Itá teve a antiga cidade totalmente submersa pelas águas do lago da Hidrelétrica, só restaram como monumento as torres da igreja para cima da água.

Com isso, uma nova cidade foi totalmente reconstruída 5 km para cima, inaugurada em 1996 para receber os moradores. A mudança da paisagem despertou o município para o turismo, que hoje conta com várias opções em atividades aquáticas e na exploração de suas águas termais.

Itá - SC

Pontos turísticos de Itá

Termas de Itá

O Complexo Turístico Termas de Itá, foi inaugurado em 12 de novembro de 2004. Com uma arquitetura arrojada, o Parque possui uma área de 95.000 m².

Piscinas cobertas
Termas de Itá - Piscinas cobertasSão 05 piscinas cobertas, divididas em 3 níveis com uma temperatura da água de 35ºC, banheiros com chuveiros, total estrutura de mesas e cadeiras, espreguiçadeiras, jardim interno e quatro cascatas.

Piscinas externas

Piscinas Termas de ItáSão mais 11 piscinas externas com formatos e profundidades diversas, juntamente com bar molhado, hidromassagem, toboáguas, piscinas com chuveirinho para crianças, restaurante, lancheria, banheiros e um palco para apresentações culturais. Além disso, belos jardins e palmeiras completam o cenário às margens do lago formado pela represa da Hidrelétrica de Itá. Na parte baixa o parque oferece; Trapiche e atracadouro para embarcações, além de trilhas para caminhadas.

Termas de Itá

O parque conta também com camping com uma ampla estrutura, com capacidade para cerca de 200 barracas, quiosques com banheiros e churrasqueiras, pontos de água e luz e espaço reservado e devidamente preparado para Motor Home.

Vista aérea Termas de Itá
Vista aérea Termas de Itá – Imagem: Divulgação

A abertura da Temporada de Verão do Parque Termas Itá é realizada sempre no mês de novembro.
Horários de funcionamento: das 8 h ás 18 h
Tarifas
Valores para entrada no Parque Termas de Itá:
0 a 4 anos: Gratuito
4 a 9 anos: R$ 8,00
10 anos acima: R$ 15,00
Obs: Exame médico obrigatório

Usina Hidrelétrica de Ita

Usina Hidrelétrica de Itá - SCCom a construção da Usina, 11 municípios foram atingidos e uma área de 103 Km² foi inundada, formando um grande lago de 141 Km². A construção iniciou em 1º de março de 1996, e sua inauguração foi no mês de outubro de 2000.

Torres da Igreja antiga

Igreja submersa da antiga cidade de ItáAs torres da antiga Igreja Matriz são as únicas estruturas que ainda restam da antiga cidade de Itá, que foi inundada pela represa e ficou no fundo do Rio Uruguai. A noite as torres recebem iluminação especial e tudo fica ainda mais bonito.

Caminhão Wabco

Caminhão Wabco - Itá - SCFoi um dos caminhões utilizados na construção da Usina, após a conclusão, foi doado por uma das empreiteiras em 1999. Encontra-se exposto ao lado do Centro de Informações Turísticas de Itá, localizado no trevo de acesso ao município.
Marca: Wabco Modelo: W-50 – Ano: 1973 – Peso: 33.500 Kg. Capacidade de carga: 50 toneladas – Potencia: 700 HP – Bitola de Diâmetro dos pneus: 2 metros.

Mirante Caracol

Vista do Mirante do Caracol - ItáCom 650 metros de altitude, o mirante caracol oferece uma vista exuberante da maior parte da cidade, do lago formado pela água represada do rio Uruguai e da Usina Hidrelétrica Itá.

Tirolesa do Farol

Tirolesa do Farol - ItáUtilizando tecnologia de ponta, é a tirolesa com o segundo maior percurso do Brasil, com 1.628,50 metros de extensão. Esse percurso inicia no centro da cidade de Itá, passando sobre o Zoobotânico, lateral do parque Termas Itá, parte do lago da Usina Hidrelétrica, até a rodovia que conduz a antiga cidade de Itá, em uma altura máxima do solo de 80,50 metros e velocidade média de 45 Km/h.

Parque Zoobotânico

Parque Zoobotânico - ItáO visitante poderá caminhar por mais de 1.800 metros de trilhas pavimentadas, devidamente sinalizadas onde encontrará espécies vegetais e animais catalogadas. As trilhas possuem pontes pênseis, em passagem sobre vales e córregos d’água, onde encontrará algumas curiosidades, tais como: o vale encantado; a bica d’água; o carneiro hidráulico, o mini monjolo, dentre outras.

Arvorismo

O circuito está inserido no interior do Parque Zoobotânico, em um percurso de aproximadamente 200 metros, possibilitando a contemplação plena da mata; dos animais e das aves nativas.

Passeio de Escuna

Com capacidade para 110 pessoas, a escuna sai da prainha de Itá no final da tarde e segue até próximo a barragem da usina para ver o por do sol. O passeio segue percurso de 10 km durante cerca de 1 hora. No retorno, contorna as torres iluminadas da antiga catedral, que foram preservadas do alagamento. Saída às 18 h, ou em horários específicos para grupos.

Mais Viagens e Caminhos na região:
Termas de Piratuba e pontos turísticos
O que fazer em Marcelino Ramos
Trem das Termas – De Piratuba a Marcelino Ramos

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here