O que fazer em São Francisco do Sul

Situada em uma ilha, São Francisco do Sul oferece um vasto centro histórico e belas praias.

O que fazer em São Francisco do Sul
  Por Jair Prandi
 

São Francisco do Sul é uma cidade localizada no litoral nordeste catarinense, reconhecida historicamente por ser a terceira cidade mais antiga do País. Sua primeira ocupação foi feita por espanhóis por volta de 1553.

Durante o ano, a economia da cidade é focada no Porto. É o quinto maior em movimentação de contêineres no Brasil. Durante o verão, a ilha de São Francisco do Sul transforma-se em cobiçado destino turístico de Santa Catarina, por suas praias.

Com pouco mais de 42 mil habitantes, a população da cidade chega a quadruplicar durante o verão. Os visitantes procuram principalmente as praias e balneários, lotando os hotéis e as residências de temporada.

Prainha - São Francisco do Sul
Vista aérea da Prainha e praia da Enseada ao fundo

Suas atrações estão relacionadas principalmente às suas belas praias e também ao seu vasto centro histórico.

Neste post iremos mostrar o que fazer em São Francisco do Sul, como chegar, além de opções de hospedagem, confira!

Centro histórico de São Francisco do Sul
Deck em frente ao Centro histórico de São Chico

Turismo em São Francisco do Sul

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em São Francisco do Sul SC

Navegue por este post

Quando ir a São Francisco do Sul – Melhor época

A cidade e seus pontos turísticos podem ser visitados em qualquer época do ano. Mas, sem dúvida, a melhor época é no verão, quando dá para aproveitar, também as praias da ilha.

Porém, os meses de verão (janeiro a março), são também os mais chuvosos. Os meses com menor incidência de chuva, são entre maio e setembro. As temperaturas oscilam entre 20 e 30 graus durante o ano.

Evite os finais de semana da temporada de verão. Às vezes há congestionamentos na rodovia de acesso pela multidão que se desloca de Joinville para as praias de São Francisco do Sul.

Escolha sua hospedagem em São Francisco

Voltar ao índice

Como chegar a São Francisco do Sul – Santa Catarina

São Francisco do Sul SC
Vista aérea da cidade

De avião

O aeroporto mais próximo é o de Joinville, localizado a 50 km de distância. O aeroporto oferece voos diários, porém com poucas opções e com isso, os preços não são dos melhores. Talvez seja melhor chegar por Florianópolis ou Curitiba, onde provavelmente irá encontrar voos mais baratos.

Chegando de avião, uma boa alternativa é alugar um carro e traçar um roteiro pela região, pois será essencial estar de carro para conhecer as praias e atrações.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De carro

São Francisco do Sul é uma ilha, separada do continente pelo Canal do Linguado. A ilha é conectada ao continente através de um aterro e uma pequena ponte.

Fica a 195 km da capital, Florianópolis, a 50 km de Joinville, a maior cidade catarinense, 180 km de Curitiba. De qualquer lugar que você chegar vai ter que acessar a BR-101 e depois o acesso final pela BR-208, num trecho de 33 km.

De ônibus

As empresas de ônibus que operam o destino São Francisco do Sul conectam a cidade partir de Joinville. Se você quiser chegar de ônibus terá que chegar primeiro à Joinville.
De Joinville a São Francisco do Sul, as empresas que fazem o trecho são a Viação Catarinense e a Verdes Mares.

De Ferry Boat

Você pode fazer um trajeto diferente a partir de Joinville. Há um acesso de Ferry Boat, localizado na praia da Vigorelli. A travessia contempla a travessia ao Distrito do Saí e depois a São Francisco do Sul.

Quem estiver vindo de Guaratuba (no Litoral do também pode seguir até o Distrito do Saí e atravessar de Ferry para São Francisco do Sul.

Voltar ao índice

Onde ficar em São Francisco do Sul – Hotéis e pousadas

Hotel Villareal no Balneário de Paulas
Hotel Villareal no Balneário de Paulas

A melhor localização para se hospedar em São Francisco do Sul vai depender muito da intenção de sua visita à ilha. Se sua intenção é conhecer o casario e os pontos turísticos, fique no centro histórico.

Porém, se você for no verão para aproveitar a temporada de praia, escolha ficar em uma das praias de São Francisco do Sul que mais lhe agrade. A mais movimentada e que oferece a melhor estrutura é a Enseada.

Confira abaixo algumas dicas de hotéis e pousadas bem avaliadas em diferentes pontos da ilha.

No centro histórico (ou próximo a ele)

Hotéis e pousadas nas praias

Voltar ao índice

O que fazer em São Francisco do Sul: Pontos turísticos

As atrações de São Francisco do Sul estão relacionadas, quase todas, entre o mar e as construções antigas da cidade. Confira os principais pontos turísticos de São Francisco do Sul.

