O que fazer em Laguna SC: Praias e pontos turísticos

Laguna é uma cidade histórica de Santa catarina, e ao mesmo tempo de praias paisagens naturais exuberantes.

Laguna - SC
  Por Jair Prandi
 

Laguna é uma cidade de paisagens naturais exuberantes, situada entre lagoas, dunas e belas praias que atraem uma multidão no verão. Um de seus destaques turísticos é o Farol de Santa Marta.

A economia do município baseia-se principalmente na pesca e o turismo. É alta a produção de camarão e siri em suas lagoas e de pescados na costa. Laguna tem também o melhor carnaval do sul do país.

Fundada em 1676, a cidade de Laguna SC foi palco de eventos importantes da História do Brasil, como o Tratado de Tordesilhas, como também é a cidade de Anita Garibaldi, guerreira da Revolução Farroupilha. Seu centro histórico compreende aproximadamente 600 edificações tombadas como patrimônio histórico, formando um belo conjunto arquitetônico.

Laguna - Santa Catarina
Centro histórico da cidade

Fora da temporada de verão, é interessante observar a pesca da tainha e do camarão. Na temporada da tainha, de abril a julho, os botos sempre vêm ajudar os pescadores que ficam parados nos Molhes da Barra, esperando os cardumes que eles trazem até a praia.

Nas noites, o espetáculo fica a cargo dos pescadores de camarão, que acendem centenas de lâmpadas a gás para atrair os camarões nas lagoas de Imaruí e Santo Antônio.

Laguna recebe também outros visitantes ilustres entre julho e outubro, as baleias francas, que podem medir até 18 m de comprimento e pesar aproximadamente 40 toneladas. Elas chegam em busca de águas mais rasas e quentes para ter e amamentar os seus filhotes. Esta área abrange; Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba, Ibiraquera, e Laguna.

Farol de Santa Marta
Morro do Céu e Farol de Santa Marta ao fundo

Turismo em Laguna

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Laguna SC

Navegue por este post

Quando ir a Laguna – Santa Catarina

Laguna tem uma boa infraestrutura turística e recebe visitantes em qualquer época do ano.

  • O verão é a época mais movimentada, ideal para quem quer curtir as belas praias da região.
  • Outra grande atração no verão é o famoso Carnaval de rua de Laguna, que é considerado um dos maiores carnavais populares do Brasil.
  • No inverno, como em todas as praias do sul do Brasil, as águas são geladas. Mas a cidade conta com diversas outras atrações, como o centro histórico, que nessa época pode ser explorado com mais calma.
  • As festas da Tainha e a de Santo Antônio dos Anjos também movimentam a região fora da temporada, além da observação de baleias, entre julho e outubro.

Voltar ao índice

Onde fica Laguna: Como chegar a Laguna

Balsa de Laguna
Balsa que liga os dois lados da barra

Onde fica laguna

Laguna fica no Litoral Sul de Santa Catarina onde terminam as praias retas e planas e começam as praias recortadas por enseadas e montanhas. Fica a 120 km de Florianópolis, 350 km de Porto Alegre e a 170 km de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.

De avião

  • Para quem deseja ir de avião, a melhor opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz), que fica a 130 km de distância.
  • Outra opção é o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi JJG, em Jaguaruna, situado a 47 km, mas que conta com menos opções e costuma ser mais caro.

Depois se dirigir para a cidade da forma que preferir, seja alugar um carro ou ir de ônibus.

De carro

Quem optar por ir de carro, o acesso tanto para quem vem do Norte (Florianópolis-Curitiba), quanto quem vem do Sul (Porto Alegre), é a rodovia duplicada BR-101. Um carro alugado é uma ótima opção para conhecer toda a região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

Se escolher ir de ônibus, o terminal rodoviário de Laguna recebe linhas regulares de Florianópolis e também de Porto Alegre. Em São Paulo e Curitiba também é possível encontrar linhas diretas até a cidade.

Voltar ao índice

Onde ficar em Laguna: Dicas de hospedagem

Laguna tourist hotel
Laguna Tourist hotel, uma ótima opção de hospedagem em laguna

O Balneário Mar Grosso é a praia mais estruturada de Laguna, e é onde se concentra grande parte dos hotéis da cidade. Outro lugar muito interessante para conhecer e se hospedar é na vila do Farol de Santa Marta.

Dicas de bons hotéis na Praia do Mar Grosso

Dicas de pousadas no Farol de Santa Marta

Se preferir busque sua hospedagem por localização pelo mapa. Basta movimentar o mapa abaixo, escolher e clicar no hotel para ver mais detalhes.


