Guarujá é conhecida como a “Pérola do Atlântico”, devido às suas belas praias e belezas naturais. São 22 km de litoral, com 27 praias de águas limpas, umas bastante urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas ou barcos.

Quando a noite cai, a diversão se concentra, principalmente entre as praias de Enseada e Pitangueiras. As opções vão de restaurantes charmosos ao agito das boates, bares com música ao vivo, shows, cinema, shoppings, etc…

Vista aérea de Guarujá

Guarujá é muito bem estruturada, oferecendo; Resorts, hotéis, pousadas, flats e outros meios de hospedagem com grande número de leitos, que fazem de Guarujá um lugar privilegiado para congressos, seminários e outros eventos de negócios.
Oferta de hotéis e pousadas em Guarujá
Mapas de Guarujá

Guarujá - SP

Pontos turísticos de Guarujá

Mirante do Morro da Caixa D’Água

Vista do Mirante do Morro da Caixa Dágua - Guarujá
Ótima vista do mar que banha Guarujá, em especial à Praia do Tombo, à direita, e à Praia das Astúrias, à esquerda. O local é refúgio dos praticantes de parapente, que fazem seus vôos do local.

Mirante do Morro do Maluf

Vista do Mirante do Morro do Maluf - GuarujáLocalizado ao final da Praia das Pitangueiras, garante uma visão deslumbrante de Guarujá, em especial à Praia da Enseada, à esquerda. Também é cenário de decolagens e pousos de praticantes de parapente e nas encostas do morro de 100 metros é praticando rapel.

Mirante do Costão das Tartarugas

Formação rochosa, localizada no final da Praia da Enseada, após o residencial da Península, de onde se pode observar, regularmente, tartarugas marinhas que escolhem o lugar para se alimentar.

Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande

Localizada entre as Praias do Góes e Praia de Santa Cruz dos Navegantes, às margens do estuário santista, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande é um monumento histórico-militar construído no século XVI, com o objetivo de defender a Vila de Santos de ataques corsários de piratas. A fortaleza serviu durante o século XVII como presídio político, sendo restaurada pela primeira vez em 1885. O acesso à fortaleza é feito por trilha própria, no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, ou por embarcações vindas da Ponte dos Práticos em Santos.

Forte dos Andradas

Instalado no Morro do Monduba entre a Praia do Monduba e Praia do Bueno, em extensa área de Mata Atlântica, foi o último a ser construído no Brasil, tendo sua conclusão em 1942. possui túneis com dezenas de galerias nas rochas do morro. A entrada no local é permitida somente com autorização prévia do exército local que organiza visitas guiadas pelo espaço.

Forte do Itapema

É uma das edificações mais antigas do Brasil localizada próximo a estação das barcas no distrito de Vicente de Carvalho. Foi erguido sobre as rochas, com blocos grandes de pedras únicas com mistura de óleo de baleia e cal de sambaqui, com o objetivo de defender o Porto da Vila de Santos. Estima-se que já existia na metade do século XVI. Em 1908 foi construído um posto de fiscalização, com torre dotada de holofotes para melhor iluminação do estuário e combate ao contrabando.

Forte São Luiz / São Felipe

Localizado no extremo norte de Guarujá, o Forte São Luiz/São Felipe foi construído no século XVI com o objetivo de defender o território dos ataques que vinham do mar. Em 1965 foi tombado pelo IPHAM. Hoje está tomado pela mata e seu acesso é pela Trilha da Praia Branca, iniciada próxima à balsa Guarujá-Bertioga.

Aquário Acqua Mundo

Localizado na Praia da Enseada, o Acqua Mundo é o maior aquário de água salgada da América do Sul. Além da exposição da fauna e flora aquática o empreendimento também oferece oficinas temáticas, ciclo de palestras, atividades educacionais e acampamento noturno.
Aquário AcquaMundo - GuarujáSão mais de 230 espécies e mais de 8 mil animais em exposição divididos em 35 tanques temáticos com peixes de água doce e salgada, tubarões, pinguins, tartarugas, raias, répteis e lobo marinho. Um dos destaques é o tanque “Oceano”, com 800 mil litros de água salgada e visores laterais, onde os visitantes podem interagir com mergulhadores. Para acompanhamento das visitas há no local monitores e profissionais habilitados.

