02/11/2011

Porto Alegre – a capital dos gaúchos

Margeada pelo Lago Guaíba (ou Rio Guaíba, como é chamado), a cidade de Porto Alegre possui uma geografia diversificada, se destaca por seus inúmeros atrativos culturais e por seus vários parques urbanos, está entre as cidades mais arborizadas do Brasil, e uma das capitais com melhor qualidade de vida.

Praça da Matriz - Porto Alegre
Praça da Matriz - Porto Alegre

A capital do Rio grande do Sul possui 1,5 milhão de habitantes (4 milhões na região metropolitana) orgulhosos de sua origem. O Lago Guaíba, que conta com uma orla de 72 km de extensão, é o principal ponto de referência da cidade. Em sua margem se encontram vários parques e áreas verdes, espaço para caminhadas e esportes, e no domingo pela manhã, preparar um bom churrasco e tomar o chimarrão com os amigos.

Panorâmica do centro de Porto Alegre
Panorâmica do centro de Porto Alegre

Na área central Porto Alegre se encontra boa parte dos marcos arquitetônicos e culturais da cidade, como o Mercado Público, que expõem em suas bancas uma boa amostra da cultura e culinária gaúcha, como a erva mate e os utensílios para o chimarrão.

Mercado Público de Porto Alegre
Mercado Público de Porto Alegre

Perto dali se chega caminhando à Praça da Alfândega, o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana, a catedral o teatro São Pedro e o Palácio Piratini. Um pouco mais afastado, o Parque da Redenção e o Parcão são ideais para fazer uma caminhada e curtir o final de semana.

Parque farroupilha (Redenção) - Porto Alegre
Parque Farroupilha (Redenção) 

Quando ir a Porto Alegre


A capital gaúcha possui umidade intensa, tanto no inverno quanto no verão. No inverno, as temperaturas extremas chegam a zero grau, já no verão, a cidade fica abafada, próxima aos 30 graus.
Durante o outono é a melhor época, pois é quando chove menos, e na primavera, os inúmeros parque e jardins ficam mais belos e floridos.

Quanto aos eventos pode-se destacar:
Feira do Livro – É o mais importante evento de Porto alegre, acontece na primeira quinzena de novembro, na Praça da Alfândega. A festa reúne expositores nacionais e internacionais, e uma programação cultural bastante intensa, com sessões de cinema, programações artísticas e teatrais e encontros com autores.
Acampamento Farroupilha – Durante o mês de setembro, os gaúchos acampam no Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque da Harmonia), durante duas semanas, onde acontece uma intensa programação para vivenciar e cultivar a cultura gaúcha.

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus - Porto Alegre
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus - Porto Alegre

Como chegar a Porto Alegre


O aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho, localiza-se na entrada da cidade, a apenas 8 km do centro. Recebe voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília. Tem voos internacionais diretos para Montevidéu, Buenos Aires, Lima, Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.

As principais ligações rodoviárias que chegam a Porto Alegre são a BR-290 (chamada de Freeway), que liga ao Litoral Gaúcho e de Santa Catarina e a BR-116 que liga ao Sul do estado e o resto do Brasil. As outras cidades turísticas da Serra gaúcha estão a duas horas de viagem. Gramado fica a 130 km; e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.

Terraço do Hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre
Terraço do Hotel Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre

Onde ficar em Porto Alegre


Podemos definir 6 zonas diferentes para se hospedar em porto Alegre:
Centro Histórico: O Centro é uma boa opção para quem quer visitar os inúmeros prédios históricos e atrações culturais durante o dia. Durante a noite o centro fica vazio.
Bairro dos Moinhos de Vento: Localizado em uma área central da cidade, este bairro nobre é uma ótima opção, pois oferece um pouco de tudo: hotéis, restaurantes, um parque, cafés, shopping e lojas de rua.
Cidade Baixa: É um bairro nobre que se caracteriza pela grande quantidade de bares e restaurantes, conhecido por ser o local preferido dos boêmios da cidade, principalmente nas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo.
Zona Sul da cidade: Área de parques e shoppings, onde se encontra o Estádio Beira Rio, o Parque Marinha do Brasil e o shopping Praia de Belas.
Polo do aeroporto: Os hotéis desta área servem principalmente para quem vai chegar ou sair do aeroporto em horários noturnos e precisa pernoitar para seguir viagem.
Polo empresarial: Região da avenida Carlos Gomes, entre os bairros de Auxiliadora e Três Figueiras.

