João Pessoa foi fundada em 1585, sendo a 3ª capital de estado mais antiga do Brasil, também reconhecida como a 2ª cidade mais verde do mundo. Em sua orla foi proibida a construção de edifícios altos para preservação das praias.

É da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, antes das 5h da manhã e se põe por volta das 17:30h. De segunda a sábado, a principal avenida da orla é fechada até às 8h para o tráfego de veículos para prática de esportes.

vista aérea de João Pessoa
Vista aérea de João Pessoa

Apesar de ser uma capital de estado, João Pessoa ainda mantém uma certa tranqüilidade.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade

Pontos turísticos de João Pessoa

Picãozinho

Picãozinho - João PessoaSão arrecifes que atuam como quebra-mar natural a 1 km da praia em períodos de maré baixa, onde se formam piscinas naturais com águas transparentes e se podem ver pequenos peixes e crustáceos. O acesso é pela Praia de Tambaú, onde ficam os barcos e lanchas que fazem o passeio que dura de 1 a 2h.

Areia Vermelha

Areia Vermelha - João PessoaDurante a maré baixa se forma uma ilha de areia, no meio do mar a pouco mais de 1 km da costa, entre águas transparentes. Esse atrativo fica a 18km do centro de João Pessoa, no município de Cabedelo. Barcos fazem o translado com duração de 3h, a partir da Praia de Camboinha.

Centro Cultural São Francisco

Igreja de São Francisco - João PessoaConjunto arquitetônico do século XVII, formado pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. Um dos mais ricos e conservados monumentos da arte barroca brasileira.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Em barroco romano, a igreja possui uma única torre, foi construída por volta de 1592.

Centro Histórico

Centro Histórico de João Pessoa
Conjunto de prédios e construções antigas no lugar chamado de Porto do Capim, onde nasceu João Pessoa.

Parque Solon de Lucena

Área paisagística que circunda a lagoa natural ali existente. Belas palmeiras imperiais acompanham o desenho do lago central.

Estação Cabo Branco

Estação Cabo Branco - João PessoaO complexo arquitetônico foi projetado para abrigar e difundir as atividades científicas, artísticas e culturais da cidade, está localizado próximo ao Farol da Ponta do Seixas e de lá se tem uma boa vista de João Pessoa.

Ponta do Seixas

Farol do Cabo Branco - João PessoaConsiderado o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas é localizada próximo à praia de Cabo Branco que representa o extremo leste do Brasil.

Mercado de Artesanato Paraibano

É um prédio bem organizado, com dois pavimentos, possui mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região. Fica no bairro de Tambaú, na Avenida Senador Rui Carneiro.

Feirinha de Tambaú

Local muito movimentado, principalmente, à noite, onde se encontram diversos boxes com artesanatos, produtos paraibanos e concentram grande variedade de bares e restaurantes que servem tapiocas e comidas paraibanas.

Por do Sol na Praia do Jacaré

Pôr do sol na Praia do Jacaré, Rio Paraiba, João PessoaÉ uma raia luvial que fica, às margens do Rio Paraíba, onde estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato e pescadores. O pôr do sol ganhou trilha sonora, quando um saxofonista e um violinista entoam o “Bolero”, de Ravel. O espetáculo acontece por volta das 17h. Para pegar uma boa mesa nos decks ou nos píeres, chegue cedo.

Praça dos 3 poderes

Reúne o Palácio do Governo, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da própria praça.

Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Catarina - João PessoaLocalizada no município de Cabedelo, a Fortaleza foi erguida em 1589 e reconstruída em pedra, em 1654. Visitas monitoradas levam a este passeio pelo passado.

Passeios de Bugue

Esse tour leva a cenários rústicos, frequentados em sua maioria por surfistas. Entre uma parada e outra, vilas, dunas, maceiós e paisagens intocadas que só podem ser exploradas com esse tipo de passeio.

Praias de João Pessoa

Praia do Seixas

Praia da Ponta do Seixas - João PessoaMuito conhecida por abrigar o extremo oriental das américas, a Ponta do Seixas, constitui de uma praia de pequena faixa de areia, com coqueiros e bares.

Praia de Camboinha

A 10 km do centro de João Pessoa, possui um mar calmo de águas claras, com uma piscina natural formada pelos arrecifes, com poucas ondas. Nesta praia se tem acesso a ilha Areia Vermelha.

Praia do Bessa

Praia do Bessa - João PessoaCom 6 km de extensão em areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros. A praia é uma das mais procuradas, visitadas e conhecidas da cidade. Em torno da praia há diversos bares e restaurantes e casas na praia.

Praia de Intermares

Praia urbana, cenário de preservação ambiental e área de desova da tartaruga de pente e onde desenvolve-se o Projeto Tartarugas Urbanas. A praia é também conhecida por ser um conhecido ponto para a prática do surfe.

Praia de Tambaú

Hotel e Praia Tambaú - João PessoaÉ a mais movimentada, por estar bem no centro e próximo a outros atrativos. No ínicio da praia, o Hotel Tropical Tambaú possui forma circular que se harmoniza com a linha de praia e chama a atenção. Próximos a ele, situam-se o Mercado de Artesanato Paraibano e a Feirinha de Tambaú, com grande movimento noturno.

Praia de Manaíra
Praia totalmente urbana do bairro do mesmo nome. Possui 8 km de extensão, composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azuladas.

Praia do Cabo Branco

Praia do Cabo Branco - João PessoaPraia de areia fina e batida, com coqueiros , falésias de até 40 metros, formações rochosas, e piscinas naturais.

Praia da Penha

A Praia da Penha tem seu movimento principalmente pelos turistas e devotos que visitam o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Tem recifes, águas calmas e piscinas naturais na maré baixa.
Praia de Jacarapé – Delimitada pelo riacho Jacarapé, ao norte, e pelo rio Mangabeira, é uma praia calma e boa para banho, com ondas fracas e pequena infraestrutura.

Praia do Sol

Praia do Sol - João PessoaÉ delimitada pelos rios Mangabeira, ao norte, e Gramame, ao sul. Tem recifes, corais, ondas fracas e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e está em uma região de desembocadura de rios e mangues.

Praia da Barra de Gramame

Última praia de João Pessoa, é uma praia com mar de águas calmas e recifes. Possui areia clara e fofa, está localizada na foz do rio Gramame, que, antes de se encontrar com o mar, forma uma pequena ilha com cabanas de palha. O encontro do rio com o mar forma um cenário de grande beleza.
Barra do Gramame - Paraíba

Dicas gerais sobre João Pessoa

– Em João Pessoa amanhece às 5h e anoitece às 17:30h, portanto comece seus passeios cedo.
– De segunda a sábado, a principal avenida da orla é fechada até às 8h para o tráfego de veículos para prática de esportes.
– Se tiver tempo, Natal fica somente a 180 km e Recife a 120 km de João Pessoa.
– Não deixe de conhecer as praias do litoral sul, são as mais lindas da Paraíba.
– Picãozinho e Areia Vermelha, só aparecem durante a maré baixa, se informe sobre a tábua das marés, antes de fazer estes passeios.

Mais Viagens e Caminhos na Paraíba e Rio Grande do Norte
Relato de viagem à Paraíba e Rio Grande do Norte
O que fazer em Natal – RN
Praia Tambaba – PB
Praia da Pipa – RN

 

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, bom dia!

    Notei que uma foto de minha autoria foi utilizada na postagem. Gostaria de pedir, então, que a da praia do Sol, que inclusive leva a minha assinatura no canto inferior direito, receba uma legenda com meu nome.

    Desde já, agradeço a atenção!

    Abraços,
    Tito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here