São Vicente SP: Praias e pontos turísticos

São Vicente foi a primeira vila do país, fundada em 1532. Conheça suas praias e pontos turísticos!

Praia do Gonzaguinha
Praia do Gonzaguinha - São Vicente
  Por Jair Prandi
 

Com quase 500 anos, São Vicente foi a primeira vila do país, fundada em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Souza, se tornando a cidade mais antiga do Brasil. Do local também saíram as primeiras expedições para o interior, inclusive a que fundou a cidade de São Paulo.

Hoje, a população de São Vicente é de mais de 350 mil habitantes e ocupa o centro geográfico da Baixada Santista. A cidade localiza-se na parte oeste da Ilha de São Vicente, entre Santos e Praia Grande.

O turismo em São Vicente é bem variado, com praias pontos turísticos naturais, arquitetônicos, culturais e históricos.

Entre suas atrações se destacam as praias; Itararé, Milionários e Gonzaguinha; a Ilha Porchat; a Ponte Pênsil (a mais antiga do Brasil, inaugurada em 1914); e o teleférico que a liga a Praia de Itararé até o Morro de Voturuá, onde se tem uma vista deslumbrante da região.

Teleférico de São Vicente
Teleférico de São Vicente – Crédito: Diego Torres Silvestre / Flickr

História de São Vicente

A região de São Vicente foi descoberta em uma expedição do português Gaspar de Lemos, em 1502, que encontrou a ilha e a batizou com este nome em homenagem a São Vicente Mártir.

Em 1532, Martim Afonso de Sousa fundou oficialmente a vila, que foi a primeira vila portuguesa da América, por ordens do rei de Portugal, dom João III.

Hoje, o município de São Vicente está situado na metade ocidental da Ilha de São Vicente, que compartilha com Santos, que fica na outra metade.

Praias de São Vicente

As principais praias de São Vicente são urbanizadas e com boa infraestrutura. Possuem quiosques à beira mar, bares e restaurantes. Contam também com hotéis, pousadas e apartamentos para alugar.
Conheça as praias de São Vicente no sentido de Santos para Praia Grande:

Praia de Itararé

Praia de Itararé - São Vicente - SP
Praia de Itararé e Ilha Porchat ao fundo

Com 2.400 metros de extensão, a Praia do Itararé está situada entre a Ilha Porchat e a Ilha Urubuqueçaba, na divisa com Santos. É a maior e uma das mais agitadas praias de São Vicente. É a praia com maior concentração de jovens durante o verão, por suas formações de ondas propícias à prática do surfe.

A praia conta com 46 quiosques que oferecem petiscos e bebidas. No local, foi implementado um complexo de lazer, com calçadão, iluminação, playground e o primeiro jardim de praia com árvores de Mata Atlântica do Brasil.

Lá funciona o Teleférico, que leva turistas para o alto do Morro do Itararé, de onde saltam os praticantes de voo livre. O pouso ocorre em uma área destinada também na orla do Itararé.

Praia dos Milionários

Praia dos Milionários - São Vicente - SP
Crédito: Alessandra oliveira de Almeida / Fonte: Maps

Com 200 metros de extensão, a Praia dos Milionários está situada junto às pedras da Ilha Porchat, com mar calmo. Nos rochedos à sua esquerda é propícia para a pesca e oferece uma bela vista da baía de São Vicente e da Ponte Pênsil.

Seu nome se deve aos prédios do local, por serem considerados de alta classe. Bordeada por arranha-céus, a praia tem faixa de areia branca, bem estreita com pedras. Apresenta problemas ambientais com a diminuição progressiva da sua faixa de areia devido à elevação do nível do mar.

Praia do Gonzaguinha

Praia do Gonzaguinha

Também conhecida, como Praia de São Vicente é considerada a praia mais badalada da cidade. Conta com vários quiosques, bares, restaurantes e lojas, próxima ao centro e de atrações históricas.

Possui 800 m de extensão, em uma baía de águas calmas, entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários. É muito procurada para prática de esportes, como; iatismo, jet-ski, wakeboard e Wind surf, frequentada também por moradores do local.

Possui bancos e decks de madeira para acesso à areia, espaço verde, quiosques com cobertura de piaçava ao longo do calçadão. Há também um píer particular que efetua passeios diários pela Baia.

Ao seu lado localiza-se a praça Biquinha de Anchieta e a Praça Ipupiara onde ocorrem exposições, shows, vendas de artesanato, entre outras atrações.

Praia de Parnapuã

Praia Parnapuã - São Vicente - SP
Crédito: Maurício Otaviano de Queiroz / Fonte: Maps

Também conhecida como Praia das Vacas, tem 400 m de areias escuras localizada na saída da Baía de São Vicente, nas encostas do Parque Prainha. Fica no final da Avenida Saturnino de Brito, próxima a Ponte Pênsil, na parte continental da cidade e frequentemente está imprópria para banhos.

Praia de Itaquitanduva

Praia de Itaquitanduva - São Vicente - SP
Crédito: Ailton Toledo Rodrigues / Local Guide

Praia deserta, localizada dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, atrás do Morro do Xixová, abaixo do Pico do Itaipu.

O acesso é por trilha de aproximadamente 40 minutos que passa por áreas de Mata Atlântica do Parque. Possui 300 metros de extensão, sem qualquer infraestrutura, é muito procurada por surfistas.

Pontos turísticos de São Vicente

Além de suas praias, a cidade de São Vicente oferece belos pontos turísticos que merecem sua visita, confira:

Ponte Pênsil de São Vicente

Ponte pênsil de São Vicente
Foto: Mike Peel / Wikimedia

Principal cartão-postal de São Vicente, foi a primeira ponte do gênero construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a ponte pênsil de São Vicente foi inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região.

A ponte ainda mantém parte do material original utilizado na obra, vindo da Alemanha, como os cabos de aço.

Teleférico de São Vicente

Teleférico de São Vicente
Crédito: Diego Torres Silvestre

O Teleférico de São Vicente liga a Praia do Itararé ao Morro do Voturuá e é um dos passeios mais tradicionais de São Vicente. É uma oportunidade de avistar a paisagem da orla vicentina e santista no topo do morro com 170 m de altura.

São 60 cadeiras duplas que possuem travas de segurança. Seis torres de ferro sustentam o equipamento num percurso de 700 metros de extensão sobre a mata Atlântica.

Funciona de segunda a sexta, das 13 às 18 h. Nos finais de semana e feriados funciona das 8 às 18 h.

Memorial 500 anos (mirante São Vicente)

Mirante de São Vicente - Memoria 500 Anos
Crédito: Peters / Fonte: Wikipedia

O Memorial dos 500 anos, também conhecido como mirante de São Vicente e também monumento Miemeyer, oferece uma das mais belas vistas da praia de São Vicente, localizado no alto da Ilha Porchat. Além da vista, a plataforma, projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, tem uma design que chama atenção por sua beleza e linhas arrojadas.

Foi planejada também para abrigar um recinto permanente de exposições, sendo constituída em comemoração aos 500 anos do Brasil. A visita é livre.

Píer dos pescadores de São Vicente

Píer dos Pescadores de São Vicente
Crédito: Alexandre Neves / Local Guide

Ao lado da Ponte Pênsil e da Av. Getúlio Vargas fica localizado o píer de pescadores. É um longo deck onde moradores e pescadores podem apreciar a vista da Baía de São Vicente.

A plataforma tem 700 metros e liga o Marco Padrão à Ponte Pênsil. Local ideal para pescar e caminhar com uma bela vista.

Marco Padrão

Marco Padrão - São Vicente

Oferecido pela Colônia Portuguesa de Santos, foi inaugurado em 1933 durante a Comemoração dos 400 anos da fundação de São Vicente. Está localizado dentro de uma ilhota na ponta da Praia do Gonzaguinha, próximo à Biquinha de Anchieta.

