O que fazer em Salvador BA: 20 Pontos turísticos e praias

Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia, com um Centro Histórico repleto de igrejas, museus e casarões dos séculos 17 e 18.

Salvador BA - Elevador Lacerda
Elevador Lacerda visto do mirante lateral
  Por Jair Prandi
 

Dicas sobre o que fazer em Salvador, a primeira capital do Brasil, cidade que reúne o presente e o passado em perfeita harmonia. Construções históricas, praias e a gastronomia da capital da Bahia estão entre as principais atrações. Para mostrar os pontos turísticos de Salvador, escrevemos esse post com dicas valiosas do que visitar na cidade.

  • O centro é dividido entre Cidade Alta e Cidade Baixa. É na parte alta que fica o Pelourinho, Centro Histórico, boa parte das igrejas, museus e casarões dos séculos 17 e 18.
  • A igreja que mais chama atenção é a de São Francisco, com cerca de 800 Kg de ouro em seus ornamentos. É considerada a obra barroca mais rica do país.
  • Para descer à Cidade Baixa é o famoso Elevador Lacerda que faz a ligação. Seguindo a orla, chega-se ao famoso Farol da Barra, onde se iniciam os 30 km de praias para todos os gostos.
  • Além disso, o famoso carnaval de Salvador se destaca com os Trios Elétricos que arrastam multidões pelas ruas da cidade.

Sobre Salvador – capital da Bahia

  • A cidade de Salvador foi oficialmente fundada em 1549, sendo a primeira sede da colônia portuguesa no Brasil.
  • Hoje a capital da Bahia tem mais de 2,4 milhões de habitantes e se divide entre áreas modernas e o antigo centro histórico.
  • Salvador é uma referência internacional de cultura, devido ao seu vasto patrimônio arquitetônico histórico, cultural, musical e gastronômico.
  • O Carnaval de Salvador entrou para o Guiness Book (o Livro dos Records), como a maior festa de rua do planeta.
Salvador - Cais do Mercado
Cais do Mercado

Turismo Salvador: Guia de viagem

O que fazer em Salvador: Pontos turísticos

Agora iremos mostrar os pontos turísticos da lista do que fazer em Salvador e em seguida mostrar uma foto e uma breve descrição de cada um deles.

  1. Largo do Pelourinho
  2. Igreja e Convento de São Francisco
  3. Catedral Basílica de Salvador
  4. Museu da Misericórdia
  5. Palácio Rio Branco
  6. Elevador Lacerda
  7. Praça da Cruz Caída
  8. Farol da Barra
  9. Mercado Modelo
  10. Forte São Marcelo
  11. Igreja Senhor do Bonfim
  12. Orixás Flutuantes e Dique do Tororó
  13. Arena Fonte Nova
  14. Praia do Porto da Barra
  15. Praia do Farol da Barra
  16. Praia Ondina
  17. Praia Itapuã
  18. Praia Stella Maris
  19. Praia do Flamengo
  20. Praia de Piatã

O que fazer em Salvador: Centro histórico

O vasto centro histórico de Salvador possui inúmeros casarões e igrejas ricamente ornamentadas. Algumas atrações são gratuitas e outras cobram ingresso, com preços baixos. Conheça as principais atrações nessa área:

Largo do Pelourinho (centro histórico)

Pelourinho - Salvador
Casarões do Largo do Pelourinho

Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Dezenas de vielas, ladeiras e largos concentram inúmeros casarões, igrejas, museus, restaurantes e lojas.

Um dos melhores locais para ver o conjunto de casarões é no Largo do Pelourinho. Lá está também a Fundação Casa de Jorge Amado localizada no icônico casarão azul.

Você pode fazer o passeio no centro histórico por conta própria ou um tour guiado, veja as opções:

Igreja e Convento de São Francisco – Salvador

Igreja São Francisco - Salvador
Igreja São Francisco , toda decorada com ouro

Cerca de 800 quilos de ouro enchem de brilho os altares da igreja de São Francisco, a mais rica do país. Considerado um dos mais extraordinários monumentos do barroco mundial, o templo de São Francisco, erguido em 1723, deslumbra pela quantidade de detalhes em seus ornamentos.

