O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o 3º pico mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude.

Mesmo sendo o 3º ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país, pois existem trilhas tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais e as trilhas são bem sinalizadas.

Pico da Bandeira, vista do lado mineiro
Topo do Pico da Bandeira, vista do lado mineiro

O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

Casa de Pedra - Terreirão
Casa de Pedra – Terreirão (metade da caminhada)

Como chegar ao Pico da Bandeira

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais. Distante 280 Km de Vitória e 330 Km de Belo Horizonte.

Pico da Bandeira - desfiladeiro

O Parque do Caparaó e seus acessos

O parque atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno. Os turistas vêm principalmente em busca do clima frio, e para chegarem ao cume do Pico da Bandeira por conta da sua conhecida vista do nascer do sol no cume da montanha e do Pico do Cristal. Também há quem venha em busca de tranquilidade.

Tronqueira - Parque Caparaó
Tronqueira – Parque Caparaó (último ponto de acesso com carro, no lado mineiro)

Acesso capixaba

– Portal Pedra Menina no município de Dores do Rio Preto(ES) por onde se chega a Casa Queimada, início da trilha via Caparaó-Capixaba para o Pico da Bandeira.

Acesso mineiro

– Portal Alto Caparaó no município de Alto Caparaó(MG) com estrada até o mirante da Tronqueira, origem da trilha pela vertente mineira ao referido Bandeira.

Relato da caminhada ao Pico da Bandeira

Acordamos cedo e seguimos até a entrada do Parque nacional do Caparaó. Chegamos logo após as 8:00 horas, horário de abertura do Parque, depois mais uns 5 Km de subida por estrada de terra dentro do parque até chegar em Tronqueira (1.970m). Distante 9 Km do centro da cidade, é o ponto mais alto acessível a automóveis, com uma maravilhosa vista do vale do Caparaó, além do deslumbrante visual do pôr do sol. Infra-estrutura: camping, vestiário e sanitário.

Vista da Tronqueira - abaixo a cidade de Alto Caparaó
Vista da Tronqueira – abaixo a cidade de Alto Caparaó

São 9 Km de subida. Geralmente fazem a subida em 2 etapas. 4,5 Km até o Terreirão, que tem área de acampamento e é a metade do caminho, depois mais 4,5 Km até o pico. Muitos saem de madrugada do Terreirão para chegar ao amanhecer e ver nascer o sol lá de cima. Mas nós resolvemos subir e descer no mesmo dia.

Início da Trilha do Pico da Bandeira
Início da Trilha do Pico da Bandeira

Arrumamos as mochilas, com; lanche, água, etc… e encaramos a subida. A primeira parte da trilha é bem definida, com trechos mais leves, quase planos e alguns pontos com subidas mais íngremes no meio das pedras. a primeira parte da trilha é acompanhada por um riacho e pequenas cascatas.

Vale Encantado - Trilha do Pico da Bandeira
Vale Encantado – Trilha do Pico da Bandeira

Eu e Jehan subimos com certa facilidade a 1ª etapa, mas minha esposa e as crianças cansaram muito. Então ao chegarmos no Terreirão eles decidiram ficar por ali enquanto nós 2 subiríamos até o pico.

Quatís no Terreirão - Trilha do Pico da Bandeira
Quatís no Terreirão – Trilha do Pico da Bandeira

O Terreirão fica a 2370m, na metade do caminho ente a Tronqueira e o Pico (4,5 Km). Local de descanso para montanhistas que utilizam a Casa de Pedra como abrigo. Infra-estrutura: camping rústico com sanitários, banho quente e lava-pratos.

Segunda parte da Trilha do Pico da Bandeira
Segunda parte da Trilha e o Pico da Bandeira ao fundo

2ª parte. Aí o bicho pega. Este trecho é bem mais íngreme e quase todo entre pedras. Ao avistarmos o pico parecia que não conseguiríamos chegar até lá. Mas com alguns minutos de descanso nas pedras e paradinhas para beber água, alcançamos nosso objetivo.

Final da Trilha do Pico da Bandeira
Final da Trilha do Pico da Bandeira

2900 metros. A vista é maravilhosa, para todos os lados que se olha, nada é mais alto. A vista de 360 graus alcança mais de 100 Km de montanhas e vales. Para um lado Minas Gerais, para o outro o Espírito Santo.

Pico da Bandeira - vista do lado capixaba
Topo do Pico da Bandeira – vista do lado capixaba

Ao lado também se tem a vista do imponente Pico do Cristal – está situado no estado de Minas Gerais, próximo ao Pico da Bandeira e é o 5º pico mais alto do Brasil com 2.780 metros.

Vista do Pico do Cristal
Pico do Cristal, ao fundo

Ficamos algum tempo contemplando. Fizemos um lanche e encaramos o caminho de volta.
Na descida nosso ritmo foi muito forte. As pessoas que alcançávamos no caminho ficavam para trás. Chegando no Terreirão, minha esposa e meus filhos já haviam descido, então continuamos no mesmo ritmo. Quase correndo, “pra descer todo o santo ajuda”.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. PARABENS PELA CONQUISTA ESTOU ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE FAZER ESSA SUBIDA FALTA SO A CORAGEM POIS NAO TENHO EXPERIENCIA EM TRILHAS TO MELHORANDO MEU CONDICIONAMENTO FISICO KKKK

    LEANDRO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here