24/03/2012

Praias de Itanhaém - SP

Itanhaém possui duas grandes praias retas, uma ao sul e outra ao norte do município, e algumas mais pequenas, próximas ao Rio Itanhaém, com litoral recortado e costões.


Praia de Peruíbe ou Cibratel - Itanhaém
Praia de Peruíbe ou Cibratel - Itanhaém

Praia de Peruíbe ou Cibratel

Esta praia possui quase 10 km de extensão e a cada loteamento ou bairro que a defronta, recebe nomes diferentes, como; Balneário Gaivota, Jardim São Fernando, estância Balneária e Jardim Cibratel. Inicia na divisa com Peruíbe e avança até o Morro do Paranambuco, onde está sua parte mais famosa, a Praia do Cibratel. Possui quiosques em toda sua extensão.

Praia da Gruta - Itanhaém
Praia da Gruta

Praia da Gruta

A Praia da Gruta é uma pequena enseada entre os rochedos da Praia dos Sonhos e do Morro de Paranambuco. Ao lado localiza-se a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que deu o nome popular à pequena enseada e se dá o início da passarela de Anchieta. Entre outubro a dezembro, tartarugas marinhas costumam aparecer no local.

Praia das Conchas - Itanhaém
Praia das Conchas

Praia das Conchas

A Praia das Conchas é uma pequena enseada situada entre o costão rochoso da Praia dos Sonhos. Seu nome se justifica pela grande quantidade de conchas que são depositadas pelas marés. O local é de fácil acesso e toda a praia compreende cerca de 10 metros. O acesso é feito pela Praia dos Sonhos, a caminho da Cama de Anchieta.

Praia dos Sonhos - Itanhaém
Praia dos Sonhos

Praia dos Sonhos

A Praia dos Sonhos possui 800 metros de extensão e é uma das mais famosas praias da cidade. É possível o acesso pelo lado esquerdo à Praia dos Pescadores e do lado direito aos costões rochosos e Cama de Anchieta. A praia possui estreita faixa de areia, com muro de contenção. É uma praia de ótima balneabilidade e em dias de maré muito baixa é possível o acesso à Ilha das Cabras.

Praia dos Pescadores - Itanhaém
Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores está situada logo após o Morro do Sapucaitava, de onde é possível o acesso através do costão. A praia ficou famosa, quando serviu de cenário para as gravações da novela "Mulheres de Areia" que deixou um marco no local através do Monumento do mesmo nome. A escultura foi realizada por Serafim Gonzalez e embeleza o panorama entre a praia e a Ilha das Cabras.

Praia da Saudade - Itanhaém
Praia da Saudade

Praia da Saudade

A Praia da Saudade está situada na foz do rio Itanhaém, onde é possível o acesso através das Trilhas do Sapucaitava. É um dos mais bucólicos locais da cidade, propício à pesca amadora e onde iniciam-se as formações rochosas que culminam no Costão Rochoso da Praia dos Sonhos e Paranambuco.

Praia de Suarão - Itanhaém
Praia de Suarão


Praia de Itanhaém

Maior praia do município, compreende toda a extensão de 12 km desde a divisa com o município de Mongaguá até a desembocadura do rio Itanhaém, no centro da cidade. Por ser uma praia longa, recebeu vários nomes, de acordo com o loteamento que a confronta. Centro, Parque balneário, Suarão e Campos Elizios.

Possui quiosques em toda a orla e num pequeno trecho é atendida pela Avenida Beira Mar. Na Praia o Suarão, a porção de areia é muito larga, proporcionando uma série de atividades, além de ser uma região onde estão aglomeradas muitas colônias de férias.

Leia também:
Hotéis e pousadas em Itanhaém
Itanhaém - o que fazer
Ilhas, morros e rios de Itanhaém
Pontos turísticos de Itanhaém
Atrações históricas de Itanhaém
Mapas de Itanhaém

Nenhum comentário: