Santos se destaca por sua orla de 7 km de praias, terreno plano, clima tropical, oferecendo avançada infra-estrutura turística, com muitos hotéis, flats, bares e restaurantes, shoppings, passeios e atrações turísticas para todos os gostos, além de badalada vida noturna.

A cidade possui o maior porto da América Latina, um belo Centro Histórico restaurado e se destaca pelo maior jardim de praia do mundo, registrado no Livro dos Records, com 5.335 metros de comprimento, repleto de flores e 1.700 árvores cuidadosamente tratadas.

Vista de Santos

Apesar de Santos apresentar mar calmo, ao longo da orla há 6 postos de salvamento, muito bem equipados, com boa infraestrutura, além dos quiosques de lanches e dos chuveiros públicos. Quem quiser fugir um pouco do sol, na larga faixa de areia, pode aproveitar a sombra das árvores do jardim, que acompanham toda a orla.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade

Santos - SP

Pontos turísticos de Santos

Porto de Santos

Porto de SantosConsiderado o maior porto da América Latina, suas instalações ocupam 7,7 milhões de m² e cerca de 14 km de extensão, alcançando ambas as margens do estuário e estendendo-se até Guarujá e Cubatão.

Terminal Marítimo de Passageiros

Cruzeiro no Porto de SantosO terminal para Navios de Cruzeiro conta com um cais de 400 m de extensão, ocupando uma área total de 34.500 m², com capacidade para a recepção simultânea de 7 navios e 20 mil turistas por dia, com conforto, segurança e a logística necessária aos procedimentos de embarque, desembarque e trânsito de passageiros e tripulantes.

Santos é a cidade onde há mais escalas de transatlânticos no Brasil, na temporada 2010/2011, 22 navios fizeram 310 cruzeiros em Santos. Na Ponta da Praia, próximo à Ponte dos Práticos, os transatlânticos podem ser observados a apenas 100 metros de distância. A chegada ocorre de manhã, geralmente entre 7h e 9h, e a partida ao final da tarde ou à noitinha, constituindo boa opção de lazer para quem está na cidade.

Morro do José Menino – Itararé

Morro do José Menino - SantosLocal de prática do vôo livre, possui um belo panorama, que abrange toda a Baía de Santos, com suas praias e o porto, e a praia de Itararé até a Ilha Porchat, em São Vicente. No alto do morro funciona a rampa de decolagem, a Escola de Parapente Dinâmica do Ar e uma lanchonete.
A Dinâmica do Ar oferece vôos em parapente com pilotos credenciados, voo duplo e vôo triplo. Basta agendar, com 2 dias de antecedência. A escola funciona todos os dias, das 10h às 18h. O acesso de carro é feito pela Rua Monteiro Lobato, no José Menino. Também dá para subir pelo teleférico situado na praia do Itararé, em São Vicente.

Museu da Pesca

O Museu de Pesca oferece a seus visitantes uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo. Possui o maior acervo de conchas do País, com 21 mil exemplares. Entre elas se destacam duas da espécie gigante Tridacna gigas, natural das Filipinas, sendo que a maior tem um metro de comprimento e pesa 148 Kg.

Museu da Pesca - SantosA visita monitorada apresenta ainda o acervo de animais taxidérmicos, que conta com tartarugas, aves marinhas e um exemplar da maior espécie de tubarão do mundo, o tubarão-baleia, além de esponjas marinhas, algas, corais, aquários, escafandros, âncoras e canhões antigos e uma loja de souvenirs recheada de produtos alusivos ao mar.

Estádio da Vila Belmiro e Memorial das Conquistas do Santos

Santos - Vila BelmiroO Memorial das Conquistas reúne acervo histórico do Santos Futebol Clube, o time que Pelé tornou famoso no mundo inteiro. São troféus, placas, flâmulas e fotos que contam a trajetória do clube e seus títulos. O ingresso, com uma foto comemorativa que é trocada a cada 6 meses, fica com o visitante como lembrança. Funciona de terça a domingo, e quando tem jogo à noite na Vila, fica aberto até o início do jogo.
Ainda há a visita monitorada, que dá direito a ver o vestiário e o gramado do estádio. Horário: de terça a sábado, das 9 h às 19 h, e domingos, das 9 h às 12 h 30 e das 13 h 30 às 19 h (inclusive feriados). Rua Princesa Isabel, 77 – Vila Belmiro.

Aquário Municipal de Santos

Aquário Municipal de SantosO Aquário Municipal de Santos é considerado o ponto turístico mais visitado da cidade e o segundo do Estado, só perdendo para o Zoológico de São Paulo, foi inaugurado em 1945 pelo presidente Getúlio Vargas. Reformado em 2004, o Aquário foi reaberto ao público em janeiro de 2006, com 3.000 m² e mais de 4 mil animais de todo o país e até da Patagônia.

Todo o complexo é climatizado com trabalhos de cenografia que reproduz os habitats originais dos animais de água doce e salgada, além de ser adaptado para pessoas portadoras de deficiência. As maiores novidades do aquário depois da reforma foram o tanque oceânico com 350 mil litros de água salgada e grande variedade de peixes; um tanque amazônico com árvores, plantas e cipós que reproduzem uma floresta inundada; e outro de toque, onde o visitante pode tocar animais como estrelas do mar, ouriços e anêmonas. Os pinguins são uma das atrações mais procuradas. O tanque possui 100 m², com espaço para banho de sol e uma área totalmente refrigerada.

O horário de visitação é das 9 h às 18 h de segunda a sexta e das 9 h às 21 h aos sábados domingos e feriados.
O Aquário fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Ponta da Praia.

Jardim Botânico

Jardim Botânico de SantosO Jardim Botânico Chico Mendes é um parque ecológico destinado a preservar diferentes espécies de plantas e cultivar as mudas que abastecem os jardins da praia e ruas da cidade. Reformado em 2001, ganhou um chafariz e deck de madeira, sobre o lago maior, para eventos culturais. Seus 90 mil m² tem um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais, divididas em 20 coleções, com destaque para as espécies da Mata Atlântica, as espécies da Amazônia, o bosque de pau-brasil.
Abre todos os dias, das 8 h às 18 h. Entrada franca.

Atrações Históricas e Culturais de Santos

Museu dos Cafés do Brasil e Bolsa do Café

Museu do Café - SantosO mais belo e imponente edifício da cidade, a Bolsa Oficial de Café de Santos, é uma construção em estilo eclético, cujas obras foram concluídas em 1922. Construído na época mais rica da cidade, tem acabamento luxuoso com materiais importados, como mármores de Carrara e lustres de cristal da Bohemia. Uma cafeteria oferece a chance de experimentar todos os tipos e aromas de cafés. O prédio abriga o Museu dos Cafés Brasileiro, através de fotos, documentos e equipamentos.
Abre de terça a sábado, de 9h às 17h, e domingos, de 10h às 17h.
Horário na temporada de verão: de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados, das 10h às 18h.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela da Ordem 3ª de N. Senhora do Carmo

Igreja de Nossa Senhora do Carmo - SantosConstruídas a partir de 1760 e tombadas pelo IPHAN, são consideradas o mais belo conjunto arquitetônico colonial de Santos, composto por duas igrejas entrepostas por uma torre de sinos revestida de azulejos portugueses. A igreja de Nossa Senhora do Carmo possui altar-mor em estilo rococó folheado a ouro e altares laterais esculpidos em jacarandá. Abriga inúmeras imagens antigas, além de obras de Benedito Calixto. O conjunto barroco dos altares laterais, representando a via sacra, é considerado o mais importante do litoral paulista.
Funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Praça Barão do Rio Branco, 16, Centro.

Teatro Guarany

Teatro Guarany - SantosÉ um dos maiores patrimônios históricos de Santos. Construído durante o reinado do imperador D. Pedro II, foi o primeiro teatro de luxo da cidade e seu interior era totalmente coberto por afrescos e pinturas de Benedito Calixto. Em 2008 foi totalmente reconstruído, seguindo registros históricos e fotográficos. Hoje, além de casa de espetáculos, serve de sede à Escola de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Santos.
Praça dos Andradas, 100 – Centro.

Cadeia Velha

Cadeia Velha - SantosCom construção de 1866, o prédio em estilo Brasil Império tem mais de 2 mil metros de área construída em pedra e cal. Possui grande valor histórico: já foi Prefeitura da época colonial, Câmara Municipal, Fórum, delegacias de polícia, além de ter funcionado como cadeia pública de 1897 ao final dos anos 50. Tombada em 1981, foi completamente reformada e reinaugurada em 2000. Hoje é um verdadeiro centro de cultura e arte: na galeria, o visitante poderá apreciar exposições, oficinas culturais, pequenos musicais e peças de grupos teatrais alternativos.
Praça dos Andradas, s/n – Centro.

Igreja e Santuário de Santo Antônio do Valongo

Santuário de Valongo - SantosConjunto arquitetônico formado pela igreja e pelo convento. Anexa à Igreja, com entrada pela nave da Igreja de Santo Antonio, está a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, datada de 1689.
Funciona diariamente, das 8h às 18h. Visitas monitoradas de quinta a domingo, das 14h às 17h.

Palácio José Bonifácio e Paço Municipal

Prefeitura de SantosO Palácio José Bonifácio foi inaugurado em 1939, na passagem do centenário da elevação da Vila de Santos à categoria de cidade. Com arquitetura inspirada no palácio de Versailles em Paris, possui acabamento em mármore italiano e jacarandá-da-baía, com lustres de cristal da Bohemia. É imperdível a Sala Princesa Isabel, plenário da Câmara Municipal, que possui inúmeras obras reproduzindo personagens históricos. O Gabinete do Prefeito e o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio são destaques, em estilo Luís XVI.
Praça Mauá – Centro.

Catedral de Santos

Catedral de SantosSua construção iniciou em 1909, mas só em 1951 estava inteiramente concluída. Possui afrescos de Benedito Calixto e imagens do Sagrado Coração na Capela do Santíssimo.
Pr. José Bonifácio, s/n, Centro

 

 

 

 

 

Pinacoteca Benedito Calixto

Pinacoteca Benedicto Calixto - SantosO último remanescente dos antigos e luxuosos palacetes da orla da praia, que pertencia a um barão do café, por si só já é uma atração. Construído em 1900, o casarão foi reformado e ampliado em 1921, com rico acabamento em estilo art nouveau. Restaurado em 1992, hoje abriga as obras do famoso pintor santista Benedito Calixto, promove mostras e exposições de arte, cursos de técnicas artísticas e possui biblioteca especializada em arte. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15.

Praias de Santos

A orla de 7 km de praias de Santos não possui separação geográfica e apenas são conhecidas pelo nome dos bairros e divididas pelos canais que as cortam.

Confira os detalhes das 7 praias de Santos.

Praia José Menino

Praia do José Menino - SantosFica próxima à divisa com a cidade vizinha de São Vicente. Entre suas atrações o Morro do José Menino, que é procurado pelos praticantes de asa-delta, a Ilha de Urubuqueçaba, que na maré baixa liga-se à praia, podendo-se caminhar até ela e a Plataforma do Emissário Submarino, onde será construído o Museu Pelé. A praia, frequentada por surfistas conta com calçadão, jardins da orla e agitada vida noturna. Nesta praia surgiu o primeiro hotel da orla marítima e os primeiros trilhos de bondes.

Praia de Pompeia

Praia Pompéia - SantosÉ um pequeno bairro, localizado entre os canais 1 e 2, em sua orla encontram-se quiosques e pequenas praças, sempre bem frequentada por turistas em temporadas e fins de semana.

 

Praia Gonzaga

Praia Gonzaga - SantosFica entre os Canais 2 e 3 e é o ponto mais badalado da cidade, onde acontece a maioria dos eventos ao ar livre, promovidos pela prefeitura e rádios da região. Na Praça das Bandeiras tem o Posto de Informações Turísticas e o ponto final da Linha de Ônibus Conheça Santos.

Praia do Boqueirão

Praia do Boqueirão - SantosÉ uma das praias mais conhecidas e beneficiadas pelo programa de despoluição da orla santista. A praia está localizada na região entre o Canal 3 e 4 e é um dos pontos de encontro da cidade. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo Patrimônio Histórico. Aos sábados à tarde apresenta Feira de Artesanato.

Praia do Embaré

Praia do Embaré - SantosLocalizada na região central da orla de Santos, entre os canais 4 e 5, a praia é muito procurada por jovens e surfistas e conta com vida intensa. O local abrigou, em 1875, a Capela Santo Antônio, atual Basílica de Santo Antônio do Embaré.

