Conheça 13 opções de trilhas em Ilhabela. Algumas das praias mais belas e preservadas não possuem estradas de acesso, mas contam com acesso por trilhas incríveis em meio a natureza.

A maioria depende de conhecimento do local. Aconselha-se o acompanhamento de um guia experiente para percorrer certos trechos.

Trilha da Água Branca

Localizada no início da estrada de Castelhanos esta trilha é de fácil acesso, bem demarcada e possui uma guarita no início dos limites do Parque Estadual de Ilhabela. Três caminhos conduzem a várias cachoeiras de águas cristalinas, com piscinas e duchas e área de piquenique.

Trilha da Cachoeira da Lage Preta

Conhecida também por Véu da Noiva e Laje Preta esta cachoeira fica a leste da Ilha, em Castelhanos. Por ser de difícil acesso apenas um guia ou morador local com prática em ir até o final da cachoeira. a caminhada dura cerca de 2 horas.

Trilha de Castelhanos

Praia de Castelhanos

Possui 22 km, que constituem a estrada que corta o Parque Estadual de Ilhabela. Pode ser percorrida a pé, de bicicleta e também de automóvel, dependendo da condição da estrada. Cortando regatos, morros e toda a mata, em cerca de 6 horas de caminhada chega-se a praia de castelhanos.

Trilha do Estevão

Sai da metade do caminho que leva a Castelhanos e atinge a comunidade isolada do Bonete. Está fora de uso há muitos anos e é evitada até mesmo por quem anda constantemente na mata.

Trilha do Bonete e Anchovas

Trilha da Praia do Bonete

No extremo sul da Ilha vivem 250 pessoas na comunidade isolada constituída de famílias de pescadores do Bonete. Local se luz elétrica, mas aconchegante para quem curte acampar, tomar banho de cachoeira,nadar e surfar na praia com ondas de mais de 1 metro.

Esta trilha foi outrora uma estrada, cujo acesso máximo fica na Ponta da Sepituba, onde há um estacionamento para automóveis. Dali são 15 km até o Bonete, passando por diversas cachoeiras e regatos. Apesar de bem marcada a trilha exige boa forma física para encarar subidas e terreno acidentado durante as quatro a cinco horas de percurso.

Trilhas das Praias: Mansa, Vermelha e Figueira

Partindo de Castelhanos pode-se chegar até estas três praias através de uma trilha que sai do lado sul da Baía. São 30 minutos até a primeira praia, onde vale uma pequena parada. Através da mata, seguindo por mais 45 minutos atinge-se a praia Vermelha. A cerca de mais duas horas fica a praia da Figueira. Todas com encantos peculiares, são habitats naturais da fauna e flora da mata Atlântica e de gente que vive da pesca e artesanato.

Trilha do Pico do Baepi

Trilha do Pico do Baepi

De grande dificuldade, esta trilha pode ser percorrida em 4 horas de caminhada até atingir-se os 1.035 metros de altitude do total de 1.058, de onde pode se avistar a panorâmica da cadeia de montanhas da Ilha, o canal de São Sebastião e boa parte da Serra do Mar. Exige-se um guia com experiência e conhecimento da região para ser bem sucedido na escalada do Pico.

Trilha da cachoeira dos Três Tombos

De fácil acesso, se constitui em uma trilha com extensão de menos de 500 metros, na entrada do bairro da Feiticeira. Pode-se visitar as três quedas da cachoeira local.

Trilha do Pico de São Sebastião

Localizada ao sul da ilha esta trilha conduz ao ponto mais alto do arquipélago, atingindo 1379 metros. Várias trilhas de caçadores tornam o caminho muito difícil. Apenas guias experientes percorrem esta parte da ilha. Uma pedra em forma de papagaio justifica seu nome.

Trilhas das Cachoeiras do Couro do Boi e Friagem

Localizada ao norte a partir da praia do Viana uma trilha se bifurca conduzindo ás cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem. Estas ficam a 3 horas de caminhada, mas precisam de um guia experiente para serem alcançadas.

Trilha da Toca das Furnas

No bairro do mesmo nome algumas cavernas naturais constituem a Toca das Furnas. É necessário guia para encontrá-las.

Trilha da Cachoeira da Laje

Seguindo ao sul, até onde a estrada alcançar, a cachoeira da Laje vai ficando próxima de uma trilha. Cerca de uma hora de caminhada depois do estacionamento da Ponta da Sepituba, pela mesma trilha que leva ao Bonete, chega-se ao local. Uma grande piscina e tobogãs naturais na pedra são seus encantos naturais.

Trilha do Poço

Fica no final da estrada ao norte da ilha. Após a praia do Jabaquara, seguindo por 4 horas em uma trilha próxima à costeira atinge-se a praia do Poço, onde uma cascata despenca nas areias, formando uma piscina de água doce.
No artigo principal sobre Ilhabela, destacamos fotos, mapas e informações detalhadas de cada praia e atrações turísticas e naturais da ilha.
Mapas de Ilhabela
Hotéis e pousadas em Ilhabela

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here