Trilha do Pico da Bandeira – Relato de subida e dicas

O Pico da Bandeira, entre Minas e Espírito Santo, é o ponto mais alto da Região Sudeste e o 3º mais alto do Brasil, com 2.891,98 metros de altitude.

Pico da Bandeira
  Por Jair Prandi
 

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É o terceiro pico mais alto do Brasil, com 2.891,98 metros de altitude.

Mesmo sendo um dos lugares mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas de grande altitude do país. Existem trilhas tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais e são bem sinalizadas.

O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste. As temperaturas no pico podem chegar a mínimas de -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

Pico da Bandeira

Todas as dicas para fazer a trilha e conhecer o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do Brasil.

Navegue por este post

Pico da Bandeira - Vista do lado mineiro
Pico da Bandeira – Vista do lado mineiro

Parque Nacional do Caparaó

O parque se localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além das trilhas, os visitantes podem tomar banhos nas cachoeiras e piscinas naturais, além de apreciar as belíssimas vistas das montanhas, e o espetáculo no alvorecer e no pôr do sol.

O parque dispõe de duas portarias (uma em cada estado) e quatro áreas de acampamento: Pelo lado mineiro (Tronqueira e Terreirão); pelo lado Capixaba (Macieira e Casa Queimada). Nas áreas de acampamento há estrutura com sanitários e pias.

O Parque Nacional do Caparaó é aberto à visitação todos os dias do ano, de segunda a domingo, das 7h a 18h, com ou sem pernoite.

Voltar ao índice

Como chegar ao Pico da Bandeira

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais.

Distâncias das capitais do Sudeste de Alto Caparaó – MG:

  • Vitória: 280 Km
  • Belo Horizonte: 330 Km
  • Rio de Janeiro: 430 km
  • São Paulo: 754 km

Distâncias das capitais do Sudeste de Pedra Menina – ES

  • Vitória: 280 Km
  • Belo Horizonte: 390 Km
  • Rio de Janeiro: 420 km
  • São Paulo: 754 km
Alto Caparaó - Casa de Pedra
Casa de Pedra – Terreirão (metade da caminhada)

Acessos ao Parque nacional do Caparaó

O parque atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno. Os turistas vêm principalmente em busca do clima frio, e para chegarem ao cume do Pico da Bandeira e do Pico do Cristal. Além das trilhas e dos picos o parque tem também piscinas e piscinas naturais para banho.

O ideal é ir de carro, para ir de ônibus você terá que fazer algumas baldeações e esperas entre elas, o que se torna demorado e cansativo.

Acesso pelo Espírito Santo

O acesso no lado do Espírito Santo é pelo Portal Pedra Menina, localizado no município de Dores do Rio Preto. Depois da cidade tem mais 27 km até o povoado de Pedra Menina e mais 8 km até a Portaria do parque.
Dentro do parque há mais 8 km de estrada que leva até o acampamento Casa Queimada, onde você deve deixar o carro e iniciar a trilha.

Acesso por Minas Gerais

O acesso pelo lado de Minas Gerais é pelo Portal Alto Caparaó no município de Alto Caparaó. Da pequena cidade até a portaria do parque são 10 km.
Dentro do parque há mais 6 km de estrada até Tronqueira, onde você deve deixar o carro e iniciar a trilha.

Voltar ao índice

Trilha do Pico da Bandeira – Relato da subida

  • Pelo lado capixaba são 4,5 km (9 km ida e volta) de trilha e o desnível é de 650 m.
  • A trilha do Pico da Bandeira pelo lado mineiro tem 6,3 km (12,6 km ida e volta) e 900 m de desnível.

Chegamos ao parque e fizemos a trilha pelo lado mineiro.
Geralmente os visitantes fazem a subida em 2 etapas. Iniciam a caminhada no período da tarde e seguem com calma os 3,5 Km até o Terreirão. Passam a noite acampados por lá onde tem área de acampamento e é a metade do caminho.

No dia seguinte partem de madrugada e percorrem os 3 Km restantes até o pico para chegar ao amanhecer e ver nascer o sol lá de cima. Mas nós resolvemos subir e descer no mesmo dia.

De Alto Caparaó a Tronqueira

Vista da Tronqueira - Alto Caparaó
Vista da Tronqueira – abaixo a cidade de Alto Caparaó

Passamos a noite em Alto Caparaó, no lado mineiro, em uma pousada. Acordamos cedo e seguimos até a entrada do Parque Nacional do Caparaó. Chegamos logo após as 8h, horário de abertura do parque.

Seguimos por mais uns 5 Km de subida por estrada de terra, já dentro do parque, até chegar em Tronqueira, a 1970 m de altitude. Distante 9 Km do centro da cidade, este é o ponto mais alto acessível a automóveis.

Alto Caparaó - Tronqueira
Tronqueira – Parque Caparaó (último ponto de acesso com carro, no lado mineiro)

Neste ponto já se tem uma maravilhosa vista do Vale do Caparaó, além de um deslumbrante visual do pôr do sol. No local há infraestrutura com camping, vestiários e sanitários.

