O que fazer em João Pessoa PB

João Pessoa foi fundada em 1585, sendo a 3ª capital de estado mais antiga do Brasil, também reconhecida como a 2ª cidade mais verde do mundo.

Ponta do Seixas
  Por Jair Prandi
 

João Pessoa, capital da Paraíba, é uma das menores e mais antigas capitais do Nordeste. A cidade mistura tranquilidade e beleza, ideal para curtir umas férias.

A capital da Paraíba foi fundada em 1585, sendo a 3ª capital de estado mais antiga do Brasil, também reconhecida como a 2ª cidade mais verde do mundo. Em sua orla foi proibida a construção de edifícios altos para preservação das praias.

Em João Pessoa PB está a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, antes das 5h da manhã e se põe por volta das 17h30. De segunda a sábado, a principal avenida da orla é fechada até às 8h para o tráfego de veículos para prática de esportes.

Turismo em João Pessoa

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em João Pessoa PB

Navegue por este post

João Pessoa
Vista aérea da região de Tambaú e Manaíra

Quando ir a João Pessoa PB

João Pessoa é uma cidade muito quente em qualquer época do ano, porém você deve tomar cuidado para não viajar nos períodos de chuva.

Nos meses de setembro a janeiro o clima é bem seco, já o período entre abril e julho é quando ocorrem as chuvas mais intensas. Nos demais meses: fevereiro, março e agosto, as chuvas são moderadas.

O litoral da Paraíba, é conhecido pela mudança de coloração ao longo do ano, então se você quer ver o mar azul ou esverdeado como vemos nas melhores fotos, opte por ir entre os meses de dezembro a março.

Outro ponto a se levar em consideração é a lua, pois alguns passeios da lista do que fazer em João Pessoa, como o de barco para a ilha da Areia Vermelha ou as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas, só podem ocorrer com a maré baixa. O ideal é viajar em períodos de lua cheia ou nova, quando a maré está mais baixa.

Voltar ao índice

Onde fica João Pessoa: Como chegar

João Pessoa fica no litoral do estado da Paraíba, no ponto mais oriental do Brasil (mais a Leste). Fica a apenas 116 km de Recife, a 180 km de Natal a 370 km de Maceió e a 670 km de Fortaleza.

De avião

Para quem chega de avião, o Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto é o que atende a cidade, localizado no município vizinho de Bayeux, a 23 km da zona hoteleira da capital paraibana.

De carro alugado

Para quem está em umas das outras capitais nordestinas, pode alugar um carro e ir até João Pessoa. O acesso principal é pela BR-101 duplicada, complementada por outras rodovias. Aproveite para conhecer outras praias do litoral.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

A rodoviária da cidade não é uma das melhores do país, mas ainda assim é muito utilizada. Diariamente saem ônibus de todas as grandes capitais para lá, e também da maioria das cidades do Nordeste.

Voltar ao índice

Onde ficar em João Pessoa – Hotéis e pousadas

A área preferida dos turistas para se hospedar em João Pessoa, são as praias mais urbanas da cidade: Tambaú, Manaíra e Cabo Branco. Nessa área há uma boa oferta de restaurantes, lojas, calçadão, e são áreas movimentadas dia e noite.

Perto da praia do Bessa, o clima é mais tranquilo, e ideal para quem quer um lugar mais calmo longe do agito.

hotel em João pessoa
Atlântico praia hotel – Foto: Divulgação Booking

Confira algumas dicas de hotéis e pousadas, bem localizados e bem avaliados em boas regiões da cidade:

Na Praia Manaíra

Na Praia Tambaú

Na Praia de Cabo Branco

Abaixo segue uma lista com centenas de opções com preços variados, incluindo apartamentos. Se preferir, escolha pela localização no mapa.

Lista de opções de hotéis, pousadas e apartamentos na cidade



Booking.com

Voltar ao índice

Onde comer em João Pessoa

A gastronomia da cidade atende aos mais distintos paladares. A culinária vai desde pratos tradicionais da região como buchada de bode e carne de sol, como também muitos frutos do mar, camarão, lagosta e peixes.

Você ainda pode experimentar pequenos quitutes como tapioca, rubacão, cachorro quente paraibano, feito com carne moída. Os principais estabelecimentos gastronômicos da cidade ficam nos bairros de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco.

Voltar ao índice

Praias de João Pessoa

Praia do Seixas

Ponta do Seixas
Muito conhecida por abrigar o extremo oriental das Américas, a Ponta do Seixas, constitui de uma praia de pequena faixa de areia, com coqueiros e bares.

