O que fazer em Itajaí – Santa Catarina

Itajaí conta com belos pontos turísticos e algumas praias, confira!

Mirante do Morro da Cruz - Itajaí
Mirante do Morro da Cruz - Itajaí
  Por Jair Prandi
 

Itajaí é um destino do litoral norte de Santa Catarina, situado junto à foz do Rio Itajaí. Além de seu importante porto de carga, a cidade possui um litoral com belas praias, cercadas por morros cobertos por Mata Atlântica.

A cidade de Itajaí é basicamente plana, ao nível do mar. Seu local mais alto fica no Morro da Cruz, a 170 metros de altitude. Também é uma cidade universitária com mais de 70 cursos superiores.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Itajaí, incluindo as praias e pontos turísticos. Também iremos dar dicas de hospedagem, quando ir e como chegar, confira!

Foz do Rio Itajaí
Foz do Rio Itajaí vista dos Molhes da Barra

Quando ir a Itajaí – SC

A melhor época para se visitar Itajaí é no verão. Onde se pode conhecer os pontos turísticos e ainda aproveitar as praias.

A cidade recebe muitos visitantes nesse período, principalmente para o Réveillon. Mas se você gosta de tranquilidade e deseja conhecer os pontos turísticos com mais calma, vá em qualquer outro período do ano.

Em Itajaí, acontece um dos maiores festivais da música popular brasileira, sempre em setembro e reúne músicos e artistas do país todo.

Outro acontecimento importante é a Marejada, festa portuguesa e do pescado, mostrando atrações relativas ao mar e ao Açores. Acontece todos os anos durante o mês de Outubro, com uma duração geralmente entre 7 e 14 dias.

Praia Cabeçudas
Vista aérea da Praia Cabeçudas

Como chegar a Itajaí – Santa Catarina

Itajaí de avião

Para quem deseja ir de avião o aeroporto mais próximo é o aeroporto internacional da cidade de Navegantes. Localiza-se na cidade vizinha, no outro lado do rio Itajaí, a 24 km de distância.

Outras opções são o Aeroporto de Joinville, que fica a cerca de 94 km de distância, e o Aeroporto Internacional de Florianópolis, a 105 km.

Itajaí de carro

Para quem vem de carro, tanto do Norte (Curitiba, São Paulo) quanto do Sul (Florianópolis, Porto Alegre), o acesso é pela BR-101.

De carro alugado

Se chegar de avião, é muito indicado alugar um carro. Assim poderá traçar um roteiro pela região e conhecer vários destinos, como: Balneário Camboriú, Beto Carrero, Itapema, Bombinhas, Blumenau, entre outros…

Alugue um carro para sua viagem para Itajaí e região!
Reserve um carro com antecedência com a RentalCars, o maior comparador de aluguéis de carro do mundo, com os melhores preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Ônibus para Itajaí

De ônibus, para quem vem de Florianópolis ou Curitiba, a empresa Viação Catarinense faz o trajeto, em vários horários por dia. Para quem vem de Porto Alegre ou Rio de Janeiro a empresa responsável é a Viação Itapemirim. Quem vem da Capital Paulista tem 3 opções: a Viação Catarinense, Itapemirim e a 1001.

Morro da Cruz - Itajaí
Centro da cidade visto do Morro da Cruz

Onde ficar em Itajaí – Hotéis e pousadas

A passeio ou a negócio, ficar no centro ou próximo a ele é a melhor opção. Já se sua intenção é curtir as praias as duas melhores opções são a praia de Cabeçudas (mais indicada para famílias) e a praia Brava (mais indicada para jovens e surfistas).

Confira algumas das melhores opções de hospedagem em Itajaí.

Melhores opções no centro

Com melhor custo benefício no centro

Na praia de Cabeçudas

Na Praia Brava

Onde comer em Itajaí

Via gastronômica de Itajaí
Via gastronômica – Av. Min. Victor Konder

Por ter a pesca com forte atividade econômica, Itajaí tem sua culinária baseada principalmente em frutos do mar. Mas ao longo da principal via gastronômica da cidade (chamado de Caminhos de Sodegaura), na Av. Min. Victor Konder, você encontra os mais variados tipos de comida.