Em nossa última visita a Porto Alegre ficamos no Blue Tree Towers Millenium, na Zona Sul.
Já escolheu o perfil da região da cidade que quer ficar? Então agora escolha seu hotel em Porto Alegre.

Praça Itália - Porto Alegre
Praça Itália - Zona Sul

O que fazer em Porto Alegre


Tire uma manhã para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao Mercado Público, à Casa de Cultura Mario Quintana, à Praça da Alfândega, ao Museu de Arte estadual, e a Praça Marechal Deodoro, onde está o Teatro São Pedro, catedral e o Palácio Piratini.

Na hora do almoço, prove o mais autêntico churrasco gaúcho em uma das várias churrascarias especializadas da cidade ou vá a um dos restaurantes do Mercado Público.
Em nossa última visita a Porto Alegre, almoçamos no restaurante Gambrinus no Mercado Público.

Tainha recheada com camarão do restaurante Gambrinus
Tainha recheada com camarão do restaurante Gambrinus
À tarde faça um passeio de barco pelo Lago Guaíba de onde se tem uma ótima vista do horizonte da cidade. Depois curta a Usina do Gasômetro, ponto de encontro às margens do lago e tome um chimarrão com os gaúchos.

À noite, escolha um dos muitos bares e restaurantes do Bairro Moinhos de Vento ou da Cidade Baixa.

Prédio do centro administrativo de Porto Alegre
Prédio do centro administrativo de Porto Alegre

Em outro dia de passeio, conheça alguns dos muitos parques urbanos da cidade, como o Parcão, parque da Redenção ou da Harmonia. Os gaúchos passam horas nos parques tomando chimarrão, curtindo o sol e a natureza com a família.

Depois faça o tour nos dois modernos estádios do Grêmio e Internacional.
Tudo sobre o tour na Arena do Grêmio.

A bordo da Linha Turismo passando pela Praça da Matriz
A bordo da Linha Turismo passando pela Praça da Matriz

Se tiver pouco tempo para desbravar a cidade, uma ótima dica é fazer os circuitos com os ônibus da linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos da capital:
City tour Linha Turismo – circuito Centro Histórico
City tour Linha Turismo – circuito Zona Sul

Viagens e Caminhos – Mais dicas de Porto Alegre

Porto Alegre: 32 pontos turísticos da capital gaúcha
Linha Turismo Centro Histórico de Porto Alegre
Linha Turismo Zona Sul de Porto Alegre
Tudo sobre o tour na Arena do Grêmio
Tudo sobre a Visita Colorada – tour no Gigante do Beira Rio
Zoológico de Sapucaia do Sul: Maior zoo gaúcho
Brique da Redenção – a feira de antiguidades de Porto Alegre
Hotel Blue Tree Towers – dica de hotel com a melhor vista de Porto Alegre
Restaurante Gambrinus, o mais antigo de Porto Alegre

Pontos turísticos de Porto Alegre


Parques e atrações naturais:
Lago Guaíba, Parque Farroupilha (Redenção), Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), Parque Marinha do Brasil, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Germânia e Jardim Botânico.

Prédios históricos e atrações do centro:
Prefeitura de Porto Alegre, Mercado Público Central, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Monumento aos Açorianos, Usina do Gasômetro, Praça da Matriz, Praça da Alfândega, Catedral de Porto Alegre, Palácio Piratini, Teatro São Pedro.

Outros pontos turísticos de porto Alegre:
Arena do Grêmio, Estádio Beira-Rio, Ponte do Guaíba, Morro Santa Teresa, Calçadão de Ipanema na Zona Sul, Museu Iberê Camargo Passeios e eventos:
Passeio de barco, City Tour, Tradição Gaúcha, Brique da Redenção, feira do Livro, Semana Farroupilha.

Vai ficar mais dias na região. Então aproveite para subir a serra ou vá para o litoral conhecer outros destinos gaúchos.

Mais Viagens e Caminhos nas proximidades de Porto Alegre

Torres – a mais bela praia gaúcha
Pontos turísticos de Gramado
Pontos turísticos de Canela
Cânions de Cambará do Sul
Garibaldi e a região da Uva e do Vinho


Nenhum comentário: