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. É o prato tradicional da Semana Santa, em Vitória e região.

Onde comer

O restaurante Papaguth é um dos melhores para provar estas comidas típicas da região. Oferece pratos à base de frutos do mar, típicos da cozinha capixaba. Fica em frente à baía de Vitória, com um ótimo visual.

Atravessando a ponte, na Ponta da Sereia, Praia da Costa, se concentram vários restaurantes. O cantinho do Gaúcho é uma ótima opção. Oferece um variado buffet, que inclui, churrasco e até a Moqueca.

Voltar ao índice

Principais pontos turísticos de Vitória

As praias estão entre as principais atrações da cidade. Na lista do que fazer em Vitória há também atrações históricas, parques, praças e museus, além de outros pontos turísticos compartilhados com a vizinha Vila Velha, como a Terceira Ponte.

Já o Convento da Penha fica em Vila Velha. mas oferece a melhor vista de Vitória. Quem visita uma cidade, deve visitar a outra também, além de outros destinos próximos como Guarapari.

O que fazer em Vitória: Convento de Nossa Senhora da Penha

Vista aérea do Convento da Penha
Vista aérea do Convento da Penha e a cidade de Vitória o fundo

Localizado do outro lado da baía, no município de Vila Velha, o Convento da Penha foi fundado em 1558. É o principal símbolo turístico do Estado.
Construído no topo de um morro de 154 m, o local oferece vistas fantásticas de Vitória e também Vila Velha. No Convento há missas diárias, em diferentes horários e a visitação é livre.

Chegando na portaria do convento, tem mais uma subida de 1,2 km por uma estrada pavimentada no meio da mata. Dá para subir de carro, a pé, ou com vans que levam da portaria até o estacionamento lá do alto. O trechinho final é por uma escadaria.

O que fazer em Vitória: Terceira Ponte

Terceira Ponte - Vitória
Terceira Ponte vista do Morro do Moreno, em Vila Velha

A ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, mais conhecida por Terceira Ponte, liga as cidades de Vitória e Vila Velha. É uma das maiores pontes do Brasil, com 3,33 km de extensão com formato em curva.

Seu vão principal tem 70 m de altura e 260 m de um pilar ao outro, permitindo o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória. É uma das mais belas pontes do país devido ao seu formato e pela paisagem que a cerca.

A ponte tornou-se um dos cartões-postais das duas cidades e do estado. Foi apelidada de Terceira Ponte devido às duas outras pontes que já existiam anteriormente ligando as duas cidades.

As melhores vistas da ponte se dão a partir do Convento da Penha e Morro do Moreno (em Vila Velha); ou a partir da Praia do meio, em Vitória.

O que fazer em Vitória: Palácio Anchieta

Palácio Anchieta - Vitória
Palácio Anchieta

O palácio Anchieta é sede do poder executivo do estado do Espírito Santo. Localiza-se em frente do Porto de Vitória, na entrada da Cidade Alta.

Sua construção iniciou em 1551, como uma igreja, e só foi concluído em 1935. Foi por muitos anos a maior construção do estado. É também um dos 4 edifícios no Brasil que possuem a técnica do Esgrafito, uma técnica mourisca do séc XVI.
O Palácio Anchieta está aberto à visitação de terça a domingo das 10 às 17 horas.

Catedral de Vitória

Catedral de Vitória
Foto: Folha de Vitória

Localizada na Cidade Alta, a Catedral teve sua construção iniciada em 1920 e foi somente concluída na década de 70. Ela ocupou este lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade.

O que fazer em Vitória: Theatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes - Vitória - ESEdificado entre 1924 e 1928, o Theatro Carlos Gomes possui um estilo arquitetônico eclético. Já passou por restaurações e foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.
O teatro pode ser visitado através de visitas guiadas gratuitas de quarta a domingo, das 13 às 17 horas, inclusive feriados.

O que fazer em Vitória: Paneleiras de Goiabeiras

Paneleiras de Goiabeiras - Vitória
Paneleiras de Goiabeiras – Vitória

Uma das tradições do Espírito Santo são as Moquecas Capixabas preparadas em panelas de barro. No bairro de Goiabeiras, na periferia de Vitória, é possível conhecer o processo artesanal de fabricação das panelas de barro, que também são comercializadas no local.

A técnica indígena de mais de 400 anos pode ser observada nas Paneleiras de Goiabeiras. O espaço fica em um galpão ao lado do manguezal, onde se coleta o barro e acontece todo o processo.

Letreiro Vitória 360 graus

Vitória 360
Foto: André Sobral

Inaugurada em 2017, o letreiro de Vitória possui formato anamórfico incomum. O atrativo turístico se tornou um ponto de fotos na cidade.
O monumento tem 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 m de altura e 12 m de comprimento. Fica na Enseada do Suá, próximo ao monumento ao Imigrante Italiano.

O que fazer em Vitória: Píer de Iemanjá

Píer Iemanjá - Vitória
Foto: Carol Combina

O Píer de Iemanjá é um ponto turístico localizado entre o Rio Santa Maria e o canto direito da Praia Camburi. Possui 350 metros de extensão e oferece um belo cenário paisagístico. No final tem uma estátua de Iemanjá.