Booking.com

Voltar ao índice

O que fazer em Laguna: Pontos turísticos

A lista do que fazer em Laguna vai muito além de suas praias, que iremos mostra depois. Agora iremos listar alguns pontos turísticos que valem a pena conhecer na cidade.

Mirante de Nossa Senhora da Glória

Mirante do Morro da Glória - Laguna
Com 126 metros de altura, o Morro da Glória é o ponto mais alto de da cidade, atração imperdível da lista do que fazer em Laguna SC. Lá do alto há mirantes de onde pode-se avistar todo o centro histórico, bairros, praias e lagoas.
O acesso é fácil, a estrada que leva ao Morro da Glória é toda pavimentada com asfalto e lajota. Lá está edificada a estátua de Nossa Senhora da Glória com 14 metros de altura.

Farol de Santa Marta

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta visto do Morro do Céu

O Farol de Santa Marta é considerado o maior das Américas e o terceiro do mundo em alcance. Se localiza a 17 km do centro da cidade e atrai muitos turistas ao local por suas belas paisagens.

A vista de cima do Morro do Céu é espetacular e imperdível. O Cabo de Santa Marta é cercado por praias, com as melhores ondas do país, atraindo os praticantes do surf e do sandboard.

Leia o artigo completo sobre o Farol de Santa Marta.

Molhes da Barra – Laguna SC

Molhes da Barra - Laguna
Quebra-mar de pedras com 2 Km de extensão, na Barra do Rio Tubarão e Lagoa do Imaruí, que avança no mar. É um ótimo local para pesca ou à simples contemplação da paisagem. De lá pode-se avistar a pesca com auxílio dos golfinhos e onde os surfistas procuram o local pela perfeita formação das ondas.

Ponte Anita Garibaldi – Laguna

Ponte Anita Garibaldi - Laguna
Vista aérea da Ponte Anita Garibaldi

A ponte Anita Garibaldi é a sexta maior ponte do Brasil, com 2815 metros de extensão. É uma ponte suspensa em formato estaiado, que faz a travessia da lagoa de Imaruí.

Tem 400 metros de vão central suspensos por 60 cabos de aço. As duas torres que sustentam os cabos atingem mais de 50 metros de altura. Suas obras foram iniciadas em 2012 e finalizadas somente em 2015.

Pedra do Frade

Pedra do Frade - Laguna
Localizada na extremidade da Praia do Gi, a famosa pedra desafia a lei da gravidade ao sustentar-se sobre uma superfície inclinada. Essa formação rochosa de 9 metros de altura e 5 metros de diâmetro, que recebeu o este nome pela semelhança com um padre franciscano.

Centro histórico de Laguna

O centro histórico de Laguna é um dos mais bem preservados do país. O estilo arquitetônico apresenta estilo clássico e gótico e se mistura com uma arquitetura cheia de ornamentação e decoração.

Laguna - Santa Catarina
Hoje o Centro Histórico apresenta em torno de 600 casarios e monumentos históricos tombados desde 1978, pela Prefeitura de Laguna. Em novembro de 1985 foram tombados também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Conheça algumas das principais atrações do centro histórico:

Igreja Matriz de Laguna SC

A atual igreja, construída a partir de 1735 substitui a antiga capela de pau-a-pique construída pelo fundador Domingos de Brito Peixoto, em 1696. Seus restos mortais estão enterrados na capela-mor.

Igreja matriz de Laguna
Praça e igreja matriz ao fundo

Praça Vidal Ramos

Localizada em frente à igreja matriz, é a praça central da cidade histórica de Laguna. Foi construída em 1915, como uma das primeiras obras de urbanização do centro. Possui um chafariz, jardins e belas árvores.

Museu Anita Garibaldi

Museu Anita Garibaldi - LagunaO local da Antiga Cadeia Pública, construída em 1747, foi transformado em museu em 1949, ano do centenário da morte de Anita Garibaldi. Fechado por algum tempo, o museu foi aberto definitivamente para visita pública em 1956.

Hoje o Museu conserva muitas peças de elevado valor histórico e arqueológico. Em sua frente fica uma bela praça, onde está a estátua de Anita, além de um belo casario histórico.

Casa de Anita Garibaldi

Casa de Anita - LagunaA casa típica colonial onde morou anita foi construída por volta de 1711. Atualmente, o prédio funciona como museu, com um acervo que lembra sua trajetória e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Restaurada na década de 70, foi transformada em relicário histórico.

