Localizada no litoral nordeste catarinense, a Ilha de São Francisco do Sul é reconhecida historicamente por ser a terceira cidade mais antiga do País. Sua primeira ocupação, foi feita por espanhóis por volta de 1553.

Durante o ano, a economia da cidade é focada no Porto, quinto maior em movimentação de contêineres no Brasil, e no recente pólo industrial. Durante o verão, São Francisco do Sul transforma-se em cobiçado destino turístico de Santa Catarina.

Vista aérea de São Francisco do Sul
Vista aérea de São Francisco do Sul

Com pouco mais de 42 mil habitantes, a população da cidade chega a quadruplicar durante o verão. Os visitantes procuram principalmente as praias e balneários, lotando as residências de temporada.

Pontos turísticos de São Francisco do Sul

Centro Histórico de São Francisco do Sul
Centro Histórico de São Francisco do Sul

Centro Histórico

Às margens da Baia de Bapitonga, o centro reúne um conjunto de 150 prédios históricos, formando um belo cenário. Entre os quais destacam-se a Igreja Matriz, grandes casarões bem conservados e o Museu do Mar.

Museu Nacional do Mar

Museu do Mar - São Francisco do SulO nosso país é o mais rico do mundo em tipos de embarcações. O Museu Nacional do Mar foi criado justamente para preservar um número significativo de embarcações, instrumentos navais e apetrechos de bordo. O Museu do Mar ocupa amplos e centenários galpões com mais de 7.000m² à beira da Baía Babitonga. Pelo acervo atual e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, o Museu do Mar já é o mais importante da América Latina e será o de maior variedade do mundo.

Museu Histórico de São Francisco do Sul.

Localizado em uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco, o Museu Histórico Municipal, abriga em suas salas, vários objetos antigos doados pela comunidade francisquense.

Forte Marechal Luz

Forte Marechal Luz - São Francisco do SulO Forte Marechal Luz é uma construção histórica do inicio do século. É uma unidade militar que hoje está aberta à visitação. O forte foi construído no topo do morro e possui uma bateria de artilharia com canhões, trincheiras, paióis, onde se tem uma vista deslumbrante da Baía de Babitonga e do Oceano Atlântico.

Mercado Público

Construido em 1900, serviu como centro comercial de São Francisco do Sul por várias décadas. Foi restaurado em 1976 e hoje é destinado para o artesanato e lembranças locais.

Arquipélago da Baía de Babitonga

Vista da Baia de Bapitonga - São Francisco do SulComposto por 24 ilhas, é um dos pontos de parada obrigatórios para vários barcos de passeio.

Vila da Glória

Localidade, no outro lado da baia onde vivem predominantemente pescadores. O acesso é feito por lancha ou ferry-boat a partir de São Francisco do Sul. Rica em Mata Atlântica e cascatas, apresenta uma vista panorâmica de São Francisco do Sul.

Passeio de barco em São Francisco do Sul

Uma boa dica é fazer o passeio de barco com o Capitão Jack, barco pirata que faz um passeio de 4 horas pela baía de Bapitonga com parada para almoço na Vila da Glória.
Saiba mais sobre o passeio de barco em São Francisco do Sul

Viagens e Caminhos – Outros destinos da região
Oferta de hotéis em São Francisco
Joinville – SC
Barra Velha – SC
Guaratuba – PR
Paranaguá – PR

Praias de São Francisco do Sul

Praia da Enseada

Vista - Praia Grande, Prainha e Enseada - São Francisco do SulIdeal para a família. Sua praia de águas rasas, areia clara e mar calmo, juntamente com sua infra-estrutura completa, fazem dela um lugar excelente lugar para seu lazer. No fim da praia há um mirante com vista panorâmica e excelentes pontos para a prática do voo livre. Além disso, na Enseada também é possível fazer um passeio de Barco pela Ilha da Paz.

Praia de Itaguaçú

Praia Enseada - São Francisco do SulÉ a mais nova das praias de São Francisco. Com suas ilhas, farol e sua paisagem entre montanhas e mar, é uma praia maravilhosa, ideal para quem gosta de pesca, surf e muita natureza.

Praia do Ervino

Bela praia, localizada no sul da ilha, ao lado de Praia Grande, com infraestrutura completa. Chega-se a ela após percorrer a Praia Grande ou entrando antes de chegar ao centro histórico da cidade.

Praia Grande

Praia Grande - São Francisco do Sul É a praia mais preservada e está localizada logo após a Prainha. Seu outro extremo é a Praia do Ervino. Possui uma estrada de ligação margeada por dunas e restingas que formam o Parque Estadual do Acaraí.

Praia Ubatuba

As tranquilas e límpidas águas da praia de Ubatuba estão entre as mais procuradas pelos veranistas. As temporadas são agitadas pelas competições de vôlei de praia. Oferece infra-estrutura completa em pousadas, restaurantes, e outros.

Prainha

Prainha - São Francisco do SulLugar escolhido pelos surfistas como um dos maiores picos de surf de São Francisco. Oferece, além de uma paisagem belíssima, uma infra-estrutura completa em bares e hospedagem. No costão à direita da Prainha está localizado um dos muitos Sambaquis de São Francisco do Sul, uma formação de conchas e utensílios dos habitantes da localidade antes mesmo dos povos indígenas.

Praia do Capri

Bela praia de areia branca e águas limpas, lugar propício para a família, onde se encontram belos iates, lugar propício a esportes náuticos.

Balneário do Paulas

Balneário de Paulas - São Francisco do SulLocaliza-se atrás do porto, ficando a 1.500 m do Centro Histórico, sendo constituído por quatro praias: do Inglês, da Figueira, do Paulas e do Calixto. Com características semelhantes entre si, as praias do balneário possuem águas rasas, calmas e com grande concentração de peixes e frutos do mar.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here