Praia de Aparecida

Praia de Aparecida - SantosLocalizada entre os canais 5 e 6, a praia de Aparecida reúne, em 1 km de extensão, várias opções de comércio e lazer. O bairro nasceu a partir do desenvolvimento do local em torno da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Ponta da Praia

Ponta da Praia- SantosLocalizada junto à entrada do estuário do Porto de Santos, a Ponte dos Práticos é ponto de partida para passeios pela baía, Laje de Santos e a Travessia Santos-Guarujá, pelo Ferry Boat. A Ponta da Praia tem como atração o Aquário Municipal de Santos, um dos pontos mais visitados da cidade, além de ser ótimo local para admirar o movimento dos navios que entram e saem do porto.

Passeios pela cidade de Santos

Passeio de Bonde pelo Centro Histórico

O bonde turístico de Santos foi inaugurado em 2002, trouxe nova vida ao Centro e já é considerado uma das maiores atrações turísticas da cidade. Hoje a linha conta com 5 bondes e tem um trajeto de 5 km que cobre todas as atrações e pontos de interesse histórico do Centro de Santos, num passeio de 50 minutos.

Bonde turístico Santos

O trajeto é recheado de prédios antigos, monumentos e curiosidades da cidade, destacando-se:

  • Praça Mauá e Palácio José Bonifácio
  • Monumento a Bartolomeu de Gusmão
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Palácio Saturnino de Brito
  • Monte Serrat e Fonte do Itororó
  • Castelinho (ex-sede dos Bombeiros e futura Câmara Municipal)
  • Sociedade Humanitária
  • Catedral
  • Theatro Coliseu
  • Outeiro de Santa Catarina
  • Casa do Trem Bélico
  • Prédio da Fazenda Estadual
  • Monumento a Brás Cubas e Prédio da Alfândega
  • Conjunto do Carmo (Igrejas da Ordem Primeira e da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo) Pantheon dos Andradas
  • Casa de Frontaria Azulejada
  • Igreja de Santo Antônio do Valongo
  • Antiga Estação Ferroviária
  • Ruínas dos casarões do Valongo
  • Antigos armazéns 1 a 4 do Porto, hoje desativados
  • Casarão da Rua Tuiuty (também conhecido como Palacete Mauá)
  • Bolsa Oficial de Café (fundos)
  • Associação Comercial de Santos (fundos)
  • Inspectoria de Immigração do Porto (recepção dos imigrantes)
  • Monumento a Gaffrée e Guinle Edifício dos Correios

Santos - centro histórico

O roteiro tem dois pontos de parada onde o passageiro poderá descer e embarcar em outro bonde depois:

1. Palácio Saturnino de Brito (Av. São Francisco) pode ser visitado de terça a domingo, das 11h às 18h. Ande mais um pouquinho e suba o Monte Serrat pelo bondinho funicular.
2. Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco) o local é sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos. Atravessando a rua, viste a Casa do Trem Bélico, restaurada recentemente. Funciona de terça a domingo, e também nos feriados, das 11h às 17h.

Bondinho de Monte Serrat

Monte Serrat, ou morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos da de santos, com 147 metros acima do nível do mar, que proporciona uma das mais belas vistas da cidade.

Subida do Monte Serrat - Santos

 

O acesso ao morro é feito por um sistema funicular (chamado de bondinho do Monte Serrat) que faz ligação entre o monte e o centro da cidade e parte de meia em meia hora. Do seu mirante é possível ter uma visão completa do Porto, parte dos morros que cercam Santos, o Canal de Bertioga, o Estuário e as Ilhas Barnabé e de Santo Amaro. No alto do Monte também está a Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade, uma das atrações históricas da cidade, datada de 1603.

Santos vista do Monte Serrat
Santos vista do Monte Serrat

Linha Conheça Santos

A Linha Conheça Santos é feita por micro-ônibus com ar refrigerado e passa pelos principais pontos turísticos da cidade, com ponto inicial na Praça das Bandeiras, na praia do Gonzaga. O passeio passa por 25 pontos de interesse histórico ou turístico, com direito a desembarque e reembarque em alguns desses pontos. Para melhor aproveitamento do passeio é sugerido descer no Centro Histórico para percorrê-lo a pé.
Funciona nos sábados, domingos e feriados, com saídas de hora em hora, das 9h às 17h.

