Praia Grande – SP: Praias e pontos turísticos

Praia Grande é uma das mais movimentadas praias do Brasil. Conheça as praias e pontos turísticos!

Praia Grande - SP
  Por Jair Prandi
 

Praia Grande é uma das mais movimentadas praias do Brasil.

Na alta temporada recebe cerca de 1,4 milhão de turistas, mais de cinco vezes a sua população fixa. É a segunda cidade que mais recebe turistas em todo o estado de São Paulo, só fica atrás da capital, São Paulo.

Sua orla passou por uma reurbanização geral e conta com calçadão com praças e coqueiros ao longo de sua extensão. Hoje possui quiosques padronizados com sanitários e chuveiros de uso público.

Para os esportistas, a praia oferece também uma ciclovia à beira mar, entre o calçadão e a avenida da orla. Toda a orla é margeada por coqueiros e jardins gramados.

O município abriga o maior complexo de Colônias de Férias da América Latina. São 10 mil leitos com infraestrutura hoteleira: piscinas, auditórios, quadras poliesportivas, restaurantes e salões de jogos.

Vista aérea da Praia Grande - São Paulo
Vista aérea de Praia Grande – Foto: Marcelo Guedes / prefeitura

Quando ir a Praia Grande – SP

Como já dito anteriormente, a praia recebe milhões de turistas durante a alta temporada de verão (do final de dezembro ao final de fevereiro). As ruas ficam cheias, assim com a orla da praia e nessa época os preços sobem muito, principalmente falando de hospedagem.

Praia Grande
Praia lotada, na alta temporada de verão

Mas se você é daquelas pessoas que não gosta de muito movimento e prefere viajar para descansar, indica-se ir nos meses anteriores ou nos meses posteriores à temporada. O número de pessoas e o valor das hospedagens diminuem bastante e tudo fica mais tranquilo, esses meses seriam outubro e novembro/ março e abril.

Como chegar a Praia Grande – São Paulo

Se sua ideia é chegar de avião, os mais recomendados são os da capital, Guarulhos (107 km) e Congonhas (70 km). Desembarcando em São Paulo, basta pegar a rodovia dos Imigrantes – SP-160, até chegar ao destino.

Saindo de Santos, são apenas 15 km pela mesma Rodovia e do Guarujá se pega uma balsa para chegar a Santos, e então se faz o mesmo caminho de Santos.
Apesar de ter que enfrentar o trânsito de São Paulo, alugar um carro é uma boa ideia para descer ao litoral. Assim fica fácil conhecer várias praias incluindo Praia Grande – SP.

Alugue um carro em São Paulo para para sua viagem ao litoral!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Para quem desejar ir de ônibus, as empresas Cometa e Breda, fazem a linha São Paulo – Praia Grande, a partir do terminal de Jabaquara. Há em torno de 3 saídas por hora e os preços variam de R$30 a R$40 o trecho.

Onde ficar em Praia Grande – Hotéis e pousadas

Praia Grande - SP
Vista aérea de Praia Grande

Por ser uma cidade de grande desenvolvimento, opções de hospedagem não faltam por lá. A cidade de Praia Grande possui uma infraestrutura incrível, e que vem melhorando cada vez mais.

A parte mais movimentada da cidade é o bairro Boqueirão, onde o comércio é forte também, principalmente na Avenida Costa e Silva, onde funcionam diversas lojas.

Resumindo! Hospedagem não é um problema. Além de hotéis e pousadas há um grande número de apartamentos para alugar por diárias. Porém, na alta temporada é recomendável reservar com antecedência.

Confira algumas dicas de hospedagens bem avaliadas na região mais central:

Onde comer

Assim como as hospedagens, restaurantes e lugares para fazer sua refeição não faltam na cidade. A maioria se localiza nos mesmos lugares dos hotéis e pousadas.

Várias grandes empresas do ramo culinário instalaram seus negócios na região. Sendo assim a culinária lá é bem variada, tendo todo tipo de opção para agradar a todos. Na Avenida presidente Kennedy estão algumas das principais opções.

Praias de Praia Grande

Calçadão na Praia Grande
Calçadão, ciclovia e jardins que acompanham toda a orla das praias – Foto: Fred Casagrande / prefeitura

A cidade de Praia Grande SP possui apenas uma gigantesca praia, com 22 Km de extensão, em linha reta, com uma larga faixa de areia batida e escura. Todas tem calçadão e ótima infraestrutura.

Porém, ao longo de sua orla a praia recebe o nome do bairro correspondente: Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupy, Cidade Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Balneário Flórida e Solemar.

Praia do Canto do Forte

Praia do Canto do Forte - Praia Grande - SP
Foto: Marcelo Guedes / prefeitura

Localizada, próxima da Fortaleza de Itaipu é uma das praias mais valorizadas da região. Conta com uma infraestrutura incrível e fica perto de uma vila militar, além de possuir diversas opções de hospedagem em um bairro mais nobre da cidade.

Na orla da praia, a estrutura também é impecável, contando com um espaço limpo, com academia, quiosques, arborização e ciclovia. O de areia areia é bem larga e as ondas são muito calmas, uma ótima praia para banho, indicada para pessoas de todas as idades.

Praia do Boqueirão

Praia do Boqueirão
Foto: Ênio Prado (Wikipedia)

Por ficar na área central da cidade, é uma das mais movimentadas da cidade de Praia Grande. Possui um grande calçadão e ótima infraestrutura. Além disso, fica próxima a uma área de forte comércio, sem contar os quiosques e vendedores que alugam barracas e vendem diversos produtos. Possui uma grande faixa de areia, o mar propício para banho.

Praia da Guilhermina

Praia Guilhermina
Foto: Jacinto Alves de Souza (Wikipedia)

A praia da Guilhermina conta com uma boa estrutura, com hotéis, restaurantes, bares, calçadão e ciclovia. Lá fica a Praça Portugal, local onde ocorrem feiras. Bastante visitada e em algumas épocas ela se torna um pouco poluída.

Praia de Aviação

Praia da Aviação - Praia Grande - SP
Foto: Werica Matias

Com a fundação do Campo da Aviação (que hoje não funciona mais), a praia ganhou este nome. Conta com um belo calçadão, além de ser bem arborizada, com os tradicionais quiosques com suas mesas espalhadas pela areia.

A areia é fina e amarelada, sendo também muito extensa e o mar é próprio para banho. Durante o verão costuma ser muito movimentada e no local é montado um palco na areia onde se apresentam vários artistas.

Praia de Tupy

Praia Tupy - Praia Grande - SP
Foto: João Lage

A praia do Tupy possui muitas casas de veraneio, sendo assim fica muito lotada na temporada. Também conta com uma ótima estrutura e ciclovia, sendo considerada uma das mais limpas da cidade.

A orla tem muitos coqueiros e jardins, quiosques e orla com sombra. A faixa de areia é bem extensa e sua lotação na alta temporada é bem comum. A água tem tom azul escuro e o mar agitado atrai muitos surfistas.

Praia de Ocian

Estátua de Netuno na Praia Ocian
Estátua de Netuno na Praia Ocian – Foto: José Salvio Gonçalves Rodrigues

A praia recebeu esse nome por um condomínio da região. Lá há uma ótima estrutura também, com feiras, restaurantes, bares, incluindo o Mercado de Peixes e diversas opções de hospedagem. Há também uma bela pista de skate, para quem gosta do esporte.

A beira da praia é bem arborizada, possui ciclovia e diversos quiosques. A areia desta praia também é escura e o mar é considerado um pouco agitado. Nesta praia fica a estátua de Netuno.

Praia de Vila Mirim

Estátua de Iemanjá - Praia vila Mirim
Estátua de Iemanjá na Praia vila Mirim – Foto: Fred Casagrande / prefeitura

Praia de boa infraestrutura com um calçadão bem cuidado e muitos quiosques na beira da praia. Para chegar na areia é necessário descer uma escada de pedra de fácil acesso, a mesma é fofa e as águas são agitadas.

A praia possui uma estátua de Iemanjá com cerca de 10 metros de altura, onde em dezembro, milhares de fiéis se reúnem, para a tradicional “Festa de Iemanjá” que ocorre próxima a estátua.

