O que fazer em Caxias do Sul RS

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul possui características da colonização italiana num ambiente tradicionalista gaúcho.

Caxias do Sul - RS
  Por Jair Prandi
 

Caxias do Sul está localizada no coração da Serra Gaúcha, mais precisamente na região turística da Uva e do Vinho, e é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, repleta de atrações urbanas e rurais.

A cidade é um importante polo industrial metal mecânico e ao mesmo tempo possui características da colonização italiana. São muitas cantinas e parreirais de uva no interior, além de um ambiente tradicionalista gaúcho.

Em Caxias do Sul é possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions. Também se pode vivenciar o tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos às belas paisagens do sul e a excelente culinária da região.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Caxias do Sul mostrando seus pontos turísticos e daremos também todas as dicas de viagem.

Centro de Caxias do Sul
Centro de Caxias do Sul

Turismo em Caxias do Sul

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Caxias do Sul RS

Navegue por este post

Quando ir a Caxias do Sul

Caxias do Sul pode ser visitada em qualquer época do ano, mas claro que para alguns passeios a experiência pode ser diferente. As chuvas são bem distribuídas com pouca diferença em diferentes épocas do ano

Nos dias mais frios do inverno as temperaturas podem chegar a zero graus e no verão o calor não é tão intenso. A neblina é bastante comum nesta parte da Serra Gaúcha, que vai se dissipando no decorrer do dia.

Se for no verão, final de janeiro e início de fevereiro, verá as videiras carregadas de uva. Se for na segunda metade de fevereiro, aproveite para curtir a Festa Nacional da Uva, principal evento da lista do que fazer em Caxias do Sul RS.

Voltar ao índice

Onde fica Caxias do Sul: Como chegar

De avião

  • Caxias do Sul conta com aeroporto com alguns voos diários que ligam a cidade com São Paulo e Campinas. Há voos da Azul, Gol e Latam e as rotas contemplam os dois sentidos.
  • Outra opção é chegar por Porto Alegre que fica a 130 km e conta com mais opções de voos.

De carro

A partir de Porto Alegre, há duas rotas para chegar a Caxias do Sul:

  • Direto pela BR-116 são 112 km com belas paisagens, porém com muitas curvas, passando por Nova Petrópolis. São 85 km no trecho de serra, em pista simples e sinuosa, o resto é duplicado.
  • A outra opção de 120 km (mais usada) é iniciar pela BR-116 e, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, virar à esquerda pela RS-240 e na RS-122. A estrada segue duplicada até São Vendelino, com apenas 21 km de serra e pista simples até Farroupilha.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Distrito de Galópolis - Caxias do Sul
Casarões de madeira no distrito de Galópolis – Caxias do Sul

Voltar ao índice

Onde ficar em Caxias do Sul

Caxias do Sul oferece boas opções de hospedagem e conta basicamente com dois polos hoteleiros. O primeiro fica na área central da cidade e o segundo às margens da ERS-122, próximo aos shoppings Iguatemi, Martecenter e Havan.

Os hotéis da cidade, em geral, têm perfil executivo, explicado pela quantidade de indústrias instaladas ao redor da cidade. Mas há também hotéis diversificados e pousadas no interior e em pontos diferentes da cidade.

Confira abaixo algumas das melhores opções de hotéis em Caxias do Sul em estilos variados:

Alguns hotéis com melhor custo benefício

Hotéis de maior qualidade

Pousadas de qualidade no interior

Voltar ao índice

O que fazer em Caxias do Sul: Roteiros Turísticos

Os pontos turísticos de Caxias do Sul foram divididos em 7 roteiros. Cada um deles com diferentes características a oferecer, onde os visitantes poderão conhecer e apreciar as belezas desta terra.

Vale Trentino

O Vale Trentino é um roteiro com muitos parreirais, cantinas e vinícolas, onde se preservam os costumes e as tradições italianas. São lugares ideais para degustar vinhos, sucos e a gastronomia típica.

Criúva

Esta região que foi rota de tropeiros conta com atrações naturais, como cachoeiras, rios, cânions, mata nativa e belos campos, além de gastronomia típica.
Distante 56 Km do centro de Caxias do Sul, Criúva também oferece algumas opções de esportes radicais e trilhas ecológicas. Lá nasceu a mais famosa dupla dos Irmãos Bertussi.

Ana Rech

Ana Rech é um bairro charmoso um pouco afastado da cidade, com pinheiros centenários, belas casas e ruas enfeitadas de flores, aliado aos costumes italianos.
Em dezembro, a tradicional Vila dos Presépios movimenta a comunidade com os belos presépios construídos pela comunidade.

