O que fazer em Valdivia, Chile: 10 pontos turísticos

Localizada a 835 km ao sul de Santiago, na região dos rios, Valdívia foi a cidade que sofreu o pior terremoto da história. Conheça os seus pontos turísticos.

Valdivia - Chile
Vista da cidade a partir da Ponte Pedro - Crédito: Deposiohotos
  Por Jair Prandi
 

Valdivia foi a primeira cidade fundada pelos espanhóis no Chile, em 1552, pelo conquistador Pedro de Valdivia. A cidade de mais de 140 mil habitantes, fica na confluência dos rios Valdivia, Calle Calle, CauCau e rio Cruces.

A lista do que fazer em Valdivia inclui atrações como o Mercado Fluvial com seus leões marinhos, o Passeio Costaneiro em frente ao rio Calle Calle, o Mercado Municipal, e a Fortaleza de Niebla, e a arquitetura de suas construções com influência da colonização alemã.

Valdivia é muito lembrada por ser a cidade mais afetada pelo maior terremoto já registrado em todos os tempos, ocorrido em 1960, com 9.5 pontos na escala Richter. Estima-se que a cidade tenha afundado cerca de 2 metros após o fenômeno.

Forte Niebla - Valdivia
Forte Niebla às margens do Oceano Pacífico

Valdivia – Chile

Navegue por este post

O que fazer em Valdivia: Pontos turísticos

Conheça agora a lista do que fazer em Valdivia, nessa lista dos principais pontos turísticos e passeios da cidade:

  1. Feira fluvial de Valdivia
  2. Mercado Municipal
  3. Costanera de Valdivia
  4. Bairro Histórico
  5. Pêndulo de Foucault
  6. Museo Naval Submarino O’ Brien
  7. Museo Histórico e Antropológico Maurice Van de Maele
  8. Forte Nilebla
  9. Passeio de barco
  10. Trem El Valdiviano

Feira Fluvial de Valdivia

Feira Fluvial de Valdivia
Produtos exóticos na Feira Fluvial

Situada às margens do rio, próxima da ponte Pedro de Valdivia, a feira oferece grande variedade de peixes, alimentos e artesanatos. Leões e lobos marinhos estão sempre presentes para comer restos de peixes descartados pelos pescadores e se tornaram uma atração turística da cidade.

Mercado Municipal de Valdivia

Mercado Público de Valdivia
Artesanato no Mercado Público

O Mercado Municipal de Valdivia chama a atenção tanto pela arquitetura, instalado em um edifício da década de 1910, quanto pelo comércio voltado principalmente ao artesanato e à gastronomia local.

No local, vários restaurantes oferecem comidas tradicionais, onde se destaca o peixe e frutos do mar da região. Nesse lugar também se encontra grande variedade de artesanato.

Abre no sábado, domingo, quarta e quinta, das 8h às 16h; na sexta, das 10hàs 16h; e nas segundas e terças, das 10h às 18h.

Costanera de Valdivia

Costanera de Valdivia - Chile
Costanera na região onde saem os passeios de barco – Crédito: Deposiohotos

A Costanera é um parque linear que fica entre a Av. Arturo Prat e o rio Calle-Calle, composto por um calçadão. É um local propício para um passeio de carro e caminhadas, com belos jardins, com vista para o rio e as embarcações, além de outros atrativos da orla.

Bairro Histórico

Centro histórico de Valdivia
Centro histórico

Local onde existe um conjunto de casas e edifícios do início do século XX, com belas construções da época, próximas à Feira Fluvial. Nas ruas Yungay e General Lagos existe um conjunto de prédios que sobreviveram ao terremoto de 1960.

Pêndulo de Foucault

Pèndulode Foucault - Valdivia
Pèndulode Foucault – Crédito: @smnncl

Construído como suporte do Centro de Estudos Científicos sobre terremotos, o Pêndulo de Foucault fica na Costanera, próximo ao submarino.
A torre de cristal, em forma de farol, abrigava o experimento idealizado por Leon Foucault, para demonstrar a rotação da terra e o efeito Coriolis.

