Localizada entre a Serra e o Mar, Itanhaém oferece 26 km de praias entre formações rochosas, ilhas e rios que cortam a cidade. A cidade da Baixada Santista é segunda cidade mais antiga do estado.

Além do mar o Rio Itanhaém e a 5 ilhas, oferecem atividades, com; pesca esportiva, mergulhos submarinos e passeios de barco.

Itanhaém também tem história, é a segunda cidade mais antiga do Brasil e guarda relíquias do período colonial no Brasil como o Convento de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant’Anna e a Casa da Câmara e Cadeia.

Passarela Anchieta - Itanhaém - SP
Passarela Anchieta

Onde ficar em Itanhaém

Como cidade de praia, Itanhaém oferece variadas opções de hospedagem, desde hotéis e pousadas à casa de aluguel de temporada.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade

Praias de Itanhaém

Itanhaém possui duas grandes praias retas, uma ao sul e outra ao norte do município, e algumas mais pequenas, próximas ao Rio Itanhaém, com litoral recortado e costões.

Praia de Peruíbe ou Cibratel

Praia de Peruíbe ou Cibratel - ItanhaémEsta praia possui quase 10 km de extensão e a cada loteamento ou bairro que a defronta, recebe nomes diferentes, como; Balneário Gaivota, Jardim São Fernando, estância Balneária e Jardim Cibratel. Inicia na divisa com Peruíbe e avança até o Morro do Paranambuco, onde está sua parte mais famosa, a Praia do Cibratel. Possui quiosques em toda sua extensão.

Praia da Gruta

Praia da Gruta - ItanhaémA Praia da Gruta é uma pequena enseada entre os rochedos da Praia dos Sonhos e do Morro de Paranambuco. Ao lado localiza-se a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que deu o nome popular à pequena enseada e se dá o início da passarela de Anchieta. Entre outubro a dezembro, tartarugas marinhas costumam aparecer no local.

Praia das Conchas

Praia das Conchas - ItanhaémA Praia das Conchas é uma pequena enseada situada entre o costão rochoso da Praia dos Sonhos. Seu nome se justifica pela grande quantidade de conchas que são depositadas pelas marés. O local é de fácil acesso e toda a praia compreende cerca de 10 metros. O acesso é feito pela Praia dos Sonhos, a caminho da Cama de Anchieta.

Praia dos Sonhos

Praia dos Sonhos - ItanhaémA Praia dos Sonhos possui 800 metros de extensão e é uma das mais famosas praias da cidade. É possível o acesso pelo lado esquerdo à Praia dos Pescadores e do lado direito aos costões rochosos e Cama de Anchieta. A praia possui estreita faixa de areia, com muro de contenção. É uma praia de ótima balneabilidade e em dias de maré muito baixa é possível o acesso à Ilha das Cabras.

Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores - ItanhaémA Praia dos Pescadores está situada logo após o Morro do Sapucaitava, de onde é possível o acesso através do costão. A praia ficou famosa, quando serviu de cenário para as gravações da novela “Mulheres de Areia” que deixou um marco no local através do Monumento do mesmo nome. A escultura foi realizada por Serafim Gonzalez e embeleza o panorama entre a praia e a Ilha das Cabras.

Praia da Saudade

Praia da Saudade - ItanhaémA Praia da Saudade está situada na foz do rio Itanhaém, onde é possível o acesso através das Trilhas do Sapucaitava. É um dos mais bucólicos locais da cidade, propício à pesca amadora e onde iniciam-se as formações rochosas que culminam no Costão Rochoso da Praia dos Sonhos e Paranambuco.

Praia de Itanhaém

Praia de Suarão - ItanhaémMaior praia do município, compreende toda a extensão de 12 km desde a divisa com o município de Mongaguá até a desembocadura do rio Itanhaém, no centro da cidade. Por ser uma praia longa, recebeu vários nomes, de acordo com o loteamento que a confronta. Centro, Parque balneário, Suarão e Campos Elizios.

Possui quiosques em toda a orla e num pequeno trecho é atendida pela Avenida Beira Mar. Na Praia o Suarão, a porção de areia é muito larga, proporcionando uma série de atividades, além de ser uma região onde estão aglomeradas muitas colônias de férias.

Pontos turísticos de Itanhaém

Passarela e Cama de Anchieta

Passarela da Cama de Anchieta - ItanhaémEleita uma das maravilhas da Região, a Cama de Anchieta é uma das principais atrações da Cidade, principalmente, após a construção da passarela que dá acesso pelo costão.

Cama de Anchieta

No final da passarela, se chega na pedra que, segundo historiadores, foi o local de descanso e inspiração do maior jesuíta do País – o Padre José de Anchieta. Segundo a lenda, era ali um dos seus locais preferidos para compor versos e poemas. Atualmente, o local abriga uma das mais belas encenações teatrais da Baixada Santista, a ‘Aparição da Virgem a Anchieta’.

Monumento Paulo Pica Pau

Monumento Paulo Pica Pau - ItanhaémUm dos primeiros pescadores da Cidade, Paulo Leandro de Lima, ou simplesmente, Paulo ‘Pica Pau’, ganhou uma escultura em sua homenagem. O local já se tornou um dos pontos preferidos dos turistas que passam pela Boca da Barra para tirar fotografias.

