O Pico do Jaraguá é conhecido por ser o ponto mais alto da região metropolitana de São Paulo, com seu mirante a de 1.135 metros de altitude. O Parque Estadual do Jaraguá tem trilhas que levam ao ao mirante, onde a vista privilegiada da cidade e dos arredores já vale o passeio.

O Parque Estadual do Jaraguá, com aproximadamente cinco mil hectares de área, constitui uma das últimas vegetações remanescentes da mata atlântica em áreas urbanas da cidade.

Pico do Jaraguá - São Paulo

Criado em 1961, a área tem atividades para adultos e crianças. São churrasqueiras, quadras, playgrounds, albergue, lanchonete, pavilhão e anfiteatro à disposição do visitante. É possível chegar ao Pico do Jaraguá de carro pela estrada turística.

Pode-se subir ao seu cume por uma via asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá) e através da Trilha do Pai Zé (1450 metros de extensão). No topo, há duas grandes antenas, além de pequenas instalações comerciais e locais destinados a estacionamento de veículos.

Vista aérea do Pico do Jaraguá

Ao se atingir o topo, tem-se uma visão principalmente da parte oeste da Grande São Paulo, além do Rodoanel Mário Covas, na parte posterior. Junto à antena de televisão, existe uma grande escadaria que permite subir ainda mais, ladeada por um bondinho que se destina ao transporte de pessoas e materiais para manutenção da antena.

Mapa do Pico do Jaraguá – São Paulo


Leia também: O que fazer em São Paulo – 33 pontos turísticos da capital paulista

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here