Farroupilha é o berço da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul, conhecida pela Romaria de Caravaggio e como capital da malha.

As primeiras famílias de imigrantes desembarcaram na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano (atual distrito de Farroupilha) em maio de 1875, vindas da província de Milão, Itália.

Pontos turísticos de Farroupilha

Salto Ventoso

Salto ventoso é uma cachoeira com 55 m de queda caindo sobre uma gruta em forma de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura, situada na Linha Muller, Distrito de Nova Sardenha, a 12 km da cidade.

Sua principal característica consiste na possibilidade oferecida ao visitante de visualizar a queda por trás da água. Há uma passagem em seu contorno, que permite às pessoas um passeio completo pela cachoeira.

O Salto Ventoso também é um dos locais mais procurados pelos praticantes da escalada em rocha. Nas paredes próximas a cachoeira existem aproximadamente 30 vias de escalada de todos os graus de dificuldade.

Catedral de Farroupilha

Localizada bem no centro, foi construída em 1932, em estilo gótico, ostenta duas torres de 49 metros de altura. O piso é feito de lajotas decoradas e detalhes em mármore. Possui magníficos quadros em relevo, esculturas no altar e belos vitrais.

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Localizada em Caravaggio, 1º distrito de Farroupilha, é o maior santuário religioso do sul do país recebe milhares de fiéis no dia 26 de maio, data da Padroeira de Farroupilha e da região colonial italiana, o dia é feriado municipal, inclusive em Caxias do Sul.
O Santuário está localizado a 6 km do Centro, em acesso asfaltado.
O evento reúne, na data e no final de semana, romaria com cerca de 150 mil peregrinos.

Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi)

É nesta festa que Farroupilha exibe sua pujança industrial e sua condição de maior produtor da fruta no país. Empresas vendem seus produtos diretamente ao consumidor.

Durante a festa também ocorre uma programação de apresentações artísticas, além de ser uma boa oportunidade de saborear as delícias da comida típica italiana e os produtos originários do kiwi, introduzindo a fruta na cultura italiana e como importante alternativa econômica.
O evento reúne exposições, gastronomia, shows e atrações especiais nos pavilhões do Parque Cinquentenário.

Mais Viagens e Caminhos na Serra Gaúcha
Caxias do Sul – RS
Canela – RS
Gramado – RS
Vacaria – RS

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here