Heureka Exploratorium

Heureka Exploratorium - GuarujáÉ um parque de Ciências e Tecnologia que tem como objetivo, o conhecimento técnico-científico em uma dinâmica interativa, onde os visitantes participam de experiências e invenções de grandes cientistas da história, num espaço com cerca de 1.500 metros quadrados, tematizados em diversos ambientes tais como: caverna, grande laboratório, sala de mecânica, corredor de exposições, planetário, etc… São mais de 130 experiências totalmente interativas e monitoradas em 2 horas de atrações.

trilhas de Guarujá

Trilha da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Trilha da Fortaleza da da Barra Grande - GuarujáAcesso pela estrada do bairro de Santa Cruz dos Navegantes, próximo ao Clube Saldanha da Gama. A trilha tem nível de dificuldade leve e conduz os viajantes até a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, construída em 1584.

Trilha da Praia do Éden

O acesso é pela Estrada do Pernambuco (Av. Marjory da Silva Prado), por meio do portal do Condomínio Sorocutuba, onde se pode chegar caminhando ou de carro até o topo do morro. Tem duração aproximada de 20 minutos, tem nível de dificuldade moderado e, descendo cerca de 40 metros por escadaria de pedras em meio à vegetação, chega-se até a Praia do Éden, de areia clara e mar cor de esmeralda.

Trilha da Praia Preta e Camburí

O acesso é pela Praia Branca, tem duração de 2 horas aproximadamente e o seu nível de dificuldade é alto. Durante toda a sua extensão a natureza é praticamente intocada. A Praia Preta, com sua beleza singular e a praia do Camburi, são banhadas de um lado pelo mar e do outro pelas águas do rio da Serra do Guararu.

Trilha da Praia Branca

Vista da Trilha da Praia Branda - GuarujáTem início ao lado da travessia de balsa Guarujá-Bertioga, ao final da Rodovia Guarujá-Bertioga. Chamada também de trilha alta, com duração de aproximadamente 20 minutos, é um ótimo passeio, realizado por caminho suave e com calçamento de pedras em meio a Mata Atlântica. No seu ponto mais alto, a bela vista da ilha junto à praia é o cartão postal do passeio.

Trilha das Ruínas

Mesmo início da Trilha da Prainha Branca, conhecida como trilha baixa, tem duração de aproximadamente 40 minutos e nível de dificuldade moderado. Ao longo do trajeto, é possível observar as ruínas da Armação das Baleias, localizada à margem do canal de Bertioga.

Trilha do Conde

Trilha de propriedade particular e administrada pelo Instituto Litoral Verde, situada à direita no km 14,5 da estrada Guarujá Bertioga, na Serra do Guararu. O local, em meio a um sítio arqueológico, além da trilha ecológica belíssima, rodeada pela Mata Atlântica, permite que seus usuários pratiquem esportes radicais como rapel e tirolesa com segurança e muita emoção.

Lista das 27 praias de Guarujá

Confira nos Links abaixo, informações e fotos das 27 praias na sequência Santos-Bertioga
Praia Santa Cruz dos Navegantes
Praia do Goes
Praia da Fortaleza da Barra Grande
Praia Cheira Limão
Praia Sangava
Praia Saco do Major
Praia Guaiúba
Praia da Monduba
Praia do Moisés
Praia do Bueno
Praia do Tombo
Praia das Astúrias
Praia de Pitangueiras
Praia da Enseada
Praia do Éden
Praia Sorocotuba
Praia do Mar Casado
Praia Pernambuco
Praia do Perequê
Praia de São Pedro
Praia das Conchas
Praia de Iporanga
Praia do Pinheiro
Praia Camburí
Praia Preta
Praia Branca
Praia Armação das Baleias

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Fortaleza, setembro de 2012

    Caro Jair,

    Sou professor da Universidade Estadual do Ceará e, no momento, estou produzindo uma obra intitulada Quantos Brasis, de certo modo inédita no País, por tratar-se de uma abordagem interdisciplinar entre Literatura, Geografia e História do Brasil, que deverá ultrapassar as 2.000 páginas.

    Por tratar-se de uma obra volumosa e realizada com recursos de um professor universitário e algumas poucas doações, venho solicitar a V. Sa. o email do autor de uma foto encontrada na URL http://jp-viagensecaminhos.blogspot.com.br/2012/02/guaruja-sp.html, de Guarujá (a primeira foto), a fim de que possamos pedir autorização para publicá-la em nosso trabalho.

    Estamos dando, como é justo além de legal, o devido crédito ao autor de cada fotografia (obra de arte), momento em que aproveitamos para agradecer seu gesto de compreensão e colaboração com esta iniciativa cultural.

    Gratíssimo,
    Prof. Francisco Coêlho Sampaio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here