Viagem a Natal e João Pessoa – Rio Grande do Norte e Paraíba

Passamos 7 dias conhecendo um pouco de Natal e João Pessoa, parte do Litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Viagem a Natal e João Pessoa
  Por Jair Prandi

Saiba como foi nosso roteiro de Viagem por Natal e João Pessoa, além de outros destinos do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Passamos 7 dias conhecendo um pouco de Natal e João Pessoa, parte do Litoral do Rio Grande do Norte e Litoral da Paraíba. O roteiro foi de Natal até a Praia da Pipa (Rio Grande do Norte) e de João Pessoa até a Praia Bela (Paraiba).

Tivemos muita sorte, todos os dias foram de sol. Como a intenção era ir a vários lugares, a melhor opção encontrada foi alugar um carro para ter liberdade de horários e deslocamentos.

Após comprar as passagens pesquisamos as atrações turísticas e traçamos um roteiro. Em alguns destinos, apenas passamos para conhecer rapidamente e ficou a vontade de retornar.

Mirante da Praia Tambaba – Vista da Praia da Arapuca

Roteiro Natal e João Pessoa – 1º dia: Viagem de ida – De Vacaria – RS a João Pessoa – PB

De Vacaria até Caxias do Sul, viajamos de carro, que deixamos na casa de parentes, pegamos o voo da Gol das 11:00 horas. Com escalas em São Paulo e Brasília, chegamos a João Pessoa às 17:30 horas (já era noite por lá).

Pegamos as malas na esteira e tomamos um táxi até a Pousada Tambaú Family, que já havia reservado, somente por uma noite. Resolvemos deixar para conhecer João Pessoa e a Paraíba na volta.

Nos instalamos e fomos a Feirinha de Tambaú, onde nosso jantar foi tapioca recheada. O local é muito movimentado, à noite, tem boxes com lojinhas de artesanato, concentra vários bares e restaurantes com comidas típicas da Paraíba, além de manifestações artísticas. Dois repentistas foram fazer versos para nós enquanto jantávamos.

2º dia – De João Pessoa a Praia da Pipa e Natal

Eram 8:00 h da manhã, estávamos na locadora onde havíamos feito reserva para 2 carros (fomos em 7 pessoas). Após pegar o carro, seguimos rumo à Praia da Pipa, onde passamos para conhecer antes de ir para Natal.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Praia da Pipa

Praia da Pipa na maré baixa

Em Goianinha, pegamos o acesso de 15 km para conhecer a famosa Praia da Pipa. O vilarejo possui ruas estreitas, difícil para estacionar e o assédio de flanelinhas, guias e pessoas oferecendo de tudo aos turistas, chega a ser chato.

Mas a praia é linda; falésias, coqueiros, recifes e piscinas naturais que se mostram na maré baixa, e barcos, um cenário fantástico.

Pipa - Praia Cacimbinha
Vista do alto das falésias na Praia Cacimbinha

Curtimos um pouco o local, almoçamos num restaurante beira-mar e seguimos pelo asfalto costeiro que leva a Tibau do Sul, passando pelas praias do Madeiro e Cacimbinha, que oferecem vistas deslumbrantes entre as dunas, por cima das falésias, onde tem mirantes naturais para se tirar belas fotos.

A cidade de Tibau fica entre o mar e a Lagoa de Guarairas e também oferece lindas paisagens, (Pipa, na verdade é um distrito de Tibau).

Voltamos a BR 101, rumo a Natal, sempre avistando os inúmeros canaviais, muitos deles ainda com o sistema primitivo dos cortadores de cana. Em Natal, seguimos para a Pousada Manga Rosa no bairro de Ponta Negra.

Praia da Ponta Negra

Praia Ponta Negra - Natal
Praia Ponta Negra – Natal

Nos acomodamos e fomos conhecer a Praia de Ponta Negra, que é a mais badalada de Natal, praia que abriga o famoso Morro do Careca na sua extremidade sul. (duna com 120m de altura na beira do mar).

O sol se põe muito cedo em Natal, por volta das 17:30h, voltamos para pousada, fomos jantar numa padaria próxima, (as padarias de lá são um espetáculo, servem um pouco de tudo) e após fomos descansar.

3º dia – Natal e Genipabu

Pela manhã resolvemos aproveitar a Praia de Ponta Negra e suas águas mornas e calmas, próximas ao Morro do Careca. Esta praia é a mais frequentada por turistas, na cidade de Natal.

