Arroio do Sal – RS

Arroio do Sal é uma praia do litoral norte do Rio Grande do Sul, frequentada principalmente por moradores de Caxias do Sul.

  Por Jair Prandi
 

Arroio do Sal é uma praia do litoral norte do Rio Grande do Sul, que na temporada é frequentada principalmente por moradores de Caxias do Sul.

Sua população fixa é de aproximadamente 8000 habitantes, mas na alta estação de veraneio alcança cerca de 100.000 habitantes.

Localizado a cerca de 30 km ao sul de Torres e 30 km ao norte de Capão da Canoa, o balneário está aproximadamente na metade do litoral norte do estado, recebendo principalmente veranistas de Caxias do Sul e região.

Praia de Arroio do Sal - RSNos seus 27 quilômetros de costa com o oceano Atlântico, Arroio do Sal abriga 60 balneários. As praias de Arroio do Sal vão mudando de nome conforme o bairro ou vila.
Além da praia de Arroio do Sal, no centro, os mais importantes, são: Areias Brancas (próxima ao centro), Praia Bom Jesus, Praia Figueirinha, Rondinha, São Pedro e Balneário Atlântico.

Quando ir a Arroio do Sal

Praia de Arroio do Sal - RSArroio do Sal é um destino para ser visitado principalmente na alta temporada de verão. Neste período se tem um grande movimento de veranistas, e você encontra todo o comércio aberto.

Um dos grandes destaques da cidade é o seu Carnaval de rua, um dos maiores do litoral Norte do Rio Grande do Sul. Fora de temporada tem a festa do pescador, que acontece entre os meses de Julho e Agosto, que oferece shows nacionais, o melhor da gastronomia local, esportes, concursos e muitas outras atrações culturais.

Vista aérea de Arroio do Sal - RS

Como chegar a Arroio do Sal

Se você vai de carro partindo de Caxias do Sul e região, basta pegar a BR-453 (Rota do Sol), até o entroncamento com a RS-389 (Estrada do Mar), e seguir no sentido Norte.

Para quem vai de Porto Alegre e também de Santa Catarina, o acesso é pela BR-101, depois pegar praia de Arroio do Sal.

Se deseja ir de ônibus, partindo de Caxias do Sul saem ônibus todos os dias para Arroio do Sal.

Onde ficar em Arroio do Sal – Hotéis e pousadas

A maioria dos hotéis se encontra na região central da cidade, próximo ao mar. Alguns funcionam somente na temporada. Mas os hotéis são poucos. O mais comum são as casas para alugar na temporada.

Onde comer em Arroio do Sal

Há muitas opções de restaurantes, lanchonetes, petiscarias e churrascarias. A maioria se localiza na Avenida Assis Brasil, principal rua da cidade, e ruas adjacentes na área central da cidade.

O que fazer em Arroio do Sal: Pontos turísticos

Além das praias, o município oferece outras atrações naturais, como dunas e lagoas.
Há diversas opções de esportes marítimos e da areia, como vela, pesca, surf, jetski, windsurf, paddle e futebol, entre muitas outras modalidades.
Confira algumas dicas além das praias!

Praça à beira mar de Arroio do Sal

Praça central de Arroio do Sal - RSA praça à beira mar é a maior da cidade. Fica em frente a área central de Arroio do Sal e é onde acontece muitos shows e eventos. É uma praça ideal para shows por ser totalmente aberta, porém praticamente não possui árvores e não há sombra no local.

Farol de Arroio do Sal

Farol de Arroio do Sal - RSO Farol de Arroio do Sal foi inaugurado em 1993, junto à Praça do Farol. A visitação interna ao farol não é permitida, mas ele se tornou um marco, que é visto de longe, à beira mar. A praça à seu redor possui somente gramados, sem qualquer estrutura. Porém a prefeitura está iniciando as obras (dezembro de 2019) de uma pista de skate no local.

Lagoa Itapeva

Lagoa Itapeva - Arroio do Sal
A Itapeva é uma lagoa litorânea, que possui aproximadamente 32 km de comprimento, largura média de 5 km. Está inserida na Bacia do Rio Tramandaí. Possui campings e casas para descanso e é indicada para pesca e esportes náuticos.

Barra dos Quirinos

Barra dos Quirinos - Terra de Areia
Foto: Elói Farias

A Barra dos Quirinos é uma passagem do Rio Três Forquilhas que une a lagoa com a lagoa dos Quadros. Próximo à foz com a lagoa Itapeva fica a ponte da RS-486, que se tornou um tradicional local de pesca. No local há também restaurantes e venda de peixes.
Na verdade o local pertence ao município de Terra de Areia, mas fica próximo à Arroio do Sal.

Parque Tupancy

O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico.

Parque Tupancy - Balneário Atlântico - Arroio do SalO parque possui ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes. Os visitantes podem observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto.

Horários: Das 8:30 às 11:30 e das 13:30 às 18:30 h, de segunda à sexta.

Dunas do Balneário Atlântico

Dunas do Balneário Atlântico
Foto: Mica Chemelo

Ao lado da avenida central de acesso à Balneário Atlântico há enormes dunas onde dá para fazer caminhadas e curtir o local. As dunas tem cerca de 1 km de extensão e 250 metros de largura.

Trilhas nos arredores

Para quem curte atividades de ecoturismo, há várias trilhas que levam a belas cachoeiras nas encostas das montanhas na região próxima. Confira algumas dicas:

Cascata da Pedra Branca – Três Forquilhas

Trilha da Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Final da estrada com a primeira visão da cachoeira

A Cascata da Pedra Branca tem 120 metros de altura e é a cachoeira mais imponente desta região do estado. Localizada no município vizinho de Três Forquilhas tem acesso por cima e por baixo por estrada e acesso final por trilha. Fica a 52km de Arroio do Sal.

Tudo sobre a Cascata da Pedra Branca em Três Forquilhas

Trilha das 10 Cachoeiras – Terra de Areia

Trilha das 10 Cachoeiras - Cachoeira 9
Principal cachoeira da trilha

A Trilha das 10 Cachoeiras leva a 10 belas quedas d’água situadas nas encostas das montanhas do município vizinho de Terra de Areia. É uma ótima opção de um passeio guiado de 1 dia para quem está na praia curtindo o verão. Fica a 36km do centro da cidade de Arroio do Sal.

Saiba tudo sobre a Trilha das 10 Cachoeiras – Terra de Areia

Cachoeiras da Chapada dos Vagalumes – Itati

Chapada dos Vagalumes - Itati
Piscina natural de águas esverdeadas da Cachoeira dos Vagalumes

A Chapada dos vagalumes é uma região do município de Itati que tem como principal atrativo uma sequência de 4 cachoeiras com águas esverdeadas. Também é uma ótima opção de passeio guiado para curtir um dia diferente em suas férias. Fica a 36km de Arroio do Sal.

Saiba tudo sobre a Trilha da Chapada dos Vagalumes

Conheça outros destinos do Litoral Gaúcho


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here