Museu Naval Submarino O’ Brien

Museo Naval Submarino O' Brien - Valdivia
Museo Naval Submarino O’ Brien – Crédito: Federico Gomez Aghetta – Wikimedia

O pequeno submarino da classe Oberon, construído em 1971 na Escócia, que serviu a Armada do Chile por 25 anos, foi transformado desde 2008, em um museu submarino. O submarino fica fixo na orla e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h30 às 18h50.

Museu Histórico e Antropológico Maurice Van de Maele

Museo Histórico e Antropológico Maurice Van de Maele - Valdivia
Museo Histórico e Antropológico Maurice Van de Maele – Foto de divulgação

Localizado na beira do rio Valdívia, na ilha Teja, o museu funciona em uma belíssima construção da época da colonização alemã. Nele se expõe uma mostra de cultura mapuche da época colonial espanhola e da colonização alemã, com um acervo de antigos objetos e mapas de interesse histórico.

Forte Nilebla

Forte Niebla - Valdivia - Chile
Canhões do Forte Niebla

A Fortaleza de Niebla é um dos principias vestígios arqueológicos da época da conquista espanhola. Integra o conjunto defensivo da baía, formado pelo forte de Corral a Castelo de Mancera. Repleto de canhões, o Forte oferece uma ampla vista para o Oceano Pacífico, bem como para a baía do Corral.

Passeio de barco em Valdivia

O belo passeio de barco que tem o percurso pelo estuário do rio Valdivia até a foz no Oceano Pacífico permite conhecer o sistema defensivo criado pelos espanhóis, por volta de 1650, com várias fortalezas distribuídas em locais estratégicos.

Trem El Valdiviano

O Trem El Valdiviano é a única locomotiva a vapor (Maria Fumaça) de origem britânica ainda está em funcionamento no Chile, em operação desde 1913, uma verdadeira máquina museu.

O passeio passa por pitorescas paisagens da Patagônia entre Valdivia e a charmosa cidade vizinha de Antilhue. Nas estações de Pishuinco e Huellelhue, no caminho, há feirinhas de artesanato cheias de souvenirs e guloseimas.

Obs: O Trem El Valdiviano opera somente nos meses de verão!

Voltar ao índice

Onde fica Valdivia: Como chegar

Valdivia
Vista do centro da cidade do outro lado rio – Crédito: Deposiohotos

A cidade de Valdivia é a capital da província de mesmo nome e está situada na Região de Los Rios. Fica 850 km ao Sul de Santiago, capital do Chile, a 154 km de Pucón e a 197 km de Puerto Varas.

A melhor maneira de chegar em Valdivia é pegar um voo de Santiago para o aeroporto regional de Valdivia. Mas se sua intenção é fazer um roteiro de carro incluindo Pucón e Puerto Varas, alugar um carro é uma boa opção.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Valdivia – Chile

O melhor lugar para se hospedar em Valdivia é entre o centro e a Costanera. Confira algumas boas opções de hospedagem na cidade:

Voltar ao índice

Quando ir a Valdivia – Chile

  • Para atividades ao ar livre e aproveitar as praias, a melhor época para visitar Valdivia é durante o verão, entre dezembro e março, quando ocorrem também alguns eventos e festivais.
  • Os meses de março a maio e de setembro a novembro são ideais para pegar a cidade mais tranquila com temperaturas um pouco mais frescas.
  • No inverno (junho a agosto), o clima fica bem mais frio e chuvoso, não considerada uma boa época para visitar.

Voltar ao índice

Mapa de Valdivia: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Valdivia, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Mais Viagens e Caminhos no Chile:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu e minha namorada fizemos uma viagem de 14 dias pelo Chile e Mendoza Argentina, conhecemos de bus desde Valparaíso até Pucon. Ficamos impressionados com a beleza simples de Valdívia. A melhor de todas as cidades visitadas. O rio que atravessa esta bela cidade, o povo, o mercado municipal, o mercado de peixes, passeio de barco, enfim, recomendamos para todos os descobridores de novos e inusitados lugadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here