Praia dos Artistas - Natal
Praia dos Artistas – Natal

Almoçamos num restaurante próximo e a tarde seguimos pela via costeira para conhecer todas as praias até Genipabu. Seguindo sentido norte a Via Costeira passa pelo enorme Parque das Dunas (área de preservação) no meio da cidade, a beira-mar se concentram vários resorts de luxo.

Passando as dunas a sequência das praias passa pela Areia Preta com modernos edifícios, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte, quase todas com arrecifes que tornam o mar calmo e formam algumas piscinas naturais. Estas praias são mais frequentadas pelo povo local.

Fortaleza dos Reis Magos e Ponte Newton Navarro

Ponte Newton Navarro - NatalO próximo destino foi a Fortaleza dos Reis Magos. No estacionamento, onde se compra o ingresso, há várias lojinhas de artesanato, depois se segue por uma calçada na beira do Rio Potengi, de onde se tem uma bela vista da enorme e bela Ponte Newton Navarro.

A moderna ponte estaiada tem 1.800 metros de comprimento, pilares de 104 metros de altura e vão livre central de 212 metros.

Fortaleza dos Reis Magos - Natal
Fortaleza dos Reis Magos – Natal

A Fortaleza dos Reis Magos está localizada na Foz do Rio Potengi, entre os arrecifes, foi construída em 1598 e está ainda bem conservada, vale a visita.

Atravessamos a ponte, de onde se tem uma bela vista da Praia da Redinha, que fica do outro lado do Rio Potengi, mas pertence ainda ao município de Natal e seguimos até Genipabu, famosa praia potiguar, localizada no município de Extremoz.

Genipabu

Dunas de Genipabu
Genipabu é realmente uma praia diferente, enormes dunas invadem o mar de águas calmas, mas os principais atrativos são os passeios de bugue e de dromedário pelas dunas. Não fizemos estes passeios, porque chegamos tarde, estava quase anoitecendo. Caminhamos pelas dunas enquanto as crianças aproveitaram a praia.

Ficou aquela vontade de conhecer outros destinos do Rio Grande do Norte na sequência, como São Miguel do Gostoso, nosso roteiro já estava definido.

Voltamos a Natal e passamos no Centro de Turismo, onde se concentram várias lojas de artesanato local, fomos saborear um sorvete e voltamos a pousada, em Ponta Negra.

4º dia – Natal e Litoral Sul do Rio Grande do Norte

No nosso último dia em Natal, fomos conhecer o litoral sul, (nos municípios vizinhos). A primeira parada foi na base de lançamento de foguetes Barreira do Inferno, onde tem um avião e foguetes antigos, como monumento.

Em seguida, paramos no mirante dos golfinhos na bela Praia de Tabatinga, onde tiramos fotos e conseguimos visualizar alguns ao longe.

Lagoa de Arituba - Rio Grande do Norte
Lagoa de Arituba – Camurupim

Na sequência, seguimos até a Lagoa de Arituba, em Camurupim, onde ficamos por algum tempo aproveitando as águas transparentes da praia de água doce.

Mais à frente, fomos conhecer a Pedra Oca, em Camurupim. Nesta praia existe uma grande barreira de arrecifes que transformam completamente a paisagem da praia com a mudança das marés.

Pedra Oca - Praia Camurupim - RN
Pedra Oca, na Praia Camurupim

Com a maré baixa aparece a Pedra Oca, onde uma parte do recife parece estar flutuando, quando a maré começa a encher, se forma uma cachoeira e com a maré alta se formam piscinas naturais.

Voltamos a Pirangi, onde almoçamos no restaurante “Comeu Morreu”, junto com um amigo de Natal.

No início da tarde fomos conhecer o maior cajueiro do mundo. O local possui um centro de artesanato, lembranças e o passeio por dentro do fantástico cajueiro e a vista por cima, através de um mirante com 10 metros.

Maior cajueiro do mundo - PirangíO restante da tarde aproveitamos a praia e a piscina particular do condomínio em que a mãe de nosso amigo tem um apartamento em Pirangi do Norte, onde ficamos até anoitecer, depois retornamos à pousada em Natal.

5º dia – Natal e João Pessoa

Dia da voltar de Natal a João Pessoa. Na chegada, visitamos o belo Centro Histórico de João Pessoa, onde nasceu a capital paraibana. Almoçamos num restaurante com vista para o Rio Paraíba e seguimos caminho até o Hotel Litoral Express na Praia de Tambaú.

