14/10/2011

João Pessoa - PB

João Pessoa, foi fundada em 1585, sendo a 3ª capital de estado mais antiga do Brasil, também reconhecida como a 2ª cidade mais verde do mundo. Em sua orla foi proibida a construção de edifícios altos para preservação das praias.

vista aérea de João Pessoa
vista aérea de João Pessoa
É da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, antes das 5h da manhã e se põe por volta das 17:30h. De segunda a sábado, a principal avenida da orla é fechada até às 8h para o tráfego de veículos para prática de esportes.
Apesar de ser uma capital de estado, João Pessoa ainda mantém uma certa tranqüilidade, confira suas as principais atrações turísticas.

Oferta de hotéis e pousadas em João Pessoa

Picãozinho - João Pessoa
Picãozinho - João Pessoa
Picãozinho – São arrecifes que atuam como quebra-mar natural a 1 km da praia em períodos de maré baixa, onde se formam piscinas naturais com águas transparentes e se podem ver pequenos peixes e crustáceos. O acesso é pela Praia de Tambaú, onde ficam os barcos e lanchas que fazem o passeio que dura de 1 a 2h.

Areia Vermelha - João Pessoa
Areia Vermelha - João Pessoa
Areia Vermelha – Durante a maré baixa se forma uma ilha de areia, no meio do mar a pouco mais de 1 km da costa, entre águas transparentes. Esse atrativo fica a 18km do centro de João Pessoa, no município de Cabedelo. Barcos fazem o translado com duração de 3h, a partir da Praia de Camboínha.

Igreja de São Francisco - João Pessoa
Igreja de São Francisco - João Pessoa
Centro Cultural São Francisco - Conjunto arquitetônico do século XVII, formado pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. Um dos mais ricos e conservados monumentos da arte barroca brasileira.

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Em barroco romano, a igreja possui uma única torre, foi construída por volta de 1592.

Centro Histórico de João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa
Centro Histórico – Conjunto de prédios e construções antigas no lugar chamado de Porto do Capim, onde nasceu João Pessoa.

Parque Solon de Lucena – Área paisagística que circunda a lagoa natural ali existente. Belas palmeiras imperiais acompanham o desenho do lago central.

Estação Cabo Branco - João Pessoa
Estação Cabo Branco - João Pessoa
Estação Cabo Branco - O complexo arquitetônico foi projetado para abrigar e difundir as atividades científicas, artísticas e culturais da cidade, está localizado próximo ao Farol da Ponta do Seixas e de lá se tem uma boa vista de João Pessoa.

Farol do Cabo Branco - João Pessoa
Farol do Cabo Branco - João Pessoa
Ponta do Seixas - Considerado o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas é localizada próximo à praia de Cabo Branco que representa o extremo leste do Brasil.

Mercado de Artesanato Paraibano – É um prédio bem organizado, com dois pavimentos, possui mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região. Fica no bairro de Tambaú, na Avenida Senador Rui Carneiro.

Feirinha de Tambaú – Local muito movimentado, principalmente, à noite, onde se encontram diversos boxes com artesanatos, produtos paraibanos e concentram grande variedade de bares e restaurantes que servem tapiocas e comidas paraibanas.

Pôr do sol na Praia do Jacaré, Rio Paraiba, João Pessoa
Praia do Jacaré - Rio Paraiba - João Pessoa
Por do Sol na Praia do Jacaré – É uma raia luvial que fica, às margens do Rio Paraíba, onde estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato e pescadores. O pôr do sol ganhou trilha sonora, quando um saxofonista e um violinista entoam o “Bolero”, de Ravel. O espetáculo acontece por volta das 17h. Para pegar uma boa mesa nos decks ou nos píeres, chegue cedo.

Praça dos 3 poderes - Reúne o Palácio do Governo, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da própria praça.

Fortaleza de Santa Catarina - João Pessoa
Fortaleza de Santa Catarina - João Pessoa
Fortaleza de Santa Catarina – Localizada no município de Cabedelo, a Fortaleza foi erguida em 1589 e reconstruída em pedra, em 1654. Visitas monitoradas levam a este passeio pelo passado.