Da Tronqueira ao Terreirão

Trilha do Pico da Bandeira - Minas Gerais
Início da Trilha do Pico da Bandeira

Arrumamos as mochilas, com; lanche, água, etc… e encaramos a subida. A primeira parte da trilha é bem definida, com trechos mais leves, quase planos e alguns pontos com subidas mais íngremes no meio das pedras. A primeira parte da trilha é acompanhada por um riacho e pequenas cascatas.

Trilha do Pico da Bandeira
Vale Encantado – Trilha do Pico da Bandeira

Eu e meu amigo, Jehan, subimos com certa facilidade a primeira etapa, mas minha esposa e as crianças cansaram muito. Então ao chegarmos no Terreirão eles decidiram ficar por ali enquanto nós 2 subiríamos até o pico.

Alto Caparaó - Terreirão
Quatís no Terreirão

O Terreirão fica a 2370 m de altitude e fica na metade do caminho ente a Tronqueira e o Pico. É um local de descanso e acampamento para montanhistas que utilizam a Casa de Pedra como abrigo.

A infraestrutura do local é de camping rústico com sanitários, banho quente e lava-pratos.

Do Terreirão ao topo do Pico da Bandeira

Trilha do Pico da Bandeira
Segunda parte da trilha e o Pico da Bandeira ao fundo

Este trecho é bem mais íngreme e quase todo entre pedras. Ao avistarmos o pico parecia que não conseguiríamos chegar até lá. Mas com algumas paradinhas para beber água, alcançamos nosso objetivo.

Final da Trilha do Pico da Bandeira
Final da Trilha do Pico da Bandeira

Aos quase 2900 metros de altitude a vista é maravilhosa! Para todos os lados que se olha, nada é mais alto. A vista de 360 graus alcança mais de 100 Km de um emaranhado de montanhas e vales. Para um lado Minas Gerais, no outro o Espírito Santo.

Pico da Bandeira
Pico da Bandeira – vista do lado capixaba

Ao lado também se tem a vista do imponente Pico do Cristal, situado no estado de Minas Gerais, próximo ao Pico da Bandeira. O Pico do Cristal é o quinto pico mais alto do Brasil com 2.780 metros.

Volta

Ficamos algum tempo contemplando, fizemos um lanche e encaramos o caminho de volta, que é o mesmo da subida.
Descemos em ritmo acelerado e chegando no Terreirão, minha esposa e meus filhos já haviam descido. Então continuamos no mesmo ritmo, quase correndo, “pra descer todo o santo ajuda”.

Pico da Bandeira
Vista do Pico do Cristal ao fundo

Voltar ao índice

Outras atrações do Parque Nacional do Caparaó

Além das trilhas e do Pico da Bandeira, Pico do Cristal e Pico do Calçado, O Parque Nacional é repleto de nascentes e riachos que vão aumentando de volume e formam belas piscinas naturais e cachoeiras.

A maior parte das cachoeiras estão no lado mineiro, porém, algumas tem acesso pela estrada do lado capixaba:

  • Acesso pro Minas Gerais: cachoeira Bonita, vale Encantado e Cachoeira Geni.
  • Acesso pelo Espírito Santo: Cachoeira dos Sete pilões, Cachoeira do Aurélio e Cachoeira da Farofa.

Voltar ao índice

Mapa da Trilha do Pico da Bandeira (acessos e atrações)

No mapa abaixo é possível ver a localização das entradas do parque pelos 2 lados, o percurso das trilhas, estradas dentro do parque, assim como alguns dos atrativos.

Voltar ao índice

Onde se hospedar para conhecer o Pico da Bandeira

Não é possível fazer um bate e volta de Vitória ou Belo Horizonte no mesmo dia. Considere se hospedar ao menos uma noite em uma das pequenas cidades que são base para fazer a trilha, no lado capixaba ou mineiro.

Confira algumas das melhores opções no lado mineiro:

Veja algumas opções pelo lado Capixaba

Voltar ao índice

Dicas gerais sobre a trilha do Pico da Bandeira

  • Se for no inverno vá preparado para o frio, principalmente se for pernoitar no local.
  • Leve lanches, água, papel higiênico, e tudo que achar necessário. Há somente banheiros nas áreas de acampamento.
  • Se for acostumado a caminhas pode fazer o treco (ida e volta) em 5 horas, mas o ideal é fazer com calma para curtir o visual maravilhoso do lugar.
  • Não há necessidade de acompanhamento de um guia, as trilhas são bem batidas e há sinalizações com pinturas nas pedras. Mas, se preferir, há guias nas cidades de acesso.
  • Atenção: Para acampar e pernoitar no parque é obrigatória fazer a reserva antecipadamente pelo site. Faça sua reserva aqui!
  • Para informações atualizadas quanto às condições do parque e valores de ingresso, visite o site do Parque Nacional do Caparaó.