Centro Histórico de São Francisco do Sul

Centro histórico de São Francisco do Sul
Centro histórico de São Francisco do Sul

Situado às margens da Baia de Bapitonga, o centro histórico é uma das principais atrações na lista do que fazer em São Francisco do Sul. Reúne um conjunto de 150 prédios históricos, formando um belo cenário onde se destacam grandes casarões bem conservados, a Igreja Matriz, o Museu do Mar, entre outros…

Uma das melhores vistas do centro histórico se dá a partir do mar, chegando e saindo de um passeio de barco. Mas, do deck de madeira também se tem uma boa visão.

O que fazer em São Francisco do Sul: Museu Nacional do Mar

Museu nacional do Mar
Museu nacional do Mar

O nosso país é o mais rico do mundo em tipos de embarcações. O Museu Nacional do Mar foi criado justamente para preservar um número significativo de embarcações, instrumentos navais e apetrechos de bordo.

O Museu do Mar ocupa amplos e centenários galpões com mais de 7.000 m² à beira da Baía de Bapitonga. Pelo acervo atual e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, o Museu do Mar já é o mais importante da América Latina e será o de maior variedade do mundo.

Igreja matriz de São Francisco do Sul

Igreja matriz de São Francisco do Sul
Construída em 1793 e reformada em 1926, a Igreja Nossa Senhora da Graça á a principal da cidade. A Igreja Matriz abriga a imagem de Nossa Senhora da Graça, uma peça de madeira, trazida pelos espanhóis, em 1553.

O que fazer em São Francisco do Sul: Parque Ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa

O parque oferece uma área de 16 mil m² de área de lazer preservada. Possui 400 metros de trilhas, com mirantes e decks de observação que oferecem vistas para o centro histórico.

No topo do morro estão localizadas as ruínas, resquícios da Capela São José, construída no século XVII.
O parque abre de terça a domingo, das 8h às 20h.

Parque ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa
Foto: Divulgação do parque

Museu Histórico de São Francisco do Sul

Localizado em uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco, o Museu Histórico Municipal, abriga vários objetos antigos doados pela comunidade francisquense.
Sua construção foi concluída em 1914, quando foi utilizado como câmara e cadeia pública. O Museu Histórico foi restaurado e reinaugurado em 1985.

Funciona de terça a sexta, das 8 h às 18 h. Sábados, domingos e feriados das 11 h às 18 h.
Ingresso: R$3,00 adulto. Gratuito para crianças de até 12 anos e idosos a partir de 65 anos.

O que fazer em São Francisco do Sul: Forte Marechal Luz

Forte Marechal Luz
Forte Marechal Luz

O Forte Marechal Luz é uma construção histórica do início do século. É uma unidade militar que hoje está aberta à visitação. O forte foi construído no topo do morro e possui uma bateria de artilharia com canhões, trincheiras, paióis, onde se tem uma vista deslumbrante da Baía de Babitonga e do Oceano Atlântico.

Trilha do Morro da Cruz (Morro do Pão de Açúcar)

Morro da Cruz - São Francisco do Sul
Morro da Cruz (Morro do Pão de Açúcar) – Crédito: @ludegenaro

O Morro da Cruz é o ponto mais alto da cidade de São Francisco do Sul com 167 m de altura. A trilha leva ao topo do morro onde foi instalada uma cruz em 1947, de onde se tem vista panorâmica da cidade.

O morro é totalmente tomado por mata nativa sendo o acesso feito pela BR-280, 1,3 km após o início da rodovia, em frente à uma propriedade que tem um lago.
A trilha tem um total de 1,13 km ida e volta e é considerada fácil, com elevação de 133 m. Veja a localização no Wikiloc.

O que fazer em São Francisco do Sul: Arquipélago da Baía de Babitonga

Baía de Bapitonga - São Francisco do Sul
O arquipélago é composto por 24 ilhas, a maioria delas ilhas particulares de propriedade de empresários de Joinville e região. Algumas delas são pontos de parada para banho de mar dos passeios de barco.

O que fazer em São Francisco do Sul: Vila da Glória

Vila da Glória
Vila da Glória

Localidade, no outro lado da baia onde vivem predominantemente pescadores. O acesso é feito por lancha, ferry-boat ou passeio de barco a partir de São Francisco do Sul. Rica em Mata Atlântica e cascatas, apresenta uma vista panorâmica de São Francisco do Sul.

Opções de hotéis, pousadas e casas na Ilha

Passeio de barco em São Francisco do Sul

Passeio de barco em São Francisco do Sul
Capitão Jack atracado na Vila da Glória

Uma boa dica é fazer o passeio de barco com o Capitão Jack, barco pirata que faz um passeio de 4 horas pela baía de Bapitonga com parada para almoço na Vila da Glória.

Saiba mais sobre o passeio de barco em São Francisco do Sul

Voltar ao índice

Praias de São Francisco do Sul

Praia da Enseada – São Francisco do Sul

Praia da Enseada - São Francisco do Sul
Praia da Enseada – Canto Sul

Ideal para a família, a praia da Enseada tem águas rasas, areia clara e mar calmo. Oferece infraestrutura completa, que fazem dela um lugar excelente lugar para seu lazer. Fica a 18 km do centro histórico.

Praia da Enseada - São Francisco do Sul
Vista aérea da Praia da Enseada (lado esquerdo)

No fim da praia há um mirante no topo do morro com vista panorâmica e excelentes pontos para a prática do voo livre. Além disso, na Enseada também é possível fazer um passeio de Barco pela Ilha da Paz.