É um local bastante utilizado para pesca, devoção religiosa, caminhada ou simplesmente para sentar e apreciar a paisagem. É comum a passagem de tartarugas marinhas pelo local.

O que fazer em Vitória: Pedra da Ilha do Boi

Pedra da Ilha do BoiPedra da Ilha do Boi se localiza na entrada do bairro Ilha do Boi. Apesar de não ser muito alta (cerca de 15m) se tem um belo visual da Terceira Ponte, da Curva da Jurema e da ilha do Frade.

O Local é também uma referência para pratica de escalada e rapel. É um ótimo local para iniciantes e conta inclusive a pedra com refletores, para praticar à noite.

Projeto Tamar Vitória

Projeto Tamar Vitória
Foto: Divulgação Tamar

O Tamar de Vitória conta com dois tanques com 30 mil litros para a observação de tartarugas marinhas. No local são dadas palestras sobre sua vida, reprodução e preservação dos animais.

O Centro de Visitação está localizado na ilha do Papagaio, uma área adjacente à Praça do Papa. Os tanques abrigam filhotes e espécies adultas de tartarugas verdes, cabeçuda e oliva.

Horários: De terça a domingo, das 8h30 às 17 horas. Moradores da Preços: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia).

Voltar ao índice

O que fazer em Vitória: Parques

Os parques de Vitória oferecem opções de lazer para crianças e adultos. Muitos deles oferecem trilhas e mirantes. Outros contam com espaços para esporte e lazer para passar momentos agradáveis.

Parque da Pedra da Cebola

Pedra da Cebola - Vitória
Parque Pedra da Cebola

O parque ficou bastante conhecido e virou cartão-postal de Vitória por ter uma pedra em formato de cebola. Conta com uma ampla área verde, local para prática de esportes e uma fazendinha, com espécies de aves.

O parque oferece uma boa estrutura para atender o público. Tem também uma casa de meditação, um jardim oriental, e um mirante sobre uma grande parede rochosa. Possui também um grande espaço que sedia eventos. Fica entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia.

Parque Estadual da Fonte Grande

Parque estadual da Fonte Grande
Foto: Amo Brasil

O Parque da Fonte Grande fica na parte alta do Maciço Central da Ilha de Vitória. Com 217 hectares, é a última área de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

O parque possui relevo acidentado que inclui vales, nascentes e pontões. Seu pico atinge 309 m de altitude, oferecendo belos mirantes naturais de Vitória e região.
O acesso ao parque pode ser feito de carro ou a pé. Aos domingos (com tempo bom) acontece no parque a Caminhada Ecológica da Pedra dos Olhos, com duração de 4 horas.

As vagas são limitadas, sendo necessário fazer inscrição prévia pelos telefones (27) 3381-3521 e 3382-6576.
A sede fica na Avenida Serafim Derenzi
Horário: De terça a domingo, das 8 às 17 horas.

Parque Municipal Gruta da Onça

Parque Gruta da Onça
Foto: Erika Lob

O Parque Municipal Gruta da Onça tem uma área de 69 mil m². Entre a Mata Atlântica e nascentes, é um local ideal para trilhas. Na entrada do parque há uma estátua de onça.
Um dos lugares mais bonitos é o Mirante da Pedra da Raposa que oferece vistas panorâmicas da baía, do penedo e do porto de Vitória.

O acesso ao parque é pela rua Barão de Monjardim, próximo à Casa do Porto das Artes Plásticas, no centro de Vitória.
Horário: Diariamente, das 8 às 17 horas

Voltar ao índice

O que fazer em Vitória: Praças

Praça dos Namorados

Praça dos Namorados - VitóriaA praça dos Namorados, próximo ao Iate Club do Espírito Santo oferece várias opções de lazer. Tem áreas de diversão para crianças, ampla área de passeio, pistas de skate e patinação, quadras poliesportivas e tênis, pista de cooper e campo de futebol de areia.
Aos sábados e domingos, funciona uma Feira de Artesanato no local.

Praça dos Desejos

Praça dos Desejos - VitóriaLocalizada ao lado da Praça dos Namorados, a Praça dos Desejos também é uma ótima opção de lazer ao ar livre. A área foi toda revitalizada em 2013 se tornando um espaço mais moderno. Tem ciclovia, espaço para caminhadas, andar de skate, patinete, patins, bicicleta, quadras de esporte e a praia ao fundo. Tem amplo estacionamento gratuito.

Praça do Papa

Praça do Papá - Vitória
Foto: Cláudio Villar

A Praça do Papá fica no bairro Enseada do Suá entre o centro e a baía de Vitória. É uma esplanada com belas vistas da cidade, do Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Nela fica o belo monumento do Cruz Reverente.

A praça conta com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes e área de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, onde há um mirante.

Praça da Ciência

Praça da Ciência - VitóriaA Praça da Ciência oferece conhecimento e diversão num espaço aberto de frente para o mar. Conta com um acervo com 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados principalmente à Física.