Tem cantinas italianas, churrascarias e pizzarias. No Terminal Internacional de Itajaí os turistas encontram um lugar bem amplo e com boa infraestrutura, também cheio de restaurantes e lanchonetes.

O que fazer em Itajaí: Pontos turísticos

Porto de Itajaí

Porto de Itajaí
Navios no porto de Itajaí

O Porto de Itajaí é o maior porto pesqueiro do país e o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres. Pelos molhes da Barra, é possível observar os gigantes cargueiros entrando e saindo pelo Rio Itajaí.

Píer para Navio de Passageiros de Itajaí

Ponto de apoio no litoral de Santa Catarina, alfandegado, dotado de infraestrutura adequada e exclusiva para recepção de embarcação de grande porte, voltado aos cruzeiros marítimos de lazer.

Morro da Cruz

Mirante do Morro da Cruz - Itajaí
Mirante do Morro da Cruz

Localizado bem no centro da cidade, com 180 m de altura, o Morro da Cruz, oferece a mais bela vista panorâmica de Itajaí e das cidades vizinhas.

De lá pode-se avistar o encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, o movimento de grandes navios rumo ao porto, o estádio de futebol Hercílio Luz e toda a encosta litorânea.
No topo, fica o restaurante Castelo Montemar, construído com pedras no estilo medieval.

Palácio Marcos Konder (Museu Histórico de Itajaí)

Palácio Marcos Konder
Bela arquitetura do Palácio Marcos Konder

Fundado em 1982, o Museu Histórico de Itajaí é um importante local de memória, com um acervo de 2 mil peças, desde rádios antigos a uniformes militares.

Localizado num antigo prédio na região central de Itajaí, patrimônio de 1925, cuja principal atração é sua arquitetura.
Abre de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h. Entrada franca.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Catedral de Itajaí
A bela e imponente Catedral de Itajaí

Inaugurada em 1955, foi construída em estilo neo-gótico e românico. Decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos, é considerada um dos maiores monumentos artísticos e culturais da cidade. Patrimônio Histórico tombado em 2001.

Mercado Público Municipal (Centro de Cultura Popular)

Mercado Público de Itajaí
Espaço de tradições populares, encontros culturais e shows musicais. Onde se encontra o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados ao ar livre, no pátio interno do mercado.

Molhes da Barra de Itajaí

Molhes da Barra de Itajaí
Navio gigante passando pela Barra

Construídos a partir do início do século XX e concluídos nos anos 30 com pedras retiradas dos Morros. Foram os molhes que fixaram o canal de acesso ao porto, tornando-o seguro à navegação.

No local é possível ver de perto a passagem dos navios de cruzeiro e cargueiros, além de ser um local propício para a prática da pesca de arremesso.

Bico do Papagaio

Bico do Papagaio - Itajaí
Pedra do Bico do Papagaio

Formação de pedra, que parece com a cabeça de um gigantesco pássaro com aproximadamente 4,5 m de altura. A formação da pedra não é natural, foi esculpida acidentalmente em uma rocha durante as explosões da abertura da estrada que liga o centro de Itajaí e a praia de Cabeçudas.

Praça Beira Rio

Praça Beira Rio - Itajaí
Praça Beira Rio

A praça Beira Rio acompanha a orla do rio Itajaí numa extensão de mais de 1 km, junto à via gastronômica. Possui ciclovia, pista de caminhada e diversos monumentos e áreas de laser.
Junto a ela ficam também a Praça Genésio Miranda Lins e o Portal japonês, além de inúmeros barcos atracados.

