Barra Velha SC: Praias e pontos turísticos

Barra Velha é um balneário do Litoral Norte de Santa Catarina. Conheça as praias e pontos turísticos!

Barra Velha SC
  Por Jair Prandi
 

Barra Velha é um destino do litoral norte de Santa Catarina, bastante procurado durante o verão pela beleza e pela ótima infraestrutura de suas praias e facilidade de acesso.

Barra velha SC surgiu como uma vila de pescadores, onde os barcos ainda fazem parte de sua paisagem. Atualmente, possui em torno de 30 mil habitantes, mas na temporada, costuma receber mais de 100 mil pessoas. As atividades econômicas que mais se destacam em Barra Velha, são o turismo e a pesca.

O município de Barra Velha oferece uma orla com 16 km de belas praias, que vai da divisa com Piçarras até a Barra do Rio Itapocú. Além das praias, oferece outras atrações como o Mirante do Cristo e a Lagoa.

Neste artigo iremos mostrar o que fazer em Barra Velha, destacando suas praias e pontos turísticos. Veja também como chegar e onde se hospedar na cidade.

Vista aérea da Praia do Grant
Vista aérea da Praia do Grant

Turismo em Barra Velha

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Barra Velha SC

Navegue por este post

Quando ir a Barra Velha – Santa Catarina

Para aproveitar as praias de Barra Velha vá no verão, porém se você for apenas para conhecer, pode visitar em qualquer época do ano.

Sempre no feriado de 7 de setembro e dias próximos acontece a Festa Nacional do Pirão, maior festa da cidade. A festa tem 5 dias de duração, recebe shows nacionais, e oferece muita gastronomia com base no pirão e frutos do mar.

Barra Velha - Santa Catarina
Visual do centro da cidade

Voltar ao índice

Onde fica Barra Velha: Como chegar

Onde fica Barra Velha SC

Barra Velha fica no Litoral Norte de Santa Catarina, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, e 139 km de Florianópolis. Possui acesso bastante facilitado por ser cortada pela rodovia duplicada BR-101, que passa bem próximo ao mar.

De avião

Os aeroportos mais próximos são: Navegantes (32 km), Joinville (64 km), Florianópolis (136 km), Curitiba (164 km). Chegando por um destes aeroportos alugue um carro para conhecer este e outros destinos do Litoral de Santa Catarina.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Barra Velha

Barra Velha é uma cidade pequena e tem quase toda sua orla ocupada por casas ou apartamentos. A melhor localização para se hospedar é no centro, entre a Praia Central e a Praia do Tabuleiro, onde está a melhor infraestrutura.

Hotel Oceano - Barra Velha
café da manhã do Hotel Oceano – Foto de divulgação

Em nossa última visita à cidade ficamos no Hotel Oceano, que oferece um ótimo custo benefício.

Veja outras boas opções de hotéis no centro:

Voltar ao índice

Praias de Barra Velha

As praias de Barra Velha iniciam ao norte junto à Barra do Rio Itapocú e seguem até a Praia de Itajuba na divisa com Balneário Piçarras.

Conheça as praias no sentido Norte-Sul:

Barra da Lagoa e Praia da Península

Praia da Península - Barra Velha
Vista aérea da Praia da Península e Lagoa de Barra Velha

São 6 km de uma praia estreita com uma média de 100 m de largura espremida entre o mar e a lagoa. A estreita faixa de areia vai desde o centro da cidade até a Barra do Rio Itapocú, acompanhando toda a extensão da lagoa.

É uma das preferidas para a prática do Surfe e também da Pesca de Arremesso.

Praia Central (Praia Barra Velha)

Praia central de Barra Velha
Vista aérea da Praia Central

Situada em frente ao centro da cidade de Barra Velha SC, é a praia mais urbanizada e com melhor infraestrutura. Possui águas calmas e é o lugar do agito na cidade, tanto de dia quanto à noite.

A praia central oferece diversos serviços turísticos dispostos na orla e ruas próximas. Com 800 metros de extensão, vai do molhe até a área rochosa do Costão dos Náufragos.

No canto direito fica a Estátua de Iemanjá e o portinho dos pescadores, com diversas embarcações.

Praia do Tabuleiro

Barra Velha SC
Vista aérea da Praia Central (abaixo), Praia do tabuleiro (centro) e Praia do Sol (ao fundo)

Praia extensa em que no seu trecho sul é conhecida como Praia do Sol. O mar é agitado é propício para o surfe em toda sua extensão e suas areias são monazíticas.

Fica a apenas 500 m da Praia Barra Velha (praia central), logo após o costão. Por sua beleza e longa extensão, a praia recebe grande número de turistas durante a alta temporada.

Praia do Sol – Barra Velha SC

A Praia do Sol é uma extensão da Praia do Tabuleiro, somando mais de 4 km as duas juntas. Situada antes do Costão das Pedras Brancas e Negras, é frequentada por surfistas e também por banhistas.

