O que fazer em Bariloche – Argentina

Bariloche fascina os visitantes, por sua belezas naturais, entre lagos, montanhas e belíssimas paisagens naturais da Argentina.

Bariloche
  Por Jair Prandi
 

Bariloche fascina os visitantes, por sua belezas naturais, entre lagos, montanhas e belíssimas paisagens naturais da Argentina.

Seu nome oficial é San Carlos de Bariloche, tem cerca de 130 mil habitantes e está localizada 1600 km ao sul de Buenos Aires, junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile.

É um dos principais destinos de inverno da América do Sul, com ótima estrutura e condições para esportes de inverno. Os picos gelados contam com acesso fácil por meio de teleféricos, o que atrai atrai milhares de turistas anualmente, muitos deles, brasileiros.

A bela cidade, localizada às margens do lago Nahuel Huapi oferece uma ótima estrutura de hospedagem e restaurantes parta todos os bolsos. os passeios consistem, principalmente de teleféricos, trenós, pistas de esqui, e caminhadas na neve.

Cerro Catedral - Bariloche
Cerro Catedral no verão – Bariloche

Quando ir a Bariloche – clima da região

Bariloche está situada numa micro-zona climática e de vegetação de floresta temperada. Seu clima é influenciado pela proximidade dos Andes, e suas florestas se mantêm graças à abundância de água dos grandes lagos glaciais, como o Nahuel Huapi.

No inverno (junho a agosto), as temperaturas caem abaixo de zero e a maior quantidade de neve nas montanhas mais altas dá início à temporada de esqui. Afastando-se poucos quilômetros para leste da cidade, porém, o clima se torna mais seco, surgindo a fria estepe da Patagônia, com sua vegetação de gramíneas cada vez mais esparsas, até que a paisagem se torna a de deserto.

Ski Cerro Catedral - BarilocheEm San Carlos de Bariloche, as temperaturas abaixo de 10 graus se iniciam ainda em abril, e a temporada para esportes na neve segue até setembro ou outubro. Com os termômetros marcando entre 5 graus positivos e 10 graus negativos, o branco das montanhas custa a derreter. Mesmo no verão as noites são frias, com a vantagem da luz solar até 22 h.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate aqui com 5% de desconto!

Como chegar a Bariloche

O jeito mais fácil de chegar é de avião. Partindo do Brasil, principalmente no inverno, tem voos das principais cidades brasileiras com escala em Buenos Aires.
Da capital argentina até Bariloche são aproximadamente 1600 km, esse trajeto leva cerca de 2 horas de voo e é feito pela Latam, Aerolíneas Argentinas e Austral.

Você até pode ir de ônibus, partindo de Buenos Aires, mas é uma viajem longa e cansativa, o trajeto leva cerca de 22 horas. Os preços comparados aos oferecidos pelas companhias aéreas muitas vezes não compensam.

De carro você leva cerca de 18 horas para fazer o mesmo trajeto. Você passará por Néuquen, cidade muito bem estruturada e uma ótima opção para passar a noite ou dar uma parada.

Alugue um carro para circular em Bariloche e região!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online em nosso site e pague em Reais, sem IOF.
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Bariloche – Hotéis e pousadas

Bariloche oferece uma grande quantidade de opções de hospedagem, que se concentram basicamente em duas aéreas. O centro e ao longo da Avenida Exequiel Bustillo que acompanha o lago Nahuel Huapi.

Resort Llao Llao - Bariloche
Llao Llao Resort Golf Spa, localizado em um lugar belíssimo afastado da cidade – Foto: Divulgação Booking

O centro é uma boa localização por ficar perto de tudo, você pode ir a vários lugares caminhando, e tem um fácil acesso aos transportes e o comercio.

Os hotéis ao longo do lago oferecem uma bela vista, e são uma boa opção, principalmente para quem gosta de tranquilidade, longe do movimento da cidade. Há também muitos bangalôs para alugar em belos lugares.

Confira algumas dicas de hotéis bem avaliados no centro, próximos à praça central:

Hotéis bem avaliados na orla do lago Nahuel Huapi:

Resort no Circuito Chico em meio às montanhas e o lago:

Onde comer em Bariloche

A gastronomia na região é muito rica, contendo traços da culinária argentina, patagônica e também com muitas raízes europeias. O grande destaque é a carne vermelha preparada por uma técnica de defumação regional, e também outros como a truta e o cordeiro patagônico.

A maioria dos restaurantes se encontra ao longo da Avenida Exequiel Bustillo, ás margens do lago Nahuel Huapi, o que gera belas vistas.

Pontos turísticos de Bariloche – O que fazer

Centro Cívico

Centro Cívico - BarilocheÉ um dos lugares mais bonitos do centro. Monumento Histórico Nacional, seus edifícios em estilo medieval estão localizados em torno de uma praça. Ali se encontram: a Prefeitura, a Secretaria de Turismo e o Museu da Patagônia. Não deixe de tirar fotos com os cães São Bernardo e seus filhotes que ficam por ali.

Calla Mitre

Passeio obrigatório para o turista, é o “point” da cidade. Mil lojas de casacos, moletons, artigos de ski, chocolates, lembranças, restaurantes, cachecóis, luvas, gorros, casacos de pele, presentes, botas, recuerdos de madeira, peças de alpaca, lanchonetes, etc. É a rua principal, onde todo mundo passa.

Museo Geológico y Paleontológico Rosendo Pascual

Exibe os invertebrados mais importantes da Patagônia. E também aves locais, ossos de dinossauros e uma coleção de cristais. São, no total, 10 mil peças.

