Arroio do Sal é uma praia do litoral norte do Rio Grande do Sul, que na temporada é frequentada principalmente por moradores de Caxias do Sul.
Sua população fixa é de aproximadamente 8000 habitantes, mas na alta estação de veraneio alcança cerca de 100.000 habitantes.

Localizado a cerca de 30 km ao sul de Torres e 30 km ao norte de Capão da Canoa, o balneário está aproximadamente na metade do litoral norte do estado, recebendo principalmente veranistas de Caxias do Sul.

Vista aérea de Arroio do Sal - RS
Vista aérea de Arroio do Sal – RS

Nos seus 27 quilômetros de costa com o oceano Atlântico, Arroio do Sal abriga 60 balneários, entre eles a sede Arroio do Sal, Areias Brancas, ao lado, Bom Jesus, Figueirinha, Rondinha, São Pedro e Balneário Atlântico.

Praça à beira mar em Arroio do Sal
Praça à beira mar em Arroio do Sal

Pontos de interesse em Arroio do Sal

Além das praias, o município oferece diversos esportes marítimos e da areia, como vela, pesca, surf, jetski, windsurf, paddle e futebol, entre muitas outras modalidades e outras atrações naturais, dunas e lagoas.

Lagoa Itapeva

Lagoa Itapeva - Arroio do SalA Itapeva é uma lagoa litorânea, que possui aproximadamente 32 km de comprimento, largura média de 5 km e está inserida na Bacia do Rio Tramandaí. Possui campings para descanso e é indicada para pesca e esportes náuticos.

Parque Tupancy

O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico.

Parque Tupancy - Balneário Atlântico - Arroio do SalO parque possui ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes. Os visitantes podem observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto.

Dunas do Balneário Atlântico

Dunas do Balneário AtlânticoAo lado da avenida central de acesso à Balneário Atlântico há enormes dunas onde dá para fazer caminhadas e curtir o local.

Conheça outros destinos do Litoral Gaúcho

Rota do Sol – Estrada entre Caxias do Sul e o Litoral Norte Gaúcho
Torres – a mais bela praia gaúcha
O que fazer em Capão da Canoa
O que fazer em Tramandaí

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here