O que fazer em Natal RN: 25 Pontos turísticos

Natal é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, conhecida como a “Cidade do Sol”, “Capital Mundial do Buggy” e “Terra do Camarão”.

Natal - RN
  Por Jair Prandi
 

Natal é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, destino de praias, conhecida como a “Cidade do Sol”, também lembrada como “Capital Mundial do Buggy” e “Terra do Camarão”.

A capital do Rio Grande do Norte tem em torno de 900 mil habitantes (2023) e recebe mais de 2 milhões de turistas por ano, entre brasileiros e estrangeiros. Cresceu entre rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde, onde é verão o ano inteiro com média de 300 dias de sol por ano.

Um dos destaques do que fazer em Natal RN, são os passeios de Buggy, entre o mar, dunas e lagoas com vários atrativos no caminho. Há também vários locais adequados para práticas de mergulho, surf e também windsurf e kitesurf, pelas condições de ventos constantes na região.

Natal - Rio Grande do Norte
Forte dos reis Magos e cidade de natal ao fundo

Turismo em Natal: Guia de viagem

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Natal RN

Navegue por este post

Quando ir a Natal RN

Natal é uma cidade muito quente o ano todo, com a maioria dos dias ensolarados. Se vai viajar para lá, leve roupas leves e se proteja do sol, porque os índices solares são extremos.

  • Chove muito pouco na cidade, mas tem um período em que as probabilidades de chuva são maiores, que é entre os meses de abril e julho. Se puder, evite este período.
  • No verão ocorrem as principais festas da cidade como o Carnaval e os tradicionais festejos religiosos como a Folia de Santo Reis.
Morro do Careca - Praia da Ponta Negra
Duna do Morro do Careca, na Praia Ponta Negra

Voltar ao índice

Como chegar a Natal, Rio Grande do Norte

Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte e se localiza no Nordeste da região Nordeste do Brasil. Fica a 180 km de João Pessoa, 290 km de Recife, 525 km de Fortaleza, e a 2380 km de Brasília.

De avião

Para quem vem de longe a melhor opção é ir de avião. O aeroporto Internacional de Natal fica a 30 km do centro, no município vizinho de Parnamirim, na região metropolitana.

O aeroporto é bem moderno e recebe voos diários das principais cidades do Brasil. Fica a aproximadamente 30 minutos de Ponta Negra o bairro mais hoteleiro de Natal.

Do aeroporto ao hotel as opções são de táxi, carro de aplicativo ou transfer.

De carro

Para quem chega de avião, alugar um carro por alguns dias é uma ótima opção para conhecer todo o litoral do Rio Grande do Norte. Foi assim que conhecemos o litoral entre Natal e João Pessoa.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

Se desejar ir de ônibus, empresas como a Itapemirim e São Geraldo fazem o trajeto partindo de várias capitais do país.

Voltar ao índice

Onde ficar em Natal: Dicas de hotéis

O local mais procurado pelos turistas para se hospedar é a Ponta Negra. É considerada a melhor praia da cidade e também a mais estruturada. Lá você encontra diversos hotéis, pousadas e até flats equipados com cozinha, além de vários bares e restaurantes.

Também há a Via Costeira, onde você encontra hotéis de altíssimo padrão. Nessa área se você não estiver de carro vai ter alguns problemas de deslocamento, pois ela fica um pouco mais afastada dos pontos turísticos.

Conheça duas ótimas opções na Ponta Negra

Conheça duas ótimas opções na Via Costeira

Pesquise também outras centenas de opções de hospedagem na cidade em preços e estilos variados, ou encontre por localização no mapa abaixo:



Booking.com

Voltar ao índice

Onde comer em Natal

Para conferir a diversificada gastronomia de Natal, você deve ir a Ponta Negra, pois lá se concentram a maioria dos restaurantes. A especialidade são os pratos com frutos do mar, destaque ao camarão potiguar, presente em diversas receitas.

Para quem não gosta muito de frutos do mar encontrará outras opções sem problemas, pois existes diversas churrascarias, pizzarias e restaurantes, com outras especialidades nordestinas.