Voltar ao índice

Mais Viagens e Caminhos na região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

31 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS PELA CONQUISTA ESTOU ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE FAZER ESSA SUBIDA FALTA SO A CORAGEM POIS NAO TENHO EXPERIENCIA EM TRILHAS TO MELHORANDO MEU CONDICIONAMENTO FISICO KKKK

    LEANDRO

  2. Boa noiteee! Sou do Pr!
    Estou em duvida em ir para esta trekking!!
    A dúvida eh, ir de avião, pois ganho tempo e disposição, ou ir de carro, perco tempo e disposição!
    Qual você me aconselharia?
    Ganhar tempo e disposição e gastar um pouco mais, ou perder os dois e gastar menos?
    Obrigado!

    • Olá, Lima!
      Vale a pena ir de carro se você não conhece o trecho entre o Paraná e Minas Gerais. Se tiver tempo, poderá conhecer muita coisa no caminho.
      Se já conhece o trecho, então é melhor ir de avião até Belo Horizonte ou Vitória.

    • Olá, Victor. creio que não seja possível, somente no Terreirão, que fica no meio do caminho. Para uma informação mais precisa ligue para o parque!

  3. Jair, Parabens pelo Post.

    Estou planejando ir conhecer o pico saindo de sao paulo e de moto.
    Li em um comentário, voce recomendando pra quem vir de carro tem bastante coisa pra conhecer no caminho.
    O que voce recomenda pra quem sai de sao paulo em direção ao Pico?
    abraços.

    • Olá, Edgar!
      Se for pelo lado mineiro pode fazer um roteiro pelas cidades históricas de Minas (Ouro Preto, Mariana, Congonhas, entre outras).
      Dá para ir ou voltar, passando por Petrópolis e Teresópolis, no estado do Rio.
      Ou ainda ir pelo lado Capixaba e conhecer as praias do Espírito Santo e a Pedra Azul.
      Vai depender de seu tempo!

  4. Jair, parabéns pelo post e pela vitória. É bem dura a subida, acabamos de chegar de lá. Fez -5º no terreirão. O que recomendo é sempre ter as 3 camadas de roupas. A segunda pele, o aquecimento e o corta-vento, além de luva, touca e cachecol. Não menosprezar esta recomendação, pois a segunda pele faz uma diferença incrível. O saco de dormir também é super importante no terreirão. Para o pico recomendo levar além dessas roupas todas, uma manta, pois lá o vento é cortante e as três camadas são insuficientes. Um abraço mineiro.

  5. oi, pretendo ir no fim do mes q vem, para o comeco de outubro com duas criancas pequenas…. sera q rola chegar no pico? se sim, por qual via… se nao, ate onde consigo ir com os dois e ter uma boa visao? Uma vai no canguru… o outro vai andando/colo, ele 3 anos, mas ja fez algumas trilhas…

    • Olá, Karen! Pelo lado mineiro, no início da trilha já se tem uma bela vista panorâmica. Saindo cedo, provavelmente irá conseguir.

  6. Pretendo ir breve, gostei de ler os comentários desta galera das trilhas do bem, me chamo Geraldo Leal, fui campista muitos anos, hj estou c/ 59 a. bem de saúde e eufórico p/ subir até no topo, vou sair de BH, eu minha namorada e minha filha, mas as duas são marinheira de1a viagem já estou falando p/ levar o necessário e de la vou p/ Guarapari qual o melhor caminho ? Se estiverem mais dicas vou curti las, c/ fé em Deus , estaremos de volta p/ meus comentários

    • De BH siga pela BR-262 até Reduto e pegue à direita para Alto Caparaó.
      Para ir a Guarapari de Alto Caparaó vá até Martins Soares e pegue novamente a BR-262 até a BR-101, para descer até Guarapari.

  7. Oi, Jair, tudo bem? Qual foi a data que você fez a visita? Quero pegar uma vista bonita, estou pensando em ir em junho, queria fazer metade do caminho e depois a outra metade pela manhã do outro dia e ver o nascer do sol, mas parece que o camping não está funcionando :/

    • bom dia, Vanessa!! O parque reabriu para um unico pernoite nos finais de semana (sexta,sábado e domingo), e até o dia 31 poderá ser feito agendamento para o mês de junho, a partir do dia primeiro os agendamentos serão para julho respeitando o limite de 200 pessoas

  8. Subindo pelo lado mineiro, até onde é possível ir de carro?
    É possível chegar aos picos do cristal e do calçado?

    • De Alto Caparaó até a portaria do parque são 10 km e dentro do parque há mais 6 km de estrada até a Tronqueira, último acesso de carro. A partir daí precisa caminhar em torno de 8 km.

  9. Já fui 04 vezes lá. Uma pelo lado do ES, duas pelo lado de MG e uma travessia ES a MG.
    O lado capixaba é mais curto só que é muito íngreme. Descer então por esse lado exige muito dos joelhos e da barriga. Ainda bem que sempre uso bastões de caminhadas. Muita gente que vai pelo lado de MG se enganam ao ver as pessoas do lado capixaba andando em um único trecho sem subida. kkkkkkkk
    O lado mineiro é mais longo só que é menos íngreme e tem muita pedra no chão. Para mim, o lado mais fácil é o lado mineiro e a maioria das pessoas que conhecem os dois lados também preferem o mineiro por ser mais fácil. Mas, encontrei também alguns que preferem o lado capixaba para “sofrer” de uma só vez e acabar a caminhada mais rápid. kkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here