Praia de Camboinha

Situada a 10 km do centro de João Pessoa, possui um mar calmo de águas claras, com uma piscina natural formada pelos arrecifes, com poucas ondas. Nesta praia se tem acesso a ilha Areia Vermelha.

Praia do Bessa

Praia do Bessa - João Pessoa
Com 6 km de extensão em areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros. A praia do Bessa é uma das mais procuradas, visitadas e conhecidas da cidade. Em torno da praia há diversos bares e restaurantes e casas na praia.

Praia de Intermares

Praia urbana, cenário de preservação ambiental e área de desova da tartaruga de pente e onde desenvolve-se o Projeto Tartarugas Urbanas. A praia é também conhecida por ser um conhecido ponto para a prática do surfe.

Praia Tambaú

Praia Tambaú - João Pessoa
É a mais movimentada praia de João Pessoa, por estar bem no centro e próximo a outros atrativos. No início da praia, o Hotel Tropical Tambaú possui forma circular que se harmoniza com a linha de praia e chama a atenção. Próximos a ele, situam-se o Mercado de Artesanato Paraibano e a Feirinha de Tambaú, com grande movimento noturno.

Praia de Manaíra

É uma praia totalmente urbana do bairro do mesmo nome, a Praia de Manaira tem 8 km de extensão, composta de areia batida e fina, com águas de cor verde e azuladas.

Praia do Cabo Branco

Praia de areia fina e batida, com coqueiros, falésias de até 40 metros, formações rochosas, e piscinas naturais.

Praia da Penha

A Praia da Penha tem seu movimento principalmente pelos turistas e devotos que visitam o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Tem recifes, águas calmas e piscinas naturais na maré baixa.

Praia de Jacarapé

Delimitada pelo riacho Jacarapé, ao norte, e pelo rio Mangabeira, é uma praia calma e boa para banho, com ondas fracas e pequena infraestrutura.

Praia do Sol

Praia do Sol - João Pessoa
É delimitada pelos rios Mangabeira, ao norte, e Gramame, ao sul. Tem recifes, corais, ondas fracas e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e está em uma região de desembocadura de rios e mangues.

Praia da Barra de Gramame

Barra do Gramame - Paraiba
Estrada de acesso à Barra do Gramame

Última praia de João Pessoa, é uma praia com mar de águas calmas e recifes. Possui areia clara e fofa, localizada na foz do rio Gramame, que, antes de se encontrar com o mar, forma uma pequena ilha com cabanas de palha. O encontro do rio com o mar forma um cenário de grande beleza.

Voltar ao índice

O que fazer em João Pessoa: Passeios

O que fazer em João Pessoa: Ponta do Seixas e piscinas naturais

Farol da Ponta do Seixas - João Pessoa

A Ponta do Seixas é considerada uma atração imperdível da lista do que fazer em João Pessoa, por ser o ponto mais oriental das Américas. Fica próximo à praia de Cabo Branco que representa o extremo leste do Brasil.

Piscinas naturais do Seixas
Foto: Thiago Ferreira da Costa, divulgação: Turismo João Pessoa

As Piscinas Naturais do Seixas são acessíveis através de passeios de barco, na maré baixa. No local é possível ver uma variada vida marinha, entre peixes, algas e tartarugas marinhas.

Reservar passeio de catamarã na Ponta do Seixas

O que fazer em João Pessoa: Areia Vermelha

Areia Vermelha - João Pessoa
Durante a maré baixa se forma uma ilha de areia, no meio do mar a pouco mais de 1 km da costa, entre águas transparentes. Esse atrativo fica a 18km do centro de João Pessoa, no município de Cabedelo. Barcos fazem o translado com duração de 3h, a partir da Praia de Camboinha.

Reservar passeio de catamarã para Areia Vermelha

O que fazer em João Pessoa: Piscinas naturais Picãozinho

Picãozinho - João Pessoa
Foto divulgação: Turismo João Pessoa – Alessandro Potter

Importante atração da lista do que fazer em João Pessoa, Picãozinho é um conjunto de arrecifes que atuam como quebra-mar natural a 1 km da praia. Em períodos de maré baixa, se formam piscinas naturais com águas transparentes e se podem ver pequenos peixes e crustáceos.
O acesso é pela Praia de Tambaú, onde ficam os barcos e lanchas que fazem o passeio que dura de 1 a 2 horas.

