Itapema SC: Praias, pontos turísticos e dicas

Destino de belas praias, Itapema é o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina, entre Balneário Camboriú e Florianópolis.

Itapema - SC
  Por Jair Prandi
 

Itapema é um destino de belas praias, o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina. Sua localização é privilegiada, às margens da BR-101, entre Balneário Camboriú e Florianópolis.

As belezas de seus 7 km de praias com águas calmas, de cor verde esmeralda e sua excelente infraestrutura, atrai cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros.

A altura dos edifícios a beira mar em Itapema SC é controlada para que a sombra não invada a faixa de areia, mas poucos metros atrás, prédios cada vez mais altos surgem no horizonte da cidade

Mesmo fora da alta temporada, tudo funciona em Itapema. No verão, o movimento é intenso nas praias, que são invadidas por famílias e jovens. A noite também é movimentada nos shoppings, bares e restaurantes com música ao vivo, principalmente em Meia Praia.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Itapema SC, incluindo suas praias e pontos turísticos, confira!

Vista aérea de Itapema Meia Praia
Vista aérea da Meia Praia

Turismo em Itapema

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Itapema SC

Navegue por este post

Quando ir a Itapema – Santa Catarina

Itapema é um dos destinos mais procurados do litoral de Santa Catarina no verão. Na alta temporada a praia fica cheia de turistas, inclusive muitos estrangeiros, principalmente argentinos, que buscam suas águas mornas e ótima infraestrutura, principalmente na Meia Praia.

  • Para pegar as águas mais mornas vá entre a segunda metade de dezembro e o mês de março. Porém, nessa época os aluguéis e diárias de hotéis ficam mais caro e são comuns alguns congestionamentos para fazer passeios na região.
  • Fora da temporada de verão, é uma boa para quem gosta de sossego, e é também a melhor época para fazer passeios pela região com maior tranquilidade. Nesse período também se paga mais barato nas hospedagens.
O que fazer em Itapema - Praia da Ilhota
Praia da Ilhota, última praia ao norte de Itapema

Voltar ao índice

Onde fica Itapema: Como chegar

Onde fica Itapema

A praia de Itapema SC fica na região da Costa Esmeralda de Santa Catarina. Fica 72 km ao norte de Florianópolis, 15 km ao sul de Balneário Camboriú, e 234 km de Curitiba.

De avião

Quem decidir ir de avião, terá 2 boas opções.

  • O aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz) é o que recebe mais voos e está a 78 km de distância.
  • O Aeroporto Internacional de Navegantes (Ministro Vitor Konder), que fica que fica a 49 km, logo depois de Itajaí.
Como chegar em Itapema
Vista aérea da meia Praia e BR-101

De carro

A partir do aeroporto você terá que decidir uma forma de se deslocar para Itapema, podendo alugar um carro ou ir de ônibus.
Alugar um carro é uma ótima opção para aproveitar e conhecer outros vários destinos desta região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De carro o acesso para a cidade é pela BR-101, tanto para que vem do Sul (Florianópolis e Porto Alegre), quanto para quem vem do norte (Curitiba e Joinville).

De ônibus

Ir de ônibus também é uma boa escolha para quem fica parado curtindo a praia. Empresas como a Pluma, Itapemirim, Catarinense e Reunidas, oferecem viagens em diversos horários e partindo de várias capitais brasileiras.

Itapema e Meia Praia

Para você entender, o nome da cidade é Itapema, porém a praia mais conhecida é a Meia Praia, uma praia que é a extensão da praia Central que fica na sede do município.

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Itapema e Meia Praia

Meia Praia - Itapema

A Praia de Itapema é um dos principais destinos de férias de verão do Sul do Brasil. A excelente estrutura hoteleira e principalmente de apartamentos de aluguel, aliados a ótima estrutura, atrai milhares de turistas à cidade, principalmente em Meia Praia.

As duas principais áreas de hospedagem são a praia Central de Itapema e Meia Praia. Há também um resort de alto padrão localizado na praia da Ilhota, no caminho para Balneário Camboriú.

