26/12/2010

Ouro Preto - MG

Ouro Preto nasceu com a descoberta do ouro e seu primeiro nome foi Vila Rica. Está situada entre montanhas, na Serra do Espinhaço, a uma altitude de 1179 metros. Sua população estimada é de aproximadamente 70 mil habitantes
Panorâmica de Ouro Preto - MG
Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela Unesco, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e apresenta um das mais importantes casarios coloniais do país. É conhecida pela diversidade de suas atrações turísticas: das capelinhas às matrizes e paróquias barrocas, das montanhas aos fundos dos vales e da culinária mineira. Hoje, a cidade representa um resumo da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo extraordinário acervo cultural que preservou.
Ouro Preto - MG
Igrejas e construções históricas erguidas no século XVIII espalham-se pelas ladeiras de Ouro Preto. Inspiradas no estilo barroco, exibem até hoje a suntuosidade típica da época, que teve Aleijadinho como grande ícone. O escultor assina o projeto e as belas obras que fazem da igreja de São Francisco de Assis uma das referências do barroco brasileiro. A construção divide os holofotes ainda com a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica de Minas Gerais, com mais de 400 quilos de ouro.
Ladeiras de Ouro Preto
As ruas e calçadas são cobertas pelas chamadas “pedras-sabão” que escorregam, por isso, use tênis. É preciso também ter muita disposição, pois as ladeiras da cidade são íngremes e cansativas para os mais despreparados. Conhecer Ouro Preto a pé é uma excelente opção, principalmente porque grande parte das igrejas e museus estão no centro da cidade.
Fique atento ao horário de funcionamento de muitas atrações, que não abrem às segundas-feiras. Em algumas, há cobrança de ingresso e não é permitido o uso de câmeras fotográficas e filmadoras.
Praça Tiradentes - Ouro Preto - MG

Leia também:
Mariana – MG
Congonhas – MG
Espírito Santo e Minas de carro, partindo do Rio Grande do Sul
Mapas de Ouro Preto - MG

Um comentário:

Amanda Oliveira disse...

Cara essa cidade é fantástica, é o sonho de todo professor de história, geografia e artes...
Eu recomendo!