O que fazer em João Pessoa: Por do Sol na Praia do Jacaré

Por do Sol na Praia do Jacaré - João Pessoa

A Praia do Jacaré é uma praia fluvial que fica às margens do Rio Paraíba, onde estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato e pescadores.

O lindo pôr do sol no local tornou-se uma importante atração na lista do que fazer em João Pessoa, depois que ganhou trilha sonora, quando um saxofonista e um violinista entoam o “Bolero”, de Ravel.
O espetáculo acontece por volta das 17h. Para pegar uma boa mesa nos decks ou em um píer, chegue cedo.
Se você não estiver de carro pode fazer o passeio guiado até o local.

Reservar tour pôr do Sol Praia do Jacaré

Passeios de Bugue

Esse tour leva a cenários rústicos, frequentados em sua maioria por surfistas. Entre uma parada e outra, vilas, dunas, maceiós e paisagens intocadas que só podem ser exploradas com esse tipo de passeio.

Outros passeios em João Pessoa, Paraíba e região

Além dos passeios mostrados acima, há inúmeras opções de passeios de um dia, a destinos como Porto de Galinhas, Praia do Pipa, Litoral Sul da Paraíba, entre outros, confira algumas opções:

O que fazer em João Pessoa: Pontos turísticos urbanos

Voltar ao índice

Centro Cultural São Francisco

Igreja de São Francisco - João Pessoa
Conjunto arquitetônico do século XVII, formado pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. Um dos mais ricos e conservados monumentos da arte barroca brasileira.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja de uma única torre construída por volta de 1592, em estilo arquitetônico barroco romano.

Centro Histórico de João Pessoa PB

Centro Histórico de João Pessoa
Conjunto de belos prédios e construções antigas no lugar chamado de Porto do Capim, onde nasceu João Pessoa.

Reservar tour guiado pelo Centro Histórico

Parque Solon de Lucena

Área paisagística que circunda a lagoa natural ali existente. Belas palmeiras imperiais acompanham o desenho do lago central.

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica, é um jardim zoobotânico de João Pessoa PB, com área de 26,8 hectares. O Parque oferece várias opções de lazer e preservação com árvores seculares e plantas de inúmeras espécies.
A parque abriga também um zoológico com diversas espécies animais, entre aves, répteis, peixes, mamíferos, especialmente macacos.

Estação Cabo Branco

Estação Ciência João Pessoa
O complexo arquitetônico foi projetado para abrigar e difundir as atividades científicas, artísticas e culturais da cidade, está localizado próximo ao Farol da Ponta do Seixas e de lá se tem uma boa vista da cidade.

Mercado de Artesanato Paraibano

É um prédio bem organizado, com dois pavimentos, possui mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região. Fica no bairro de Tambaú, na Avenida Senador Rui Carneiro.

Feirinha de Tambaú

Local muito movimentado, principalmente, à noite, onde se encontram diversos boxes com artesanatos, produtos paraibanos e concentram grande variedade de bares e restaurantes que servem tapiocas e comidas paraibanas.

Praça dos 3 Poderes

A Praça dos Três Poderes de João Pessoa reúne o Palácio do Governo, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do estado da Paraíba.

Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Catarina - João Pessoa
Localizada no município de Cabedelo, a Fortaleza foi erguida em 1589 e reconstruída em pedra, em 1654. Visitas monitoradas levam a este passeio pelo passado.

Voltar ao índice

Mapa de João Pessoa: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de João Pessoa PB, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Dicas gerais sobre João Pessoa

  • Amanhece às 5h na cidade e anoitece às 17:30h, portanto comece seus passeios cedo.
  • De segunda a sábado, a principal avenida da orla é fechada até às 8h para o tráfego de veículos para prática de esportes.
  • Se tiver tempo, Natal fica somente a 180 km e Recife a 120 km de João Pessoa.
  • Não deixe de conhecer as praias do litoral sul, são as mais lindas da Paraíba.
  • Picãozinho e Areia Vermelha, só aparecem durante a maré baixa, se informe sobre a tábua das marés, antes de fazer estes passeios.

Voltar ao índice

Mais da Paraíba e Rio Grande do Norte


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, bom dia!

    Notei que uma foto de minha autoria foi utilizada na postagem. Gostaria de pedir, então, que a da praia do Sol, que inclusive leva a minha assinatura no canto inferior direito, receba uma legenda com meu nome.

    Desde já, agradeço a atenção!

    Abraços,
    Tito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here