Centro Histórico de João Pessoa

A tarde saímos para aproveitar a praia local. Uma lancha estava saindo para fazer o passeio até os arrecifes de Picãozinho e nos convidaram para ir por um preço acessível. Lá fomos nós, 1 km, mar adentro, mas ao chegar lá, a maré não estava baixa como nos falaram, nem alcançamos o fundo.

Com a maré baixa, formam-se piscinas naturais entre os arrecifes. Não foi tão legal com maré alta, mas mesmo assim deu para visualizar os peixes e aproveitar o passeio.

Picãozinho - João Pessoa
Foto divulgação: Turismo João Pessoa – Alessandro Potter

Ao chegar na praia, ainda pegamos a carona com o bugueiro que nos levou até a pousada.

Tomamos um banho e fomos conhecer o Mercado de Artesanato Paraibano. É um prédio bem organizado, com 2 pavimentos, possui mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região.

6º dia – João Pessoa e Litoral Sul da Paraíba

Nosso último dia foi destinado a conhecer o litoral Sul da Paraíba. Saímos cedo rumo a Tambaba, mas passamos antes por um desvio para conhecer a Praia do Sol e a linda Barra do Gramame.

A estrada termina na barra do rio, onde tem uma ilha com cabanas de palha. O rio divide João Pessoa do município de Conde. Voltamos até a encruzilhada, pegamos o asfalto novamente e seguimos para Tambaba.

Praia de Tambaba

Mirante da Praia Tambaba – Vista da Praia da Arapuca

Na chegada, existe um mirante onde dá para tirar belas fotos. A praia é muito conhecida pela sua praia de nudismo, que fica numa área reservada, entre paredões. Porém, o início da praia é livre, repleta de formações rochosas e piscinas naturais.
Caminhamos pela praia, tiramos belas fotos e seguimos mais ao Sul da Paraíba, até a Praia Bela, já no município de Pitimbu.

Praia Bela – Paraíba

Praia Bela - Paraiba
Praia Bela – Paraiba

Praia Bela oferece uma paisagem singular, onde o rio forma uma lagoa que logo adiante deságua no mar. A orla do rio é repleta de restaurantes que servem os turistas em quiosques cobertos de palha, dentro da água.

Mais ao fundo é possível caminhar no mangue e atravessando o rio, se chega na praia salgada, que possui ondas fortes, mais propícia ao surf.

Esse foi o ponto mais distante ao sul da Paraíba que conhecemos, depois começamos a voltar e conhecer as praias do caminho, no município de Conde, por onde havíamos passado direto.

Praia de Coqueirinho

Praia do Coqueirinho - Conde PB
Curtindo a Praia do Coqueirinho

Entramos na Praia Coqueirinho, que dizem ser a mais linda da Paraíba. Descemos a ladeira e seguimos à direita, pela estrada beira-mar cercada por coqueiros até uma bela pousada onde a estrada termina, ao lado dela fica o Cânion do Coqueirinho.

Belas formações de argila nas mais variadas cores compõem um cenário fantástico. A praia neste ponto possui ondas fortes. A outra parte, à esquerda de quem chega, é um espetáculo, enseada protegida por pedras, com águas calmas, mornas e transparentes, muita sombra dos coqueiros, bares e restaurantes à beira-mar, é realmente, muito linda.

Cânion do Coqueirinho - Conde PB
Cânion do Coqueirinho

Volta a João Pessoa

Curtimos um banho de mar, almoçamos e seguimos até a Praia da Ponta do Seixas e o Farol do Cabo Branco, no ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro.

Logo ao lado visitamos a monumental Estação do Cabo Branco, grande obra arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer para abrigar e difundir as atividades científicas, artísticas e culturais da cidade de João Pessoa. Em cima de sua torre se tem uma visão de 360 graus da cidade e arredores.

Estação Ciência João Pessoa
Estação Ciência – João Pessoa

Voltamos à pousada, fomos entregar os carros na locadora e a noite fomos a uma pizzaria.

7º dia – Viagem de volta

Levantamos às 4:00h da manhã, o táxi nos pegou as 4:30h, com tempo de chegar ao aeroporto, fazer o check-in e pegar o voo das 5:20h, de volta para chegando em Caxias, pegamos nossos carros e voltamos para Vacaria.

Confira outros roteiros no Nordeste:

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.