Canela faz parte de um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil, que é a Serra Gaúcha. Localizada na Região das Hortênsias em uma área de serra, rodeada de pinheiros, matas e parques, onde a qualidade de vida e hospitalidade são valorizados ao extremo.

Famosa pelos seus parques naturais, pelo clima ameno e tradições europeias, espetáculos de música, dança, teatro e o Sonho de Natal.

A Cidade desfruta de uma infra-estrutura com ótimos hotéis, destacando seu comércio artesanal, gastronomia variada e de qualidade (com os cafés coloniais e restaurantes, somados aos biscoitos, chocolate quente, vinhos, queijos, salames, bolos e os licores caseiros).

Centro de Canela - RS

Além de seus atrativos, Canela fica a apenas 10 km da vizinha e também famosa Gramado e a 100 km dos Cânions de Cambará do Sul.

Principais pontos turísticos de Canela

Parque do Caracol

Cascata do Caracol - CanelaA 7 km do centro, com acesso asfaltado, é onde está localizada a Cascata do Caracol. O principal cartão postal de Canela.
O parque conta com áreas de mata bem preservadas e trilhas ecológicas. A estrutura é ótima para apreciar a vista da Cascata do Caracol, que tem 120 metros de queda livre. Possui mirantes e trilhas cercados para fotografar, filmar e observar em diferentes ângulos.
A cascata também pode ser vista de baixo através de uma escadaria com 934 degraus. O trajeto é sombreado em meio a mata e possui bancos em lugares estratégicos para descanso, mas é preciso estar em forma para aguentar a subida de volta.
O parque conta com churrasqueiras, mesas, banheiros e restaurante toda infraestrutura necessária para passar o dia.

Outro atrativo do parque é o Observatório: Uma torre de 30 metros, com um elevador panorâmico que conduz o visitante até uma plataforma envidraçada onde tem uma fascinante vista panorâmica de 360 graus da Cascata do Caracol e do local.
Dentro do Parque do Caracol você pode desfrutar também de um delicioso passeio de trem. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido onde a bicharada vive os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos. Uma forma divertida de contar a história da imigração do sul do país e a interação com o meio natural.

Bondinhos aéreos Parque da Serra

Bondinhos aéreos Parque da SerraO parque está localizado em uma área de preservação onde a natureza é bela e abundante. A volta tem duração de 20 minutos e proporciona um passeio tranquilo. Os visitantes têm a opção de desembarcar nas extremidades onde tem mirantes com vista por vários ângulos, para o cânion da cascata e para o Vale da Lageana.

Em sua extensão, durante toda descida até sua base, tem-se a oportunidade de contemplar a vista frontal da Cascata do Caracol.
Localização – 500 m após o Parque do Caracol, a 7,5 km do centro.
Horário – Aberto diariamente das 9h às 17h

Parque da Ferradura

Parque da Ferradura - CanelaParque da Ferradura fica a 6 km a partir do Parque do Caracol, continuando pela mesma estrada. Se destaca pela vista do Cânion do Rio Caí e a convivência harmônica com a natureza. Oferece trilhas de 10 minutos a 3 horas de caminhada, três mirantes com vista panorâmica, bem como uma área com lancheria, playground, churrasqueiras e sanitários.
Horário – Funciona das 8h30min às 17h30min

Mundo a Vapor

Mundo a Vapor - CanelaMundo a Vapor é um parque temático com máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura em pleno funcionamento.
Entre as miniaturas, se destacam ; Fábrica de papel, olaria, ferraria, fundição e laminação do aço entre outras.

O parque é conhecido por sua fachada onde foi reconstituído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse.
Em seu interior, há uma loja com artigos do vestuário e presentes.
Localização – RS 235, que liga Canela a Gramado.
Horário de visitação = Das 9:15 as 17:00 – fecha às quartas, com excessão de Janeiro, Julho e dezembro, quando funciona todos os dias da semana.

Alpen Park

O Alpen Park está situado a 3 km da Catedral de Pedra em Canela. São 60.000 m² de área verde que proporcionam ao visitante um visual inesquecível com várias opções de laser.
Com equipamento importado da Alemanha, o Alpine Coaster é classificado como uma montanha russa, mas denominado trenó. Nele o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade. Atualmente são sessenta toneladas de equipamentos e 37 trenós disponíveis que geram um passeio de aproximadamente cinco minutos ao visitante.