Voltar ao índice

O que fazer em Natal: Praias da cidade

A lista do que fazer em Natal tem as praias como principais pontos turísticos.
Além das praias da cidade de Natal: Via Costeira, Ponta Negra, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia do Forte, e Praia da Redinha, tem também belíssimas praias nos municípios vizinhos, como Genipabu (ao Norte) e Pirangi (ao Sul).
Conheça as praias de Natal RN:

O que fazer em Natal: Praia de Ponta Negra

Praia Ponta Negra - Natal

Ponta Negra é a praia urbana mais famosa e badalada de Natal, tendo ao fundo o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura, como sua paisagem mais conhecida. Suas águas são mornas e convidam a um banho de mar ou à prática do Surf.

Pela sua extensão, a praia é também ideal para dar uma boa caminhada, na areia ou no calçadão. A noite é a mais agitada da cidade, tendo também a mais variada gastronomia. Fica a 12 km do centro.

O que fazer em Natal: Praia Via Costeira

Praia da Via Costeira - Natal
Também chamada de Barreira D’água esta praia de Natal RN é frequentada pelos hóspedes dos resorts, lá localizados. Uma das atividades oferecidas na orla é o voo de parapente. Como não há estacionamento, o acesso para quem não está nos hotéis é a pé, a partir de Ponta Negra.

O que fazer em Natal: Praia da Areia Preta

Praia da Areia Preta - Natal
É boa para banho na maré baixa, quando se formam piscinas naturais nas proximidades dos recifes. Tem calçadão e trechos para prática de esportes. Esta praia de Natal é ocupada pela classe alta natalense com a liberação da construção de prédios na orla.

O que fazer em Natal: Praia do Meio e dos Praia dos Artistas

Praia dos Artistas - Natal
Ambas são mais frequentadas por moradores do que por turistas, com comércio popular e hotéis econômicos nesta área. Essas praias apresentam piscinas verdes diante dos recifes, na maré baixa e ondas fortes para surfistas após os recifes.

O que fazer em Natal: Praia do Forte

Praia do Forte - Natal

Esta praia de Natal RN, tem águas calmas, boas para mergulho, e longos trechos para caminhada, na maré baixa. Dali dá para seguir a pé até dois belos cartões-postais da cidade. O Forte dos Reis Magos que oferece visitas guiadas, e a passarela e mirantes da Ponte Newton Navarro.

O que fazer em Natal: Praia da Redinha

Praia da Redinha - Natal

Localizada no outro lado do Rio Potengi, a 20 km do centro, esta praia oferece uma ótima vista da Ponte Newton Navarro, um dos pontos turísticos de Natal.
É mais frequentada pelos moradores da região que procuram um pouco de distração nos finais de semana. É também famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa Ginga com Tapioca (iguaria local).

Praias de Natal: Região metropolitana

As praias mais conhecidas da região metropolitana, são: Genipabu, Cotovelo, Pirangí do Norte, Pirangí do Sul, Buzios e Camurupim, além da famosa Praia do Pipa, um pouco mais afastada.

Praia e Dunas de Genipabu

Dunas de Genipabu
É famosa internacionalmente por suas belezas naturais e pelos passeios de bugue e de dromedários por suas dunas. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar para toda a família.

De Bugue pode-se também conhecer as lagoas, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o “esquibunda” e o “aerobunda”, descendo as dunas.

Genipabu fica no município vizinho de Extremoz (litoral Norte) a 25 km do Centro de Natal, via Ponte Newton Navarro.

Praia do Cotovelo

Praia Cotovelo - Parnamirim - RN
Localizada no município de Parnamirim, é uma praia pequena, isolada e calma, com poucas casas, mais voltada à condomínios de classe alta. Uma parte do seu território é ocupada pelo Centro de Lançamento Espacial da Barreira do Inferno, um dos pontos turísticos de Natal RN.