Country Club de Itanhaém

Country Club de Itanhaém
Situado à beira do Rio Preto, tem quiosques e restaurantes que oferecem durante os finais de semana pratos típicos da região, sendo ponto de parada para embarcações turísticas. Os visitantes podem degustar especialidades da culinária caiçara nos quiosques que ficam na beira do rio e alugar caiaques.

Píer do Guaraú

Píer de Guaraú - ItanhaémRecanto de pescadores artesanais da Cidade e esportivos de todo o Estado, tem como paisagem o Rio Itanhaém e foi totalmente revitalizado, integrando hoje o projeto ‘Roteiro do Pescador’.

Atrações históricas de Itanhaém

Centro Histórico de Itanhaém

Centro Histórico de ItanhaémApós sua revitalização, iniciada em 2005, o Centro Histórico de Itanhaém foi valorizado e resgatou a importância de prédios históricos como a Igreja Matriz de Sant’Anna, a Casa de Câmara e Cadeia, o Convento Nossa Senhora da Conceição e a Casa do Olhar.
Igreja matriz de ItanhaémO centro histórico é um dos pontos mais visitados da cidade, preserva na memória da população como a 2ª vila mais antiga do País foi formada.

Museu Conceição de Itanhaém

Museu Conceição - ItanhaémSituada no prédio da antiga cadeia, possui diversas fotos, jornais, livros e documentos raros. Esses e muitos outros registros históricos podem ser encontrados no rico acervo do Museu Conceição de Itanhaém, que guarda parte da história da segunda cidade mais antiga do Brasil. Destaque para a Carta de Batismo do admirado Padre José de Anchieta, que viveu na cidade por muitos anos na época do Brasil colonial.
O Museu Conceição de Itanhaém está localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, e funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Convento Nossa Senhora da Conceição

Convento da Conceição - ItanhaémLocalizado no alto do morro de Itaguaçu, no centro da cidade, construído em 1563, mas tendo sua origem na ermida dedicada à santa, concluída em 1532, data de fundação da cidade. Com o marco inicial (Cruzeiro do Convento), é uma das primeiras igrejas construídas no Brasil, estando aberta à visitação.

Outras belezas naturais de Itanhaém

Morro de Paranambuco

Morro de Paranambuco - ItanhaémApesar de estar com sua vegetação devastada, o local permanece como um ponto de observação de todo Litoral Sul, com uma bela vista que se descortina sobre o mar, as ilhas e as serras da região. Outras atrações do morro, são; Pedras gêmeas (2 enormes pedras, quase iguais e que formam uma espécie de portal), o costão, a Pedra do Sapo (usada por quem pratica a pesca com vara). A via de acesso asfaltada se localiza próxima da Gruta.

Ilha das Cabras

Ilha das Cabras - ItanhaémEm períodos de maré baixa pode ser acessada, inclusive, a pé, sendo um dos visuais mais atraentes da Cidade, visto que permite o registro de fotografias da ilha para o continente. Fica entre a Praia dos Pescadores e a Praia dos Sonhos. Na sua direção, na orla da Praia dos Pescadores, encontra-se o Monumento Mulheres de Areia, uma das principais atrações turísticas de Itanhaém.

Ilha da Queimada Pequena

Ilha da Queimada Pequena - ItanhaémUm dos melhores pontos de mergulho do Estado, assim como a Ilha da Queimada Grande, possui em seu entorno grande variedade de peixes e pode ser alcançada de barco comum tendo em média um tempo de uma hora e quarenta minutos de lanchas. A pesca é proibida em um raio de mil metros.

Ilha da Queimada Grande

Ilha da Queimada Grande - ItanhaémTombada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), é o único lugar que abriga a jararaca-ilhôa (Bothrops insularis) – serpente de espécie única, por ser hermafrodita, ora comportando-se como macho, ora como fêmea, que possui um veneno 20 vezes superior as do mesmo gênero continental, a Jararaca. A fiscalização da ilha, que possui 230.000 m², é atualmente feita pelo Ibama, órgão do Governo Federal. Possui em seu entorno o naufrágio Tocantins, cujas estruturas estão incorporadas ao fundo do mar desde 1933, tornando-se habitat de variada fauna e um dos melhores pontos de mergulho do Estado.

Rio Itanhaém

Rio ItanhaémSegunda maior bacia hidrográfica do Estado, com mais de 2 mil Km de extensão, abriga diversas espécies de vida marinha e pode ser visitado através de embarcações turísticas. Pode ser observado de diversos pontos da Cidade. O principal é a ponte Sertório Domiciano da Silva – cartão-postal batizado com o nome do pescador que fazia a travessia da população antes de sua existência.

Boca da Barra

Boca da Barra - ItanhaémUm dos cartões-postais mais belos da Cidade, é o reduto das águas salgadas do Praião e das águas doces do Rio Itanhaém. Em sua orla, encontram-se duas estátuas em homenagem a dois dos primeiros pescadores da Cidade. Durante a temporada, uma das principais atrações é a tirolesa e o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here