Ônibus Turístico Conversível

Passeio de 1 hora pela orla marítima de Santos, acompanhado de monitor e guia turístico em ônibus de dois andares, sendo o de cima ao ar livre. Durante o trajeto, o guia apresenta um panorama histórico de Santos, além de informações sobre os jardins das praias, ciclovias, monumentos, Praça Cidades-Irmãs, Concha Acústica, Pinacoteca Benedicto Calixto, Basílica Santo Antônio do Embaré, Museu de Pesca, Deck do Pescador e Fortaleza da Barra Grande.
O passeio opera normalmente apenas nos feriados prolongados, com saídas às 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h. Na temporada de verão costuma funcionar também nos finais de semana, com exceção do Natal e Ano Novo.
Ponto de embarque: Aquário Municipal, na Ponta da Praia.

Passeios marítimos em Santos

Passeio de escuna pela Baía de Santos

Percorre a baía de Santos, passando por inúmeros recantos: a Fortaleza da Barra Grande, a praia do Góes e a praia do Sangaba, quase selvagem, excelente para mergulhos (em Guarujá); a Ilha das Palmas, sede do Clube de Pesca de Santos e a intocável Ilha de Urubuqueçaba, além de toda a orla da praia, do José Menino à Ponta da Praia.

Passeio de escuna pela Baía de SantosOs passeios duram cerca de 1:30h, há serviço de bordo com bebidas, em dias de calor, há parada de meia-hora para um banho de mar. Com saídas diárias na alta estação (dezembro, janeiro, fevereiro e julho), de hora em hora, das 9h às 19h, e na baixa estação, aos sábados, domingos e feriados. Como chegar: Ponte Edgard Perdigão, próxima à Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia.

Passeio de barca pelo Porto e Canal de Bertioga – Santos-Guarujá

Balsa Santos - GuarujáO passeio é feito nas grandes embarcações que fazem a travessia de pedestres entre o Centro de Santos e Vicente de Carvalho, no Guarujá, num percurso de 3 km. O embarque se dá na Estação das Barcas da Praça da República, atrás do edifício da Alfândega. Durante o percurso, contemple a bela vista do centro a partir do estuário, a operação de navios no cais em uma visão privilegiada de todo o porto, a antiga Fortaleza de Itapema, a ponte ferroviária elevadiça, além dos restos do navio grego Ais Giorgios, naufragado em 1974. O embarque é na Estação das Barcas da Praça da República (Cais do Valongo, atrás da Alfândega) com intervalos de 10 minutos.

Travessia de Catraia Mercado Vicente de carvalho

Passeio de catraia em SantosUm dos mais pitorescos passeios de Santos parte da estação de embarque que fica junto à bacia do Mercado. As catraias são como pequenas chatas, cada uma de uma cor. Após a partida, a catraia entra por um estreito canal sob o cais, passa por um canal subterrâneo e de repente se vê diante de cargueiros gigantescos. No passeio, ainda é possível ver todo o porto, o Forte de Itapema e os restos do navio grego Ais Giorgios, naufragado em 1974. É possível fretar a catraia para passeios personalizados de até 3 horas, com direito a banho de mar. Cada catraia suporta até 17 pessoas e dispõe de salva-vidas.

Laje de Santos

Laje de SantosO Parque Marinho da Laje de Santos localiza-se a 45 km da costa e é considerado um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro. Sua profundidade varia de 18 a 40 metros com visibilidade.

A laje possui formato que se assemelha a uma baleia, tem 55 metros de comprimento, 33 de altura e 185 de largura e abriga um farol de sinalização da Marinha. Abrange, ainda um conjunto conhecido como “cemitério de âncoras”, constituído por várias peças que ficaram presas nos corais ao redor da rocha, além de um barco pesqueiro naufragado que se tornou viveiro de animais marinhos.

A pesca é rigorosamente proibida. Toda a área registra incidência de baleias franca e bryde. Acesso por barco a partir da Ponte Edgard Perdigão, na Avenida Saldanha da Gama, Ponta da Praia.

Outros destinos da região:
O que fazer em Guarujá
O que fazer em São Vicente
O que fazer em Praia Grande

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Esta cidade é magíca, linda maravilhosa,saudades de meu tempo de infancia em que eu curtia as praias do Gonzaga e Boqueirão,A igreja do Embaré devia estar nestas fotos turisticas, pois é linda.
    Santos a terra do melhor time do mundo, Santos criadora do Rei PELÉ,Santos maravilhosa ,te Amo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here