O espaço conta com monitores que ensinam alguns experimentos. Fica na Enseada do Suá, próximo à Curva da Jurema.

Voltar ao índice

O que fazer em Vitória: Museus da cidade

Confira uma pequena descrição dos principais museus de Vitória:

Casa Porto das Artes Plásticas

Casa Porto Artes Plásticas
Foto: Folha Vitória

Instalada em um prédio histórico de 1903, o museu é um local para exposições de artistas locais e nacionais. O prédio foi revitalizado e reaberto em 2014 e oferece exposições de arte como fotografias, gravuras, desenhos, pinturas e esculturas.
Fica na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro.

Museu da Arte do Espírito Santo – MAES

Museu da Arte do Espírito Santo
Foto: Renan Andrade

Construído entre 1924 e 1925, o prédio apresenta um estilo eclético de arquitetura. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983 e em 1998, foi inaugurado como Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo.

Possui área com cinco salas, além de auditório para 40 pessoas. No local acontecem exposições de arte e ações educativas como palestras, oficinas, cursos e seminários nas áreas de Artes.

Fica na Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro Hitórico.
Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e sábado, domingo e feriados, das 12 às 18 horas

Museu Solar Monjardim

Museu Soilar MonjardimO museu federal do Espírito Santo possui um grande acervo de objetos variados. É um casarão que constituía a antiga sede da fazenda Jucutuquara, construída no início na década de 1780.

O Solar Monjardim está atualmente estruturado como um museu-casa, revelando aspectos da vida cotidiana de uma família abastada do século XIX.
Localização: Avenida Paulino Müller, Jucutuquara.

Voltar ao índice

Praias de Vitória ES

Vitória conta com 4 praias: Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Castanheiras, dentro dos limites do município. Porém basta atravessar a Terceira Ponte, para aproveitar também as praias de Vila Velha, assim, como outras nos municípios vizinhos ao Norte.

Praia de Camburi

Praia Camburi - VitóriaA Praia de Camburi é a mais procurada e movimentada da cidade. Possui calçadão com orla toda urbanizada, com árvores, iluminação e pistas para esportes. É ponto de encontro, onde sempre tem gente circulando e praticando esportes.

Na alta temporada, a praia recebe shows e eventos esportivos. Outra opção são os passeios de escuna. Com 6 km de extensão, fica ao norte do município e é a única praia da capital localizada fora da ilha de Vitória.

Curva da Jurema

Curva da Jurema - VitóriaA Curva da Jurema vai do Iate Clube até a Ilha do Boi e possui uma orla repleta de áreas verdes e praças. Junto a sua orla ficam as praças dos Namorados, Praça dos Desejos e Praça da Ciência.

Com águas frias e calmas, é uma praia indicada para a prática de esportes náuticos e também outros esportes em seu calçadão. A praia conta com vários quiosques com áreas cobertas, onde são servidos petiscos da culinária capixaba.

A região conta ainda com calçadão, iluminação noturna, lanchonetes e conta com extensa área recreativa para esportes em geral.

Praias da Ilha do Boi: Grande e da Direita

Ilha do Boi - Vitória
Vista aérea da Ilha do Boi e suas praias

Localizada próxima a Terceira Ponte, a Ilha do Boi possui duas pequenas praias de das águas tranquilas e claras: Praia Grande (200m) e Praia da Direita (140m). São lugares ideais para quem quer curtir uma praia com tranquilidade.

Praias das Castanheiras

Praia das Castanheiras - Ilha do FradeLocalizada na Ilha do Frade, é uma pequena e bela praia que oferece as sombras de suas castanheiras. Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, com acesso feito por escada ou entre as rochas.

Praia do Meio

Praia do Meio - VitóriaPequena praia, com 170m de extensão, localizada de frente para Baía de Vitória, ao lado da Terceira Ponte. No seu lado direito fica a Pedra do Sururu, que oferece uma bela paisagem e vistas da ponte e da baía. No lado esquerdo há uma calçada que atravessa por baixo da ponte.

Voltar ao índice

Mapa de Vitória: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Vitória e dessa forma traçar o melhor roteiro pela cidade.

Voltar ao índice

Passeios em Vitória e região

A Civitatis oferece a oportunidade de reservar diversos passeios e excursões por toda a região. Há opções de city tour por Vitória e Vila Velha, passeios pelas montanhas capixabas e também à praias mais distantes como as de Guarapari e Anchieta. Confira as opções abaixo!

Ônibus panorâmico de Vitória – Capixaba BusTour

City tour Vitória e Vila VelhaVitória conta com uma linha de ônibus panorâmico de turismo. Aqueles que possuem a parte superior aberta para apreciar as vistas da cidade. É uma maneira rápida de conhecer as principais atrações da capital em pouco tempo.

O serviço funciona nas quartas-feiras, sábados, domingos e feriados. O veículo tem 49 lugares e o ponto de embarque é no Píer Iemanjá, na praia de Camburi.

Comprar ingresso do ônibus panorâmico

Voltar ao índice

Outros destinos turísticos do Espírito Santo:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here