Estrada do Imigrante

Caminho dos primeiros imigrantes italianos do município, este roteiro mescla as belas paisagens serranas, com história e religiosidade.
Um dos destaques do local é a Gruta da Terceira Légua, onde funciona uma capela dentro da gruta, e o povoado de São Pedro, com algumas casas típicas centenárias.

Caminhos da Colônia

Roteiro integrado entre o interior dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, repleto de belas paisagens, vinícolas, gastronomia típica italiana.

Caminhos do Interior

Roteiro mais voltado às pequenas propriedades rurais e religiosidade, com 18 atrativos em segmentos de gastronomia, hospedagem, eventos e lazer, que abrange a Vila Oliva, Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piai.

Roteiro Urbano Caxias do Sul

O roteiro urbano integra as atrações da cidade, com opções culturais, de lazer, de história e arte, além da gastronomia e vida noturna.

Reserve online os passeios em Caxias do Sul e região!

Voltar ao índice

O que fazer em Caxias do Sul: Pontos turísticos da Cidade

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Igreja matriz de Caxias do SulLocalizada bem no centro de Caxias do Sul, a Catedral fica de frente para Praça Dante Alighieri.
Inaugurada em 1899, a Catedral de Caxias do Sul é sede da Diocese de Caxias do Sul, e foi dedicada a Santa Teresa. É um dos mais importantes edifícios históricos da cidade e um dos mais distinguidos exemplares da arquitetura colonial na zona de imigração italiana da serra gaúcha.

Praça Dante Aliguiere

Praça Dante Alighieri - Caxias do Sul
Vista aérea da Praça Dante Alighieri

A Praça Dante Alighieri é o espaço público mais antigo e tradicional, ponto de visitação obrigatório na lista do que fazer em Caxias do Sul. Localizada no coração da cidade, em frente a catedral e alguns edifícios históricos da cidade.

Parque Cinquentenário

Parque Cinquentenário - Caxias do SulParque urbano com vegetação nativa, inclusive grandes araucárias, numa área de 2,5 hectares. O parque conta também com área de recreação para crianças e espaço para caminhadas e exercícios.
Está localizado entre as ruas Teixeira Mendes, Praça Anchieta e Av. Júlio de Castilhos.

Parque Getúlio Vargas

O que fazer em Caxias do Sul - Parque Getúlio Vargas
Parque Getúlio Vargas

Grande espaço verde em meio à área urbana, um dos principais locais de lazer e entretenimento da cidade. Conta com vegetação exuberante com espécies nativas e frutíferas, com boa infraestrutura voltada para o lazer e esportes.

O Parque Getúlio Vargas possui ciclovia, playground, academia ao ar livre, quadra esportiva, pista de skate e um palco para apresentações de shows e eventos.

Jardim Botânico de Caxias do Sul (Ecoparque)

Jardim Botânico de Caxias do Sul
Jardim Botânico de Caxias do Sul

O Jardim Botânico de Caias do Sul é um grande parque de 60 hectares localizado ao Norte da cidade, junto à Barragem do Rio Tega.

O parque conta com lagos com decks, pistas para caminhadas e bike, locais para práticas de exercícios, extensos gramados e áreas de mata nativa.

O Jardim Botânico também conta com um museu, quiosques e escola botânica. Além disso, o parque abriga mirantes para observação, ponte e uma pequena cascata.

Monumento ao Imigrante – Caxias do Sul

O que fazer em Caxias do Sul - Monumento ao Imigrante
Monumento ao Imigrante

O Monumento ao Imigrante é um dos principais símbolos da cidade, na lista do que fazer em Caxias do Sul. É uma criação do escultor Antonio Carangi, inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas.

Feito de bronze e medindo 4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul. Junto ao monumento se encontra o Museu do Imigrante.

  • BR 116, Km 150, B. Petrópolis.
  • Horário de atendimento: terça-feira a domingo das 9h às 17h.

Igreja de São Pelegrino

O que fazer em Caxias do Sul - Igreja São Pelegrino
Interior da Igreja São Pelegrino

A igreja de São Pelegrino tem uma fachada moderna com uma torre única central de grande altura, mas sua maior beleza se encontra no lado de dentro.

A igreja ganhou fama em virtude de seu acervo de obras de arte, a mais importante delas é a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli, nas laterais e no teto.

  • Av. Itália, 54, B. São Pelegrino.
  • Visitação: diariamente das 8h às 18h.

Igreja dos Capuchinhos – Paróquia Imaculada Conceição

O que fazer em Caxias do Sul - Igreja dos Capuchinhos
Fachada da Igreja dos Capuchinhos

A Paróquia Imaculada Conceição, mais conhecida por Igreja dos Capuchinhos foi inaugurada em 1961 e se destaca por sua beleza arquitetônica. A igreja é bem bonita e possui duas torres bastante ornamentadas.

