Passamos 7 dias conhecendo um pouco de Natal e João Pessoa, parte do Litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Os destinos foram: De Natal até a Praia da Pipa e de João Pessoa até Praia Bela.

Tivemos muita sorte, todos os dias foram de sol.
Como a intenção era ir a vários lugares, a melhor opção encontrada foi alugar 2 carros, já que eram 7 pessoas.

Comprei passagens promocionais pela Gol, pesquisei hospedagens, atrações turísticas, meios de transporte, reservei o carro, tudo pela internet. Usando o Google Maps e GPS, tracei meu próprio roteiro, tendo assim total liberdade de escolher onde, quando e quanto tempo ficar em cada lugar.

Praia Tambaba - Conde - Paraíba
Praia Tambaba – Conde – Paraíba

1º dia – De Vacaria – RS a João Pessoa – PB

De Vacaria até Caxias do Sul, viajamos de carro, que deixamos na casa de parentes, pegamos o voo da Gol das 11:00 horas. Com escalas em São Paulo e Brasília, chegamos a João Pessoa às 17:30 horas (já era noite por lá).

Praia Tambaú - João Pessoa
Praia Tambaú – João Pessoa

Pegamos as malas na esteira e logo à frente encontrei o taxista que me esperava segurando o cartaz com meu nome, que nos levou até a pousada, que já havia reservado, somente por uma noite.
Nos instalamos e fomos a Feirinha de Tambaú, onde nosso jantar foi tapioca recheada. O local é muito movimentado, à noite, tem boxes com lojinhas de artesanato, concentra vários bares e restaurantes com comidas típicas da Paraíba, além de manifestações artísticas. Dois repentistas foram fazer versos para nós enquanto jantávamos.

Confira nosso post detalhado sobre João Pessoa

2º dia – De João Pessoa a Praia da Pipa e Natal

Eram 8:00h da manhã, estávamos eu e meu irmão, na Locadora Unidas, onde havíamos feito reserva para 2 carros (7 pessoas). Fizemos a papeada e seguimos rumo à pousada, pegamos os resto do pessoal e partimos rumo a Natal, cerca de 180 km pela BR 101 (toda duplicada).

Praia do PipaPraia do Pipa

Em Goianinha, pegamos o acesso de 15 km para conhecer a famosa Praia da Pipa. O vilarejo possui ruas estreitas, difícil para estacionar e o assédio de flanelinhas, guias e pessoas oferecendo de tudo aos turistas, chega a ser chato. Mas a praia é linda; falésias, coqueiros, pedras que se mostram na maré baixa, barcos, um cenário fantástico.

Praia Cacimbinha - RN
Praia Cacimbinha – RN

Almoçamos num restaurante beira-mar e seguimos pelo asfalto costeiro que leva a Tibau do Sul, passando pelas praias do Madeiro e Cacimbinha, que oferecem vistas deslumbrantes entre as dunas, por cima das falésias, onde tem mirantes naturais para se tirar belas fotos.
A cidade de Tibau fica entre o mar e a Lagoa de Guarairas e também oferece lindas paisagens, (Pipa, na verdade é um distrito de Tibau).

Confira o post detalhado sobre a Praia do Pipa e Tibaú

Voltamos a BR 101, rumo a Natal, sempre avistando os inúmeros canaviais, muitos deles ainda com o sistema primitivo dos cortadores de cana. Na chegada o GPS foi de grande serventia para achar o endereço da pousada, no bairro de Ponta Negra, que foi indicada por um amigo de Natal.

Praia Ponta Negra - Natal
Praia Ponta Negra – Natal

Praia da ponta Negra

Nos acomodamos e fomos conhecer a Praia de Ponta Negra, que é a mais badalada de Natal, praia que abriga o famoso Morro do Careca na sua extremidade sul. (duna com 120m de altura na beira do mar).
O sol se põe muito cedo em Natal, por volta das 17:30h, voltamos para pousada, fomos jantar numa padaria próxima, (as padarias de lá são um espetáculo, servem um pouco de tudo) e após fomos descansar.

3º dia – Natal e Genipabu

Pela manhã resolvemos aproveitar a Praia de Ponta Negra e suas águas mornas e calmas, próximas ao Morro do Careca. Esta praia é a mais frequentada por turistas.
Almoçamos num restaurante próximo e a tarde seguimos pela via costeira para conhecer todas as praias até Genipabu. Seguindo sentido norte a Via Costeira passa pelo enorme Parque das Dunas (área de preservação) no meio da cidade, a beira-mar se concentram vários resorts de luxo.

Ponte Newton Navarro - Natal
Ponte Newton Navarro – Natal

Passando as dunas a sequência das praias passa pela Areia Preta com modernos edifícios, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte, quase todas com arrecifes que tornam o mar calmo e formam algumas piscinas naturais. Estas praias são mais frequentadas pelo povo local.

