Puerto Varas está localizada na Região dos Lagos, cerca de 960 km ao sul de Santiago. Tem 38.000 habitantes, conhecida como a “Cidade das Rosas”, é o ponto de partida para a popular travessia internacional dos lagos andinos até Bariloche.

A cidade foi colonizada por alemães, esta repleta de belas casinhas em estilo enxaimel, típico da arquitetura alemã.

Puerto Varas - Chile

Possui um cassino, inúmeras agências e ótima rede hoteleira, nos dias quentes de verão, a praia do lago enche de veranistas.

Praia do Lago Llanquihue - Puerto Varas
Praia de areias vulcânicas do Lago Llanquihue – Puerto Varas

As excursões recomendadas a partir da cidade são: Vulcão Osorno, Parque Nacional Vicente Perez Rosalez, Saltos del Petrohue, Lago Todos Los Santos e Cochamo.

Cabanas de aluguel - Puerto Varas
Cabanas de aluguel – Puerto Varas

As temperaturas médias variam de 7 °C no inverno à 14 °C no verão. A cidade de Puerto Varas, que é considerada co-irmã de Gramado, está situada em frente ao Lago Llanquihue. As opções de hospedagens são muito variadas, ficamos em cabanas bem aconchegantes.

Casas históricas de madeira em Puerto Varas
Casas históricas de madeira em Puerto Varas

As casas do circuito histórico são feitas de alerce, uma árvore muito resistente que não pode mais ser cortada. Grande parte destas construções não tem as paredes pintadas, mas levam uma camada de óleo. O sistema do uso de pequenas placas de madeira (tejuelas) foi herdado dos habitantes de Chiloé.

O que fazer em Puerto Varas – Pontos turísticos

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Igreja matriz de Puerto VarasA Igreja do Sagrado Coração de Jesus destaca-se numa parte alta da cidade e impõe sua respeitável presença germânica com telhados coloridos de vermelho.

Parque Nacional Vicente Perez Rosales

Saltos Petruhué e Vulcão Osorno, no Parque Vicente Perez RosalesO parque apresenta paisagens fantásticas, suas principais atrações são; Vulcão Osorno, Saltos do Rio Petruhué, Lago Llanquihue e de Todos os Santos. O acesso é pela estrada de Ensenada.

Vulcão Osorno

Vulcão Osorno - Puerto VarasO imponente Vulcão Osorno, com seu cume sempre nevado, possui 2652m de altura e forma uma paisagem fantástica entre os lagos Llanquihue e o de Todos os Santos. Chega-se de carro, por asfalto até a estação de esqui e depois pega-se um teleférico para ir até a última estação que fica sempre gelada.

Vulcão Osorno - Puerto Varas
Vulcão Osorno

Escalar este vulcão é uma aventura, sua cratera foi inteira coberta pelo gelo. O único jeito de chegar até interior dela é por uma caverna chamada Gruta Azul, com o acompanhamento de um guia.

Saltos Petruhué

Saltos Petruhué - Puerto VarasO escoamento das águas do Lago de Todos os Santos formam o Rio Petruhué, que desce por corredeiras e cascatas entre as rochas vulcânicas e formam um belo cenário com águas cor de esmeralda com o vulcão ao fundo. No local tem passarelas e mirantes para fotos, alem de lojinhas de artesanato e produtos locais.

Lago Llanquihue

Lago Llanquihue e Vulcão Osorno ao fundoÉ o segundo maior lago do Chile e o terceiro maior lago natural da América do Sul, forma paisagens fantástica com o Vulcão Osorno ao fundo e abriga no seu contorno pitorescas e belas cidadezinhas turísticas como: Puerto Varas, Frutillar, Puerto Octay e Llanquihue.

Lago Todos Los Santos

Lago de Todos os Santos e Vulcão Osorno - Puerto VarasTambém conhecido como Lago Esmeralda, em referência à cor de suas águas, é cercado por bosques nativos, cascatas e cordilheiras, com destaque para as vistas fantásticas dos vulcões Osorno e Calbuco. Pelo lago se faz a travessia dos lagos até Bariloche.

Ensenada

Ensenada e Vulcão Osorno - Puerto VarasLocal onde a Lago de Todos os Santos começa formar o Rio Petruhué e de onde partem os barcos que fazem a travessia dos lagos.

Cochamo

Trilha em CochamoComunidade localizada ao sul de Ensenada, num vale cercado por montanhas de granito de 1000 metros e cachoeiras, paraíso dos adeptos de escaladas e caminhadas. A estrada leva somente até o vale, a partir daí, só caminhando ou a cavalo.

Frutillar

Frutillar - ChilePequena cidade e balneário à beira do lago situado na margem oeste do Lago Llanquihue. Esta cidade é conhecida por sua beleza e suas paisagens, as tradições alemãs.

Confira o relato de nossaViagem do Brasil ao Chile de carro

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here