Praia Jardim Real, Caiçara e Maracanã

Praia Vila Caiçara
Foto: Aurino Furtado

Também ficam em um bairro nobre na cidade, com uma orla bem cuidada e com muitas árvores. São praias bem movimentadas durante a alta temporada, cercada de pousadas e hotéis, mas bem vazias durante o inverno.

Como as demais praias da cidade, possuem calçadão e quiosques. Essas praias também tem águas de cor escura, ondas fortes e areia compacta. Em Caiçara há uma praça onde tem a melhor feira de artesanato da cidade, além de muitos bares, sorveterias, lojas e parque de diversões.

Praia Solemar e Balneário Flórida

Praia Solemar
Foto: Julia Cláudia Fiuza

Solemar e Flórida são dois primeiros balneários ao Sul do município, localizados na divisa com Mongaguá. A estrutura da praia é invejável, com uma linda decoração, com jardins, ciclovias, academias, quiosques e áreas de lazer. Tudo com a bela paisagem da Serra do Mar ao fundo.

Falando do mar, esta praia possui águas agitadas, onde nem sempre a praia tem condições de banho. A pratica de surf é bem comum, além da pesca amadora.

Pontos turísticos de Praia Grande – O que fazer além das praias

A cidade possui diversos pontos turísticos, com destaque para os monumentos nas praças. Conheça os mais importantes pontos turísticos de Praia Grande!

Fortaleza de Itaipu

Fortaleza Itaipu
Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

Construída em 1902, teve por finalidade promover a entrada da baía de Santos. A Fortaleza de Itaipu ocupa uma área privilegiada, em uma península, num local de reserva de Mata Atlântica.

Possui um mirante, de onde é possível visualizar toda a entrada da Baía de Santos. Situada em área militar, tem visitas monitoradas, somente nos finais de semana.

Praça da Paz

Praça da Paz - Praia Grande - SP
Foto: Fred Casagrande / prefeitura

Localizada no cruzamento das Avenidas Brasil e São Paulo, a Praça da Paz possui sete esculturas de aço carbono, com cerca de 10 metros de altura e até 30 toneladas cada uma.

Os bustos representam personalidades que defenderam a paz no mundo: Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela.

Palácio das Artes

Palácio das Artes - Praia Grande - SP
Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

O Palácio das Artes é um complexo cultural de 6 mil m² de Praia Grande. O andar térreo abriga um Salão de Eventos, com capacidade para 600 pessoas. No andar superior, há uma exposição permanente de esculturas.

Em sua decoração, se destaca o lustre gigante, com 3,20 m de altura e 2,60 metros de largura, com doze mil pedras de cristal e 120 lâmpadas.

O museu e a galeria abrem de terça a sábado das 14h às 18h. Outros serviços funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h.
Fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600.

Parque da Cidade

Parque da Cidade - Praia Grande - SP
Foto: Fred Casagrande / prefeitura

O parque fica dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde. No local há pista de atletismo de padrão internacional, kartódromo, orquidário, área para prática de slackline, academia ao ara livre, playground, entre outros…

Fica na esquina da Avenida do Trabalhador com a Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo. Fica aberto das 8 às 22 horas.

Portinho

Portinho de Praia Grande
Foto: Fred Casagrande / prefeitura

Extensa área de lazer às margens do Mar Pequeno, indicado para todas as idades e todos os gostos. O local conta com píer para pesca, ou para simplesmente navegar no mar, quiosques com mesas e bancos de madeira, churrasqueiras, campos de futebol e playground. O acesso é livre.

Shoppings

Dois modernos shoppings impulsionam o turismo de diversão e compras na cidade. O litoral Plaza Shopping, ao lado do portal, e o Boqueirão Praia Shopping. Os dois possuem cinemas e praças de alimentação.

Feiras de Artesanato

Mais de trezentos artesãos comercializam seus produtos nas quatro feiras de artesanato. Movimentadas, “as feirinhas”, como são chamadas, possuem setores de artesanato e alimentação.
Elas estão localizadas nas praias da Guilhermina, Ocian, Caiçara e Solemar, e são bem completas. Lá você encontra de tudo, inclusive praças de alimentação.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

4 COMENTÁRIOS

    • Entra nos grupo praia grande do Facebook e posta nome da pessoa que está procurando pode ser que alguém te ajude boa sorte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here