O convento, que faz parte do complexo, tem o pátio interno com paredes revestidas de belos azulejos portugueses.

Visitação:

  • Segunda, quarta, quinta, sexta e sábado, das 9h às 17h30
  • Terça, das 9h às 17h
  • Domingo, das 10h às 15h

Catedral Basílica de Salvador

Catedral Basílica de Salvador - Pelourinho
Catedral Basílica de Salvador – Foto: Amanda Oliveira / salvadordabahia.com

Construída a partir de 1657, e situada no coração do Pelourinho, a catedral de Salvador é uma das mais importantes construções sacras do Brasil Colonial.
Restaurada recentemente, a igreja ganhou de volta inúmeras imagens que estavam guardadas em museus da cidade. Os 30 bustos relicários restaurados, junto com os dois altares, são os mais importantes acervos de arte sacra brasileira do fim do século XVI.

O forro da nave da nave da catedral é também espetacular, além de um acervo com telas de diversos autores, móveis em jacarandá e diversos objetos sacros em ouro e também de prata.

Abre de segunda a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, das 13h às 17h.

Museu da Misericórdia

Museu da Misericórdia - Salvador
Salão Nobre, a cadeira feita exclusivamente para a visita de D. Pedro II, em 1859. Foto: Fábio Marconi / salvadordabahia.com

O Museu da Misericórdia preserva mais de 3 mil peças que retratam 500 anos de história da Bahia. O museu está instalado em imponente palacete do século XVII, anexo à igreja da Misericórdia.

Entre os destaques, estão o Salão Nobre, os painéis de azulejos portugueses, a Farmácia, e o primeiro carro movido a gasolina da Bahia, que é o mais antigo em exposição no Brasil.

Abre de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Sábados, das 9h às 17h. Feriados, das 9h às 13h.

Palácio Rio Branco

Palácio Rio Branco - Salvador BA
Fachada do Palácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco foi construído na época que Salvador era a capital do Brasil. Servia como um centro de comando dos grandes poderes. Recebeu membros da realeza portuguesa, como os Imperadores D. Pedro I e II e suas esposas.

Em 1912 sofreu um bombardeio e em 1919 foi reinaugurado, quando serviu como quartel e como prisão. Hoje, abriga a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O palácio abriga também o Memorial dos Governadores, uma coleção de objetos utilizados por eles, como insígnias, espadas, medalhas, entre tantos outros objetos de uso pessoais.

A varanda do palácio oferece também belíssimas vistas da cidade de Baixa e da Baía de Todos os Santos.

Abre de terça a sexta, das 10h às 12h, e das 13h às 17h.

Elevador Lacerda

O que fazer em Salvador - Elevador Lacerda
Elevador Lacerda, um dos ícones da cidade

Principal ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 1872. Com 72 metros de altura, liga a Praça Tomé de Souza, na parte alta, à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo, na parte baixa.
Restaurado em 2002, ganhou nova iluminação noturna e janelas panorâmicas. Por ele passam uma média de 20 mil pessoas por dia.

Praça da Cruz Caída

Salvador - Praça da cruz Caída
Praça da cruz Caída, na Cidade Alta

Inaugurada em 1999, o monumento da Cruz Caída foi construído no local da antiga Igreja da Sé. Tem 12m de altura e foi construído pelo artista baiano Mário Cravo Júnior.
O espaço funciona também como um mirante, de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade. É um dos locais preferidos para curtir o pôr do Sol, além de ser palco de frequentes manifestações artísticas.

O que fazer em Salvador: Pontos turísticos diversos

Farol da Barra

Farol da Barra - Salvador
Farol da Barra visto da prainha

Construído em 1696 para proteger a Baía de Todos os Santos, o Forte de Santo Antônio ganhou, logo após sua inauguração, um farol para orientar as embarcações que ali entravam. Foi o primeiro farol do continente americano.