Confira abaixo algumas ótimas opções de hotéis e apartamentos em Itapema e Meia Praia:

Resort na praia Ilhota – Itapema Beach Resort

Hotéis na Praia Central a uma quadra do mar

Opção de hotel na Praia Central

Escolha sua hospedagem por localização. Confira as múltiplas opções no mapa abaixo:


Booking.com

Voltar ao índice

Onde comer em Itapema

Itapema - Av. Nereu Ramos
Avenida. Nereu Ramos, a principal da cidade

Itapema conta com uma grande variedade estabelecimentos para comer, como churrascarias, buffets, pizzarias, lanchonetes e cafés. A maioria se encontra na Avenida Nereu Ramos em Meia Praia. É a principal avenida que corta quase toda a cidade.
No canto da praia Central há também restaurantes especializados em frutos do mar.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Itapema SC

É claro que as principais atrações da cidade de Itapema são suas praias. Mas além delas há outras belas trações, confira!

Mirante do Encanto – Itapema

Mirante do Encanto - Itapema - SC
O Mirante do Encanto se localiza no alto do Morro do Cabeço, no extremo norte da praia de Itapema. Lá do alto se tem uma vista fantástica de toda a orla de Itapema, Meia Praia e Porto Belo.
O acesso é asfaltado, pelo canto da praia e o mirante conta com escadas e elevador. O acesso é gratuito.

Parque do Calçadão de Meia Praia

O que fazer em Itapema - Calçadão
O calçadão beira mar, na orla da Meia Praia possui ótima estrutura para laser. Pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, chuveiros, rampas de acesso à praia, bancos, árvores, gramados e vegetação.

No verão o calçadão fica bastante movimentado. Quem vai à praia e precisa atravessar o calçadão, e bom tomar cuidado, pois sempre há ciclistas passando e pessoas correndo.

Canto da Praia de Itapema

O que fazer em Itapema - Canto da Praia
O canto esquerdo da praia central oferece uma bela paisagem de frente para toda orla. No local há uma pequena vila de pescadores, restaurantes especializados em frutos do mar.
Lá fica também o píer Porto das Águias, de onde sai o passeio de barco pela orla de Itapema e Porto Belo.

Ponte dos Suspiros – Itapema

O que fazer em Itapema - Pontes dos Suspiros
Pontes dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros é uma linda ponte em arco, toda feita de pedra, com sua parte central coberta, formando um belo cenário à beira mar. Fica junto à foz do Rio Bela Cruz e faz a ligação para pedestres entre dois lados do rio.
A ponte é bastante procurada para fotos, por sua bela arquitetura e paisagismo.

Shoppings: Russi Russi, Calçadão e Andorinha

Meia Praia - Calçadão Praia Shopping
Calçadão Praia Shopping

Na lista do que fazer em Itapema, há três shoppings com inúmeras lojas de fábrica e bons preços, onde além de curtir a praia, é possível fazer compras, principalmente de roupas.

Os dois principais são o Shopping Russi Russi e o Calçadão praia Shopping, ficam na avenida principal e vão até a beira mar, no centro de Meia Praia, a 100 metros um do outro.
A terceira opção é o Andorinha Shopping, localizado também na avenida principal quase no encontro com a BR-101.

Voltar ao índice

Praias de Itapema SC

Praia Central de Itapema

Praia central de Itapema

Com mar calmo e cristalino, a praia divide espaço com grandes hotéis, bares e restaurantes. Recentemente esta praia ganhou um calçadão e paisagismo, assim como a Meia Praia.

No Canto da Praia, concentra-se um reduto de pescadores, restaurantes com frutos do mar, um costão e passeios de barco, além de uma ótima vista da orla.

Vista aérea de Itapema - Praia Central
Vista aérea da praia Central

A praia do centro tem 2,3 km de extensão e apesar de ser a praia que fica no centro, sede da cidade, é menor do que a Meia Praia. Vai desde o costão até o ponto onde a BR-101 chega mais próxima ao mar, onde se inicia a Meia Praia.

