24/03/2012

Ilhas, rios e morros de Itanhaém - SP

Além de suas praias, atrações históricas e pontos turísticos, Itanhaém oferece outras belezas naturais.


Morro de Paranambuco

Apesar de estar com sua vegetação devastada, o local permanece como um ponto de observação de todo Litoral Sul, com uma bela vista que se descortina sobre o mar, as ilhas e as serras da região. Outras atrações do morro, são; Pedras gêmeas (2 enormes pedras, quase iguais e que formam uma espécie de portal), o costão, a Pedra do Sapo (usada por quem pratica a pesca com vara). A via de acesso asfaltada se localiza próxima da Gruta.

Morro de Paranambuco - Itanhaém
Morro de Paranambuco

Ilha das Cabras

Em períodos de maré baixa pode ser acessada, inclusive, a pé, sendo um dos visuais mais atraentes da Cidade, visto que permite o registro de fotografias da ilha para o continente. Fica entre a Praia dos Pescadores e a Praia dos Sonhos. Na sua direção, na orla da Praia dos Pescadores, encontra-se o Monumento Mulheres de Areia, uma das principais atrações turísticas de Itanhaém.

Ilha das Cabras - Itanhaém
Ilha das Cabras

Ilha da Queimada Pequena

Um dos melhores pontos de mergulho do Estado, assim como a Ilha da Queimada Grande, possui em seu entorno grande variedade de peixes e pode ser alcançada de barco comum tendo em média um tempo de uma hora e quarenta minutos de lanchas. A pesca é proibida em um raio de mil metros.

Ilha da Queimada Pequena - Itanhaém
Ilha da Queimada Pequena

Ilha da Queimada Grande

Tombada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), é o único lugar que abriga a jararaca-ilhôa (Bothrops insularis) - serpente de espécie única, por ser hermafrodita, ora comportando-se como macho, ora como fêmea, que possui um veneno 20 vezes superior as do mesmo gênero continental, a Jararaca. A fiscalização da ilha, que possui 230.000 m², é atualmente feita pelo Ibama, órgão do Governo Federal. Possui em seu entorno o naufrágio Tocantins, cujas estruturas estão incorporadas ao fundo do mar desde 1933, tornando-se habitat de variada fauna e um dos melhores pontos de mergulho do Estado.

Ilha da Queimada Grande - Itanhaém
Ilha da Queimada Grande

Rio Itanhaém

Segunda maior bacia hidrográfica do Estado, com mais de 2 mil Km de extensão, abriga diversas espécies de vida marinha e pode ser visitado através de embarcações turísticas. Pode ser observado de diversos pontos da Cidade. O principal é a ponte Sertório Domiciano da Silva – cartão-postal batizado com o nome do pescador que fazia a travessia da população antes de sua existência.

Rio Itanhaém
Rio Itanhaém

Boca da Barra

Um dos cartões-postais mais belos da Cidade, é o reduto das águas salgadas do Praião e das águas doces do Rio Itanhaém. Em sua orla, encontram-se duas estátuas em homenagem a dois dos primeiros pescadores da Cidade. Durante a temporada, uma das principais atrações é a tirolesa e o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski.

Boca da Barra - Itanhaém
Boca da Barra - Itanhaém


Leia também:
Hotéis e pousadas em Itanhaém
Itanhaém - o que fazer
Praias de Itanhaém
Pontos turísticos de Itanhaém
Atrações históricas de Itanhaém
Mapas de Itanhaém

Organize sua viagem | Viagens e Caminhos indica:

 Oferta de hotéis e pousadas Booking
Reserve seu com a Latam
Monte seu pacote de viagem na Decolar


Viagens e Caminhos | Mais destinos e aventuras:

Nenhum comentário: