O que fazer em Capão da Canoa – RS

Capão da Canoa é uma das praias mais tradicionais e badaladas no litoral norte do Rio Grande do Sul, preferida dos moradores da grande Porto Alegre.

Praia de Capão da Canoa
  Por Jair Prandi
 

Capão da Canoa destaca-se por ter uma das praias mais tradicionais e badaladas no litoral norte do Rio Grande do Sul. A população de Capão da Canoa, de aproximadamente 36 mil habitantes, é quadruplicada nos períodos de alta temporada.

O município possui quatro distritos: Capão da Canoa, Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim, dividido em 12 balneários, com 17 km de extensão, com infraestrutura completa de serviços. É uma das praias mais procuradas pelos turistas gaúchos, Argentinos e Uruguaios.

Capão da Canoa está a 130 km de Porto Alegre, com acesso pela Interpraias ou pela Estrada do Mar. Em suas praias existem áreas apropriadas para o surfe, a pesca e para o banho. No município de Capão da Canoa estão localizados os dois maiores Parques Aquáticos do litoral gaúcho.

Capão da Canoa - RS
Vista aérea da parte central da cidade

Capão possui atualmente uma ampla rede gastronômica, com restaurantes, pizzarias e churrascarias. Em termos de lazer, existem alguns shoppings, como o Shopping Lynemar e o Shopping Capão da Canoa, que abrem no inverno e no verão, e os shoppings das Águas, de Fábricas e Ibitinga, que funcionam somente no verão.

Vista aérea de Capão da Canoa
Vista aérea de Capão da Canoa

Há outras atrações como boliche, casas noturnas, diversas praças, parques aquáticos e eventos, como o Garota Verão (evento que escolhe a mais bela garota representante dos municípios do Rio Grande do Sul).

Para quem pretende praticar esportes, existem quadras de vôlei, futebol e basquete, todas à beira-mar. O calçadão à beira mar é um ótimo lugar para caminhadas, corridas e ciclismo.

Calçadão de Capão da Canoa
Calçadão e praças à beira mar

Quando ir a Capão da Canoa

Capão da Canoa pode ser visitada o ano inteiro para passeio e descanso. Porém, é na alta temporada de verão que a cidade bomba. Neste período há um grande movimento de veranistas, tudo funciona e as águas do mar ficam convidativas para o banho.

Os melhores meses para curtir a cidade a as praias vai da segunda metade de dezembro ao final de março.

Capão da Canoa

Como chegar a Capão da Canoa

Partindo de Porto Alegre são 140 km. O primeiro trecho é pela Freeway (BR-290), depois pela Br-101 (ambas duplicadas). O trecho final de 22 km é pela RS-407, não duplicada.

Quem vem da Serra Gaúcha, partindo de Caxias do Sul são 186 km. Basta pegar a BR-453 (Rota do Sol), até o entroncamento com a RS-389 (Estrada do Mar), e seguir no sentido Sul.

Já para quem vem de Santa Catarina, o acesso é pela BR-101 até Terra de Areia. Lá você deve pegar a Rota do Sol no sentido Curumim e depois a estrada do Mar até Capão da Canoa.

Capão da Canoa - Rio Grande do Sul

Onde ficar em Capão da Canoa – Hotéis e pousadas

A maioria dos hotéis se encontra na região central da cidade, próximo ao mar. Não há tantas opções de hotéis e pousadas na cidade, mas há um grande número de casas e apartamentos para alugar na temporada.

Confira algumas opções de hotéis e pousadas na área central:

Onde comer em Capão da Canoa

Há muitas opções de restaurantes, lanchonetes, petiscarias e churrascarias em Capão da canoa. Um dos pontos de maior concentração de estabelecimentos gastronômicos da cidade é a Avenida Paraguassú, na área central.

O que fazer em Capão da Canoa: Praias e pontos turísticos

É claro que Capão é um destino que tem como principal atração as suas praias. Porém, há outras atrações, como praças e monumentos. Mas o que mais atrai os turistas além da praia são os dois enormes parques aquáticos (Acqua Lokos e Marina park) que são os maiores do Rio Grande do Sul.
Confira as principais pontos turísticos de Capão da Canoa e suas praias:

Praias de Capão da Canoa

Na verdade, as praias de Capão da Canoa mudam de nome devido à sua localização, em frente a um distrito ou bairro da cidade. Porém o município possui praticamente uma única praia, reta, sem acidentes geográficos.

Praia de Capão da Canoa - RS
Praia urbanizada de Capão da Canoa – RS

Praia de Capão da Canoa – A praia urbana da cidade é bastante movimentada. Possui ótima estrutura, com ruas largas, calçadão, quiosques e uma larga faixa de areia.

Curumim – É um dos distritos e a primeira praia ao Norte do município, na divisa com Arroio do Sal. Possui acesso direto pela Rota do Sol para quem vem de Caxias do Sul.

Arroio Teixeira – É outro distrito de Capão e a segunda praia para quem vem do Norte pela Estrada do Mar.

Capão Novo – É também um distrito, já um pouco maior que Curumim e Arroio Teixeira.

