24/06/2012

Arroio do Sal - RS

Arroio do Sal é uma praia do litoral norte do Rio Grande do Sul, com população fixa de aproximadamente 8000 habitantes, na alta estação de veraneio alcança cerca de 90.000 habitantes.

Vista aérea de Arroio do Sal - RS
Vista aérea de Arroio do Sal - RS

Localizado a cerca de 30 km ao sul de Torres e 30 km ao norte de Capão da Canoa, o balneário está aproximadamente na metade do litoral norte do estado, recebendo principalmente veranistas de Caxias do Sul.

Praça de Arroio do Sal
Praça de Arroio do Sal

Nos seus 27 quilômetros de costa com o oceano Atlântico, Arroio do Sal abriga 60 balneários, entre eles a sede Arroio do Sal, Areias Brancas, ao lado, Bom Jesus, Figueirinha, Rondinha, São Pedro e Balneário Atlântico.

Dunas do Balneário Atlântico
Dunas do Balneário Atlântico

Além das praias, o município oferece diversos esportes marítimos e da areia, como vela, pesca, surf, jetski, windsurf, paddle e futebol, entre muitas outras modalidades e outras atrações naturais, dunas e lagoas.

Lagoa Itapeva - Arroio do Sal - RS
Lagoa Itapeva - Arroio do Sal - RS

Lagoa Itapeva

A Itapeva é uma lagoa litorânea, que possui aproximadamente 32 km de comprimento, largura média de 5 km e está inserida na Bacia do Rio Tramandaí. Possui campings para descanso e é indicada para pesca e esportes náuticos.

Parque Tupancy - Balneário Atlântico
Parque Tupancy - Balneário Atlântico

Parque Tupancy

O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico.

O parque possui ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes. Os visitantes podem observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto.

Veja também:
Mapas de Arroio do Sal
Torres - a mais bela praia gaúcha
O que fazer em Capão da Canoa
O que fazer em Tramandaí

Nenhum comentário: