O Parque Estadual Vila Velha foi Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, possui em seus 3.122,11 hectares diversos atrativos naturais. Destaques para os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada.

Toda a fauna do parque vive em habitat natural. Podem-se encontrar espécies ameaçadas de extinção como o bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, o lobo-guará, jaguatirica, onça-parda, onça-pintada, gato-do-mato-pequeno, gato-maracajá, queixada e veado-campeiro.

Arenitos do Parque Estadual Vila Velha - Paraná

O Parque Estadual Vila Velha é dividido em 3 partes: Formações de arenitos, furnas e Lagoa Dourada.

Parque Estadual Vila Velha – Arenitos

Parque Estadual Vila VelhaPrincipal atração do parque, os arenitos são esculpidos com o tempo, pelas chuvas e os ventos revelando diversas formas. A Trilha é totalmente pavimentada, não é guiada e tem extensão de 2671 metros, grau de dificuldade leve e tempo aproximado de 2 horas de percurso.

O visitante poderá observar as formações rochosas areníticas, fauna e flora locais. Tem capacidade de 815 pessoas por dia. Há transporte do Centro de Visitantes ao início da trilha (duração 5 minutos).

Parque Estadual Vila Velha

Parque Estadual Vila Velha – Furnas

Com bocas circulares de aproximadamente 80 m de diâmetro e paredes verticais que atingem 100 metros de profundidade, com uma lâmina de água de aproximadamente 50 metros, as furnas são conseqüências de desabamentos em falhas areníticas.

Furnas do Parque Estadual Vila Velha

A Trilha Furnas não é guiada, tem extensão de 500 metros em formato circular, grau de dificuldade leve, dá acesso ao mirante e às Furnas 1 e 2. O tempo previsto de percurso é de 1 hora. Capacidade de 349 pessoas por dia. Há transporte do Centro de Visitantes ao início da trilha (duração 20 minutos).

Furnas do Parque Estadual Vila Velha

Parque Estadual Vila Velha – Lagoa Dourada

A lagoa apresenta uma transparência incrível, o que possibilita a visualização de cardumes de peixes. Num determinado período do dia apresenta cor dourada, originando seu nome.

Lagoa Dourada - Parque Estadual Vila Velha

A Trilha é guiada, tem 400 metros de extensão em formato linear, grau de dificuldade leve e largura de 2 metros. Permite a circulação de pessoas nos dois sentidos. Dá acesso à lagoa para observação do ambiente e fauna aquática. O tempo previsto para o percurso é 40 minutos. Capacidade de 558 pessoas por dia. Há transporte do Centro de Visitantes ao início da trilha (duração 20 minutos).

A Taça - Parque Estadual Vila Velha

Todas as trilhas são pavimentadas e contam com paradas estratégicas para observação, contemplação e estudo do ambiente.
O parque está localizado em Ponta Grossa a 90 km de Curitiba.
Horário de Visitação: 8h às 17:30h, porém a bilheteria fecha às 15h30.
Fecha às terças-feira para manutenção.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here