Parque Cultural Ilha de São Vicente

Centro cultural Ilha de São Vicente
Crédito: Sérgio Bino / Fonte: Maps

O parque reproduz a primeira vila do Brasil, em arquitetura, usos e costumes. A vila faz com que seus visitantes revivam um pouco do que foi a vila no passado em um belo lugar.

Abre de terça à quinta, das 10h às 22h; sexta a domingo, das 10h às 23h. Entrada gratuita.
Localização: Praça João Pessoa, s/n, Centro.

Parque ecológico Voturuá

Parque ecológico Voturuá
Crédito: Eunice Marci / Local Guide

O Parque Ecológico Voturuá ocupa uma área de 850 mil m² e conta com zoo e diversas atrações. Fica dentro de uma reserva de Mata Atlântica e é um dos pontos turísticos mais visitados de São Vicente.

Possui um zoológico com cerca de 100 animais, de 23 espécies. Em horários determinados os visitantes podem participar da alimentação doa animais.

Além do zoo, o parque oferece áreas para piquenique, parquinho infantil, pavilhão de eventos. No local fica também o Jardim Japonês, a praça da Paz e o Museu Casa da Cultura Afro-Brasileira.

Abre de terça a domingo, das 9 às 17 h.
Ingresso: R$2 – Criança de 6 a 11 anos: R$1 – Acima de 30 anos: Gratuito.

Praça 22 de Janeiro

Praça 22 de Janeiro - São Vicente
Crédito: Sílvio Tadeu Garbulha / Local Guide

Também conhecida como Parque Ipupiara, a praça oferece uma bela área verde na cidade de São Vicente. Oferece playground, jardim gramados e a fonte Ipupiara.
Na praça fica o Centro Cultural da Imagem e do Som e alguns monumentos. Em uma das pontas da praça fica a biquinha de Anchieta, construída em 1553.

Morros e Ilhas de São Vicente

Morro da Asa Delta

Morro da Asa Delta - São Vicente - SP
Foto: Miguel Neto

Frequentado por adeptos de esportes radicais, o Morro do Voturuá é o ponto de partida de voos de asa delta e de paraglider. Para quem gosta de emoção e belas vistas, os passeios aéreos oferecem vistas privilegiadas de todas as praias da cidade. Durante o voo, o visitante poderá avistar alguns dos municípios vizinhos de São Vicente.

O morro começa na divisa entre as cidades de Santos e São Vicente. No local está a linha de teleférico que parte da Praia de Itararé. O morro conta com sanitários, lanchonete e mirante, de onde se avista toda a Praia do Itararé, a Ilha Porchat e parte da Praia do José Menino, em Santos.

Ilha Porchat

Ilha Porchat
Crédito: Marcio Oliveira / Fonte: Maps

Localizada entre as praias do Itararé e Gonzaguinha, a Ilha Porchat oferece uma vista privilegiada das duas principais praias da cidade. É lá que está localizado o mirante em comemoração aos 500 anos do Brasil, que oferece uma visão panorâmica de algumas das belas praias da Baixada Santista.

Na Ilha localizam-se também alguns dos bares e discotecas mais badalados de toda a região.

Morro dos Barbosas

Morro dos Barbosas - São VicenteNo alto do morro, está a maior Bandeira Brasileira hasteada em mastro de 60 metros, com 630 m² e 110 quilos. É possível avistar a bandeira em quase todos os pontos da cidade, inclusive municípios vizinhos.

Mapa de São Vicente: Praias e pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização das praias de São Vicente e dos pontos turísticos.

Quando ir à São Vicente – São Paulo

Dependendo do motivo de sua visitação à cidade será melhor visitar São Vicente em épocas diferentes.

Para curtir as praias vá no verão (entre dezembro e março). Porém estes são os meses que mais chove (média de mais de 300mm ao mês), geralmente em pancadas de verão.

Se a intenção de sua viagem é apenas conhecer os pontos turísticos prefira o inverno. Entre maio e setembro a média de precipitação de chuva baixa para pouco mais de 100mm.

