Praia Grande tem uma das mais movimentadas praias do Brasil. Na alta temporada recebe cerca de 1,4 milhão de turistas, mais de cinco vezes a sua população fixa. É a 2ª cidade que mais recebe turistas em todo o estado de São Paulo, só fica atrás da capital.

Sua orla passou por uma reurbanização geral e conta com calçadão com praças e coqueiros ao longo de sua extensão, quiosques padronizados com sanitários e chuveiros de uso público. Conta também com uma ciclovia à beira mar, entre o calçadão e a avenida da orla, totalmente margeada por coqueiros e jardins gramados.

Praia Grande - SP

O município abriga o maior complexo de Colônias de Férias da América Latina. São dez mil leitos com infra-estrutura hoteleira: piscinas, auditórios, quadras poliesportivas, restaurantes e salões de jogos.

Praia Grande

A cidade de Praia Grande possui apenas uma gigantesca praia, com 22 Km de extensão com uma larga faixa de areia batida e escura. Ao longo de sua orla recebe o nome do bairro correspondente: Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Cidade Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Balneário Flórida e Solemar.

Pontos turísticos de Praia Grande

Fortaleza de Itaipu

Construída em 1902, teve por finalidade promover a entrada da baía de Santos. A Fortaleza de Itaipu ocupa uma área privilegiada, em uma península, de onde é possível visualizar toda a entrada da Baía de Santos, num local de reserva de Mata Atlântica. Possui os fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e Rego Barros, marcos da engenharia militar. Possui mirante com vista para a Baía de Santos. Situada em área militar, tem visitas monitoradas, somente nos finais de semana.

Fortaleza de Itaipú - Praia Grande

Praça da Paz

Localizada no cruzamento das Avenidas Brasil e São Paulo, a Praça da Paz possui sete esculturas de aço carbono, com cerca de 10 metros de altura e até 30 toneladas cada uma. Os bustos representam personalidades que defenderam a paz no mundo: Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela . O local é referência ao turismo de acessibilidade, com piso tátil e placas em braile. Locadas em “ilhas”, as estátuas têm ao redor espelhos d´água com jatos dirigidos e iluminação especial à noite.

Praça da Paz - Praia Grande

Portinho

Extensa área de lazer às margens do Mar Pequeno. Dotado de píer para pesca, quiosques com mesas e bancos de madeira, churrasqueiras, campos de futebol e playground. Acesso livre ao lado do Portal da Cidade.

Portinho - Praia Grande

Shoppings

Dois modernos shoppings impulsionam o turismo de diversão e compras na cidade. O litoral Plaza Shopping, ao lado do portal, e o Boqueirão Praia Shopping. Os dois possuem cinemas e praças de alimentação.

Feiras de Artesanato

Mais de trezentos artesãos comercializam seus produtos nas quatro feiras de artesanato. Movimentadas, “as feirinhas”, como são chamadas, possuem setores de artesanato e alimentação. Elas estão localizadas nas praias da Guilhermina. Ocian, Caiçara e Solemar.

Leia também:
Hotéis e pousadas na cidade
O que fazer em Guarujá
O que fazer em Santos
O que fazer em Mongaguá

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here