O que fazer em São Lourenço do Sul – RS

São Lourenço do Sul é um destino de praias de água doce do Rio Grande do Sul, situado às margens das águas calmas da Lagoa dos Patos.

São Lourenço do Sul - Lagoa dos Patos
  Por Jair Prandi
 

São Lourenço do Sul situa-se no sul do Rio Grande do Sul, às margens das águas calmas da Lagoa dos Patos.

O local possui belas praias naturais de água doce, que são invadidas por turistas gaúchos em finais de semana e férias de verão. São 5 km de orla com águas cristalinas e rasas à sombra de plátanos, figueiras e coqueiros.

Além da agricultura e da pesca, a cidade possui forte vocação turística. A cidade conta com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, cabanas e camping para os veranistas.

Quando ir a São Lourenço do Sul

A melhor época é no verão, quando é possível curtir as praias da lagoa. Como as temperaturas despencam no inverno, no Sul do Brasil, fica difícil aproveitar a água.
Mas considere também ir fora do verão para relaxar e curtir um lugar muito sossegado. Ótimo local para se desconectar um pouco da cidade grande.

Como chegar a São Lourenço do Sul

Se você vem de longe e deseja vir de avião, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) é a melhor opção. Depois tem que se deslocar 200 km a Sul, da forma que preferir. As opções são alugar um carro ou ir de ônibus.

Alugue um carro em Porto Alegre para conhecer o sul do estado!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Saindo de Porto alegre, basta atravessar a ponte do Guaíba e seguir na BR-116 rumo a Pelotas. A distância é de 200 km, quase todo pela BR-116. Há somente um trecho de acesso á cidade, no final, onde você terá que pegar a RS-265 sentido Leste, por 10 km.

Se preferir ir de ônibus, na rodoviária de Porto Alegre você encontrará opções para São Lourenço do Sul em diversos horários diferentes.

Onde ficar em São Lourenço do Sul – Hotéis e pousadas

Hotel em São Lourenço do Sul
Hotel das Figueiras, uma das melhores opções

A praia da Barrinha é a maior e mais estruturada praia da região. Lá se encontram a maioria dos hotéis da cidade. Mas como a cidade é pequena não é tão importante a localização, já que dá para ir caminhando facilmente até a praia.

Confira abaixo duas opções bem avaliadas no Booking por quem já se hospedou:

Pontos turísticos de São Lourenço do Sul

Lagoa dos Patos

São Lourenço do Sul - RSA Lagoa dos Patos é a maior laguna da América do Sul, se estendendo de Porto Alegre até Rio Grande, por quase 300 km. Em São Lourenço é um dos melhores locais para se conhecer a lagoa, onde se formam praias calmas de água doce.

Rio São Lourenço

São Lourenço do Sul - Rio São LourençoO Rio São Lourenço atravessa quase todo o município. É o ponto de partida para passeios de barco e atracadouro de veleiros e barcos utilizados para pesca. Em suas margens são realizadas pescarias com caniço e tarrafa.

Fazenda do Sobrado

São Lourenço do Sul - Fazenda do SobradoConstrução de 1860, em estilo português, a Fazenda São Lourenço se localiza na margem direita do rio. Foi através dela que se originou a formação da vila de mesmo nome e que foi o marco inicial do município. Atualmente funciona como um meio de hospedagem rural.

Calçadão de São Lourenço do Sul

Calçadão de São Lourenço do SulO calçadão acompanha o percurso sinuoso formado pela areia da praia. Começa no Largo da Cruz e se estende até a “Ponta”. É um local apropriado para caminhadas. Tem 980 metros de extensão e é totalmente iluminado à noite.

Iate Clube de São Lourenço do Sul

Iate Clube de São Lourenço do SulO iate clube de São Lourenço do Sul fica próximo ao encontro das águas do arroio com a Lagoa dos Patos. Possui trapiches onde ficam ancorados barcos particulares. Nos meses de fevereiro é sede de um Encontro Internacional de Vela.

Camping da Lagoa – São Lourenço do Sul

Camping da Lagoa - São Lourenço do SulLocalizado na margem direita do Arroio São Lourenço este grande camping comporta até mil barracas. É bastante arborizado e conta também com ótima infraestrutura.
Tem supermercado, área de lazer com praça de brinquedos para crianças, canchas de voleibol, futebol, bocha, churrasqueiras, tanques, pias, duchas, sanitários coletivos e individuais.

No Camping Municipal que se encontra o Galpão Crioulo, onde ocorre anualmente no mês de março, o tradicional Reponte da Canção.

Praias de São Lourenço do Sul

Praia das Nereidas

É mais conhecida pela população como Praia das Crianças, por ser rasa e calma. É frequentada, especialmente por famílias com crianças e conta com muitas árvores com sombra em sua orla.

Praia das Ondinas

São Lourenço do Sul - Praia das OndinasÉ também conhecida como Praia do Hotel, por estar localizada defronte ao Hotel das Figueiras. É point dos adeptos de windsurf, lanchas, jetskys e barcos a vela.

Praia da Barrinha

São Lourenço do Sul - Praia da BarrinhaEsta praia conta com um Terminal Turístico e possui a maior extensão de praia do município. Possui águas rasas e calmas. É muito frequentada nos finais de semana mais quentes e costuma receber ônibus de excursões.

Outros destinos da região


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

5 COMENTÁRIOS

  1. A orla de São Lourenço do Sul apenas descrita, não revela toda a sua beleza. É preciso conhecê-la ao vivo e a cores para comprovar como a Natureza foi pródiga!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here