Garopaba está localizada, 75 km ao sul de Florianópolis, onde a Serra do Mar encontra o Oceano Atlântico. O município é um dos principais pólos turísticos do sul de Santa Catarina, se destacando pela tranquilidade, beleza de suas praias e por suas ondas, ótimas para o surf.

Os cenários são variados, lagoas, montanhas, rios e costões para todos os lados. Também não faltam matas, trilhas ecológicas, cachoeiras e diversas alternativas de praticar o ecoturismo, além da presença, em alguns meses do ano, das baleias francas.

Garopaba, vista do costão da península
Garopaba, vista do costão da península

Em Garopaba fica a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca. A geografia da costa e a transparência da água transformam Garopaba, junto com Imbituba, num dos melhores lugares no mundo para a observação desses gigantes. Todos os anos elas vêm do Pólo Sul para parir e amamentar seus filhotes nas águas mais amenas do litoral catarinense.

Centro de Garopaba
Centro de Garopaba

Praias de Garopaba

As praias de Garopaba são ótimas para a prática do surf, trazendo surfistas do Brasil inteiro. Partindo do norte ao sul, a sequência das praias, é: Gamboa, Siriú, Garopaba, vigia, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor e Vermelha. Destaque para Ferrugem e Silveira, que já foram palco de diversos campeonatos internacionais de surf.

Praia da Gamboa

Praia Gamboa - Garopaba15 km do Centro
Este é o lugar ideal para quem quer tranquilidade e curtir só o barulho do mar. Em um percurso de 15 Km de Garopaba, a estrada revela cenários que incluem vales, dunas, rios, num trajeto de serra , por estrada de chão. Tranquila, a praia possui uma colônia de pescadores artesanais numa praia de mar aberto.

Praia do Centro

A praia de Garopaba é calma, fica bem no centro do município, é a mais urbanizada e que oferece maior infra-estrutura. Essa praia não é apropriada para o surfe, abrigando principalmente pescadores, que deixam suas canoas na beira da praia e adeptos de esportes náuticos.

Praia do Siriú

Praia Siriu - Garopaba6 km do Centro
No lado norte da praia desemboca rio Sirú, onde se inicia a bela lagoa do Macacaú. Integrada ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, a praia é considerada área de preservação permanente. Outro atrativo é o surfe de areia (Sandboard) nas enormes dunas que chegam a medir até 30 metros de altura.

Dunas de Siriu - Garopaba

Praia da Preguiça

Também conhecida como Prainha e Praia do Vigia, fica no fim de Garopaba no bairro residencial Vigia, onde as grandes mansões contrastam com a beleza natural. Preguiça fica próxima ao costão, onde se pode desfrutar de diversas trilhas com belas paisagens.

Praia do Silveira

Praia Silveira - Garopaba2 km do Centro
É uma das mais lindas praias de Santa Catarina. É considerada a melhor praia para a prática do surfe no Brasil e a quinta do mundo. Seu costão, no lado esquerdo é propício para caminhadas e se tem um belo visual da praia e de Garopaba.

Praia da Ferrugem

Praia Ferrugem - Garopaba8 km do Centro
Com águas de cor esverdeada, a Ferrugem tem um canal que a separa da Praia da Barra, em seu fundo de areia, as águas ficam mais amareladas, sugerindo a cor da ferrugem. Considerada paraíso dos surfistas e recanto de belas mulheres, com várias opções de lazer tanto para o dia como para as noites em seus bares.

Praia da Barra

Praia da Barra - Garopaba10 km do centro
Fica entre Ferrugem e Ouvidor. Um dos lugares mais agradáveis e reservados de Garopaba. No local um riacho liga uma lagoa ao mar, o que permite o banho de crianças e adultos, em suas águas tranquilas.

Praia do Ouvidor

Praia do Ouvidor - Garopaba15 km do Centro
Areias claras, dunas e costões formam a paisagem do Ouvidor. A estrada de acesso é cercada de coqueiros e mata virgem, e do alto das dunas dá pra avistar toda praia e o costão da caranha, que é muito bonito e ideal para caminhadas.

Pontos turísticos de Garopaba

Morro da Embratel

Vista do Morro da Embratel - GaropabaO Morro da Embratel possui uma vista panorâmica das praias, dunas e lagoas de Garopaba e também da praia do Siriú. O acesso é logo após o Banco do Brasil, pegando a primeira rua à esquerda seguindo até o Posto da Polícia Militar. Em seguida é só entrar na primeira rua à direita e depois a primeira rua à esquerda. Dali é só e seguir subindo o morro das Torres da Embratel. Muitos aventureiros aproveitam o local para fazer vôo livre. O acesso é pavimentado até o topo.

Igreja Matriz de São Joaquim

Igreja de GaropabaNo centro histórico de Garopaba, em frente à praça 21 de abril, a Igreja Matriz, construída sobre uma pedra em 1846, ainda hoje traz recordações aos visitantes dos tempos da província.

Costão de Garopaba

outras atividades em Garopaba

Trilha da Vigía

– Silveira: partindo da Praia da Preguiça, através das pedras do costão de Garopaba, por cima do morro com belas paisagens, até chegar a Praia Silveira.

Trilha da Pedra Branca

Vista da Pedra Branca - Garopaba
Vista da Pedra Branca – Garopaba

Na primeira entrada para o morro, logo após a Ponte da Encantada, chega-se a uma das últimas serrarias construídas totalmente em madeira. Neste local tem-se acesso à trilha da Pedra Branca (subida de 2 horas com final puxado) onde se poderá praticar rapel. A vista do alto do morro é fantástica, podendo-se enxergar quase todas as praias da orla marítima.

Passeios de Barco

Os passeios de barco mostram a costa de Garopaba, as cidades vizinhas, a ilha do coral e outras ilhas, além do grande atrativo da cidade, que é o espetáculo da baleia franca, que exibem em grupo sua beleza, enchendo de emoção e admiração os olhos de quem as vê. Os passeios variam quanto ao porte das embarcações, que podem ser encontradas no centro da cidade ou na praia de Garopaba.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here