Praias de Itajaí

Praia do Atalaia

Praia Atalaia - Itajaí
Vista aérea da Praia do Atalaia

É a primeira praia situada após o molhe da barra do rio Itajaí. Excelente para a prática do surf, possui quiosques à beira mar, chuveiros, estacionamento e uma bela visão do encontro do rio Itajaí com o Oceano Atlântico.
Em seu canto esquerdo fica o molhe e no direito a Pedra do Bico do Papagaio.

Praia de Geremias

 

Praia Geremias - Itajaí
Vista aérea da Praia Geremias

Com apenas 150 metros a praia do Geremias fica logo depois da Pedra do Bico do Papagaio. Possui águas rasas, sempre límpidas e mansas, em meio a algumas pedras.

Praia de Cabeçudas

Praia Cabeçudas - Itajaí
Vista aérea da Praia Cabeçudas

Com 700 metros de extensão, a praia Cabeçudas tem águas tranquilas, frequentada por famílias. No local há restaurantes que servem principalmente pratos a base de peixes e frutos do mar.

Na extremidade direita da Praia encontra-se o Morro do Farol, local que oferece uma excelente visão para o mar e ideal para realizar caminhadas em suas trilhas.

Praia da Solidão

Pequena praia escondida atrás dos morros, entre o canto do Morcego e o Farol de Cabeçudas. O acesso se faz através de uma curta trilha pela rua que dá acesso ao farol ou pelo canto do Morcego.

Canto do Morcego

Praia Canto do Morcego
Praia Canto do Morcego

Localizado no pontal norte da Praia Brava é um local bonito e preservado, entre altos morros. A preocupação com a preservação da natureza, principalmente pelos moradores e surfistas, demonstra o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente e a busca da prática de um turismo sustentável.

Praia Brava

Praia Brava - Itajaí
Vista aérea da Praia Brava em dia nublado

Conhecida nacionalmente, a Praia Brava fica bem próxima a Balneário Camboriú. Reúne uma grande quantidade de pessoas na alta temporada, oferecendo uma completa infraestrutura de casas noturnas e restaurantes.

O canto sul, também conhecido como Praia dos Amores, tem mar menos agitado. Um local tranquilo para as famílias e onde os praticantes de voo livre realizam o pouso após decolagem do Morro do Careca.

Na parte mais central, o mar é agitado, com ondas regulares permitindo a prática de surf. Na ponta do norte, fica o Canto do Morcego, com acesso por Cabeçudas.

O que fazer em Itajaí em 1 dia

Itajaí
centro da cidade vista dos molhes da barra

Em um dia é possível conhecer todos os pontos turísticos de Itajaí, e ainda pegar uma praia. É bem fácil traçar um roteiro pela cidade, já que as atrações são praticamente alinhadas em uma sequência.

  • Comece conhecendo as praias na seguinte sequência: Praia Brava, Canto do Morcego, Cabeçudas, Geremias, Bico do Papagaio e Atalaia. Nesta sequência visite também os Molhes da Barra e espere a entrada ou saída de um navio.
  • Deixando litoral suba até o Morro da Cruz e contemple a vista panorâmica da cidade de Itajaí. Depois desça até o centro e visite a grandiosa igreja matriz e o Mercado Público.
  • Chegando a hora do almoço siga para a via gastronômica na Av. Min. Victor Konder e escolha um dos vários restaurantes do local para almoçar.
  • Á tarde escolha a praia que mais gostou, e passe o restante do dia curtindo e descansando.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o seu relato, simples, direto e objetivo. Tem sites que escrevem horrores e não dizem nada.
    Curti

  2. Estou indo para Itajaí neste final de ano, fiz as anotações e seguirei o seu roteiro.
    Obrigado pelas dicas, que é importante para aproveitar o tempo e diminuir o custo.

  3. sendo paulista um ponto que sempre preocupa é encontrar onde estacionar. Como é a disponibilidade , pensando nos pontos turisticos descritos??

    • Olá, Cristiano! Quando fui não tive dificuldade alguma para estacionar! Porém se for no verão, pode ser que dificulte um pouco em algumas das praias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here