O Hotel Enseada é uma boa opção para se hospedar de frente para o mar na Praia da Enseada.

Prainha de São Francisco do Sul

Prainha de São Francisco do Sul
Prainha de São Francisco do Sul

Cercada por dois morros, é o lugar escolhido pelos surfistas como um dos maiores picos de surf de São Francisco. Oferece, além de uma paisagem belíssima, uma infraestrutura completa em bares e hospedagem.

No costão à direita da Prainha está localizado um dos muitos Sambaquis de São Francisco do Sul, uma formação de conchas e utensílios dos habitantes da localidade antes mesmo dos povos indígenas. Fica a 20 km do centro.

A Pousada da Ilha é uma opção para se hospedar nesta bela praia.

Praia Grande

Praia Frande - São Francisco do Sul
Vista aérea da Praia Frande

É a praia mais preservada da ilha, localizada logo após a Prainha, a 20 km do centro. Possui uma longa extensão de aproximadamente 17 km que vai até a Praia do Ervino.
É uma praia quase toda deserta com ondas fortes e vegetação. Possui uma estrada de areia margeada por dunas e restingas que formam o Parque Estadual do Acaraí.

A Pousada Sintonia do Mar é uma boa opção de hospedagem na Praia Grande.

Praia do Ervino

Praia do Ervino
Praia do Ervino – Crédito: visitsaofranciscodosul.com.br

Bela praia com 6 km, localizada no sul da ilha, entre a Praia Grande e o canal do linguado. Possui boa infraestrutura completa, situada a 25 km do centro histórico de São Francisco do Sul.

Chega-se a ela após percorrer a Praia Grande (estrada de areia) ou entrando à direita antes de chegar ao centro histórico da cidade (acesso pavimentado).

Praia Ubatuba – São Francisco do Sul

Praia Ubatuba - São Francisco do Sul
Vista aérea do canto esquerdo da Praia Ubatuba

As tranquilas e límpidas águas da praia de Ubatuba estão entre as mais procuradas pelos veranistas. As temporadas são agitadas pelas competições de vôlei de praia. Oferece infraestrutura completa com pousadas, restaurantes, e outros.

Tem quase 3 km de extensão e fica entre a Enseada e a praia de Itaguaçu, a 16 km do centro.

Praia de Itaguaçu – São Francisco do Sul

Praia Itaguaçu - São Francisco do Sul
Vista aérea do canto direito da Praia Itaguaçu

A praia de Itaguaçu fica a 16 km do centro e tem 2 km de extensão, situada ao lado da praia de Ubatuba. Cercada por morros, possui uma larga faixa de areia e ondas de médio porte, utilizada por banhistas, e praticantes iniciantes no surfe. Fica a 16 km do centro.

Praia do Forte

Praia do Forte - São Francisco do Sul
Península de areia na Praia do Forte

Com 1,2 km de extensão, a praia do Forte possui formato de S e uma península de areia e é a praia mais ao norte da ilha. Possui ondas calmas e uma larga faixa de areia.
Fica ao lado do Forte Marechal Luz, que dá o nome à praia, que se localiza a 19 km do centro de São Francisco do Sul.

Praia de Capri

Praia de Capri - São Francisco do Sul
Vista aérea da Praia de Capri

Bela praia de areia branca e águas limpas, onde se forma uma península de areia entre manguezais. É um lugar propício para a família, onde se encontram belos iates, lugar propício a esportes náuticos.
Pontes de madeira fazem a passagem pelo mangue e levam até a praia. Fica a 22 km do centro.

Balneário do Paulas

Balneário de Paulas - Praia da Figueira
Praia da Figueira no Balneário de Paulas

Localiza-se atrás da área do porto, a 2 km do Centro Histórico, sendo constituído por quatro praias: Ingleses, da Figueira, de Paulas e do Calixto. Com características semelhantes entre si, as praias do balneário possuem águas rasas e calmas, protegidas na Baía de Bapitonga, com grande concentração de peixes e frutos do mar.

Voltar ao índice

Mapa de São Francisco do Sul: Pontos turísticos e praias

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos e praias de São Francisco do Sul mostrados neste post. Utilize o mapa para traçar um roteiro pelas atrações.

Voltar ao índice

Conheça outros destinos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar bonito!!belas praias e o centro historico realmente parece ser lindo!!:-)
    Abraços e boa semana!!

  2. Prestei serviço militar no Forte Marechal Luz, no ano de 1959 classe de 1940,Comando da época :Major Osny Vasconcelos,Vice Comando:Capitão Cyntras,conheço todas as regiões da cidade de São Francisco do Sul, sou proprietário de Rancho de Pesca, na praia do lixo (bairro Rocio Grande), defendo de forma constante, a questão ambiental de toda região, e o desenvolvimento da cidade como um todo,conclusão e duplicação da Br.280 e reabertura do canal do Linguado, modernização do sistema Ferroviário,para exploração e desenvolvimento do Turísmo,em todo o nosso Litoral Praiano…..!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here