Natal é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, conhecida como a “Cidade do Sol”, também lembrada como “Capital Mundial do Buggy” e “Terra do Camarão”, tem em torno de 800 mil habitantes e recebe mais de 2 milhões de turistas por ano, entre brasileiros e estrangeiros.

A capital Potiguar, é uma cidade moderna e alegre, com ar muito puro, cresceu entre rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde, onde é verão o ano inteiro com média de 300 dias de sol por ano.

Vista aérea de Natal - RN
Vista aérea de Natal – RN

Um dos destaques de Natal, são os passeios emocionantes de Buggy entre mar, dunas e Lagoas com vários atrativos nestes caminhos, encontrando ainda locais para práticas de Mergulho, Surf e os ventos constantes que possibilitam a prática de Vela, como o Windsurf e Kitesurf.

Passeio de Bugue em Genipabu - RN
Passeio de Bugue nas dunas de Genipabu – RN

Praias de Natal

As praias da cidade de Natal, são: Via Costeira, Ponta Negra, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia do Forte, e Praia da Redinha. Além das praias do município, há uma sequência de praias fantásticas nos municípios vizinhos, como Genipabu (ao Norte) e Pirangi (ao Sul).

Praia Ponta Negra

Praia de Ponta Negra e Morro do Careca ao fundo - Natal É a praia urbana mais famosa e badalada de Natal, tendo ao fundo o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura. Suas águas são mornas e convidam a um banho de mar ou à prática do Surf. Pela sua extensão, a praia é também ideal para dar uma boa caminhada, na areia ou no calçadão. A noite é a mais agitada da cidade, tendo também a mais variada gastronomia. Fica a 12 km do centro.

Praia Via Costeira

Praia da Via Costeira - NatalTambém chamada de Barreira D’água é a praia frequentada pelos hóspedes dos resorts, lá localizados. Uma das atividades oferecidas na orla é o voo de parapente. Como não há estacionamento, o acesso para quem não está nos hotéis é a pé, a partir de Ponta Negra.

Praia da Areia Preta

Praia da Areia Preta - NatalÉ boa para banho na maré baixa, quando se formam piscinas nas proximidades dos recifes. Tem calçadão e trechos para prática de esportes. Esta praia, hoje está ocupada pela classse alta natalense com a liberação da construção de prédios na orla.

Praia do Meio e dos Artistas

Praia dos Artistas - NatalAmbas são mais frequentadas por moradores do que por turistas, nas proximidades de comércio popular e hotéis econômicos. Essas praias apresentam piscinas verdes diante dos recifes, na maré baixa e ondas fortes para surfistas após os recifes.

Praia do Forte

Praia do Forte - NatalA praia tem águas calmas, boas para mergulho, e longos trechos para caminhada, na maré baixa. Dali dá para seguir a pé até dois belos cartões-postais da cidade. O Forte dos Reis Magos que oferece visitas guiadas, e a passarela e mirantes da Ponte Newton Navarro.

Praia da Redinha

Praia da Redinha - NatalLocalizada no outro lado do Rio Potengi, a 20 km do centro, oferece uma ótima vista da Ponte Newton Navarro. É mais frequentada pelos moradores da região que procuram um pouco de distração nos fins de semana. Ela é famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa ginga com tapioca (iguaria local).

As praias mais conhecidas da região metropolitana, são: Genipabu, Cotovelo, Pirangí do Norte, Pirangí do Sul, Buzios e Camurupim, além da famosa Praia do Pipa, um pouco mais afastada.

Praia e Dunas de Genipabu

Genipabu - RNÉ famosa internacionalmente por suas belezas naturais, pelos passeios de bugue e de dromedários por suas dunas. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar para toda a família. De Bugue pode-se também conhecer as lagoas, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o “esquibunda” e o “aerobunda”.
Genipabu fica no município vizinho de Extremoz (litoral Norte) a 25km do Centro de Natal, via Ponte Newton Navarro.

Praia do Cotovelo

Praia do Cotovelo - Parnamirim - RNLocalizada no município de Parnamirim, é uma praia pequena, isolada e calma, com poucas casas – em sua maioria condomínios de classe alta. Uma parte do seu território é ocupada pelo Centro de Lançamento Espacial da Barreira do Inferno.

Pirangi do Norte e o maior cajueiro do mundo

O maior cajueiro do mundo - Pirangí - RNÉ a mais procurada pelos natalenses no verão especialmente em sua maioria pela grande massa de adolescentes e jovens de classe média alta que ali passam o chamado veraneio. É a mais badalada já que nela se encontram bares e uma famosa casa de shows. É nesta praia que se localiza o maior cajueiro do mundo, considerado pelo Guiness Book, com sua copa medindo mais de 8 mil m², visto por baixo e por cima através de um mirante com 10 metros.

