Situada no litoral norte de Santa Catarina, na foz do Rio Itajaí, a cidade de mesmo nome, além de seu porto de carga, possui o único píer turístico para navios de cruzeiro da região Sul. Seu litoral tem belas praias cercadas por morros cobertos por Mata Atlântica.

Itajaí é basicamente plana, ao nível do mar, seu local mais alto fica no Morro da Cruz, à 170 metros de altitude. Também é uma cidade universitária com mais de 70 cursos superiores.

Centro de Itajaí
Centro de Itajaí

Em Itajaí, acontece um dos maiores festivais da música popular brasileira. O festival acontece sempre em setembro e reúne músicos e artistas do país todo. Outro acontecimento importante é a Marejada, festa portuguesa e do pescado, mostrando atrações relativas ao mar e ao Açores, que acontece todos os anos durante o mês de Outubro, com uma duração geralmente entre 7 e 14 dias.

Pontos turísticos de Itajaí

Píer para Navio de Passageiros de Itajaí

Píer de Itajaí - SC

Ponto de apoio no litoral de Santa Catarina, alfandegado, dotado de infraestrutura adequada e exclusiva para recepção de embarcação de grande porte, voltado aos cruzeiros marítimos de lazer.

Porto de Itajaí

Porto de Itajaí - SCO Porto de Itajaí é o maior porto pesqueiro do país e o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres. Pelos molhes da Barra, é possível observar os gigantes cargueiros entrando e saindo pelo Rio Itajaí.

Morro da Cruz

Vista do Morro da Cruz - Itajaí
Itajaí vista do Morro da Cruz

Localizado bem no centro da cidade, com 180 m de altura, o Morro da Cruz, oferece a mais bela vista panorâmica de Itajaí e das cidades vizinhas. De lá pode-se avistar o encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, o movimento de grandes navios rumo ao porto, o estádio de futebol Hercílio Luz e toda a encosta litorânea. No topo, fica o restaurante Castelo Montemar, construído com pedras no estilo medieval.

Palácio Marcos Konder (Museu Histórico de Itajaí)

Palácio Marcos Konder - ItajaíFundado em 1982, o Museu Histórico de Itajaí é um importante local de memória, com um acervo de 2 mil peças, desde rádios antigos a uniformes militares. Localizado num antigo prédio na região central de Itajaí, patrimônio de 1925, cuja principal atração é sua arquitetura. Entrada franca. Horários de Funcionamento: das 9 h às 19 h, de segunda à sexta-feira. Das 09 h às 13 h aos sábados e aos domingos das 14 h às 18 h.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Catedral de ItajaíInaugurada em 1955, foi construída em estilo neo-gótico e românico. Decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos, é considerada um dos maiores monumentos artísticos e culturais da cidade. Patrimônio Histórico tombado em 2001.

Mercado Público Municipal (Centro de Cultura Popular)

Mercado Público de ItajaíEspaço de tradições populares, encontros culturais e shows musicais. Onde se encontra o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados ao ar livre, no pátio interno do mercado.

Molhes da Barra

Navio passando nos Molhes da Barra de ItajaíConstruídos a partir do início do século XX e concluídos nos anos 30 com pedras retiradas dos Morros. Foram os molhes que fixaram o canal de acesso ao porto, tornando-o seguro à navegação. No local é possível ver de perto a passagem dos navios de cruzeiro e cargueiros, além de ser um local propício para a prática da pesca de arremesso.

Bico do Papagaio

Pedra Bico do Papagaio - ItajaíFormação de pedra, que parece com a cabeça de um gigantesco pássaro com cerca de 4,5m de altura, esculpido acidentalmente em uma rocha durante as explosões da abertura da estrada que liga o centro de Itajaí e a praia de Cabeçudas.

Praias de Itajaí

Praia do Atalaia

Praia do Atalaia - ItajaíExcelente para a prática do surf, com quiosque à beira mar, chuveiros, estacionamento e uma bela visão do encontro do rio Itajaí-Açú com o Oceano Atlântico.

Praia de Jeremias

Praia do Jeremias - ItajaíÁguas rasas, sempre límpidas e mansas. Junto a ela está o conhecido “Bico de Papagaio”.

Praia de Cabeçudas

Praia Cabeçudas - ItajaíFica logo após o Bico do Papagaio, praia com águas tranquilas, frequentada por muitas famílias. No local existem restaurantes que servem principalmente pratos a base de peixes e frutos do mar. Na extremidade direita da Praia encontra-se o Morro do Farol, local que oferece uma excelente visão para o mar e ideal para realizar caminhadas em suas trilhas.

Canto do Morcego

Praia do Canto do Morcego - ItajaíLocalizado no pontal norte da Praia Brava é um local paradisíaco. A preocupação com a preservação da natureza, principalmente pelos moradores e surfistas, demonstra o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente e a busca da prática de um turismo sustentável.

Praia Brava

Praia Brava- ItajaíConhecida nacionalmente, a Praia Brava fica bem próxima a Balneário Camboriú e reúne uma grande quantidade de pessoas na alta temporada, oferecendo uma completa infraestrutura de casas noturnas e restaurantes.

O canto sul, também conhecido como Praia dos Amores, tem mar é menos agitado e local tranquilo para as famílias e onde os praticantes de Voo Livre realizam o pouso após decolagem do Morro do Careca, na parte mais central, o mar é agitado, com ondas regulares permitindo a prática de surf e na ponta do norte, fica o Canto do Morcego, com acesso por Cabeçudas.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here