Fortaleza dos Reis Magos e Ponte Newton Navarro

O próximo destino foi a Fortaleza dos Reis Magos. No estacionamento, onde se compra o ingresso, há várias lojinhas de artesanato, depois se segue por uma calçada na beira do Rio Potengi, de onde se tem uma bela vista da enorme e bela Ponte Newton Navarro. A moderna ponte estaiada tem 1.800 metros de comprimento, pilares de 104 metros de altura e vão livre central de 212 metros.

Fortaleza dos Reis Magos - Natal
Fortaleza dos Reis Magos – Natal

A Fortaleza dos Reis Magos está localizado na Foz do Rio Potengi, entre os arrecifes, foi construída em 1598 e está ainda bem conservada, vale a visita.
Atravessamos a ponte, de onde se tem uma bela vista da Praia da Redinha, que fica do outro lado do Rio Potengi, mas pertence ainda ao município de Natal e seguimos até Genipabu, famosa praia potiguar, localizada no município de Extremoz.

Dunas de GenipabuGenipabu

Genipabu é realmente uma praia diferente, enormes dunas invadem o mar de águas calmas, mas os principais atrativos são os passeios de bugue e de dromedário pelas dunas. Não fizemos estes passeios, porque chegamos tarde, estava quase anoitecendo. Caminhamos pelas dunas enquanto as crianças aproveitaram a praia.
Voltamos a Natal e passamos no Centro de Turismo, onde se concentram várias lojas de artesanato local, fomos saborear um sorvete e voltamos a pousada, em Ponta Negra.

Confira o post detalhado sobre Natal

4º dia – Natal e Litoral Sul do Rio Grande do Norte

No nosso último dia em Natal, fomos conhecer o litoral sul, (nos municípios vizinhos). A primeira parada foi na base de lançamento de foguetes Barreira do Inferno, onde tem um avião e foguetes antigos, como monumento. Em seguida, paramos no mirante dos golfinhos na bela Praia de Tabatinga, onde tiramos fotos e conseguimos visualizar alguns ao longe, seguimos, depois até a Lagoa de Arituba, em Camurupim, onde ficamos por algum tempo aproveitando as águas transparentes da praia de água doce.

Lagoa de Arituba - Rio Grande do Norte
Lagoa de Arituba – Camurupim

Mais a frente, fomos conhecer a Pedra Oca, em Camurupim. Nesta praia existe uma grande barreira de arrecifes que transformam completamente a paisagem da praia com a mudança das marés. Com a maré baixa aparece a Pedra Oca, onde uma parte do recife parece estar flutuando, quando a maré começa a encher, se forma uma cachoeira e com a maré alta se formam piscinas naturais.

Maior cajueiro do mundo - PirangíVoltamos a Pirangi, onde almoçamos no restaurante “Comeu Morreu”, junto com nosso amigo de Natal, depois, fomos conhecer o maior cajueiro do mundo. O local possui um centro de artesanato, lembranças e o passeio por dentro do fantástico cajueiro e a vista por cima, através de um mirante com 10 metros.
Após aproveitamos a praia e a piscina particular do condomínio em que a mãe de nosso amigo tem um apartamento em Pirangi do Norte, onde ficamos até anoitecer.

Confira o post detalhado sobre as praias do sul da Paraíba

5º dia – Natal e João Pessoa

Dia da volta a João Pessoa, na chegada, visitamos o belo Centro Histórico, onde nasceu a capital paraibana. Almoçamos num restaurante com vista para o Rio Paraíba e seguimos caminho até a pousada na Praia de Manaíra.

Centro Histórico de João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa

A tarde saímos para aproveitar a praia local, mas não nos agradou, então contornamos o grandioso Hotel Tambaú que divide as Praias de Manaíra e Tambaú e ficamos na Tambaú. Uma lancha estava saindo para fazer o passeio até os arrecifes de Picãozinho e nos convidaram para ir por um preço acessível. Lá fomos nós, 1 km, mar adentro, mas ao chegar lá, a maré não estava baixa como nos falaram, nem alcançamos o fundo. Com a maré baixa, Forma-se piscinas naturais entre os arrecifes. Mas mesmo assim deu para visualizar os peixes e aproveitar o passeio.

Picãozinho - João Pessoa
Foto divulgação: Turismo João Pessoa – Alessandro Potter

Ao chegar na praia, ainda pegamos a carona com o bugueiro que nos levou até a pousada para receber o dinheiro do passeio, pois não tinha dinheiro em mãos, suficiente para pagar.
Tomamos um banho e fomos conhecer o Mercado de Artesanato Paraibano. É um prédio bem organizado, com 2 pavimentos, possui mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região.