Praia de Pirangi do Norte e o maior cajueiro do mundo

Maior cajueiro do mundo - Pirangí
É uma das preferidas pelos natalenses no verão, especialmente em sua maioria pela grande massa de adolescentes e jovens de classe média alta que ali passam o chamado veraneio.

É a mais badalada já que nela se encontram muitos bares e uma famosa casa de shows. É nesta praia que se localiza o maior cajueiro do mundo, considerado pelo Guiness Book, com sua copa medindo mais de 8 mil m². Pode ser visto por baixo e por cima através de um mirante com 10 metros.

Praia de Pirangi do Sul

Pirangí do Sul - RN

Praia calma, com ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a 1 km, mar a dentro (os Parrachos de Pirangi), que são visitados por lanchas particulares e barcos que organizam passeios diários com os turistas.
A praia é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca.

Praia de Búzios

Praia de Búzios - RN
Praia que apresenta trechos de orla ainda rústicos com ondas fortes, trechos desertos ou com poucas barracas, Próximo desta praia há outras atrações como a Lagoa de Arituba, a Barra de Tabatinga e seu mirante para golfinhos e os passeios embarcados de Pirangi do Norte.
Fica a35 km do centro de Natal RN.

Praia de Barra de Tabatinga

<yoastmark class=

Praia mista de enseada cercada por recifes que barram as ondas e formam “piscinas”. Boa para banho e caminhadas na areia durante a maré baixa. Do alto do Mirante dos Golfinhos, podemos ter uma bela visão e ao final da tarde, dos golfinhos que vêm à costa brincar e em busca dos cardumes de peixes.

Praia de Camurupim

A Praia de Camurupim é formada por uma série de recifes, formando diversas enseadas. O mar é calmo e a água é morna com grande extensão de praia rasa, ideal para crianças.
A principal atração é a Pedra Oca, gruta entre os recifes, que emerge apenas na maré baixa, quando é possível a visitação.
Fica no Litoral sul do Rio Grande do Norte, a 40 Km da cidade de Natal RN.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Natal

Além das praias, há muitas outras atrações na lista do que fazer em Natal RN, conheça os principais pontos turísticos:

Pontos turísticos de Natal: Fortaleza dos Reis Magos

Fortaleza dos Reis Magos - Natal

A Fortaleza dos Reis Magos é o mais importante monumento da cidade, tombado pelo patrimônio histórico nacional. Com sua construção iniciada em 1598, tem seu formato que lembra o de uma estrela de 5 pontas.

Localiza-se na Foz do Rio Potengi, próximo a Ponte Newton Navarro, onde está o acesso à visitação.

Abre de terça a domingo, das 8h às 16h.

Pontos turísticos de Natal: Ponte Newton Navarro

Ponte Newton Navarro - Natal
Pontos turísticos de Natal – Ponte Newton Navarro

É uma das maiores pontes do Brasil, com 1,8 km de extensão dos quais cerca de 500 metros são sustentados por cabos de aço presos às duas torres centrais de 110 metros de altura. A ponte faz a ligação dos bairros e municípios da zona norte sobre o Rio Potengi.

Pontos turísticos de Natal: Barreira do Inferno

Barreira do Inferno - Natal

Localizado a 17 km do centro de Natal, a barreira do Inferno ocupa uma área de 5 km². Suas instalações possuem rampas para lançamentos de vários tipos de foguetes, além de uma sofisticada estação meteorológica e outra para lançamento de balões de pesquisa.
É a primeira base de lançamento de foguetes da América do Sul e a quarta em importância mundial.
Junto á rodovia de acesso às praias do Sul do estado fica o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), um museu com vários objetos relacionados, incluindo foguetes, parte deles ao ar livre.

Aquário de Natal

Aquário de Natal RN
Aquário de Natal – Foto de divulgação

O maior aquário da Região Nordeste e o único da região com pinguins, é também um centro de tratamento de animais. Possui cerca de 200 animais de 60 espécies, como; tubarão, moreias, peixes de corais, cavalos marinhos, além de pinguins, jacarés, pirarucu, entre outros. Está localizado na Praia da Redinha.