Cais do antigo porto de Laguna

Centro histórico de Laguna
A Doca é um local onde pequenas embarcações e iates ancoram. No passado também esteve ancorado nas Docas, o navio Seival, conduzido por Giuseppe Garibaldi. Um lindo local onde se pode apreciar o pôr do sol e durante a noite a Lagoa Santo Antônio iluminada.

Fica ao lado do Mercado Público, no centro histórico. Em frente ao cais fica também o letreiro de Laguna.

Fonte da Carioca

Fonte da Carioica - Laguna
Imagem: Turismo prefeitura de Laguna

A fonte da Carioca é a única das 3 fontes que existiam na cidade, preservada, ainda hoje. Localizada ao pé do morro, a fonte é abastecida de água mineral. A estrutura foi construída por escravos, em 1863.

Voltar ao índice

Praias de Laguna SC

Laguna conta com 20 praias. Algumas ainda são virgens e desertas, procuradas somente para esportes náuticos. Outras são urbanas e movimentadas com ótima infraestrutura.

São divididas entre praias do norte e do sul, a partir do centro da cidade. Para chegar às praias do sul a partir da cidade de Laguna é preciso atravessar a Barra através da balsa.
Conheça as praias de laguna no sentido Norte – Sul.

Praia de Itapirubá

Praia de Itapirubá
Itapirubá Norte (Imbituba)m à frente e Itapirubá Sul (Laguna) ao fundo

A localidade de Itapirubá possui duas praias diferentes, divididas por um morro de paisagem muito bonita. A Itapirubá Sul pertence ao município de Laguna, enquanto a Itapirubá Norte, a Imbituba.

É uma praia muito bonita, uma das preferidas das baleias Francas. Somente o lado esquerdo da praia no lado de Laguna é urbanizado, o restante da praia é deserta. No costão há belas trilhas que levam até a ponta.

A Pousada Brisa do Mar é uma ótima opção para se hospedar à beira mar em Itapirubá.

Praia do Sol – Laguna SC

Praia do Sol - Laguna
canto esquerdo da Praia do Sol

Localizada após a praia do Gi e a Pedra do Frade é uma praia que vem desenvolvendo uma infraestrutura. Vem apresentando uma urbanização de qualidade e é uma localidade em pleno desenvolvimento. Possui uma larga faixa de areia.

Praia do Gi

Praia do Gi - Laguna
Canto esquerdo da Praia do Gi

Possui 4 Km de extensão, começa junto á praia do Iró e termina na Ponta do Gi, onde está localizada a famosa Pedra do Frade. É quase toda deserta, muito frequentada pela população de Laguna e impressiona pela limpidez de suas águas cristalinas.
Sua parte mais frequentada é próxima a Ponta do Gi, na extremidade esquerda.

Praia do Iro

Praia do Iró - LagunaIró é uma faixa de praia de 1,2 km que separa o Mar Grosso da praia do Gi. É conhecida pela beleza das pedras róseas que emolduram sua orla.

No alto de uma colina, está o majestoso Laguna Tourist Hotel com uma bela arquitetura e paisagismo exuberante.

Balneário Mar Grosso – Laguna SC

Praia do Mar Grosso - Laguna
Vista aérea da Praia do Mar Grosso

Com 3 Km de extensão, com águas e areias claras, é a praia de Laguna mais urbana e bem estruturada. Sua larga faixa de areia proporciona lazer à beira mar, de banhos de sol a atividades esportivas, como caminhadas, futebol e frescobol. No lado sul da praia do Mar Grosso, fica os Molhes da Barra.

Veja duas dicas de hospedagem em Mar Grosso:

Praia do Tamborete

Praia do Tamborete - Laguna
Vista aérea da Praia do Tamborete

Praia localizada junto ao molhe Sul, muito procurado para acampamentos e frequentada também pela comunidade da Ponta da Barra. Seus costões são exuberantes e sobre o Morro do Tamborete avistam-se quase todas as praias de Laguna.

A Pousada Ponta da Barra (nota: 9,5) é uma ótima opção na vila entre a Barra e a Praia do Tamborete.

Praia do Gravatá – Laguna

Praia do Gravatá
Foto: Jean Pagani

Praia totalmente agreste com 700 metros e acesso somente por trilhas, mas com paisagens fantásticas em seu percurso. A trilha tem cerca de 1 km e é de areia em meio à vegetação, bem demarcada. A praia oferece belas paisagens com morro, vegetação e formações rochosas.

A Pousada Barra Sul (nota: 9,5) é uma excelente opção na vila que dá acesso às Praia do Gravatá e Manelome.

Praia do Manelone ou do Siri

Praia de Manelone - LagunaPossui 1 Km de extensão e o acesso é o mesmo da praia do Gravatá, à sua direita. É um local procurado por surfistas e para quem gosta de caminhar a está a procura de tranquilidade e quer curtir as belezas naturais. Possui um costão de aproximadamente 40 metros de altura.

Praia da Teresa

Praia da Tereza - LagunaPraia com apenas 300 m, localizada entre dois morros. É uma praia para descanso, onde reina a tranquilidade. Nesta praia há uma vila com casa de veranistas.

Praia do Ipuã ou Ilhota

Vista aérea da praia da Galheta e Ipuá
Centro da praia da Galheta e Ipuã ao fundo

Praia recém urbanizada, frequentada por veranistas, principalmente de outros Estados. Possui pouca infraestrutura turística e seu acesso é por estrada de areia. Possui uma larga faixa de areia e é uma extensão da praia da Galheta.

Praia Galheta – Laguna SC

Praia da Galheta - LagunaCom 3 Km de extensão, é um lugar calmo, procurado por veranistas que constroem suas residências para desfrutarem privacidade. Em sua extremidade direita fica a vila com pousadas e casas para alugar, lanchonetes e restaurantes. O restante da praia é deserta, com dunas.

Esta praia também é utilizada para a prática do surf atraindo surfistas durante o ano. Para chegar é preciso enfrentar um trecho de estrada de areia.

Praia Grande de Laguna

Praia Grande - Laguna
Praia Grande vista do Morro do Céu

Praia completamente deserta, com 4 km de extensão e enormes dunas. Vai desde o Morro do Céu até a ponta da Galheta. Para chegar até ela, somente atravessando as dunas ou caminhando a partir das praias vizinhas.

Prainha do Farol de Santa Marta

Prainha - Farol de Santa MartaInternacionalmente conhecida por causa do Farol de Santa Marta, esta praia é preferida por jovens e durante todo ano é tomada por eles. Possui bons restaurantes, pousadas e hotéis e oferece paisagens fantásticas.
Dicas de pousadas no Farol de Santa Marta

Praia do Cardoso

Praia do Cardoso - Laguna
Praia do Cardoso (canto esquerdo)

Localizada na região do Farol é conhecida como a praia dos pescadores, pois dela partem as embarcações para a pesca em alto mar. Conhecida por suas belas ondas é frequentada também por surfistas de todo Brasil e Mercosul. Possui acesso asfaltado, que leva ao farol.

Praia da Cigana

Vista aérea da praia do Cardoso e da Cigana
Vista aérea da praia do Cardoso e da Cigana ao fundo

Também bastante frequentada por pescadores e banhistas que gostam de um local tranquilo. É uma praia deserta com 2 km de extensão, toma tomada por dunas. Para chegar até ela é preciso caminhar a partir da Barra do Camacho ou pela praia do Cardoso.

Praia da Barra do Camacho

Barra do Camacho
Barra do Camacho

A Barra do Camacho é um canal que liga a Lagoa de Jaguaruna ao mar e que faz a divisa de laguna com Jaguaruna. Este trecho é repleto de dunas e areia, onde se forma uma belíssima praia.
Por possuir pouca profundidade e águas muito calmas, é um local ideal para famílias com crianças.

Voltar ao índice

Trilhas em Laguna SC

Quase todas as praias de Laguna oferecem opções de trilhas, especialmente no canto delas. Confira a lista de trilhas:

Morro de Itapirubá
Morro de Itapirubá, uma das mais belas trilhas do município
  • Praia de Itapirubá: Trilha pelo morro no canto Norte (esquerdo) da praia. Distância de 1 km até a ponta.
  • Praia do Gravatá: Trilha de acesso à praia, saindo da comunidade pesqueira de Ponta da Barra. Distância de 1 km.
  • Praia do Manelone: Trilha pelo morro no canto Norte (esquerdo) da praia da Tereza. Distância de 700m até a praia.
  • Morro do Céu (Farol de Santa Marta): Trilha pelo morro no canto Norte (esquerdo) da Prainha. O carro vai até próximo. Subida de apenas 200m, mas depois dá para seguir pelas dunas nos morros na parte de trás.
  • Farol de Santa Marta: trilha circular ao redor do farol a partir do portão, na vila. Distância circular de 700m.
  • Praia da Cigana: Trilha pelo morro no canto Sul (direito) da praia do Cardoso. Distância de 1,4 km pela praia do Cardoso ou de 500m pelas dunas da Barra do Camacho.

Voltar ao índice

Mapa de Laguna: Pontos turísticos

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo conteúdo! Com certeza vou usar para montar um roteiro bem legal em Laguna.
    Ansiosa pela viagem… Muito obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here