O espaço descortina uma das mais bonitas vistas da região, além de abrigar o Museu Náutico da Bahia. É também um dos pontos mais badalados de Salvador e marca o inicio da Baia de todos os Santos.

Mercado Modelo

Mercado Modelo - Salvador
Mercado Modelo de Salvador

O Mercado Modelo fica na Cidade Baixo, aos pés do Elevador Lacerda. Possui galerias com inúmeras lojinhas com grande variedade de artesanatos.

De lá também saem os barcos que levam ao Forte São Marcelo, onde um barco faz a travessia de poucos minutos, além dos catamarãs para Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo.

Forte São Marcelo

Forte São Marcelo - Salvador
Vista aérea do Forte São Marcelo – Crédito: Márcio Filho – MTUR

O Forte de São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar foi construído em 1623 sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, em frente ao centro histórico de Salvador.

Também designado Forte de Nossa Senhora do Pópulo, no passado, destaca-se por se encontrar dentro da água e ser o único de planta circular no país.

Atualmente encontra-se fechado à visitação interna.

Igreja Senhor do Bonfim

Igreja Senhor do Bonfim - Salvador
Igreja Senhor do Bonfim – Foto: By Andrevruas / Wikimedia

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é o maior centro da fé católica para o povo baiano. O templo católico fica localizado na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador, local onde são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim.

É a atração mais afastada do centro, localizada a 7 km, sentido Norte, margeando a Baía de Todos os Santos.

Orixás Flutuantes e Dique do Tororó

O que fazer em Salvador - Orixás Flutuantes
Orixás Flutuantes – Foto: Ademir Rodrigues / Portal da Copa

O Dique do Tororó é um manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que converge para a Arena Fonte Nova em uma de suas pontas.

Uma de suas principais atrações são as 8 esculturas de orixás flutuando no espelho d’água, instaladas em 1998. São obras assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno, que representam os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã.

Arena Fonte Nova

Arena Fonte Nova - Salvador
Arena Fonte Nova – Por Faquini Produção Fotográfica; Fotógrafo David Campbell

A Itaipava Arena Fonte Nova foi a sede baiana para a Copa do Mundo FIFA de 2014. Construída entre 2010 e 2013, tem capacidade para 50 mil pessoas e substituiu o antigo estádio.

Com o Tour na Fonte Nova é possível conhecer os ambientes da moderna arena multiuso, palco principalmente, de partidas de futebol do Bahia e Vitória.
Acesse o site oficial para informações sobre a visitação.

Voltar ao índice

Praias de Salvador

Praia do porto da Barra – Salvador

Praia do Porto da Barra - Salvador
Praia do Porto da Barra

Das praias urbanas de Salvador, se destaca a do Porto da Barra, praia mais próxima do Centro. Possui águas limpas e mar calmo, o que faz dela uma das mais procuradas nos finais de semana.
Possui 300 m de extensão, e se localiza ao lado do Forte Santa Maria, próximo a saída da Baía de Todos os Santos.

Praia do Farol da Barra

Praia da Barra - Salvador
Praia da Barra – Salvador

A Praia da Barra é bastante badalada, cenário de grandes festas, como o Réveillon e o Carnaval. Com calçadão e iluminação, é sempre movimentada até mesmo a noite pelos adeptos de esportes e caminhadas, além de concentrar muitos restaurantes.

A praia do farol da barra tem 900 m de extensão, inicia no farol e termina no Morro do Cristo, de onde se tem uma ótima vista da Barra, além de ser um ótimo local para se curtir o pôr do sol.

Outras praias de Salvador

Praia Itapuã - Salvador
Vista aérea da Praia Itapuã – Crédito: Márcio Filho – MTUR

Outras praias, próximas ao centro são poluídas e impróprias para banho. No caminho para o aeroporto, mais ao norte, ficam as melhores praias para banhos de Salvador.