6º dia – João Pessoa e Litoral Sul da Paraíba

Nosso último dia foi destinado a conhecer o litoral Sul da Paraíba. Saímos cedo rumo a Tambaba, mas o GPS nos pregou uma peça, nos levou a uma estrada de areia, fora da nossa rota. Mas esse desvio valeu apena, pois conhecemos a Praia do Sol e a linda Barra do Gramame. A estrada termina na barra do rio, onde tem uma ilha com cabanas de palha. O rio divide João Pessoa do município de Conde. Voltamos até a encruzilhada, pegamos o asfalto novamente e seguimos para Tambaba.

Praia de Tambaba

Praia Tambaba - Conde - Paraíba
Praia Tambaba – Conde – Paraíba

Na chegada, existe um mirante onde dá para tirar belas fotos. A praia é muito conhecida pela sua praia de nudismo, que fica numa área reservada, entre paredões, mas o início da praia é livre e repleta de formações rochosas e piscinas naturais. Caminhamos pela praia, tiramos belas fotos e seguimos até a Praia Bela, já no município de Pitimbu.

Praia Bela - Conde - Paraíba
Praia Bela – Conde – Paraíba

Praia Bela

Praia Bela oferece uma paisagem singular, onde o rio forma uma lagoa que logo adiante deságua no mar. A orla do rio é repleta de restaurantes que servem os turistas em quiosques cobertos de palha, dentro da água. Mais ao fundo é possível caminhar no mangue e atravessando o rio, se chega na praia salgada, que possui ondas fortes, mais propícia ao surf.
Esse foi o ponto mais distante ao sul da Paraíba que conhecemos, depois começamos a voltar e conhecer as praias do caminho por onde havíamos passado direto.

Praia de Coqueirinho

Cânion de Coqueirinho - Conde - Paraíba
Cânion de Coqueirinho – Conde

Entramos na Praia Coqueirinho, que dizem ser a mais linda da Paraíba. Descemos a ladeira e seguimos à direita, pela estrada beira-mar cercada por coqueiros até uma bela pousada onde a estrada termina, ao lado dela fica o Cânion do Coqueirinho. Belas formações de argila nas mais variadas cores compõem um cenário fantástico. A praia neste ponto possui ondas fortes. A outra parte, à esquerda de quem chega, é um espetáculo, enseada protegida por pedras, com águas calmas, mornas e transparentes, muita sombra dos coqueiros, bares e restaurantes a beira-mar, é realmente, muito linda.

Praia Coqueirinho - Conde - Paraíba
Praia Coqueirinho – Conde

Volta a João Pessoa

Curtimos um banho de mar, almoçamos e seguimos até a Praia da Ponta do Seixas e o Farol do Cabo Branco, no ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro. Logo ao lado visitamos a monumental Estação do Cabo Branco, grande obra arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer para abrigar e difundir as atividades científicas, artísticas e culturais da cidade de João Pessoa. Em cima de sua torre se tem uma visão de 360 graus da cidade e arredores.
Voltamos à pousada, fomos entregar os carros na locadora e a noite fomos numa pizzaria.

Estação Ciência João Pessoa
Estação Ciência – João Pessoa

7º dia – Volta pra casa

Levantamos às 4:00h da manhã, o táxi nos pegou as 4:30h, com tempo de chegar ao aeroporto, fazer o check-in e pegar o voo das 5:20h, de volta para chegando em Caxias, pegamos nossos carros e voltamos para Vacaria.

Confira outros roteiros no Nordeste:
Roteiro de viagem ao Ceará
Roteiro de viagem a Alagoas, Pernambuco e Cânion do Xingó
Roteiro de viagem a São Luís e Lençóis Maranhenses

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

7 COMENTÁRIOS

  1. Estamos desde Natal viajando só que no sentido oposto de Ipojuca PE com destino à Natal , hoje dia 29/12 estamos (eu e meu marido) em João Pessoa, obrigada pelas dicas e realmente os lugares são maravilhosos e paradisíacos. Feliz Ano Novo,Milena.

  2. Adorei seu post!!! estou planejando a mesma viagem para o fim de outubro. A diferença é que serão 6 dias. gostaria se saber se faria algo diferente, ficar mais dias ou menos dias em algum lugar… se vale a pena diária em pipa… Minha dúvida está sendo justamente definir quantos dias e em quais cidades. meu voo tb é em joao pessoa e vou alugar carro.

  3. Não deixe de conhecer o Litoral Sul da Paraiba e também do Rio Grande do Norte..
    A Praia da Pipa, vale a pena, sim.
    Natal é melhor que João Pessoa, reserve apenas 1 dia para João Pessoa.
    Pelas fotos aquí deste post, você terá uma idéia dos lugares mais bonitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here