Cerro Campanário

Cerro Campanário - BarilocheAcesso por Teleférico, no sistema de cadeirinhas a 8 km do centro. Lá no alto a altitude é de 1.050 metros e a vista é considerada uma das mais belas do mundo. A vista é completa para todos os lados. Lagos, florestas e picos nevados até a divisa com o Chile. Lá no alto há uma casa de chá com muitas coisas gostosas.

Cerro Catedral

Bariloche - Cerro CatedralO Cerro Catedral é o centro de ski mais importante e tradicional da América do Sul. Sua incrível infraestrutura comporta turistas e esquiadores de todo o mundo. Possui 39 meios de elevação e capacidade de transportar 32 mil pessoas por hora. A montanha está a 2.388 metros acima do nível do mar e fica a 22 km do centro.

Teleférico do Cerro Catedral - BarilocheAlém do esqui tradicional, o Cerro Catedral também oferece ski noturno, motos de neve, patinação e vistas fantásticas da Cordilheira.

Na base do Cerro Catedral, chamada de Vila Catedral, é possível encontrar um badalado centrinho com diversas lojas, restaurantes, escolas de ski, pontos para aluguel de equipamentos e toda a infra-estrutura necessária para atendimento ao turista.

Cerro Otto

Cerro Otto - Bariloche
Cerro Otto – Imagem: divulgação

A apenas 5 km do centro de Bariloche, fica o complexo Teleférico Cerro Otto. Localizado em um parque, onde gôndolas panorâmicas, totalmente fechadas nos levam a apreciar a magnífica paisagem.

Lá em cima, a 1.405 metros acima do nível mar está a única confeitaria giratória da América do Sul. Há um pequeno museu e uma discoteca bem animada. Tem pista de trenós, escalada,Trekking, Mountain Bike e Rapel, com paredões rochosos ideais para aventuras. Curta a vista e aproveite para tomar chocolate quente.

Piedras Blancas

Piedras Blancas - Bariloche
Piedras Blancas – Imagem: divulgação

Localizado a aproximadamente 3 km de Bariloche, ao lado do Cerro Otto, o complexo invernal Piedras Blancas é o lugar ideal para quem curte praticar o trineo ou mais conhecido como “esqui-bunda” (brinquedo que permite escorregar na neve montanha abaixo). O complexo também oferece pistas para esquiadores iniciantes.

Circuito Chico

Circuito Chico - BarilocheÉ um dos passeios mais tradicionais de Bariloche. O percurso de aproximadamente 65 km começa e finaliza em Bariloche. A estrada é asfaltada e passa por diversos atrativos e paisagens lindas. Fazem parte do Circuito; Cerro Campanário, o Parque Cerro Velho, o teleférico Cerro Otto, Colônia Suíça, Ilha Huemul, Bahia Lopez e o Llao Llao Resort Golf Spa (famoso e luxuoso hotel em Bariloche).

Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes

Bosque de Arrayanes - BarilocheA Ilha Victoria é a mais extensa do Lago Nahuel Huapi e representa uma importante reserva de Bariloche. Tanto a Ilha como o Bosque de Arrayanes podem ser conhecidos através de um passeio de barco pelo Lago Nahuel Huapi. O Bosque é famoso pelos arrayanes de cor canela e de forma arbórea únicas existente apenas naquela região.

Cerro Tronador

Cerro Tronador - BarilocheCom mais de 3.554 m de altura, é a montanha de neve eterna mais alta da região. No caminho tem lagos, mirantes, rios, zonas de degelo, e as paisagens para chegar até ele são maravilhosas.
Fica a 90 km de Bariloche. O acesso de carro vai até os pés do Cerro. Caminhando, pode-se chegar à mesma linha da geleira. Os três picos do Tronador são: Argentino (3.410m), Internacional (3.554) e Chileno (3.430). São escalados por montanhistas durante o verão.

Reserve passeios e excursões em Bariloche

Reserve passeios e excursões em Bariloche com antecedência e garanta sua vaga!

 Obtenha seu guia

Mais sobre esta viagem:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ola! tudo bom!!! Bariloche e o melhor lugar da neve Argentina que eu ja conheci!!!
    La também podem passar para o país limítrofe Chile, nas temporadas de esqui ambos os píses são a melhor opção para passar as ferias de inverno!

  2. Holaaa desde Argetina!! cada vez mas Brazileros vienen a Bariloche. que bueno que las barreras futbolisticas no impidan que seamos mas hermanos!! disfruten de Bariloche Aregntina!!
    Sejan Bem-Vindos
    Natalia

  3. Estarei em setembro 2012 em Bariloche, adoro Buenos Aires ,espero que Bariloche me surpreenda,pelas imagens achei fantástica! Gostaria de lembrar aos comerciantes argentinos,principalmente do setor de restaurantes, QUE ATENDAM MELHOR SEUS CLIENTES, OS GARÇONS SÃO GROSSEIROS E ESTRANHAMOS MUITO O ATENDIMENTO, AQUI NO BRASIL ELES TEM TREINAMENTO E UMA EMPRESA CONTRATADA PELOS EMPRESÁRIOS DO SETOR, QUE FISCALIZA O ATENDIMENTO.
    ESTRANHAMOS MUITO E NÃO SE COMPARA COM a QUALIDADE DOS NOSSOS SERVIÇOS ONDE TODOS desfrutam do BOM ATENDIMENTO!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here