Além do Trenó, Circuito de Tirolesas, Arvorismo, Parede de Escalada, Rappel, Quadriciclo, Bungee Trampolim e o Alpen Motion ou Cinema 4D, que é único na América Latina, também fazem parte dessa gama de atrações.
Não há cobrança de ingressos para o parque, são cobradas apenas as atividades de sua escolha.
Horário de funcionamento = de terça a domingo, das 9h as 18h e diariamente nos meses de Julho e Dezembro.

Castelinho Caracol

Castelinho CaracolSituado a 4 km do centro, a caminho do Parque do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, construída em madeira araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, também conhecida como Castelinho Caracol.
O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado. Funciona também como casa de chá, onde pode-se apreciar o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!
Horário: 9:00 às 13:00 / 14:20 às 17:40 horas.

Parque das Sequoias

O Parque das Sequoias é uma coleção de árvores da família das coníferas trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras.
Hoje é considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, com destaque para as Sequoias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.

O parque conta também com pousada e cabanas aconchegantes.

Catedral de Pedra

Catedral de Pedra de CanelaA construção da Igreja Matriz de canela teve inicio em 1953 e ao longo dos anos foi ganhando sua forma, revestida de pedra basalto. A “Catedral de Pedra de Canela” está situada bem no centro de Canela e tem 65 metros de altura com um carrilhão de doze sinos de bronze. No interior da igreja, pode-se apreciar diversas obras de arte; O altar, Via Sacra, os vitrais e a porta. Outro destaque é o lindo jardim no seu entorno.

Ecoparque Sperry

São 20 hectares de Mata Atlântica, banhados por três cursos d’água: o Arroio Quilombo, o Arroio Trombão e o Arroio Cristal, todos com forte declive em relação às suas nascentes, proporcionando a formação de diversas cachoeiras. A maior delas é a “Cachoeira da Usina”, no Arroio do Quilombo, com 45 metros de queda, que pode ser acessada na sua base e no mirante na parte superior.
Fica a 10 km do centro de Canela e no local funciona o Bêrga Mótta. Restaurante que fica aberto Sábados, Domingos e Feriados das 13h ás 16h.
Aberto diariamente das 9h ás 17h durante os meses de março a outubro e das 9h às 18h no período de novembro a fevereiro.

Parque da Cachoeira

Situado ao lado de uma ponte de ferro, no local conhecido com Passo do Inferno, o parque oferece muito mais que a vista para a cascata do rio Cará, com 35 metros de queda. O espaço conta com trilhas, poço para banhos, tirolesa, rapel, escalada, pêndulo na ponte, cavalgada, alem de área para camping e Cabanas para alugar.
Fica a 18 km do centro de Canela e funciona diariamente das 8:00 às 18:00 horas.

Alambique Flor do Vale

Às margens da estrada que um dia foi apenas uma trilha cortada por índios, forasteiros e imigrantes, se encontra um moderno alambique para produção artesanal de cachaça, com visitação à produção, restaurante, empório e um parque de natureza abundante com rios e cachoeiras.
Funcionamento = Das 9:00 às 17:00 horas diariamente.

Café colonial de Canela
Café colonial de Canela

Casa do Artesão

Antigo prédio da Estação Ferroviária de Canela, hoje abriga a Casa do Artesão, restaurante, pizzaria e a Central de Informações. No local, pode–se apreciar o mais variado artesanato típico de Canela: bonecos, crochê, tecelagem, trabalhos manuais, etc.
Horário de funcionamento: 10:00 as 12:00 e das 13:00 as 18:00 horas.

Cervejaria Farol

Em meio a um bosque arborizado de vegetação nativa, fica a cervejaria e restaurante onde são servidos além dos petiscos, também a comida tipicamente alemã. A cerveja é produzida no local, livre de conservantes.
Horário de funcionamento: Das 11:00 às 15:00 e 19:00 às 22:00 horas. (fecha nas segundas–feiras)

Mirante Laje de Pedra

No Parque Laje de Pedra, passeia–se por ruas arborizadas, lagos e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a um mirante, próximo ao Hotel Laje de Pedra, onde observa–se um horizonte de montanhas e o Vale do Quilombo.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here