Museu Casa de Pedra – Caxias do Sul

O que fazer em Caxias do Sul - Casa de Pedra
Casa de Pedra

A Casa de Pedra foi construída no final do século XIX, com dois pisos, toda em pedra basáltica rejuntada com barro, com aberturas de pinho fixadas em tijolos artesanais.

No primeiro pavimento encontram-se uma sala e a cozinha, e um forno para pão do lado externo, enquanto o pavimento superior era o antigo dormitório.

Foi transformada em museu no ano de 1975, com objetos em seu interior, que retratam o cotidiano e os afazeres dos imigrantes da comunidade caxiense.

  • Rua Matteo Gianella, 531, B. Santa Catarina.
  • Horário de atendimento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave

Castelo Chateau Lacave - Caxias do Sul
Castelo medieval totalmente construído em pedra, aberto à visitação, onde funcionava uma vinícola, hoje abriga uma loja de varejo e espaço para eventos.

Sua construção iniciou-se em 1968, por empreendedor espanhol, Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. O Castelo fica em uma área de 70 mil m² em meio a um fabuloso bosque com lago, com araucárias e plantas.

Mais informações no artigo Chateau Lacave – o castelo medieval da Serra Gaúcha

Estádio Alfredo Jaconi (Juventude)

Estádio Alfredo Jaconi - Juventude
O Alfredo Jaconi é considerado um dos estádios mais funcionais do país. Com capacidade para 23.726 espectadores, a casa do Juventude foi inaugurada em 1975 e seu nome faz alusão a um dos maiores ídolos do clube. Alfredo Jaconi foi jogador, treinador e dirigente nas décadas de 30 e 40.

  • Endereço: Rua Hércules Gallo, 1547, B. Centro.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 9h às 18h sábado das 9h às 12h.

Estádio Centenário (SER Caxias)

Estádio Centenário - CaxiasO Estádio Francisco Stedile, popularmente chamado de Centenário foi concluído em apenas 6 meses pelo ex-presidente e patrono do clube, Francisco Stedile, o Centenário serviu de passaporte para o clube disputar a série A do Campeonato Brasileiro de 1976, tornando-o pioneiro no interior do Rio Grande do Sul.

  • Endereço: Rua Thomás Beltrão de Queiróz, 898, B. Marechal Floriano.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h12min às 18h20min, sábado mediante reserva.

UCS Aquarium e Museu das Ciências Naturais

O que fazer em Caxias do Sul - Museu das Ciências Naturais
Museu das Ciências Naturais da UCS

O UCS Aquarium é um espaço que privilegia o estudo do ambiente natural da região, um conjunto de 21 aquários, somando aproximadamente 50.000 litros de água, que reúne para fins de exposição e estudo cerca de 2 mil animais de 90 espécies entre cnidários, equinodermos, crustáceos, peixes e répteis.

Ao lado fica o Museu das Ciências Naturais, também de propriedade da UCS, que expões animais empalhadas e objetos variados relacionados à natureza.

  • Endereço: UCS = Universidade de Caxias do Sul – R. Francisco Getúlio Vargas, 1130, B. Petrópolis.
  • Horário de atendimento = Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, de terça a sexta.
    Das 9h às 11h30 e das 14h às 18h, nos sábados.
    Das 14h às 18h, nos domingos e feriados.

Zôo da UCS

Zoo da UCS - Caxias do Sul

Inaugurado em 1997, o Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul ocupa uma área de 20.000 m2 e possui aproximadamente 120 animais de 48 espécies diferentes.

Endereço: UCS = Universidade de Caxias do Sul – R. Francisco Getúlio Vargas, 1130, B. Petrópolis.

  • Horário: De terça a domingo, das 8h às 17h45.
  • Entrada franca.

Pavilhões da Festa da Uva e Réplica de Caxias do Sul (1885)

O parque de exposição Dr. Mário Bernardino Ramos mais conhecido como Pavilhões da festa da Uva é também uma atração imperdível da lista do que fazer em Caxias do Sul, mesmo fora da época da festa.

conta com uma infraestrutura impecável. Possui atrativos turísticos, área preservada e grandes pavilhões e áreas onde acontecem grandes eventos, como shows, feiras, rodeios e a tradicional Festa da Uva.

Caxias do Sul - RS

No local, foi construída a réplica de Caxias do Sul do ano de 1885, um conjunto arquitetônico com 20 casas de madeira, incluindo a igreja e o coreto, reproduzindo a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Doutor Montaury daquela época. Em sua volta, grandes pinheiros completam o cenário.

À noite, a réplica serve de cenário para contar a Saga da Imigração Italiana, através da magia do espetáculo Som e Luz.

Caxias do Sul vista dos pavilhões da Festa da Uva

O local também oferece uma ótima vista da cidade aos pés do monumento Jesus Terceiro Milênio. É um busto estilizado de 21 metros de altura. Em sua base fixada na laje do Museu de artes Sacras.

