16/12/2011

Laguna - SC

Laguna é uma cidade de paisagens naturais exuberantes, situada entre lagoas, dunas e belas praias que atraem uma multidão no verão. Um de seus destaques turísticos é o Farol de Santa Marta. A economia do município baseia-se principalmente na pesca, com alta produção de camarão e siri em suas lagoas e de pescados na costa, além do turismo. Laguna tem o melhor carnaval do sul do País.

Cais de Laguna - SC
Cais de Laguna - SC

Fundada em 1676, Laguna foi palco de eventos importantes da História do Brasil, como o Tratado de Tordesilhas e por ser a cidade de Anita Garibaldi, guerreira da Revolução Farroupilha. Seu centro compreende aproximadamente 600 edificações tombados como patrimônio histórico, num belo conjunto arquitetônico.

Vista aérea da cidade de Laguna
Vista aérea da cidade de Laguna

Fora da temporada de verão, é interessante observar a pesca da tainha e do camarão. Na temporada da tainha, de abril a julho, os botos sempre vêm ajudar os pescadores que ficam parados nos Molhes da Barra, esperando os cardumes que eles trazem até a praia. Nas noites, o espetáculo fica a cargo dos pescadores de camarão, que acendem centenas de lâmpadas a gás para atrair os camarões nas lagoas de Imaruí e Santo Antônio.

Farol de Santa Marta - Laguna - SC
Farol de Santa Marta - Laguna

Laguna recebe visitantes ilustres entre julho e outubro. As baleias francas, que podem medir até 18m de comprimento e pesar aproximadamente 40 toneladas. Elas chegam em busca de águas mais rasas e quentes para ter e amamentar os seus filhotes. Esta área abrange; Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba, Ibiraquera, e Laguna.

Baleias em Laguna
Baleias em Laguna

Praias de Laguna


Laguna conta com 20 praias, algumas ainda virgens, procuradas somente para esportes náuticos, outras urbanas e movimentadas. São divididas entre praias do norte e do sul, a partir do centro da cidade. Confira primeiro as praias do Norte:

Praia de Itapirubá


Com 12 Km de extensão, termina com uma pequena povoação e o magnífico Hotel Itapirubá, próximo à divisa com o município de Imbituba. O morro de Itapirubá, oferece belas vistas dos costões e do mar, onde é possível observar as baleias, nos meses de junho a outubro.

Península de Itapirubá - Laguna
Península de Itapirubá - Laguna

Praia do Sol

Localizada após a praia do Gi e a Pedra do Frade vem apresentando uma urbanização de qualidade e uma localidade em pleno desenvolvimento.

Praia do Sol - Laguna
Praia do Sol

Praia do Gi


Possui 6 Km de extensão e termina na Ponta do Gi, onde está localizada a famosa Pedra do Frade. É muito frequentada pela população lagunense, impressiona pela limpidez de suas águas cristalinas. No Gi, no alto de uma colina, está o majestoso Laguna Tourist Hotel com uma bela arquitetura e paisagismo exuberante.

Pedra do Fadre - Praia do Gi - Laguna
Pedra do Fadre - Praia do Gi

Pedra do Frade


Localizada na extremidade da Praia do Gi, desafia a lei da gravidade ao sustentar-se sobre uma superfície inclinada. Essa formação rochosa de nove metros de altura e cinco metros de diâmetro, recebeu o nome pela semelhança com um padre franciscano.

Praia do Iro


Pequena faixa de praia que separa o Mar Grosso da praia do Gi. Conhecida pela beleza das pedras róseas que emolduram a paisagem marinha.

Praia do Iro - Laguna
Praia do Iro

Balneário Mar Grosso


Com 3 Km de extensão, com águas e areias claras, é a praia mais urbana e bem estruturada de Laguna. Sua larga faixa de areia proporciona lazer à beira mar, de banhos de sol à atividades esportivas, como caminhadas, futebol e frescobol. No lado sul da praia do Mar Grosso, fica os Molhes da Barra.

Praia do Mar Grosso e Molhes da Barra - Laguna
Praia do Mar Grosso e Molhes da Barra de Laguna

Molhes da Barra


Quebra-mar de pedras de 2 Km de extensão, na Barra do Rio Tubarão, que avança no mar e convida à pesca ou à simples contemplação da paisagem, de onde podem-se avistar a pesca com auxílio dos golfinhos e onde os surfistas procuram o local pela perfeita formação de ondas.

Praias ao Sul de Laguna


Para chegar nelas a partir da cidade, é preciso atravessar a Barra, de bote ou balsa. Outra opção é vir por Jaguaruna, através do Farol de Santa Marta.

