A Praia do Forte fica a 70 km de Salvador e é um dos destinos mais badalados da chamada Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia. Suas praias oferecem belezas de encher os olhos.
Sua preservada orla é formada por areias claras, coqueirais, recifes e mar cristalino repleto de cardumes coloridos. Também abriga a principal base do Projeto Tamar, responsável por estudar e proteger as tartarugas marinhas. Além disso, pode-se visitar o Castelo Garcia Dávila e curtir a noite na Vila com seus encantos.

Praia do Forte - BA

Por ser um destino turístico muito procurado pelos turistas nacionais e internacionais, a Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura. Vários resorts se instalaram na região, os hotéis e pousadas são de alta categoria, mas também há opções de pousadas econômicas e albergues.

Praia do Forte na maré baixa
Praia do Forte na maré baixa

A antiga Vila dos Pescadores, hoje, é repleta de lojas, pousadas, bares e restaurantes que se espalharam pela rua principal, chamada de Alameda do Sol. Com trânsito fechado para veículos, o espaço é também o point noturno da praia.

Igreja da Praia do Forte
Igreja e praça central da Praia do Forte

Praias da Praia do Forte

O cenário das praias é perfeito para caminhadas e oferece bons lugares para mergulho. Na área conhecida como Papa-Gente, os recifes formam piscinas naturais na maré baixa, perfeitas para um mergulho em meio a peixes coloridos e águas transparentes.

Praia do ForteNa sede do Projeto Tamar, há máscara e snorkel para alugar.
Cuidado ao nadar na maré alta, quando a água esconde as pedras que ficam bem próximas da areia.

Pontos turísticos da Praia do Forte

Castelo Garcia D’ávila

Ruínas do Castelo Garcia Dávila - Praia do Forte - BAPrimeira edificação militar portuguesa construída no Brasil, o Castelo Garcia D’ávila, fica na estrada próxima ao portal, na saída para Salvador, a 3 km da vila. No interior das ruínas, existem passarelas de onde se descortina lindas vistas da praia e dos coqueirais.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar foi criado para estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Possui centro de visitantes, tanques e aquários com tartarugas, tubarões e outros peixes, sala de vídeo, loja e restaurante. Entre dezembro e fevereiro, é possível acompanhar os biólogos soltando tartaruguinhas recém-nascidas na areia.

Projeto Tamar - Praia do Forte
Tartarugas marinhas no Projeto Tamar

Na Praia do Forte, também está implantado o Instituto Baleia Jubart. Entre os meses de julho e outubro, as baleias costumam aparecer para procriar e amamentar os filhotes. Para vê-las de perto, há passeios de saveiro acompanhados por biólogos do Instituto.

Mais Viagens e Caminhos na Bahia

Relato da viagem à Bahia
Salvador
Chapada Diamantina
Morro de São Paulo

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here