Pirangi do Sul

Praia de Pirangí do Sul - RNPraia calma, com ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a 1 km, mar a dentro (os Parrachos de Pirangi), visitado por lanchas particulares e barcos que organizam passeios diários com os turistas. A praia é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca.

Praia de Búzios

Praia de Buzios - RNA 35 km do centro de Natal, apresenta trechos de orla ainda rústicos com ondas fortes, desertos ou com poucas barracas, e a proximidade de atrações como a Lagoa de Arituba, a Barra de Tabatinga e seu mirante para golfinhos e os passeios embarcados de Pirangi do Norte.

Praia de Tabatinga

Praia de Tabatinga - RNPraia mista de enseada cercada por recifes que barram as ondas e formam “piscinas”. Boa para banho e caminhadas na areia durante a maré baixa. Do alto do Mirante dos Golfinhos, podemos ter uma bela visão e ao final da tarde, dos golfinhos que vêm à costa brincar e em busca dos cardumes de peixes.

Praia de Camurupim

Praia Camurupim - RNLocalizada no Litoral sul do Rio Grande do Norte, distante de cerca de 40 Km. da capital Natal, a Praia de Camurupim é formada por uma série de recifes, formando diversas enseadas. O mar é calmo e a água é morna com grande extensão de praia com nível de água baixo, ideal para crianças. A principal atração é a Pedra Oca, gruta entre os recifes, que emerge apenas na maré baixa, quando é possivel a visitação.

Pontos turísticos de Natal

Fortaleza dos Reis Magos

Fortaleza dos Reis Magos - NatalÉ o mais importante monumento da cidade, sendo tombado pelo patrimônio histórico nacional. Teve sua construção iniciada em 1598. Seu Formato lembra o de uma estrela de 5 pontas. Localiza-se na Foz do Rio Potengi, próximo a Ponte Newton Navarro.

Ponte Newton Navarro

Ponte Newton Navarro - NatalImponente construção, com 1,8 km de extensão dos quais cerca de 500 metros são sustentados por cabos de aço presos às duas torres centrais de 110 metros de altura. A ponte faz a ligação dos bairros e municípios da zona norte sobre o Rio Potengi.

Palácio Felipe Camarão

Palácio Felipe Camarão - NatalLinda obra arquitetônica, construída no ano de 1922, é sede da Prefeitura de Natal. Localizada na Cidade alta, no centro histórico.

Centro de Turismo de Natal

Antiga Casa de Detenção oferece lojas de artesanato, com trabalhos potiguares, feitos em madeira, barro e cerâmica originária de Caruaru.

Museu Câmara Cascudo

O museu oferece exposição de fósseis, de rochas sedimentares, objetos sobre o ciclo do couro e da cana-de-açúcar, artes sacras e populares, a cultura indígena e afro brasileira.

Rua Chile

Era uma das principais ruas do bairro da Ribeira no início do século XIX. A rua concentra casas e prédios históricos com características arquitetônicas da época.

Barreira do Inferno

Barreira do Inferno - NatalA 17 km do centro de Natal, ocupa uma área de 5 km². Suas instalações possuem rampas para lançamentos de vários tipos de foguetes, depósitos de combustível e foguetes, além de uma sofisticada estação meteorológica e outra para lançamento de balões de pesquisa. É a primeira base de lançamento de foguetes da América do Sul e a quarta em importância mundial.

Aquário de Natal

O maior aquário da Região Nordeste e um centro de tratamento de animais, sendo também o único da região com pinguins. Possui tanque onde os visitantes tem a oportunidade de passar a mão nas costas dos tubarões, tem cerca de 200 animais de 60 espécies, como; tubarão, moreias, peixes de corais, cavalos marinhos, além de pinguins, jacarés, pirarucu, entre outros. Está localizado na Praia da Redinha.

Farol de Mãe Luíza

Farol da Mãe Luiza - NatalSitua-se no Morro de Mãe Luíza, no trecho próximo à Via Costeira, com 37 metros de altura, acessíveis por uma escadaria em espiral de 151 degraus (aberta aos domingos, das 14h às 17h), o farol descortina uma das mais belas vistas da praia da Areia Preta, permitindo ainda vislumbrar as praias de Genipabu e Ponta Negra.

Teatro Alberto Maranhão

Prédio centenário, de grande beleza arquitetônica, localizado no Bairro do Ribeira, foi restaurado em 2004.


Mais Viagens e Caminhos na Paraíba e Rio Grande do Norte

Relato de viagem à Paraíba e Rio Grande do Norte
João Pessoa – PB
Praia Tambaba – PB
Praia da Pipa – RN

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here