Localizada no litoral sul de Santa Catarina, Araranguá tem como principal cartão-postal, o Morro dos Conventos, um cenário que reúne praia, dunas, furnas e a foz do Rio Araranguá.

O município é cortado pelo Rio Araranguá e se divide em duas áreas distintas: O Centro e suas proximidades, próximo a BR-101, com largas avenidas e comércio intenso, e o litoral, conhecido por suas belezas naturais. A cidade também é privilegiada pela presença de lagoas bem estruturadas para banho e a prática de camping.

Vista aérea do Morro dos Conventos
Vista aérea do Morro dos Conventos

Pontos turísticos de Araranguá

Morro dos Conventos

É um penhasco localizado próximo a praia onde se encontra um farol da Marinha e um mirante que oferece belas vistas das enormes dunas onde logo depois o rio se encontra com o mar.

Foz do rio Araranguá, vista do Morro dos Conventos
Foz do rio Araranguá, vista do Morro dos Conventos

O local conta com acesso asfaltado e atrai grande quantidade de turistas para visitação e prática de vários esportes, entre eles, rapel, sandboard e caminhadas pelas trilhas na parte de baixo e pelas dunas.

Dunas do Morro dos Conventos
Dunas do Morro dos Conventos

Praia de Morro dos Conventos

É o principal balneário do município de que atrai turistas da região sul de Santa Catarina e de estados vizinhos para descanso e veraneio. Distante 10 km do centro da cidade, o local é bastante tranquilo.

Praia de Morro dos Conventos
Praia de Morro dos Conventos

Rio Araranguá

Famoso pela beleza da cor de suas águas, que alternam entre o verde e o azul, o rio Araranguá, pouco antes da foz, percorre paralelamente à praia, cercado pelas dunas em sua margem direita. Na barra do rio é possível também acompanhar a pesca artesanal, as vezes, acompanhada por botos.

Rio Araranguá
Rio Araranguá

A cidade também possui lagoas muito bem estruturadas para banho e a prática de camping. As duas principais estão a menos de 10 km do centro, entre a BR 101 e as praias. As lagoas araranguaenses são uma boa opção para quem busca descanso e tranquilidade. São elas: Lagoa da Serra, dos Bichos, do Cortado, Dourada, Mãe Luzia e do Caverá.

Lagoa da Serra - Araranguá - SC
Lagoa da Serra – Araranguá

Lagoa da Serra

O acesso pode ser feito por campings, que cobram por diária, ou em áreas livres, onde é possível passar o dia na beira da lagoa.

Lagoa Dourada - Araranguá - SC
Lagoa Dourada – Araranguá

Lagoa Dourada

Fica ao lado da rodovia que da acesso ao balneário de Morro dos Conventos, é procurado especialmente para a prática de esportes náuticos. Nas suas margens fica localizado um camping com completa infra-estrutura para o turista.

Parque Caverá - Araranguá - SC
Parque aquático Caverá – Araranguá

Caverá Country Park

localizado entre as praias de Morro dos Conventos e Arroio do Sila, é o maior parque aquático do sul do estado. Possui hotel, pousada, tirolesa, piscinas ao ar livre, piscina térmica coberta, piscina com ondas, toboáguas, cascatas, rio de água corrente, chafarizes, bares e lancherias.

Leia também:
O que fazer no Balneário Arroio do Silva

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here