  • Ondina é uma praia pequena situada numa região nobre de Salvador, onde estão alguns hotéis de luxo.
  • Itapuã, além do charme do farol, tem areias claras e águas verdes que formam piscinas naturais.
  • Stella Maris intercala pontos com ondas e outros protegidos, reunindo surfistas e banhistas.
  • A Praia do Flamengo, mais rústica e com paisagem de coqueiros e dunas, é ponto de encontro da turma jovem.
  • Piatã atrai muitos visitantes pela boa infraestrutura, pelo mar tranquilo, a extensa faixa de areia fina e os coqueiros.

Voltar ao índice

Passeios em Salvador

Morro de São Paulo - Bahia
Visual da primeira praia em Morro de São Paulo

Há uma variada oferta de passeios em Salvador. Os mais comuns são visitas guiadas no centro histórico, passeios por toda a cidade, pelas praias, ilhas, mergulho, entre outros.
A Civitatis oferece várias opções de passeios, trasnfer e excursões. A reserva é feita online, com antecedência. Confira:

Voltar ao índice

Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. O som eletrizante dos Trios Elétricos arrastam multidões pelas ruas da cidade. São 3 circuitos distintos: (Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico).

A Cidade do Carnaval ocupa uma área de 25 quilômetros, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde e postos policiais. É montada toda uma infraestrutura especial pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais.

Nos 6 dias, como nos remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, de todo o país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção.

Carnaval de Salvador

Uma das melhores maneiras de curtir a festa é comprando um abada. É uma camiseta que identifica o bloco e permite dançar protegido por um cordão de isolamento.

Há caminhões de apoio que funcionam como banheiros, bar e posto médico. Quem preferir pode ficar na “pipoca”, como é chamada a turma que brinca nas calçadas.

Salvador abriga ainda muitas outras atrações espalhadas pela cidade, parques, shopings, igrejas e museus.
Há também algumas ilhas na Baía de Todos os Santos, com águas claras, que podem ser visitadas através da travessia de Ferry ou de barco. O blog Mundo da Paula tem post que mostra como visitar 3 ilhas perto de Salvador.

Voltar ao índice

Onde ficar em Salvador: Melhores bairros

Hotel em Salvador - Vila Gallé
Hotel Vila Gallé, uma ótima opção na orla

As opções de hospedagem em Salvador para todos os gostos e bolsos. De hotéis cinco estrelas, aos mais econômicos, incluindo opções de hostel.
Nós preferimos ficar na orla, próximo ao Farol da Barra. Mas iremos dar dicas de alguns hotéis bem avaliados em diferentes áreas da cidade, confira algumas dicas:
Próximo ao Farol da Barra:

Voltar ao índice

Como chegar a Salvador

O que fazer em Salvador - Vista do Palácio Rio Branco
Vista a partir do Palácio Rio Branco

O Aeroporto de Salvador fica a 26 km do centro da cidade e a 29 km do Farol da Barra. Saindo do aeroporto as opções são de táxi, Uber, ônibus, metrô, transfer ou de carro alugado.

De táxi ou Uber

Uma corrida de táxi do aeroporto até o centro ou para a Barra vai custar entre R$80 e R$100. Já a corrida de Uber deve custar entre R$50 e R$60.

De ônibus ou metrô

Tem a opção de pegar um ônibus azul, da linha Salvador Norte, que custa R$5 e percorre toda a cidade.

A partir do aeroporto há um translado gratuito para a estação de metrô Aeroporto. Infelizmente não há estações muito próximas aos pontos turísticos, o metrô vai somente até a Lapa.

De transfer

A Civitatis oferece serviço de reserva online, com antecedência, o transfer do aeroporto ao hotel, assim como também a volta para o aeroporto.
Um transfer para até 3 pessoas, com 3 malas grandes, custa R$ 200 (preço de 2023).

Consultar / Reservar transfer!