Passeios de Bugue - Esse tour leva a cenários rústicos, frequentados em sua maioria por surfistas. Entre uma parada e outra, vilas, dunas, maceiós e paisagens intocadas que só podem ser exploradas com esse tipo de passeio.

Praia da Ponta do Seixas - João Pessoa
Praia da Ponta do Seixas - João Pessoa
Praia do Seixas - Muito conhecida por abrigar o extremo oriental das américas, a Ponta do Seixas, constitui de uma praia de pequena faixa de areia, com coqueiros e bares.

Praia de Camboinha - A 10 km do centro de João Pessoa, possui um mar calmo de águas claras, com uma piscina natural formada pelos arrecifes, com poucas ondas. Nesta praia se tem acesso a ilha Areia Vermelha.

Praia do Bessa - João Pessoa
Praia do Bessa - João Pessoa
Praia do Bessa – Com 6 km de extensão em areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros. A praia é uma das mais procuradas, visitadas e conhecidas da cidade. Em torno da praia há diversos bares e restaurantes e casas na praia.

Praia de Intermares - Praia urbana, cenário de preservação ambiental e área de desova da tartaruga de pente e onde desenvolve-se o Projeto Tartarugas Urbanas. A praia é também conhecida por ser um conhecido ponto para a prática do surfe.

Hotel e Praia Tambaú - João Pessoa
Hotel e Praia Tambaú - João Pessoa
Praia de Tambaú – É a mais movimentada, por estar bem no centro e próximo a outros atrativos. No ínicio da praia, o Hotel Tropical Tambaú possui forma circular que se harmoniza com a linha de praia e chama a atenção. Próximos a ele, situam-se o Mercado de Artesanato Paraibano e a Feirinha de Tambaú, com grande movimento noturno.

Praia de Manaíra - Praia totalmente urbana do bairro do mesmo nome. Possui 8 km de extensão, composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azuladas.

Praia do Cabo Branco - João Pessoa
Praia do Cabo Branco - João Pessoa
Praia do Cabo Branco - Praia de areia fina e batida, com coqueiros , falésias de até 40 metros, formações rochosas, e piscinas naturais.

Praia da Penha - A Praia da Penha tem seu movimento principalmente pelos turistas e devotos que visitam o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Tem recifes, águas calmas e piscinas naturais na maré baixa.
Praia de Jacarapé - Delimitada pelo riacho Jacarapé, ao norte, e pelo rio Mangabeira, é uma praia calma e boa para banho, com ondas fracas e pequena infraestrutura.

Praia do Sol - João Pessoa
Praia do Sol - João Pessoa - PB (foto - Tito Garcez)
Praia do Sol - É delimitada pelos rios Mangabeira, ao norte, e Gramame, ao sul. Tem recifes, corais, ondas fracas e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e está em uma região de desembocadura de rios e mangues.

Praia da Barra de Gramame - Última praia de João Pessoa, é uma praia com mar de águas calmas e recifes. Possui areia clara e fofa, está localizada na foz do rio Gramame, que, antes de se encontrar com o mar, forma uma pequena ilha com cabanas de palha. O encontro do rio com o mar forma um cenário de grande beleza.

Barra do Gramame - Paraíba
Barra do Gramame - Paraíba
Dicas diversas
- Em João Pessoa amanhece às 5h e anoitece às 17:30h, portanto comece seus passeios cedo.
- De segunda a sábado, a principal avenida da orla é fechada até às 8h para o tráfego de veículos para prática de esportes.
- Se tiver tempo, Natal fica somente a 180 km e Recife a 120 km de João Pessoa.
- Não deixe de conhecer as praias do litoral sul, são as mais lindas da Paraíba.
- Picãozinho e Areia Vermelha, só aparecem durante a maré baixa, se informe sobre a tábua das marés, antes de fazer estes passeios.

Veja mais:
Mapas de João Pessoa - Mapas, acessos e distâncias 
Fotos de João Pessoa - Imagens panorâmicas da cidade

Um comentário:

Tito Garcez disse...

Olá, bom dia!

Notei que uma foto de minha autoria foi utilizada na postagem. Gostaria de pedir, então, que a da praia do Sol, que inclusive leva a minha assinatura no canto inferior direito, receba uma legenda com meu nome.

Desde já, agradeço a atenção!

Abraços,
Tito