Como chegar à São Vicente SP

São Vicente fica 70 km do centro da capital, São Paulo, a 60 km do aeroporto de Congonhas e 100 km do aeroporto de Guarulhos. As principais rodovias de ligação com a capital paulista são a Anchieta e Imigrantes.

O ideal é estar de carro para circular pelas atrações de São Vicente e também das cidades vizinhas da baixada Santista.

Alugue um carro para sua viagem em SP.
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus: A viação cometa faz o trecho São Paulo – São Vicente saindo de Jabaquara e o preço da passagem custa em torno de R$30.

Onde ficar em São Vicente

Hotel Ilha Porchat
Hotel Ilha Porchat – Foto de divulgação

São Vicente oferece um bom número de opções de hospedagem. Além de hotéis e pousadas há também uma farta oferta de apartamentos para alugar por diárias.

Os melhores pontos de hospedagem ficam entre a praia do Itararé e praia do Gonzaguinha. Confira algumas dicas de boas opções:

Mais destinos do Litoral Sul de São Paulo:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

9 COMENTÁRIOS

  1. A cidade mais antiga do Brasil não é São Vicente, e sim Salvador. São Vicente é a vila mais antiga do Brasil e ficou sendo vila até o final do século XIX

  2. Uma cidade histórica maravilhosa mas fiquei impressionada com a quantidade de marginais na cidade, eu e minha família fomos assaltadas na praia com todo mundo olhando.
    Ao sairmos da mesma para avisar os policiais vimos que não fomos as únicas , havia um senhor de idade muito machucado e uma moça que disse que aproximadamente 10 delinquentes assaltaram ela para levar a bicicleta.
    Ouvi dizer que os delinquentes eram do bairro México.
    Quem perde é a cidade pois dificilmente eu volto e indico outras pessoas a voltarem!

    • Este tipo de situação é realmente lamentável. Ontem mesmo recebi um comentário de São Luis do Maranhão sobre zonas perigosas.

  3. Estive esse ano em janeiro, fiquei hospedado em um apartamento próximo da orla em Itararé, Fomos ao show do Alok e sofremos um arrastão próximo das 2hs da madrugada, um grupo começou a bater carteira, roubar celulares e as pessoas corriam desesperadamente fugindo, foi um verdadeiro caos. A polícia chegou mas não conseguiu prender muitos pois acabaram por se misturar no meio das pessoas descentes. A cidade é linda, o lugar é otimo, mas é a cara do Brasil.

    • … que vergonha, deve ter uma péssima administração, e a população deve ser passiva, não exige, quem vai querer ir pra uma cidade dessas? esse negócio de justificar que todo Brasil é perigoso, não é desculpa válida, cada hum que cuide do seu umbigo, a fila anda.

  4. como essa cidade e considerada a mas antiga do Brasil , se não ha fotos de prédios antigos , nada nas fotos que evidencie sobre o Brasil colonia ? e pela sua arquitetura moderna demais pra ostentar tal titulo . ao contrario das cidades de cananeias , olinda e igarrasu .

  5. Espero que as autoridade locais estejam vendo estes comentários, hoje o monitoramento por câmeras, possui um custo muito baixo, seria uma excelente demonstração de respeito aos eleitores o Sr. Prefeito junto aos Srs. Comandantes da Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal, desenvolverem um plano e ação efetivo no combate a violência, amanhã estarei realizando a compra de um apartamento na orla, muita gente já me avisou para não usar cel. Bicicleta, tênis, shorts ou camiseta de grife, fiquei triste e com receio, sou da terceira idade e sempre acalentei o sonho de ter um pequeno apartamento nesta cidade que ia quando criança. Segurança se faz com inteligência, repressão ao crime, policiamento, monitoramento e educação. Sucesso Srs. responsáveis pela segurança do cidadão, quero ter muito orgulho da minha nova cidade! contem comigo.

    • um absurdo … não poder usar nem um tênis, uma bermuda, kkkk , que horror, melhor transformar esta cidade numa praia de nudismo, até que os administradores tomem vergonha, ou elejam outros mais interessados em administrar .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here