Mongaguá é uma das estâncias balneárias da Baixada Santista, e além das praias, possui áreas preservadas, com trilhas, parques ecológicos e cachoeiras.

Entre os destaques do município, a Plataforma Marítima de Pesca que é uma das maires do mundo, a arquibancada do pescador amador no rio Mongaguá, uma área de lazer com cachoeiras; o Poço das Antas; Skate Parque, Parques Ecológicos como o Morro dos Macacos; Belvedere Municipal, Turismo Rural, Feiras de Artesanato, entre outros.

Praias de Mongaguá

A orla marítima de Mongaguá tem 13 km de extensão e as praias são contínuas, urbanizadas, com boa infraestrutura e vão ganhando o nome do bairro onde estão localizadas. As praias são procuradas também pelos praticantes de esportes náuticos como surfe e bodyboarding.

As principais praias são: Centro, Vera Cruz, Itaóca, Agenor de Campos e Flórida Mirim. Por toda a extensão da Orla das Praias de Mongaguá, o turista encontra variada oferta de quiosques e restaurantes à beira-mar.

Pontos turísticos de Mongaguá

Plataforma de pesca

É a maior estrutura de concreto sobre o mar da América. Em formato de ‘T’, ela avança 400 metros mar adentro e com 2 braços de 86 metros cada lado. Localizada no bairro do Agenor de Campos, fica a 9 km do centro, atrai diariamente vários pescadores, que vão a procura das mais variadas espécies de peixes. Ao lado da Plataforma de Pesca, situa-se a Feira de Artesanato de Agenor de Campos, o Monumento à Iemanjá e vários quiosques. Funciona 24 horas.

Mirante de Mongaguá

O mirante do Belvedere, localizado no Morro do Jardim Aguapeu é um ótimo lugar para ver toda a cidade. Fica junto as antenas de transmissão.

Mirante da Padroeira

Localizada, próximo a entrada de Mongaguá, uma trilha com escadaria, leva até a estátua de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira da cidade, junto a um mirante.

Poço das Antas

Parque ecológico com piscinas naturais, trilhas e corredeiras. No local, há quiosques e churrasqueiras. Fica a 600 m do Centro, com acesso pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Funciona diariamente, das 8 às 19 horas.

Feira de Artesanato

Maria Del Carmem Mariño Telle é um sofisticado complexo arquitetônico no centro da cidade, dividido entre Praça de Alimentação e Área de artesanato, onde artistas plásticos e artesãos expõem suas obras e trabalhos. É um dos points noturnos da cidade. Feira de Artesanato Agenor de Campos – Fica em frente a plataforma de pesca.

Aldeia indígena Tupi-Guarani

Existem duas aldeias indígenas em Mongaguá: Itaóca e Aguapeu, localizadas em reserva ambiental da Mata Atlântica. A comunidade indígena de Aguapeu concebeu o projeto “Jaguatareí Nhemboé – Caminhando e Aprendendo”. A travessia é feita de barco e o turista pode ainda conhecer e apreciar a riqueza de sua fauna e flora, conhecer a aldeia, a cultura e adquirir artesanatos indígenas.

Parque turístico ecológico a Tribuna

Inaugurado em 1996, o Parque fica em frente à Plataforma de Pesca, na Avenida Mário Covas Júnior. Viveiros com diversos tipos de pássaros, serpentário, aquários e espaço para cursos e palestras são distribuídos nos 5.500 m2 de área do local.

Leia também:
Hotéis e pousadas na cidade

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here