Meia Praia – Itapema

Vista aérea da Meia Praia
Vista aérea da Meia Praia

Com 5 quilômetros de orla, Meia Praia é a maior e mais conhecida praia de Itapema. É onde está concentrada a maior estrutura de serviços em geral. Possui calçadão e as principais opções noturnas, como lojas, shoppings, restaurantes e diversões em geral.

 

Itapema - Meia Praia
Itapema – Meia Praia

Esta praia é uma das mais visitadas de Santa Catarina e vem crescendo a cada ano. A orla é tomada por edifícios, repleto de apartamentos, que comporta milhares de visitantes na temporada. inclusive, vem sendo bastante visitada mesmo fora do período de verão.

Praia Grossa

Praia Grossa - Itapema
É a praia selvagem de Itapema, emoldurada por uma grande área verde, areia grossa e mar propício ao surf. Distante 2 quilômetros da praia do centro, possui acesso por trilhas a partir do Canto da Praia.

Praia da Ilhota – Itapema

Vista aérea da Praia da Ilhora - Itapema

Distante 3,5 quilômetros da cidade, a praia Ilhota conserva sua beleza natural. Possui águas cristalinas e ondas fortes, vindas do mar aberto.

Com 2,3 km de extensão, esta praia se divide em três partes: Á direita fica o luxuoso Itapema Beach Resort. A parte central tem ondas fortes e é deserta. Já o lado esquerdo tem casas, apartamentos e calçadão, mais indicado para o turismo em geral.

Voltar ao índice

Mapa de Itapema: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Itapema, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Passeios em Itapema

Além da lista do que fazer em Itapema há muitos outros polos turísticos de Santa Catarina bem próximos. Confira algumas dicas de passeios e destinos da região:

Passeio de barco em Itapema

Itapema - Passeio de barco
O barco Piratão sai do canto da praia e faz um passeio pelas orlas das praias Central de Itapema e Meia Praia e Perequê. Depois segue para enseada de Porto Belo, Ilha de Porto Belo, fazendo uma parada para banho na enseada do Caixa D’aço.

O barco tem capacidade para 300 passageiros e conta com toda estrutura necessária. O passeio dura 2,5 horas e sai com um mínimo de 30 passageiros. Mais informações no site do passeio.

Outro passeio é o de Banana boat, realizado em alguns pontos de meia Praia e Praia Central.

Outros destinos turísticos da região

  • Florianópolis = 76 km (BR 101, sentido sul)
  • Porto Belo = 10 km – é só seguir pela avenida principal da Meia Praia.
  • Bombinhas = 17 km – é só seguir pela avenida principal da Meia Praia. (fica depois de Porto Belo).
  • Balneário Camburiú = 16 km (BR 101, sentido norte. Uma boa opção é deixar a BR 101, antes do túnel e ir pela Interpraias para conhecer todas as praias do caminho)
  • Itajaí = 30 km (BR 101, sentido norte)
  • Beto Carrero World = 50 km (BR 101, sentido norte)
  • Brusque = 55 km (BR 101 norte e BR 486 oeste) Polo de compras de roupas.
  • Caverna de Botuverá = 100 km (45 km, depois de Brusque)
  • Santuário Madre Paulina = 50 km (BR 101, sentido sul até Tijucas e SC 411 sentido oeste)

Leia também: 10 dicas de passeio a partir de Itapema e Balneário Camboriú


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

32 COMENTÁRIOS

  1. EU E MINHA FAMILIA ANTES IAMOS APENAS PARA O NORDESTE(RECIFE, FORTALEZA, NATAL) E DEPOIS QUE CONHECEMOS ITAPEMA PRATICAMENTE ESQUECEMOS O NORDESTE. ITAPEMA É MUITO BOM, POVO EDUCADO, NAO HA PEDINTES, É LIMPA E MEU FILHO TEVE UMA VIROSE E FOI PRONTAMENTE ATENDIDO NO POSTO DE SAUDE MUNICIPAL. PARABENS ÁS PESSOAS QUE CUIDAM E VIVEM NESSE LOCAL, ESPERO UM DIA, SE DEUS QUIZER, IR MORAR LÁ. SOMOS DE PORTO VELHO – RO.