Localizado na Praia da redinha, abre de quinta a terça, das 8h às 17h. Não abre na segunda.

O ingresso custa R$40. Mais informações no site oficial.

Pontos turísticos de Natal: Farol de Mãe Luíza

Situado no Morro de Mãe Luíza, no trecho próximo à Via Costeira, o farol tem 37 metros de altura, acessíveis por uma escadaria em espiral de 151 degraus (aberta aos domingos, das 14h às 17h).
O farol descortina uma das mais belas vistas da praia da Areia Preta, permitindo ainda vislumbrar as praias de Genipabu e Ponta Negra.

Pontos turísticos de Natal: Parque das Dunas

Criado em 1977, o Parque das Dunas é parte de uma reserva de Mata Atlântica localizado no coração da cidade, considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil.

O acesso é pela portaria do local conhecido como Bosque dos Namorados. Conta com trilhas, anfiteatro, laboratório, restaurante, e parque infantil.

Abre de terça a domingo, das 8h às 17h30.

Pontos turísticos de Natal: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Pontos turísticos de Natal - Parque da Cidade
Parque da Cidade – Crédito: Divulgação – Assessoria de Imprensa – SEMURB

O parque da cidade, em Natal, está localizado no bairro Pitimbu, e logo de cara expõe um belíssimo prédio monumento arquitetura projetada e assinada por Oscar Niemeyer.

Mas além da arquitetura, esta atração da lista do que fazer em Natal, oferece uma área de 64 hectares, com dunas, trilhas, e um mirante com 45 metros de altura, que também é um memorial da cidade, além de biblioteca e auditório.

A entrada é gratuita, e a visitação ocorre diariamente, das 5h às 17h30.

Pontos turísticos de Natal: Palácio Felipe Camarão (prefeitura de Natal)

Linda obra arquitetônica, construída no ano de 1922, que é atualmente a sede da Prefeitura de Natal, localizada na Cidade alta, no centro histórico.

Centro de Turismo de Natal

Pontos turísticos de Natal - Centro de Turismo
Centro de Turismo – Crédito: depositphotos.com

Instalado na antiga Casa de Detenção, o centro de turismo em Natal, oferece lojas de artesanato, com trabalhos potiguares, feitos em madeira, barro e cerâmica originária de Caruaru.
Abre todos os dias, das 8h às 18h.

Pontos turísticos de Natal: Museu Câmara Cascudo

Pontos turísticos de Natal - Museu Câmara Cascudo
Peças do acervo no Museu Câmara Cascudo – Foto de divulgação

Inaugurado em 1973, o museu de antropologia e história oferece exposição de fósseis, de rochas sedimentares, além de objetos sobre o ciclo do couro e da cana-de-açúcar, artes sacras e populares, cultura indígena e afro brasileira.
Abre de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h.

Pontos turísticos de Natal: Teatro Alberto Maranhão

O prédio centenário do teatro é de grande beleza arquitetônica clássica, localizado no Bairro do Ribeira, foi restaurado em 2004. Tem capacidade para 600 pessoas e exibe produções culturais variadas.

Voltar ao índice

Mapa de Natal RN: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Natal, Rio Grande do Norte, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Passeios em Natal

Há muitos passeios possíveis na lista do que fazer em Natal, como city tour, passeio de lancha, passeio de buggy, quadriciclo, passeio de barco, voo de Parasail.

Há também inúmeras excursões pela região, como Parrachos de Maracajaú, para Praia do Pipa, Genipabu, Barra de Cunhaú, Punaú, Galinhos, São Miguel do Gostoso, João Pessoa, entre outros.

A Civitatis oferece várias possibilidades de reservar os passeios online, com antecedência e desta forma organizar a sua viagem, confira:

 

A Débora Resende do blog Foco no Mundo conta como foi seu passeio de quadriciclo e catamarã em Natal.

Voltar ao índice

Outros destinos do Rio Grande do Norte e Paraíba:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here