Parques aquáticos de Capão da Canoa

Acqua Lokos

Parque Acqua Locos
Vista aérea do Acqua Locos

Parque aquático e também de diversão, localizado na Estrada do Mar – Km 50, entre Arroio Teixeira e Curumim.

O Parque possui diversas atrações divididas em: Parque Aquático, Parque Coberto, Parque de Diversões e Fazenda. O parque aquático possui muitas piscinas, enormes toboáguas, rampa molhada e até piscina com ondas.

O parque de diversos conta com montanhas russas e vários brinquedos radicais, além de arvorismo, tirolesa, entre outras atrações.

Horários da temporada de verão:
Do início de dezembro ao final de março, das 10 às 18 h.
Horários da temporada de inverno:
De março a novembro, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 h.

Para mais informações e dúvidas consulte o site oficial do Acqua Lokos.

Marina Park

Marina Park
Vista aérea do Marina Park

Localizado na Estrada do Mar – Km 35, próximo à entrada principal da cidade. O Marina Park um parque aquático com uma área de 450 mil m². Conta com toboáguas, rampas molhadas, piscina tropical, piscinas infantis, bares aquáticos, kamikaze família, free-fall, espaço coberto, com piscinas térmicas e uma completa praça de alimentação.

Funcionamento: na temporada de verão, do início de dezembro ao final de março, das 10h às 18h.
Para mais informações e dúvidas consulte o site oficial do Marina Park.

Praças de Capão da Canoa

Praça Cidade do Raul (Flávio Boianovski)

Praça Cidade do Raul - Capão da Canoa

Também é conhecida como Praça Flávio Boianovski, fica situada ao lado da avenida de mesmo nome. Possui parquinho para crianças, canchas de futebol, vôlei e bocha. Possui também um belo gramado, que nos finais de tarde de verão é o local preferido para as rodinhas de chimarrão.

Praça Marina

Praça marina - Capão da CanoaA praça da Marina fica próxima à avenida Central, entre as ruas Encantado e José Milton Lopez. Esta praça foi adotada pelo Marina park e é bem cuidada. Oferece playground com parquinho para crianças, quadras de vôlei de areia e futebol de areia.

Praça do Farol

Praça do Farol - Capão da CanoaSua denominação obviamente deriva do fato de possuir em seu seio um antigo farol, já desativado. Possui cancha de bocha e diversos equipamentos para ginástica, alongamento e brinquedos para crianças. Seus jardins são um convite ao descanso, leitura ou namoro.
Está localizada no cruzamento da rua Andira com a Guaraci e a Moema.

Praça do Mini-golfe

Praça do Mini Golf - Capão da CanoaLocalizada no cruzamento da rua Andira com a Sepé e em frente a Matriz de Nª Sª de Lourdes, também conhecida como Praça Andira. Sua grande atração é o Mini-golfe, que ocupa toda a sua área. Possui várias pistas, lombadas e obstáculos diversos para a prática do esporte.

Existe ao lado das pistas uma cabine onde se retira as bolas e os tacos. O jogador deve ir superando cada um dos obstáculos até completar todo o circuito.

Praça Luiz Bassani

Praça Luiz Bassani - Capão da CanoaA Praça Luiz Bassani fica em frente à avenida Beira mar, uma ótima alternativa para fugir um pouco do sol e curtir uma sombra. Além de árvores e gramados, a praça oferece quiosques, bancos, equipamentos de ginástica e uma cancha de bocha para os adeptos do esporte.

Trilhas nos arredores

Para quem curte atividades de ecoturismo, há várias trilhas que levam a belas cachoeiras nas encostas das montanhas na região próxima. Confira algumas dicas:

Trilha das 10 Cachoeiras – Terra de Areia

Trilha das 10 Cachoeiras - Cachoeira 9
Principal cachoeira da trilha

A Trilha das 10 Cachoeiras leva a 10 belas quedas d’água situadas nas encostas das montanhas do município vizinho de Terra de Areia. É uma ótima opção de um passeio guiado de 1 dia para quem está na praia curtindo o verão. Fica a 43km do centro da cidade de Capão da Canoa.

Saiba tudo sobre a Trilha das 10 Cachoeiras – Terra de Areia

Cachoeiras da Chapada dos Vagalumes – Itati

Chapada dos Vagalumes - Itati
Piscina natural de águas esverdeadas da Cachoeira dos Vagalumes

A Chapada dos vagalumes é uma região do município de Itati que tem como principal atrativo uma sequência de 4 cachoeiras com águas esverdeadas. Também é uma ótima opção de passeio guiado para curtir um dia diferente em suas férias. Fica a 43km de Capão da Canoa.

Saiba tudo sobre a Trilha da Chapada dos Vagalumes

Cascata da pedra Branca – Três Forquilhas

Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Vista frontal da cachoeira

A Cascata da Pedra Branca tem 120 metros de altura e é a cachoeira mais imponente desta região do estado. Localizada no município vizinho de Três Forquilhas tem acesso por cima e por baixo por estrada e acesso final por trilha. Fica a 57km de Capão da Canoa.

Tudo sobre a Cascata da Pedra Branca em Três Forquilhas

Conheça outras praias gaúchas:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here