  • R. Ludovico Cavinatto, 1431, B. Nossa Senhora da Saúde.
  • Visitação: diariamente das 8h às 18h.

Voltar ao índice

O que fazer em Caxias do Sul: Pontos turísticos na Zona Rural

Gruta da Terceira Légua

Gruta da Terceira Légua - Caxias do Sul - RS
Gruta da Terceira Légua – Caxias do Sul

Uma escadaria com 150 degraus leva a uma capela dentro de uma gruta debaixo de um penhasco. No local são celebradas missas aos domingos e pode-se almoçar no próprio local, onde são vendidos também produtos coloniais.

No penhasco é comum a pratica de escalada em rapel e poucos metros abaixo também tem uma cachoeira, acessível por trilhas. As visitas são livres.

Confira o artigo completo sobre a Estrada do Imigrante e Gruta da Terceira Légua

Cascata dos Molin

Cascata dos Molin - Caxias do Sul
Vista aérea da Cascata dos Molin

Situada no distrito de Ana Rech, a Cascata dos Molin tem cerca de 400 metros de altura. É uma bela queda bem distribuída com águas esverdeadas.
Na parte de cima há um lajeado e na parte de baixo, além do poço formado pela cachoeira, há também uma pequena gruta.

Fica a 27 km do centro de Caxias do Sul e 14 km de São Marcos. Para chegar até ela basta procurar no GPS, que dará numa área alargada da estrada, local para deixar o carro.
A partir daí basta seguir a trilha curta que se divide e leva tanto à parte superior, como inferior. O acesso é livre.

Distrito de Criúva

Cachoeira da Mulada
Cachoeira da Mulada – Criúva

Localizado a 56 km de Caxias do Sul, Criúva oferece atrações importantes, como a centenária ponte do Korff no Rio das Antas, a fazenda Bertussi, a Cachoeira da Mulada e o Cânion Palanquinhos.

Veja o artigo detalhado que escrevemos sobre nossa visita a Criúva, Mulada e Fazenda Bertussi.

Cachoeira da Conceição da Linha Feijó

Cachoeira Conceição da Linha Feijó - Caxias do Sul
Cachoeira Conceição da Linha Feijó

A Cachoeira da Conceição da Linha Feijó possui em torno de 10 m de altura, situada em uma área bastante úmida e escondida. Ao lado da queda há uma gruta dedicada á Nossa Senhora de Lourdes e em sua frente uma travessia por passarela.

A cachoeira possui acesso fácil pela Estrada da Uva toda pavimentada, situada a 10 km do centro de Caxias do Sul.

  • Para chegar basta colocar no GPS, chegando na pequena ponte pegue o acesso da direita.
  • Para descer na base da queda, siga à direita ao lado das casas onde tem a descida de 200 m.
  • A trilha de acesso à base passa por dentro de uma propriedade e é liberada das 8h às 18h. Acesso gratuito.

Outras cachoeiras em Caxias do Sul

Há ainda várias outras cachoeiras em Caxias do Sul, que ainda não visitamos, mas pretendemos conhecer em breve, são elas:

  • Grutão Ecoparque.
  • Cascata São José.
  • Cachoeira do Rio Bello.
  • Cascata São Nicolau.
  • Cachoeira do Cantão.
  • Cachoeira do Buraco.
  • Cascata do Pasta.
  • Cascata do Mirtilo.
  • Cascata da Sepultura.

Voltar ao índice

Mapa de Caxias do Sul: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Caxias do Sul listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Festa Nacional da Uva

Festa da Uva - Caxias do Sul
Festa da Uva – Imagem: Rádio caxias

A importante Festa da Uva é realizada a cada 2 anos em um parque próprio onde são expostos os produtos da região, desde manufaturas e alimentos até maquinaria pesada e automotores.

Além das atrações expostas no parque, acontece na cidade, desfiles de carros alegóricos e diversas outras atrações paralelas em diversos locais.
A Festa da Uva dura 15 dias e é a principal festividade de Caxias do Sul, dedicada a celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou do RJ e gostaria muito de conhecer Caxias do Sul, tenho ido ao RS e já conheço um pouco de algumas cidades como Gramado/Canela , Bento Gonçalves, já fui a Expointer em Esteio, Sempre fico em POA e de lá vou conhecendo outras cidades, faço bate e volta ou fico uns dois dias dependendo sa situação, geralmente fico por aí de 12 a 15 dias, já estou com passagens compradas esperando ver como vão ficar as coisas para reservar hotel e traçar um roteiro, sempre vou com meu marido que também ama o sul, Deus permita que tudo passe logo e que em setembro possamos estar por aí!

  2. Excelente site, Jair!
    Consegui conhecer Caxias e me despertou o desejo de estar aí pessoalmente.
    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here