Localizado na Ilha de Tinharé, distrito do município de Cairu, Morro de São Paulo reúne algumas das mais belas paisagens da Bahia.

Praias semi desertas, coqueirais à beira-mar, águas cristalinas e areia branquinha. Esta combinação da natureza encanta os turistas e tornou Morro de São Paulo um dos destinos da Bahia mais conhecidos e procurados por turistas do mundo todo.

Por estar situado em uma ilha, só pode ser acessado de barco ou avião. Não é permitida a circulação de carros pelo vilarejo. Sem poluição, sem o barulho de buzinas e sem o estresse das grandes cidades, é perfeito para relaxar, descansar e renovar as energias.

Mirante de Morro de São Paulo
Mirante de Morro de São Paulo

É um lugar para todos os gostos e idades. Seja para famílias com crianças que queriam desfrutar de segurança e praias tranquilas, seja para casais em lua-de-mel ou que queiram aproveitar momentos românticos, seja para jovens e solteiros ávidos por festas, badalação e paquera.

Barco Morro de São Paulo
Barco na Praia de Gamboa – Morro de São Paulo

Por ser muito visitado por turistas do Brasil e de todo o mundo, possui uma infraestrutura muito boa, com hospedagens para todos os gostos e bolsos.
Além das praias, você ainda pode fazer trilhas fáceis para visitar monumentos históricos, apreciar a vista espetacular dos mirantes, praticar vários esportes e fazer passeios de barco para as ilhas vizinhas.
O curioso é que todo o material de construção que chega de barco é transportado por mulas, e as malas dos turistas são levadas em carrinhos de mão pelos nativos.

Praias de Morro de São Paulo

As praias de Morro de São Paulo são numeradas por sequência numérica e não são muito distantes umas das outras. Da Primeira Praia até a Quarta você levará em média 15 minutos caminhando, dando uma distância aproximada de 1.300 metros.

Primeira Praia

Morro de São Paulo - BahiaA Primeira Praia tem apenas 315 metros. É a menor e a mais frequentada pelos adeptos de esportes. É a praia da vila principal com a maior infraestrutura de pousadas e lojas. Descendo a rua principal, se chega na Segunda Praia. Subindo se tem acesso à Igreja, ao cais e à trilha de acesso ao Morro do Farol, onde há mirantes e a tirolesa.

Segunda Praia

Segunda Praia - Morro de São PauloA Segunda Praia, com 380 metros, é a mais agitada e apropriada para banho, com a maior faixa de areia e onde se concentra o maior número de restaurantes, barracas e turistas. No final de sua extensão, fica a Ilha da Saudade. Um aglomerado de pedras, misturado no meio da vegetação e dos coqueiros.

Terceira Praia

Terceira Praia - Morro de São PauloA Terceira Praia tem 800 metros. Nela fica a Ilha do Caitá, uma ilhota cercada de corais e com um único coqueiro. A calma e a transparência das águas são um convite para a prática do caiaque e também do mergulho. A faixa de areia é muita estreita nessa praia.

Quarta Praia

Quarta Praia - Morro de São PauloA Quarta Praia é a maior de todas com 5 Km. É uma praia linda e deserta, com uma faixa verde de coqueiros de um lado e piscinas naturais no mar do outro. Ideal para caminhadas. Na maré baixa, suas águas transparentes formam piscinas naturais e são muito visitadas pelos turistas que alimentam os peixinhos com pedacinhos de pão. É também muito indicada para o mergulho.

Praia da Gamboa

Praia Gamboa - Morro de São PauloA Praia da Gamboa fica no sentido contrário das outras praias. Na maré baixa pode ser acessada através de uma agradável caminhada, partindo do cais do Morro. Até o começo da praia da Gamboa, são 1.700 metros, levando em média o tempo de 20 minutos. Tem areia fina, águas mansas e belíssimas paisagens, como a grande parede de argila. Outra opção é ir com os barcos que partem do cais.

Mirante do Morro do Farol

Vista do Mirante do Morro do Farol - Morro de São PauloDo alto do Morro do Farol, junto à tirolesa, se tem uma vista fantástica das quatro principais praias e da vila de Morro de São Paulo. Com um pouco de coragem, dá para descer na maior tirolesa do Brasil e cair direto na água da Primeira Praia. São 340 metros de cabo a 70 metros do chão. No outro lado do Morro do Farol, há outro mirante com paisagens para sentar e ficar admirando. Para subir lá, é só seguir a trilha que passa em frente à Igreja.

Como chegar à Morro de São Paulo

Terminal Hidroviário de Valença - Como chegar a Morro de São Paulo
Terminal Hidroviário de Valença

Morro de São Paulo fica numa ilha, portanto não é possível chegar de carro. Partindo de Salvador, são três opções: 25 minutos de táxi aéreo; 2 horas de catamarã ou lancha; ou uma combinação de 1 hora com Ferry-boat + percurso de 105 km de carro ou ônibus até Valença + 40 minutos de lancha ou 1:40 de barco. A última opção é a mais econômica. Partindo de outro lugar da Bahia, o acesso é por Valença.

Mais Viagens e Caminhos na Bahia

Roteiro de nossa viagem à Bahia
O que fazer em Salvador
O que fazer na Praia do Forte
Atrações da Chapada Diamantina

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Brasil é um dos melhores lugares para passar suas férias. Pois possui lindos hotéis, pousadas, flats e muito mais, e tudo isso a beira mar. Para que voce possa ver o lindo por do sol. A água cristalina, a fauna e flora indiscutivelmente preservados, fazem com que esse paraíso se torne acessível à humanidade.
    Madison Compton – Reserva Hoteis BrasilBrasil Passeios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here