Praia do Tamborete


Junto aos molhes Sul, local muito procurado para acampamentos e frequentada também pela comunidade da Ponta da Barra. Seus costões são exuberantes e sobre o Morro do Tamborete avistam-se quase todas as praias de Laguna.

Praia do Gravatá - Laguna
Praia do Gravatá

Praia do Gravatá


Praia totalmente agreste com seu acesso através de trilhas com paisagens fantásticas em seu percurso.

Praia do Manelone ou do Siri


Possui 1 Km de extensão e o acesso é o mesmo da praia do Gravatá. É um local procurado para quem está a procura de tranqüilidade e quer curtir as belezas naturais e surfistas, possui um costão de aproximadamente 40 metros de altura.

Praia da Tereza - Laguna
Praia da Tereza

Praia da Teresa


É o local preferido dos moradores das cidades da região Sul que querem uma praia para descansar.

Praia do Ipuã ou Ilhota


Foi recém urbanizada, é frequentada por veranistas, principalmente de outros Estados.

Praia Galheta - Laguna
Praia Galheta

Praia Galheta


Possuindo 3 Km de extensão, é lugar calmo, procurado por veranistas que constroem suas residências para desfrutarem privacidade. Para quem gosta de curtir praias mais desertas, a Praia da Galheta, dispõe de pousadas, casas para alugar, lanchonetes e restaurantes. Esta praia também é utilizada para a prática do surf atraindo surfistas durante o ano.

Praia do Farol de Santa Marta
Praia do Farol de Santa Marta

Praia do Farol


Internacionalmente conhecida por causa do Farol de Santa Marta, esta praia é a preferida dos jovens e durante todo ano é tomada por eles. Possui bons restaurantes, pousadas e hotéis

Praia do Cardoso


Localizada na região do Farol é conhecida como a praia dos pescadores, pois dela partem as embarcações para a pesca em alto mar. Conhecida por suas belas ondas é freqüentada por surfistas de todo Brasil e Mercosul.

Praia da Cigana


Também bastante frequentada por pescadores e banhistas que gostam de um local tranqüilo.

Farol de Santa Marta - Laguna - SC

Farol de Santa Marta


O Farol de Santa Marta é considerado o maior das Américas e o terceiro do mundo em alcance, está distante 17 km do centro da cidade e atrai muitos turistas ao local por suas belas paisagens cercadas por praias, com as melhores ondas do país, atraindo os praticantes do surf e do sand board.
Você poderá encontrar mais informações no nosso artigo completo sobre o Farol de Santa Marta.

Igreja matriz de Laguna
Igreja matriz de Laguna


Pontos turísticos de Laguna


Igreja Matriz


Substitui a antiga capela de pau-a- pique construída pelo fundador Domingos de Brito Peixoto, em 1696. Seus restos mortais estão enterrados na capela-mor.

Museu Anita Garibaldi - Laguna
Museu Anita Garibaldi

Museu Anita Garibaldi


Antiga Cadeia Pública, construída em 1747, foi transformado em museu em 1949 pelo centenário da morte de Anita Garibaldi, fechado por algum tempo, e aberto definitivamente para visita pública em 1956, hoje o Museu conserva muitas peças de elevado valor histórico e arqueológico.

Casa de Anita Garibaldi


Restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico. Contém uma urna com terra da sepultura de Anita Garibaldi, do cemitério de Ravena, Itália.

Vista do Mirante Nossa Senhora da Glória - Laguna
Vista do Mirante Nossa Senhora da Glória

Mirante de Nossa Senhora da Glória


Com 126 metros de altura, o Morro da Glória é o ponto mais alto de Laguna, onde se pode avistar todo o centro histórico, bairros, praias e lagoas. O acesso é fácil, a estrada que leva ao Morro da Glória é toda pavimentada com asfalto e lajota. Lá está edificada a imagem de Nossa Senhora da Glória com 14 metros de altura.

Centro Histórico de Laguna
Centro Histórico de Laguna

Centro Histórico de Laguna


O estilo arquitetônico apresenta estilo clássico e gótico e se mistura com uma arquitetura cheia de ornamentação e decorativismo. Hoje o Centro Histórico apresenta em torno de 600 casarios e monumentos históricos tombados desde 1978 por parte do decreto lei da Prefeitura Municipal de Laguna. Em Novembro de 1985 foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Doca de Laguna
Doca de Laguna

Doca de Laguna


No centro da cidade, a Doca é um local onde pequenas embarcações e iates ancoram. No passado também esteve ancorado nas Docas, o navio Seival, conduzido por Giuseppe Garibaldi. Um lindo local onde se pode apreciar o pôr do sol e durante a noite a Lagoa Santo Antônio iluminada.

Veja também:
Mapas de Laguna

Nenhum comentário: