O que fazer em Penha SC

O balneário catarinense de Penha conta com 19 belas praias, mas o que atrai mais turistas à cidade é o Beto Carrero World.

O que fazer em Penha SC
  Por Jair Prandi
 

Penha é conhecida por ser a cidade do Beto Carrero, mas tem muito mais a oferecer. Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a cidade de Penha, conta com 19 belas praias, além de outros pontos turísticos.

No verão as praias de Penha são tomadas por veranistas, que chegam principalmente da região de Blumenau. Mas, sem dúvida, a atração que mais atrai os turistas, é o Beto Carrero World. O maior parque multi temático da América Latina.

A cidade de Penha também é conhecida como Capital Nacional do Marisco, por ser a maior produtora brasileira. A Festa do Marisco, que ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro, expõe a deliciosa culinária típica açoriana, além do artesanato da região.

Montanha russa do Beto Carrero World
Montanha russa Fire Whip no Beto Carrero World

Quando ir a Penha SC

O município de Penha é um destino para qualquer época, principalmente por ser a cidade do Beto Carrero, que funciona o ano todo.

  • Entre maio e junho a cidade recebe a festa do Divino, a mais tradicional festa religiosa do município.
  • Já quem deseja aproveitar as belas praias da cidade, o verão é a melhor época.
  • Perto do Carnaval a cidade recebe a festa do Marisco, maior evento gastronômico de Penha, com diversas apresentações folclóricas, artísticas e culturais.
Penha SC
Visual da Praia da Armação de Itapocoroi repleta de barcos de pesca

Como chegar a Penha – Santa Catarina

Chegar a Penha SC de avião

Para quem deseja ir de avião, o Aeroporto Internacional de Navegantes (Ministro Vitor Konder) é o mais próximo. Fica a menos de 15 km de distância e recebe voos de alguns destinos diariamente.

Outra opção seria usar o Aeroporto Internacional de Florianópolis, que fica a 120 km. Depois alugar um carro ou ir de ônibus. Para quem chega de avião, alugar um carro é uma ótima ideia para conhecer vários destinos da região, como Itapema, Bombinhas e Balneário Camboriú.

Alugue um carro para sua viagem a Penha e região
Reserve um carro com antecedência com a RentalCars, o maior comparador de aluguéis de carro do mundo, com os melhores preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Chegar a Penha SC de carro

De carro, tanto para quem vem do Norte (São Paulo, Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis, Porto Alegre), o acesso é via BR-101.

A partir da BR-101 há duas entradas para Penha. Uma mais a Sul, que dá acesso ao Beto Carrero, e uma mais a Norte, que vai direto ao centro da cidade.

Chegar a Penha SC de ônibus

A cidade de Penha não possui terminal rodoviário, então quem quer ir de ônibus deve se dirigir para Piçarras, cidade vizinha. De lá terá que pegar o circular da empresa Rainha, que faz o caminho até Penha, várias vezes por dia.

Beto Carrero World - Penha
Palácio na portaria do Beto Carrero World – Penha

Onde ficar em Penha – Hotéis e pousadas

Apesar de ser uma cidade pequena, Penha conta com um grande número de opções de hospedagem, por conta da grande procura pelo parque Beto Carrero e pelas praias.

Se você vai só para conhecer o Beto Carrero World, é melhor se hospedar nos arredores do parque. Há vários hotéis e pousadas perto o suficiente para ir a pé e economizar o estacionamento no parque.

Quem tiver mais dias no roteiro, e pretende conhecer as praias, é melhor se hospedar mais próximo ao mar.

Confira abaixo algumas opções bem avaliadas em Penha, com preços para 2 pessoas.

Pousadas em frente ao Beto Carrero com ótima avaliação

Pousadas nas Praias de Penha

Beto Carrero World - Penha - SC
Beto Carrero World vista da avenida de acesso

Onde comer em Penha

Os restaurantes de Penha são principalmente de frutos do mar, mas também oferecem opções como petiscarias e pizzarias. Fora da temporada a maioria dos estabelecimentos só abre para o jantar.

Quem está no Beto Carrero World, só tem direito de sair do parque por 20 minutos. Então os visitantes não saem para almoçar fora e comem na praça de alimentação lá dentro.

O que fazer em Penha SC – Pontos turísticos

Beto Carrero World

Beto Carrero World
Montanha russa Fire Whip

É o maior parque temático da América Latina e o 5° Maior do Mundo. São 10 milhões de metros quadrados, dividido em sete áreas distintas.
Cada área tem suas particularidades, que vão desde brinquedos radicais, infantis, espetáculo, zoológico, e áreas tematizadas.

 

Capela de São João Batista

Capela São João Batista - Penha
Vista aérea da Capela São João Batista

Construída em 1759, a capela mantém sua estrutura original, enquanto a igreja mais nova fica logo ao lado.

A imagem do padroeiro, primeira e única, é venerada em seu altar há quase 240 anos. Em estilo barroco, veio de Portugal, juntamente com outra, de Nossa Senhora da Piedade, que ali se encontra.

Passeio de barco em Penha – Escuna Capitão Gato

Passeio de escuna em Penha
Escuna Capitão Gato encostada no Rio Piçarras

O passeio de escuna em penha tem duração de 1h30 pelas praias e ilhas da região de Penha e Piçarras. A saída é da ponte do rio Piçarras, que divide as cidades de Penha e Piçarras.

O passeio leva pela orla das praias de Penha e Balneário Piçarras. Outras atrações do roteiro a Ilha Feia, onde é possível avistar a Caverna do Diabo e do lado oposto está o Porto da Roça, lugar de parada para um banho de mar.

O passeio e o banho são monitorados por guarda-vidas e são disponibilizados coletes salva-vidas e espaguetes.

Horários de saídas:
Dezembro a Fevereiro: 9h, 10h45, 14h30, 16h e 17h30 todos os dias.
Março a Novembro: Nas sextas, sábados, domingos e segundas: 10h45, 14h30 e 16h00.
Preço: R$45 – Mais informações pelo Whatsapp: (47) 99977-1851

Praias de Penha – SC

Entre suas praias destacam-se a Praia Alegre, da Saudade, do Quilombo, da Fortaleza, do Manguinho, da Cancela e a Praia da Armação do Itapocoroi, berço da colonização da região.

Veja abaixo a foto e descrição das principais característica das principais praias de Penha.

Praia Alegre

Praia Alegre - Penha
Vista aérea da Praia Alegre e rio Piçarras

É a mais calma praia de Penha e a primeira ao norte, na divisa com Piçarras, com 850 m. Sua orla possui larga faixa de areia, árvores centenárias e iluminação decorativa à beira-mar. É ótima para descanso e para família com crianças por apresentar poucas ondas.

Praia da Saudade

Praia da Saudade - Penha
Vista aérea do canto direito da Praia da Saudade

Também conhecida como “Bacia da Vovó”, tem 200 m de extensão, águas claras e ondas fortes. É dividida pelos penedos em outras três: Praia do Norte, onde se encontra a “Bacia da Vovó”, ideal para o banho de crianças e idosos; a Praia do Meio e a Praia da Lola.

Praia do Quilombo

A Praia do Quilombo é praticamente uma extensão da Praia da Armação, situada em seu lado esquerdo. Conta com boa infraestrutura de quiosques e calçadão com bancos.
Possui boas características para prática de surfe, onde acontecem etapas de grandes campeonatos, mas também é boa para banho de mar.

Praia do Quilombo e Armação de Penha
Vista aérea da Praia do Quilombo e Armação de Penha ao fundo

Praia de Armação de Penha

Com uma extensão de 4 km, é muito procurada pelos veranistas, por ter suas águas limpas e calmas, protegidas por uma baía. É propícia ao banho e esportes náuticos, mais para á direita, com ondas na parte esquerda.

É a praia mais valorizada de Penha, pela proximidade do centro. Conta com muitas casas de veraneio e árvores na orla.

Praia da Fortaleza – Penha

Praia Fortaleza - Penha
Vista aérea da Praia Fortaleza

A Praia da Fortaleza fica à direita da Praia da Armação, separada por formações rochosas. Ganhou esse nome pelas rochas que se parecem com um forte natural.
Mesmo com mar aberto, possui águas calmas, com poucas ondas, ideais para banho e prática de esportes náuticos.

Praia do Manguinho e Praia do Coreto

Praia do Coreto
Praia do Coreto

Fica na parte direita da Praia da Fortaleza. É um local ideal para chegar e sair com lanchas de passeio, mas não indicada para banho. Na parte direita da praia há um coreto e ema pequena praça à beira mar.

Praia da Armação do Itapocoroi

Armação de Itapocoroi - Penha - SC
Armação de Itapocoroi repleta de embarcações

Armação de Itapocoroi foi a porta de desembarque dos primeiros colonizadores de Penha. Com 800 metros de extensão, é uma baía onde se concentram muitas embarcações de pesca artesanal e industrial, pois é segura e bem abrigada dos ventos.

É conhecida também como “Praia do Trapiche” por contar com um trapiche em sua parte esquerda. Na porção de areia ao lado do trapiche fica a pequena Praia da Cancela, onde se forma uma piscina natural.

Praia da Paciência

Praia da Paciência - Penha

Com uma beleza praticamente intocada, a Praia da Paciência tem apenas 20 m e fica isolada próximo à Ponta do Vigia. É ideal para a prática de esportes náuticos, além de oferecer uma paisagem magnífica, com pedras que avançam em direção ao mar.

Praia Grande – Penha

Praia Grande - Penha
Vista aérea da Praia Grande

Com muita ondulação, a Praia Grande é favorável à prática do surf, mas também é procurada para banho de mar nas piscinas naturais entre as pedras. Possui completa infraestrutura, com calçadão, serviços de restaurante e bar.

Desta praia pode-se avistar belos pontos turísticos como a Ponta da Vigia, o Farol, bem como acompanhar o fluxo de pescadores pelos costões.

Praia do Poá

Praia do Poá
Lado direito da Praia do Poá e Canto do Poá ao fundo

A praia do Poá tem cerca de 1 km de extensão e fica à direita da Praia Grande, separada da Praia Grande por um conjunto de rochas. Possui uma larga faixa de areia fina e amarelada, com mar limpo, com ondas.

Conta com vegetação e árvores em toda orla, ideal para quem descansar à sombra. No lado direito há uma área separada por pedras, chamada de Canto do Poá.

Praia do Monge e Praia da Encosta

Praia do Monge - Penha
Praia do Monge ao fundo e Praia da Encosta abaixo

A Praia do Monge tem 600 metros e forma de meia lua, é quase toda deserta e preservada, com algumas casas na parte esquerda. Possui águas cristalinas e calmas, com uma estreita faixa de areia, em meio a natureza preservada da Mata Atlântica.
No lado direito fica a pequena praia da Encosta, deserta e separada por um costão.

Praia Vermelha – Penha

Praia Vermelha - Penha
Vista aérea da Praia Vermelha e Praia do Lucas ao fundo

A Praia Vermelha fica numa área de grande beleza natural, cercada de altos morros com mata preservada. Possui uma larga faixa de areia avermelhada, ótima para mergulho e também para surfe.

Possui apenas uma pequena área povoada com um conjunto de casas de veraneio. É ótima para caminhadas, pois dá para seguir pelos costões até as praias vizinhas, tanto na direita como à esquerda.

Praia do Lucas

Praia do Lucas
Praia do Lucas entre as montanhas

Vizinha da Praia Vermelha ao lado direito, têm duas pequenas faixas de areia intercaladas por costões de pedra. É totalmente desabitada, porém de fácil acesso a pé. Oferece boas ondas para o surfe.

Praia da Galheta e Galhetinha e Escondida

São três praias minúsculas em meio aos morros e costões, ideais para quem gosta de trilhas. A trilha parte do canto esquerdo da praia de São Miguel e tem cerca de 1 km.

Praia de São Miguel

Praia São Miguel - Penha
Canto esquerdo da Praia São Miguel

É a primeira praia de Penha para quem vem do Sul, localizada na divisa com o município de Navegantes. Tem 650 metros de extensão, em forma de meia lua, cercada de morros, repleta de embarcações no lado esquerdo.

A praia São Miguel oferece uma larga faixa de areia e águas calmas e cristalinas, ideal para banho de mar e família com crianças, por estar em uma baía protegida.

Ponta da Vigia

Um dos pontos mais altos da região, o pico serve como base de observação para os pescadores. Do alto do morro, pode-se avistar toda a baía da Praia da Armação, bem como ao norte o Balneário de Piçarras.

O local não possui iluminação ou calçamento, mas vale a pena pelo visual. A estrada de acesso fica no canto da Praia Grande.

Mapa das Praias de Penha SC

Confira no mapa abaixo a localização da cada uma das principais praias de Penha:

Veja também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jair Prandi! Também sou um apreciador de viagens e descobertas, por esse motivo, navegando pelo seu belo site, percebi o quanto tem se empenhado nesse trabalho para mantê-lo em dia com informações e imagens.

  2. Muito bom este Blog gostei,contem muita informação ,para quem vem passear em Penha.
    também tenho uma Pousada nesta cidade Pousada Chale Dois Amores. mas vou comentar o site .
    Poderia sambem comentar ,a nova trilha de Penha passa pelas praias de Penha ,muito interessante o passeio e lindo .mais uma vez parabéns pela iniciativa .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here