De carro alugado

Alugar um carro com antecedência, para retirar no Aeroporto de Salvador é uma excelente alternativa, para quem vai estender o roteiro para outros destinos da Bahia. Foi esta a forma que utilizamos em nosso roteiro em Salvador e pela Bahia.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como circular em Salvador

Se estiver de carro alugado, saiba que enfrentará bastante trânsito e dificuldade para estacionar, especialmente no centro histórico. Já na orla e região do farol da barra, é um pouco mais tranquilo.
Sugerimos que utilize o Uber para ir ao centro histórico (Pelourinho) e faça um roteiro a pé por lá indo até o Mercado Modelo.

Voltar ao índice

Quando ir a Salvador

Centro histórico de Salvador

O clima em Salvador muda muito pouco durante o ano em relação à temperatura, que oscila entre 23 e 27 graus em média, sempre calor, bom para curtir as praias.
Em relação ao índice de chuvas há uma variação maior em alguns meses do ano. Se puder, escolha os meses menos chuvosos para ter mais chance de sucesso nos passeios ao ar livre.

De modo geral a melhor época para visitar Salvador (em relação ao clima) é de setembro a fevereiro. Se puder, evite ir entre abril e julho, quando chove mais.

  • Janeiro, fevereiro, setembro e outubro: Ótimo (Chove em média 80mm).
  • Novembro e dezembro: Bom (Chove em média 110mm).
  • Março, junho, julho e agosto: Razoável (Chove em média 170mm).
  • Abril e maio: Ruim: (Chove em média 270mm).

O Carnaval de Salvador acontece em datas que variam entre fevereiro e março. Nesta época a cidade lota e os preços das hospedagens aumentam muito.

Se você gosta da folia faça as reservas com bastante antecedência. Se não curte o carnaval, evite ir nesta época.

Voltar ao índice

Quantos dias ficar em Salvador

Salvador Ba - Pelourinho
Pelourinho, no centro histórico de Salvador

Para montar seu roteiro em Salvador e definir quantos dias, primeiro, decida se vai pegar praia na cidade ou não.

Para conhecer os principais pontos turísticos de Salvador, você precisará de 1 a 2 dias. Se for curtir alguma praia, reserve mais dias. Se tiver 3 dias ou mais, aproveite para conhecer outros lugares, como a Praia do forte e Morro de São Paulo.

Em nossa primeira viagem à Bahia, passamos duas noites na cidade e tivemos um dia e meio para conhecer o básico. Na mesma viagem alugamos um carro e conhecemos a Praia do Forte, parte da Chapada Diamantina e Morro de São Paulo.

O que fazer em Salvador em 1 dia

Com apenas um dia em Salvador, viste as atrações mais famosas da cidade.

  1. Comece caminhando pelo Pelourinho, visitando a igreja São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Fundação Jorge Amado.
  2. Depois desça o Elevador Lacerda e conheça a parte de baixo onde fica o Mercado Modelo, local onde você pode almoçar.
  3. No meio da tarde siga para o Farol da Barra e se estiver hospedado por lá, aproveite momentos na Praia do Porto da Barra.
  4. No finalzinho da tarde, pegue o pôr do sol no local, que é mágico.

O que fazer em Salvador em 2 dias

  1. No primeiro dia, estique seu roteiro entre o Pelourinho e o Mercado Modelo. Também é possível visitar o Solar Unhão.
  2. No segundo dia visite a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Museu de Arte Moderna, pela manhã. Passe a tarde entre o Farol da Barra e a Praia do Porto da Barra.

O que fazer em Salvador em 3 dias

  1. Dia 1: Pelourinho + Elevador Lacerda + Mercado Modelo + Solar unhão.
  2. Dia 2: Igreja Nosso Senhor do Bonfim + Museu de Arte Moderna + Farol da Barra + Praia do Porto da Barra.
  3. Dia 3: conheça outras praias da orla.

Voltar ao índice

Mapa de Salvador: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Salvador BA, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Leia também:

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo relato detalhado e só mesmo tempo sucinto, deu pra ter ótima ideia do que ver nas localidades! Abraço

    • Que bom que gostou, Andréia!
      Esse é o principal objetivo do blog, passar a nossa experiência da viagem para auxiliar os futuros visitantes de cada lugar.
      Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here