O Município de Vitória é formado por um arquipélago composto por 34 ilhas, das quais a maior é a Ilha de Vitória.

É uma das 3 capitais brasileiras situadas numa ilha e a segunda capital mais antiga do Brasil. Sete pontes interligam a Ilha ao continente. A maior delas é chamada de Terceira Ponte, com 3,5 Km de extensão e liga Vitória a Vila Velha.

Vitória - Espírito Santo
Vitória – Vista do Convento da penha, em Vila Velha

A população de 325 mil na capital e 1,7 milhões na região metropolitana.
Na parte alta se localizam os monumentos históricos e reservas de área verde; na baixa, está o comércio, os portos e as praias.
Vitória também possui um belo Centro Histórico, com destaque para o Palácio Anchieta, a Catedral, o Teatro Carlos gomes e o casario antigo.

Palácio Anchieta - Vitória
Palácio Anchieta

As principais atrações naturais de Vitória são suas praias. Com 5 km de extensão e 46 quiosques, a Praia do Camburi é a mais frequentada. Na enseada do Suá, a praia da Curva da Jurema tem apresentações de música ao vivo. Para quem gosta de sossego, a melhor opção é a praia da Castanheira, na Ilha do Frade. Com 120 m de extensão, a praia é cercada por uma vegetação nativa e só pode ser visitada após uma longa caminhada.

Pedra da Cebola - Vitória
Parque Pedra da Cebola

Vitória também tem belos parque e praças. O Parque Pedra da Cebola possui exemplares da fauna e flora, jardins e mirantes e a pedra com forma curiosa que dá o nome ao parque. Ideal para passear com a família.

Terceira Ponte - Vitória
Terceira Ponte

A praça dos Namorados, próximo ao Iate Club do Espírito Santo oferece várias opções de diversão para crianças, ampla área de passeio, pistas de skate e patinação, quadras poliesportivas e tênis, pista de cooper e campo de futebol de areia. Aos sábados e domingos, uma Feira de Artesanato anima o local.

Paneleiras de Goiabeiras - Vitória
Paneleiras de Goiabeiras – Vitória

Um passeio interessante é conhecer o processo de fabricação artesanal das panelas de barro em Goiabeiras. Ao lado do Mangue, em um galpão são fabricadas e comercializadas as famosas panelas de barro de Vitória.
Na culinária se destaca a Moqueca Capixaba (feita na panela de barro) e a Torta Capixaba, pratos a base de frutos do mar, fartos na região.

Mais Viagens e Caminhos no Espírito Santo

Do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo e Minas de carro
Pontos turísticos de Guarapari
Pontos turísticos de Vila Velha

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here