Farroupilha é o berço da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul, conhecida pela Romaria de Caravaggio e como capital da malha.

As primeiras famílias de imigrantes desembarcaram na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano (atual distrito de Farroupilha) em maio de 1875, vindas da província de Milão, Itália.

Hoje Farroupilha se destaca no turismo principalmente pelo Santuário de Caravaggio e pelo Salto Ventoso.

Pontos turísticos de Farroupilha

Salto Ventoso

Farroupilha - Salto VentosoSalto ventoso é uma cachoeira com 55 m de queda caindo sobre uma gruta em forma de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura, situada na Linha Muller, Distrito de Nova Sardenha, a 12 km da cidade.

Salto Ventoso - Farroupilha - RS

Sua principal característica consiste na possibilidade oferecida ao visitante de visualizar a queda por trás da água. Há uma passagem em seu contorno, que permite às pessoas um passeio completo pela cachoeira.

Gruta Salto Ventoso - Farroupilha

O Salto Ventoso também é um dos locais mais procurados pelos praticantes da escalada em rocha. Nas paredes próximas a cachoeira existem aproximadamente 30 vias de escalada de todos os graus de dificuldade.

Catedral de Farroupilha

Farroupilha - Igreja matrizLocalizada bem no centro, foi construída em 1932, em estilo gótico, ostenta duas torres de 49 metros de altura. O piso é feito de lajotas decoradas e detalhes em mármore. Possui magníficos quadros em relevo, esculturas no altar e belos vitrais.

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Santuário de Caravaggio - FarroupilhaLocalizada em Caravaggio, 1º distrito de Farroupilha, é o maior santuário religioso do sul do país recebe milhares de fiéis no dia 26 de maio, data da Padroeira de Farroupilha e da região colonial italiana, o dia é feriado municipal, inclusive em Caxias do Sul.
O Santuário está localizado a 6 km do Centro, em acesso asfaltado.
O evento reúne, na data e no final de semana, romaria com cerca de 150 mil peregrinos.

Parque das Águas

Parque das Águas FarroupilhaO Clube Parque das Águas de Farroupilha é considerado o parque aquático mais moderno da serra gaúcha, localizado em meio à natureza, com inúmeras piscinas de água pura e cristalina, abastecidas por água de poços artesianos de grande profundidade.

O parque oferece completa estrutura de lazer, com 10 piscinas (2 térmicas, 1 piscina com bar molhado, 3 parques aquáticos infantis e 4 piscinas com toboáguas); Toboágua diversos; quiosques; restaurante; quadras esportivas; cabanas mobiliadas; camping, trilhas e cascata natural.

Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi)

Fenakiwi - FarroupilhaÉ nesta festa que Farroupilha exibe sua pujança industrial e sua condição de maior produtor da fruta no país. Empresas vendem seus produtos diretamente ao consumidor.

Durante a festa também ocorre uma programação de apresentações artísticas, além de ser uma boa oportunidade de saborear as delícias da comida típica italiana e os produtos originários do kiwi, introduzindo a fruta na cultura italiana e como importante alternativa econômica.
O evento reúne exposições, gastronomia, shows e atrações especiais nos pavilhões do Parque Cinquentenário.

Mais Viagens e Caminhos na Serra Gaúcha
O que fazer em Caxias do Sul
O que fazer em Canela
O que fazer em Gramado
O que fazer em Vacaria

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here