Praia das Pedras Brancas e Negras

Praia de mar calmo, também conhecida como Barrinha pelos pescadores mais antigos. Ela se estende desde o Costão das Pedras Brancas e Negras até o Rio Itajuba, onde inicia o acesso à Praia do Grant.

Praia do Grant – Barra Velha

Praia do Grant - Barra Velha
Lado esquerdo da Praia do Grant

Praia de 600 m de extensão, com mar calmo e pequenos costões nas extremidades. Tem como principal característica os barcos de pescas artesanais atracados próximos à praia, além de areias monazíticas.

Ilha do Grant
Vista aérea da Ilha do Grant

Em sua frente fica a Ilha do Grant situada a 400 m da costa. A pequena ilha possui duas pequenas enseadas de águas calmas e transparentes, algumas árvores e formações rochosas. É mais uma opção do que fazer em Barra Velha SC.

Praia de Itajuba (Praia do Cerro)

Praia Itajuba - Barra Velha
Vista aérea da Praia Itajuba

É a primeira praia de Barra Velha SC para quem vem do sul na divisa com Piçarras. Conta com uma larga faixa de areia dourada e mar de águas transparentes, levemente agitado, com boas ondas quando venta.

Costuma ficar bastante movimentada durante a alta temporada, indicada para o banho e para a prática de esportes náuticos como o surf. Oferece infraestrutura, com bares, restaurantes e hotéis. O canto esquerdo junto ao morro é conhecido como Praia do Cerro.

Voltar ao índice

O que fazer em Barra Velha: Pontos turísticos

Cristo de Barra Velha SC

Cristo de Barra Velha
Mirante do Morro do cristo, no centro da cidade

Localizado bem no centro, o mirante do Cristo propicia uma visão ampla de algumas praias da cidade. A estátua fica em um morro com 40 m de altura atrás da Praia Central e tem em torno de 15 m.

Lagoa de Barra Velha

O que fazer em Barra Velha
Centro da cidade e a lagoa ao fundo

A lagoa possui um formato estreito, que inicia no centro da cidade, e vai até a Barra do Itapocú, paralela ao mar, com 6 km de extensão. É o local ideal para prática de esportes náuticos.

Ao final da Lagoa, pode-se avistar a Barra da Lagoa, encontro das águas do rio Itapocú, da lagoa e do mar, possui dunas de areias e é um local de exuberante natureza e ideal para pesca

Ponte Pênsil da Lagoa

Ponte pênsil de Barra Velha
Ponte pênsil no centro da lagoa

Localizada a 4 km do centro, a ponte atravessa a lagoa unindo o continente à praia da Península. É destinada a pedestres, bicicletas e motos e oferece um belo visual da lagoa e, ao longe, do centro da cidade, mais uma opção do que fazer em Barra Velha.

Estátua de Iemanjá e Costão dos Naufragados

Estátua de Iemanjá - Barra Velha
Estátua de Iemanjá na Praia Central

No canto direito da Praia Central há um deck com a estátua de Iemanjá. A partir de lá se inicia o Costão dos Naufragados, local onde ocorreu um naufrágio envolvendo alguns combatentes que regressavam da Guerra do Paraguai em 1865.

O local é frequentado pelos amantes da pesca, como também pelos turistas que ficam vendo o quebrar das ondas nos rochedos.

Estátua da Liberdade Havan (maior estátua do Brasil)

Estátua da Liberdade Havan - Barra Velha SC
A maior estátua do Brasil

A maior estátua do Brasil está nesta cidade, mas não é a do Cristo. A Estátua da Liberdade da loja Havan de Barra Velha tem 57 m de altura, incluindo seu pedestal. Pra se ter uma ideia o Cristo redentor no Rio tem apenas 33 m.

A estátua oferece um mirante com belas vistas do alto. A Parada Havan, localizada às margens da BR-101 é a maior loja da rede e também a que tem a maior estátua.

Costão das Pedras Brancas e Negras

Costão Pedras Brancas e Negras
Costão Pedras Brancas e Negras – Crédito: www.conhecabarravelha.com.br

É uma área natural da costa que possui dois costões de pedras, lado a lado, formados por uma divisa de pedras brancas e negras. Do alto do costão podem ser avistadas várias praias da cidade e é uma opção do que fazer em Barra Velha SC.

Mapa de Barra Velha: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Barra Velha, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Veja também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

5 COMENTÁRIOS

    • Poxa! É realmente uma pena que esteja desta forma! Lamentável que o governo municipal não invista na estrutura turística!

  1. Ainda não tive o prazer de conhecer Barra Velha apesar de morar tão pertinho, mas só de vê as fotos e lê sobre a cidade já gostei de cara. Mas com certeza vou me programar para que em breve possa conhecer , já deu até vontade de me mudar para lá, rsrsrs.

  2. Realmente uma otima cidade para , passar um final de ano , pontos turisticos lindos , mais alguns abandonado pelos governates , uma pena pois tem um potencial enorme de turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here