  2. Estou em dúvida pra onde ir neste final de ano. Itapema seria uma boa opção? Queremos sair de férias mas nem por isso gastar horrores. Como são os preços por lá? Alguém pode me orientar por favor?

  3. Jair, estamos querendo ir sem alugar nada.Queremos sair de onde moramos e ir devagar, sem pressa, visitando algumas cidades. Será q qdo chegarmos lá acharemos uma kitchennet, chalé, ap. ou algo nesses termos?

  4. Q bom! Nas férias passadas fomos pra Praia Grande. Dizem q quem conhece as praias de SC não troca mais. Pelo q vejo nas fotos não tem nem comparação não é? Por isso q pretendemos mudar o roteiro esse ano, apesar de ser bem mais longe! Mais acho q vai valer a pena! Obrigada pelas dicas!

  5. Olha, sou suspeito, mas depois que conheci Itapema – Meia Praia, não quero mais ir a lugar algum, estou vendo os preços de apartamentos para quem sabe comprar uma residência por lá.

    • Boa noite Nilton, como é morar em itapema? Questão de empregos, creches para crianças e segurança?

    • Boa noite. O custo de vida para morar em Itapema é muito alto? Tem bastante oportunidades de empregos? Grata.

  6. Estive lá em 2017 precisamente em outubro, gostei muito cidade pequena boa p/ se morar e viver tranguilo.
    Estou pensando em viver por lá.

  7. Adorável Itapema! realmente vale a pena visitar toda a região!! mas ATENÇÃO! MUITO CUIDADO, vem crescendo uma onde de furtos e arrombamento a carros na região, no Mirante tivemos uma grande decepção, o carro de um amigo foi arrombado no estacionamento do Mirante e levaram bolsa, celulares, dinheiro e tudo que puderam carregar, ai fomos correndo avisar o responsável pelo mirante, (que foi muito atencioso)nos informou que isso acontece de 2 A 3 vezes ao dia! e que a policia não tem feito nada para conter isso. (achamos isso um absurdo) Ligamos para a policia e quando a mesma chegou nos deu uma enorme bronca, porque um dos carros estava estacionado fora da faixa (tem muito pouca vaga no local) e ai ao invés de fazer o B.O a policia queria nos multar, (e a revolta foi maior ainda) e assim a própria policia também confirmou a onda de furto no local e entornos.

  8. Estou com viagem marcada para itapema em janeiro, estamos em familia e com bebês e carros alugados. Minha duvida é sobre roteiro de passeis e qual melhor dia da semana para ir ao Beto Carrero? Sugestões?

  9. Estou pensando em visitar Itapema na primeira semana de Agosto. Como é o clima lá nessa época?

    • Olá, Cícero! Não é a melhor época para pegar praia, mas é ótimo para conhecer toda a região, incluindo Bombinhas e Camboriú, com menos movimento.

      • Jair Brandi sou de salto do jacui RS gostaria de saber sobre trabalho ai em itapema como faxina ou como caseiros em casa de familia apezar de tantos opções eu godto muito na parte alimenticia mas na limpeza eu acho que tenho mais oportunidades ,gostaria de saber sobre a area e valores se é viavel ir daqui para tentar uma oportunidade ai nessa cidade marvilhosaum abraço se puder me responder obrigada GRATIDÃO

  10. Eu queria uma sugestão sempre em todas as férias vou pra nordeste. Gostaria de saber se Itapeva é lugar pra curtir as praias e qual melhor mês pra passear.

    • Olá, Sabrina! Não! Estava sendo cobrada uma taxa de preservação para entrar em Bom binhas, mas também já não é mais cobrada.

  11. Vim a passeio, me apaixonei por Itapema, voltei estou aqui já vai fazer 7 anos. Amo está cidade linda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here